![]() |
Modelo atingiu mil unidades comercializadas no Brasil |
Luís Alberto Alves
O Ford Fusion Hybrid atingiu este mês o marco
de 1.000 unidades vendidas no Brasil desde o seu lançamento pioneiro nesta
categoria de veículo. Primeiro carro a trazer o “híbrido total” para o País,
ele é o líder absoluto de vendas da categoria, com 84% dos emplacamentos, um
marco na comercialização regular dessa tecnologia. O Fusion Hybrid também
encabeça o ranking de economia de combustível do Inmetro/Conpet, como o veículo
mais eficiente do País.
Com o lançamento da atual geração, há cerca de
um ano, o Ford Fusion Hybrid ganhou um novo impulso no mercado. De 2013 para
2014, ele cresceu nada menos que 495% em volume, passando de 106 para 631
unidades, estas últimas na soma até novembro. Além de inovações no design,
segurança, desempenho e conforto, ele introduziu a tecnologia de uma avançada
bateria de íons de lítio.
O sedã híbrido da Ford ficou ainda mais acessível no segmento de luxo. O
seu preço hoje parte de R$135.100, uma diferença de apenas R$7.000 em relação
ao modelo a gasolina. Como resultado, passou a vender em média 60 unidades por
mês, o dobro do volume da primeira geração. O perfil dos consumidores também
mudou.
“No começo, a maioria das vendas do
Fusion Hybrid era corporativa. Hoje, a proporção se inverteu: 80% das unidades
são comercializadas no varejo, para o consumidor final”, disse o gerente geral
de Marketing da Ford, Oswaldo Ramos. “Isso mostra que a tecnologia ficou mais
atraente e acessível para o consumidor. Com a economia de combustível, a
diferença atual de preço da versão híbrida se paga em cerca de dois anos de
uso.”
Mercado
em evolução
Por contribuir para a redução no consumo de
combustível e emissões, os veículos híbridos contam com incentivos
governamentais em vários países. Medidas semelhantes também estão sendo
avaliadas no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Ford vende mais de
3.000 unidades do Fusion Hybrid por mês e a expectativa é que a tecnologia
continue a avançar no mercado global, combinando as vantagens da propulsão a
combustão e elétrica.
Na Europa, a Ford acaba de lançar o Mondeo
Hybrid, similar ao Fusion, muito depois do Brasil. Entretanto, no mercado
brasileiro, a participação dos carros híbridos ainda representa menos de 0,1%
do volume total, com avanço nos últimos meses. Passou de 145 unidades, em 2012,
para 491 em 2013 e este ano soma 749 veículos até novembro.
Luxo
e sustentabilidade
O Fusion Hybrid combina um motor 2.0 a
gasolina de ciclo Atkinson e um motor elétrico, alimentado por uma avançada
bateria de íons de lítio, e transmissão continuamente variável e-CVT controlada
eletronicamente. O carro tem uma potência combinada de 190 cv e pode acelerar
até 100 km/h no modo elétrico.
Seu sistema de frenagem regenerativo recupera
até 95% da energia perdida nos freios. Uma tela no painel, o
"Ecoguide", ensina o motorista a dirigir de modo mais sustentável com
gráficos de folhas que crescem com a economia de energia. O seu rendimento com
gasolina é de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
O Ford Fusion Hybrid vem completo e equipado
com o que há de mais avançado em tecnologias de segurança, conforto e
conectividade para oferecer uma experiência de direção inovadora. A versão
única Titanium traz sistema de conectividade SYNC com comandos de voz e tela
sensível ao toque de 8 polegadas, sistema de acesso inteligente e partida sem
chave, bancos com ajuste elétrico, tomada de 110 V, teto solar elétrico,
sistema de estacionamento automático e câmera de ré.
Seus sistemas de segurança incluem 8 airbags,
sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de
colisão, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego
cruzado, assistente de partida em rampa e sistema Advance Trac com controle
eletrônico de estabilidade e tração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário