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Líder do segmento, a S10 inova mais uma vez |
Luís Alberto Alves
Líder absoluta de seu segmento desde o
lançamento, em 1995, a Chevrolet S10 inova mais uma vez: é a primeira picape a
oferecer opção de motor flex equipado com injeção direta de combustível --a
tecnologia proporciona redução do consumo e melhor desempenho ao veículo.
Com quatro cilindros e comando de válvulas
continuamente variável, o inédito propulsor 2.5 ECOTEC entrega até 206 cavalos
e 27,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. A potência é recorde para
um modelo da categoria, superando até mesmo rivais V6.
Principal novidade da linha 2015, o novo motor
Chevrolet substitui nas versões intermediária (LT) e de luxo (LTZ) o 2.4
Flexpower, de 147 cv de potência, que permanecerá apenas na versão de entrada
(LS), que não sofre mudanças. A S10 mantém ainda a opção 2.8 Turbodiesel, que,
no ano passado, teve a potência aumentada para 200 cv após atualizações
mecânicas.
Identificado pela sigla SIDI (Spark Ignition
Direct Injection) na tampa traseira, o propulsor 2.5 ECOTEC estreia com
transmissão manual de seis marchas e opção de tração 4x4 com reduzida de
acionamento eletrônico e controle eletrônico de estabilidade, itens até então
exclusivos da versão a diesel.
Outra importante evolução do carro foi o
trabalho de recalibração da suspensão dianteira e traseira, com o intuito de
deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta –perfeito para o
consumidor que procura um utilitário versátil para o uso urbano e também
confortável em pisos irregulares.
O interior da S10 também
passou por melhorias significativas, com reforços no isolamento acústico da
cabine, adoção de novos materiais de acabamento no painel e equipamentos de
série adicionais, dependendo da versão.
Com isso, a picape Chevrolet amplia ainda seu
leque de configurações na linha 2015. Afinal são duas opções de carroceria
(simples e dupla), duas de tração (4x2 e 4x4), três de transmissão (manual de 5
ou de 6 e automática de 6 marchas), três de acabamento (LS, LT e LTZ) e três de
motorização (2.4 flex, 2.5 flex SIDI e 2.8 Turbodiesel), totalizando 14
pacotes.
“A S10 é o modelo à venda no
mercado brasileiro com a maior diversidade de configurações, pois atente os
mais variados tipos de consumidores, do que busca um veículo de trabalho com
ampla capacidade de carga, passando por aquele que quer uma picape confiável
para o uso off-road ao que busca um utilitário de , luxo robusto”, disse o
vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz.
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A S10 reúne o que existe de mais moderno em tecnologia |
Motor flex 2.5 ECOTEC
O 2.5 ECOTEC reúne o que existe de mais moderno em tecnologia: injeção
direta de combustível, duplo comando de válvulas continuamente variáveis e
bloco em alumínio com camisa em ferro fundido nodular. Completam a lista o eixo
balanceador, os pistões em alumínio com pino flutuante e resfriamento por jatos
de óleo, além de bomba de óleo variável, controle eletrônico da temperatura do
motor e sistema de partida a frio sem tanquinho.
A Injeção direta de
combustível permite ao motor trabalhar com uma maior eficiência volumétrica,
pois o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão.
O duplo comando de válvulas continuamente
variável, ao mesmo tempo que muda o tempo de abertura e fechamento das
válvulas, aumenta o torque e a potência conforme a necessidade do motorista,
otimizando o consumo de combustível e reduzindo as emissões.
Outra particularidade do novo motor flex da
S10 é o bloco esculpido em alumínio com camisas em ferro fundido nodular, o que
aumenta a vida útil do motor e facilita a manutenção.
Já o eixo balanceador, por girar em
sincronismo com o eixo virabrequim, produz uma vibração de mesma intensidade,
porém em sentido oposto, praticamente anulando as vibrações produzidas pelo
conjunto propulsor. A tecnologia, modifica as características do motor, podendo
ser comparado a motores de maior número de cilindros, como o V6.
Os pistões em alumínio com pino flutuante
oferecem menor atrito, o que resulta em maior eficiência energética, propósito
também da bomba de óleo de vazão variável com dois estágios, enquanto o
controle eletrônico da válvula de arrefecimento do motor permite maior precisão
no controle da temperatura, otimizando a eficiência energética.
A adoção da injeção direta possibilitou
eliminar o sistema auxiliar de partida a frio, popularmente conhecido como
tanquinho, pois o combustível é injetado com altíssima pressão diretamente na
câmara de combustão. Dessa forma, com a compressão, o ar lá dentro se aquece e
vaporiza o etanol e a gasolina. Para garantir a total eficiência neste processo,
a picape possui duas bombas de combustível: uma no tanque e outra no cabeçote.
Tração 4x4
Além do novo motor, as versões intermediárias
(LT) e topo de linha (LTZ) da S10 flex recebem uma transmissão com uma marcha
extra. A sexta marcha possibilita um melhor escalonamento da transmissão,
reduzindo, com isso, o consumo de combustível e os níveis de ruído, vibração e
aspereza, principalmente em percursos rodoviários.
Outra novidade é a opção de tração 4x4,
disponível até então apenas nas configurações a diesel. O equipamento oferece
estabilidade e dirigibilidade mesmo em pisos de pouca aderência ou acidentados.
Com a reduzida ativada é possível carregar e rebocar grandes cargas com maior
facilidade.
O sistema é acionado por um seletor eletrônico
posicionado no console central, que elimina a necessidade de alavancas e não
possibilita o engate incorreto.
Conforto e sofisticação
A S10 passou também por evoluções dinâmicas. A
picape da Chevrolet teve a suspensão dianteira e traseira recalibrada com o
intuito de deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta. Uma das
mudanças promovidas estão nas buchas, que passaram a ter maior rigidez. O
resultado é um veículo mais estável em trechos urbanos e ainda confortável em
pisos irregulares. Essa sensação de requinte também é notada pelo silêncio na
cabine, que recebeu um novo pacote de isolamento acústico.
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A tração 4X4 permite que ela enfrente vários tipos de terrenos |
Nas versões LTZ, tanto as do modelo flex como
as do modelo a diesel, o painel passa a vir com uma nova textura, mais suave ao
toque, além de moldura central do painel e das portas e do volante em material
preto brilhante, realçando os elementos cromados. O descansa braço passou a
receber acabamento em couro na cor cinza com pespontado.
A lista de equipamento de série da versão LTZ
também cresceu. Destaque para o Assistente de Partida em Rampas (Hill Start
Assist), que não permite que o veículo recue em saídas íngremes, e o
Assistente de Descida (Hill Descend Control), que controla a
velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do
motorista, proporcionando maior segurança.
Completa a relação os controles eletrônicos de
tração e de estabilidade (TC e ECS) e o controle de balanço de reboque (TSC),
que aciona automaticamente os freios e reduz o torque do motor, caso seja detectado
alteração da trajetória do trailer, por exemplo.
S10 para todos os gostos
Com 14 diferentes combinações, a picape da
Chevrolet atende aos mais variados propósitos. Isso também explica o porquê da
liderança absoluta do segmento há quase 19 anos ininterruptos. Design atrativo,
excelente relação custo-benefício, baixo custo de manutenção e robustez são
algumas das razões de compra pelos consumidores do modelo, que se destaca
também pela ampla oferta de equipamentos de série.
Mesmo na versão de entrada LS cabine simples,
com 1.031 kg de capacidade de carga e foco no trabalho, o motorista conta com
itens como ar-condicionado, computador de bordo, freios ABS e airbag duplo.
Esse acabamento também está disponível com cabine dupla, nas configurações 2.4 flex
ou 2.8 Turbodiesel, com tração 4x2 e 4x4.
Já a versão intermediária LT aparece apenas
com carroceria de cabine dupla e transmissão de seis marchas (manual ou
automática). Os propulsores são o novo 2.5 ECOTEC flex e 2.8 Turbodiesel, ambos
com opção de tração 4x2 ou 4x4. Conjunto elétrico de travas e vidros, piloto
automático, sistema multimídia Chevrolet MyLink, coluna de direção regulável em
altura e rodas de liga leve são itens adicionais de série.
Com as mesmas configurações mecânicas, a
versão LTZ surpreende pela sofisticação. Soma ainda faróis tipo projetor,
lanterna de LED, rodas aro 17, sensor de estacionamento, navegador por GPS,
bancos em couro, volante multifuncional, rack de teto, controle de tração e
estabilidade, assistente de partida em aclives e controle de velocidade de
declives, entre outros.
Veja as configurações
Cabine Simples
Acabamento
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Motor
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Tração
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Transmissão
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LS
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2.4 Flexpower - Flex
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4x2
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Manual 5 Velocidades
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LS
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2.8 CTDI - Diesel
|
4x4
|
Manual 6 Velocidades
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Cabine Dupla
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A história de sucesso
Lançada em 1995, a S10 inaugurou um novo
segmento de picapes no mercado brasileiro. O primeiro modelo era equipado com o
motor 2.2 TBI (com injetor único para todos os cilindros), além de versão V6
4.3 a diesel.
Em 1997, a picape recebeu novas e importantes
melhorias que aumentaram a performance e reduziram os níveis de emissões.
Destaque para a adoção da injeção MPFI (com único injetor central para
múltiplos injetores)
Mantendo a receita de sucesso, em 2001 um novo
motor de 2.4, com mais potência e torque, foi lançado.
Em 2007, a S10 inova ao ser a primeira picape
flex do mercado. O modelo teve tão boa aceitação que pouco tempo depois se
transformou na versão mais vendida do utilitário.
Mais potência, torque e menor consumo foram o
foco das melhorias promovidas em 2009 no propulsor flex, que ganhou coletor em
plástico de engenharia e comando de válvulas roletado.
O pioneirismo da picape da Chevrolet faz-se
mais uma vez com o inédito motor 2.5 ECOTEC, equipado com injeção direta de
combustível.
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