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Produto de qualidade inferior pode provocar prejuízo |
Luís
Alberto Alves
O brasileiro, depois do processo de
estabilidade econômica, já consegue distinguir com mais clareza produtos
denominados como “caros” ou “baratos” e associá-los diretamente com sua
expectativa de desempenho e percepção de qualidade. Uma pesquisa de preços é
sempre recomendada por especialistas, a fim de procurar pelos valores mais
justos. Mas este quesito não deve ser o único fator a ser observado, visto que
a qualidade também deve ter um peso importante para que a velha frase “o barato
pode sair caro” não nos pegue de surpresa.
Dentro deste cenário, a MANN-FILTER,
a maior fabricante de filtros do mundo, alerta para o uso de produtos de baixa
qualidade e a influência que eles têm sobre a vida útil do motor. Filtros que
contêm componentes de baixa qualidade, meio filtrante com pouca resina ou sem
resina e com poucas dobras, ou então, filtros dos combustíveis com partes
metálicas, problemas na vedação dos filtros do ar e ainda, filtros do óleo com
válvulas de emergência travadas, são problemas comuns encontrados em produtos
de baixa qualidade.
O consultor técnico da MANN-FILTER, André
Gonçalves, explica que o meio filtrante de baixa qualidade pode causar danos
graves no motor do veiculo. “Um filtro do ar de baixa qualidade
tende a permitir a passagem de uma grande quantidade de impurezas,
pois o mesmo não suporta umidade de um dia de chuva. Com a vazão do ar sendo
aspirado, o meio filtrante se fecha em blocos aumentando ainda mais a
restrição, podendo até rasgar ou desencaixar a vedação. A borda de vedação
também é muito importante, pois bordas porosas, muito duras ou muito macias
também propiciam a passagem de impurezas”.
No caso do filtro do combustível, partes
metálicas podem oxidar e enviar ferrugem para dentro do sistema de injeção do
motor. “Os filtros devem conter apenas plástico e o meio filtrante. E se o
plástico que compõe a carcaça do filtro for de qualidade inferior, este pode
dilatar devido à pressão da bomba e danificar o engate no momento da troca”,
alertou.
Já para o filtro do óleo blindado existe uma
grande dificuldade de identificação de problemas em função de o produto ser
lacrado. São comuns casos em que as válvulas de segurança não vedam
adequadamente por serem metal com metal e não abrem no momento correto ou até
mesmo que ficam abertas durante o processo de filtragem. “Além destes casos,
temos situações onde a válvula anti-retorno não veda adequadamente o filtro,
permitindo a passagem de impurezas por alguns segundos durante a primeira
partida do dia, chegando a gerar um barulho de batida de válvula e causando um
pequeno desgaste”, explica Gonçalves.
Outro problema ocasionado por produtos de
baixa qualidade está no meio filtrante, que sobre com altas pressões e altas
temperaturas e quase sempre rasgam, deixando passar partículas indesejadas. “O
mais indicado neste caso é recorrer às marcas líderes de mercado, como a
MANN-FILTER, que dão garantias de um funcionamento adequado do produto”,
complementa.
principal consequência do uso de produtos de
baixa qualidade, em todos os casos, é o mau funcionamento do motor, podendo até
fundi-lo. “Recomendamos que sempre sejam respeitadas as orientações do manual
do proprietário de cada veículo, assim como o tempo de trocas indicadas no mesmo”,
completou o executivo.
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