Modelo ganha versão conversível inédita no Brasil |
Luís
Alberto Alves
Esportivo de maior sucesso no
Brasil, o Chevrolet Camaro abre mais uma capítulo em sua história ao ganhar a
inédita versão conversível no País. Assim como o Camaro cupê, o modelo
conversível também traz o que há de mais moderno em tecnologia, incluindo o
motor V8 6.2l de 406 cavalos de potência de alta eficiência energética.
Com capota de acionamento
elétrico, totalmente rebatível, a nova versão une liberdade sem abrir mão da
performance. Para isso, o carro traz reforços estruturais na parte dianteira e
traseira, que garantem a rigidez necessária para o maior equilíbrio dinâmico em
curvas e retas. Além disso, há as assistências do duplo controle de tração e de
estabilidade.
Seguindo o estilo musculoso do
novo Camaro, a capota Twillfast é de lona, revestida em espuma acústica e
equipada com vidro traseiro térmico, que, além mais durável, mantém o nível de
ruído e as dimensões internas próximas ao do cupê.
A capota é de lona, revestida em espuma acústica e equipada com vidro traseiro térmico |
O desenvolvimento foi feito em
parceria com o fabricante da capota do Corvette. Em ambos, o funcionamento do
teto removível é parecido. No Camaro, ao toque de um botão, os vidros abaixam e
a capota se dobra em um padrão “Z”, em apenas 20 segundos.
Por motivos de segurança, há uma
trava de acionamento manual e a operação exige que o veículo esteja parado, com
a alavanca da transmissão na posição “P” (Parking).
"O Camaro foi lançado no
Brasil em 2010 e tornou-se objeto de desejo, reforçando ainda mais os pilares
de design, performance e tecnologia da marca Chevrolet. Agora a versão
conversível chega como uma nova opção, complementando a linha e atendendo
aquele consumidor que gosta de liberdade e exclusividade”, comentou o diretor
de marketing da General Motors do Brasil, Marco Pacheco.
Nos Estados Unidos, desde o
nascimento do modelo, em 1969, as versões cupê e conversível se complementam,
compartilhando basicamente o mesmo visual. O Camaro conversível que acaba de
desembarcar no Brasil já incorpora as mudanças visuais promovidas no modelo
2014 do cupê, como o desenho mais imponente da dianteira e as lanternas
redesenhadas, que reforçam ainda mais o caráter esportivo do veículo equipado
com rodas de 20 polegadas e pneus mais largos na traseira. Além da charmosa
capota de lona, a nova versão se diferencia pela antena “tubarão” sobre a tampa
do porta-malas.
Conforto interno
Os mostradores do painel e do
console apresentam um visual ao mesmo tempo sofisticado e esportivo, com o
toque futurista da projeção de informações no para-brisa. Dessa forma, o
motorista não precisa desviar o foco de atenção da pista.
Semelhante à tecnologia aplicada
em caças supersônicos, o Heads-Up Display (HUD) traz dados como a rotação do
motor, o ponto ideal de troca de marcha, a velocidade e a aceleração lateral. O
condutor ainda pode configurar o sistema para receber as instruções do sistema
de navegação e da mídia que está sendo tocada.
Os bancos dianteiros do Camaro
são inspirados nos modelos de competição, porém com confortáveis suportes até
nas laterais, revestimento em couro, ajustes elétricos e sistema de aquecimento
--um convite para desfrutar do prazer de dirigir com a capota aberta mesmo em
dias mais frios.
A potência é garantida com motor Small Block V8 6.2L de 406 cavalos e 56,7 kgfm de torque |
O sistema multimídia Chevrolet
MyLink traz alto-falantes de alta definição e subwoofer de 10 polegadas,
localizado no centro do banco traseiro e capaz de pulsar e motivar a todos
dentro do Camaro. Bluetooth, reconhecimento de voz em português para ligações
telefônicas e navegação, completam os recursos de conectividade do modelo.
Para facilitar as manobras de
estacionamento, o modelo também vem equipado com câmera de ré, que é acionada
automaticamente ao se engatar a marcha.
Powertrain
Assim como o cupê, o Camaro
Conversível vem equipado com tração traseira e motor Chevrolet Small Block V8
6.2L de 406 cavalos e 56,7 kgfm de torque, que reune o que há de mais moderno
em termos de potência, força e eficiência energética. Esse propulsor conta, por
exemplo, com comando de válvulas continuamente variável e sistema de
desligamento dos cilindros AFM (Active Fuel Management).
Em velocidades de cruzeiro, numa
viagem rodoviária tranquila, o sistema de gerenciamento do motor pode desligar
parte dos cilindros, para reduzir o consumo de combustível
Em conjunto com os 406 cv de
potência do motor e 56,7 kgfm de torque, trabalha a transmissão
sequencial/automática de seis velocidades GR6. Com ela, o motorista pode
desfrutar do conforto da qualidade das trocas de marchas no modo automático,
que são extremamente rápidas e fluídas, e também trocas manuais e mais
esportivas por meio de borboletas atrás do volante “Paddle Shift”.
O Camaro conversível já está
disponível na rede autorizada em quatro opções de cores: Preto Global, Branco
Summit, Amarelo Lemon Peel, Cinza Ashen. Como se pode ver, este Chevrolet
oferece o prazer de dirigir que só um conversível é capaz de proporcionar... e
o melhor de tudo: é um Camaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário