Articulado consegue transportar 170 pessoas de uma só vez |
Luís Alberto Alves
O ônibus superarticulado Mercedes-Benz O
500 – sucesso em sistemas de transporte coletivo urbano, como BRT e corredores
exclusivos, devido a sua alta capacidade de transporte – dá nova demonstração
de eficiência e versatilidade. A Infraero receberá um modelo O 500 UDA de
piso baixo, que será testado em operação real no Aeroporto Tom Jobim, no
Galeão, Rio de Janeiro, durante um mês, a partir de 12 de junho.
“O ônibus tem capacidade para até 170 pessoas, podendo transportar, de uma única vez, quase todos os passageiros de um Boeing 737 - 800, uma das aeronaves mais utilizadas no Brasil” afirmou Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Com 23 metros de comprimento, o superarticulado O 500 UDA de piso baixo é o maior ônibus a operar em aereportos do Brasil.
“O ônibus tem capacidade para até 170 pessoas, podendo transportar, de uma única vez, quase todos os passageiros de um Boeing 737 - 800, uma das aeronaves mais utilizadas no Brasil” afirmou Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Com 23 metros de comprimento, o superarticulado O 500 UDA de piso baixo é o maior ônibus a operar em aereportos do Brasil.
Com adesivação especial alusiva à bandeira do
Brasil – reforçada pela frase “Faça sua estrela brilhar, Brasil” – o
superarticulado em demonstração no Galeão assegura um excelente padrão de
conforto aos usuários, devido, entre diversos itens, à suspensão totalmente
pneumática e ao ar condicionado.
Além disso, o superarticulado proporciona uma
grande vantagem aos motoristas. Graças ao quarto eixo direcional, este veículo
de grande porte possui uma grande facilidade nas manobras. Esta característica
é essencial para operações em aeroportos, assegurando agilidade no traslado de
passageiros entre o avião, na pista do aeroporto e o terminal de desembarque.
A fim de aperfeiçoar a utilização do veículo,
a equipe de motoristas da Infraero recebeu um treinamento de operação, que foi
ministrado por um instrutor técnico da área de Demonstração do Produto – Ônibus
da Mercedes-Benz. A Guanabara Diesel, concessionária Mercedes-Benz,
dará toda a assistência necessária durante o período de demonstração.
Os superaticulados O 500 asseguram mais
vantagens aos transportadores. Além da força, robustez e resistência para as
operações severas, como nas grandes cidades, eles se caracterizam por um baixo
custo operacional e pela avançada tecnologia BlueTec 5, que se destaca pelo
atendimento as mais severas normas de emissões de poluentes com reduzido consumo
de combustível, maiores intervalos de manutenção e longa durabilidade.
Capacidade para mais de 200
passageiros
O superarticulado O 500 da Mercedes-Benz é
oferecido ao mercado nas versões UDA piso baixo e MDA piso normal. O principal
destaque do veículo são seus 4 eixos (sendo o último eixo na parte traseira
direcional), o que possibilita a instalação de carroçarias de até 23 metros,
com uma única articulação, para o transporte de mais de 200 passageiros no
modelo O 500 MDA, dependendo da configuração interna do ônibus.
Quatro modelos de ônibus articulados
Com os superarticulados, a Mercedes-Benz amplia
o leque de opções para o mercado. Às já conhecidas versões de articulados O 500
MA (piso alto) e UA piso baixo, a marca agregou os O 500 MDA (piso alto) e UDA
piso baixo.
Os modelos O 500 UA e UDA são indicados para
pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e MDA são mais adequados
para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos os chassis
articulados da marca são indicados para corredores exclusivos e sistema BRT,
ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda
ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário