![]() |
O sistema de airbag é menor, mais leve, amplia o espaço interno e conforto na cabine |
Luís Alberto Alves
A Ford desenvolveu um novo sistema de airbag
que, além de aumentar a segurança do passageiro, é menor, mais leve, amplia o
espaço interno e o conforto na cabine. Essa tecnologia única e patenteada
permite que os airbags sejam instalados em novos locais dentro do veículo,
dando mais liberdade aos projetistas. Sua primeira aplicação será no airbag de
joelho do passageiro do novo Mustang, com lançamento no final do ano.
Feita de um novo tipo de
plástico, a bolsa inflável fica integrada à tampa do porta-luvas e protege o
joelho do passageiro da frente, como um airbag de joelho convencional montado
sob o painel de instrumentos, como mostra o vídeo disponível neste link.
"Com este projeto inovador de
airbag, desenvolvemos uma tecnologia que oferece proteção para os passageiros,
ao mesmo tempo em que reduz o peso e permite maior flexibilidade de
design", destacou Sean West, gerente de Segurança Veicular da Ford.
Para criar o novo airbag, os engenheiros da
Ford desenvolveram e testaram materiais e técnicas de construção inovadoras.
Diferentemente do airbag tradicional de tecido, o novo sistema usa plástico
injetado flexível, ensanduichado na tampa do porta-luvas. Assim que um impacto
é detectado e classificado pelo sistema de sensores, a bolsa é inflada em
direção às pernas do passageiro, proporcionando amortecimento como um airbag
tradicional de joelho.
Por ser integrado ao porta-luvas, na borda do
painel, o novo airbag não precisa “viajar” tão longe como um airbag
convencional de joelho, que infla em direção ao chão antes de se curvar para
cima. Além disso, como distribui a carga de impacto sobre uma área maior, ele
pode operar com uma pressão menor de enchimento.
O resultado é um design 65% mais leve e uma
bolsa 75% menor que a convencional, com o mesmo nível de proteção para o
passageiro. O sistema conta também com acabamento mais discreto, sem costuras
ou cobertura visíveis, e dá flexibilidade aos designers para colocar o painel
mais próximo do pára-brisa, aumentando a sensação de espaço na cabine.
Com o desenvolvimento do novo airbag de joelho
do Mustang, a Ford registrou 15 patentes nos EUA, além de outras pendentes. Ele
é um dos itens de tecnologia do veículo, que tem um total de oito airbags, o
dobro do modelo atual: dois de joelho, dois dianteiros, dois laterais, além de
dois de cortina no modelo fastback, ou dois de cabeça no modelo conversível,
montados nos bancos.
O novo Mustang conta com sensores de impacto
na frente, laterais e centro do carro, além de sensor de capotamento, para
controlar o funcionamento dos airbags e pré-tensionadores dos cintos de
segurança, que apertam ainda mais o cinto dos ocupantes dos bancos dianteiros
em caso de acidente para mantê-los em uma posição segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário