 |
Na China, em sociedade com a empresa Dongfeng, a Renault produzirá 150 mil veículos por ano a partir de 2016 |
Luís Alberto Caju
A fábrica de Wuhan terá capacidade
inicial para produzir 150 mil veículos por ano, os primeiros veículos serão comercializados em
2016. Serão investidos 7,76 bilhões de yuanes (870 milhões de euros) no
projeto. Carlos Ghosn, CEO da Renault, Carlos Ghosn e o CEO da Dongfeng Motor, Xu Ping, assinaram a criação da empresa
Dongfeng Renault Automotive Company (DRAC), joint venture dedicada à produção
de veículos na China. O projeto recebeu aprovação da Comissão Nacional de
Desenvolvimento e Reforma (NDRC) em 2 de dezembro de 2013.
Com participação acionária dividida
igualmente (50/50) entre os parceiros, a nova empresa se beneficiará de um
investimento total de 7,76 bilhões de yuanes (870 milhões de euros). Segundo
os termos do acordo assinado entre a Dongfeng e a Renault, a futura fábrica
começará a produzir a partir de 2016. Sua capacidade será de 150 mil veículos
por ano na primeira fase, devendo dobrar em seguida. A unidade será
localizada em Wuhan, capital da província de Hubei, cobrindo uma área de 95
hectares. O projeto industrial criará 2 mil empregos diretos.
Cada um dos parceiros aportará suas
competências e know-how para o sucesso da cooperação, graças a inúmeras
sinergias tanto em P&D como em matéria de inovação ou design. Em um
primeiro momento, o planejamento de produto da Drac prevê uma nova gama de
crossovers. Posteriormente, a joint venture lançará uma gama de veículos sob
uma marca local. A comercialização dos primeiros veículos está prevista para
2016.
Presente no mercado chinês de veículos
importados, a Renault acelera sua presença na China através da produção
local, com oportunidades significativas de crescimento no primeiro mercado
automobilístico mundial.
Em 2013, a Renault reforçou sua presença no
mercado de veículos importados da China, com mais de 30 mil unidades
vendidas, principalmente graças ao sucesso do Koleos e à comercialização de
uma gama de sedans que vai do Fluence ao Talisman. O grupo está expandindo
sua rede de concessionárias, que deverá passar de 92 pontos de venda em 2013
para 120 em 2016.
“O lançamento do projeto Dongfeng-Renault
marca o início de uma extensa cooperação entre a Dongfeng e a Aliança
Renault-Nissan”, declarou Xu Ping, CEO da Dongfeng Motor.
“Trata-se de uma
iniciativa ambiciosa e criativa, com um modelo de negócio adaptado às grandes
tendências da globalização. É uma grande etapa rumo ao desenvolvimento da
Dongfeng Motor, no âmbito de um processo de abertura. Acreditamos que a
Dongfeng-Renault oferecerá produtos fantásticos ao mercado chinês, sempre com
foco na satisfação do cliente. A Dongfeng-Renault será um grande sucesso.”
“A Dongfeng e a Renault trabalharam de forma
estreita para garantir o futuro sucesso da DRAC”, destacou Carlos Ghosn, CEO
da Renault. “Nossa parceria é focada em uma estratégia de longo prazo. O
desafio é grande e estamos prontos para enfrentá-lo”.
Dongfeng
A Dongfeng Motor Corporation (DFM) é uma das
principais estatais que operam sob a supervisão direta do Conselho de Estado
chinês para a administração e supervisão dos ativos do Estado. A empresa é um
dos três gigantes do setor automotivo na China. Ao final de 2012, o total de
ativos da DFM chegou a 228,4 bilhões de yuanes e 160.000 colaboradores.
Ela vendeu mais de 3 milhões de veículos em
2012, obtendo um faturamento de 389,4 bilhões de yuanes. Ocupando a 146ª
posição no ranking Fortune Global 500, 18ª entre as 500 maiores empresas
chinesas e quarta no ranking das 500 maiores indústrias da China, a Dongfeng
vendeu 2,8 milhões de veículos desde o início do ano (acumulado ao final de
outubro de 2013), o que corresponde a um crescimento de 11%, consolidando sua
posição de número dois na China.
A montadora se beneficia de grande
notoriedade no mercado automobilístico chinês. O grupo chegou à 10ª posição
no ranking das marcas que obtiveram maior crescimento na China e faz parte
das 500 marcas mais célebres em todo o mundo.
Em seu 12º plano quinquenal, a
Dongfeng vai implementar seu objetivo estratégico baseado no slogan “Be
strong, be best, become the strongest in the nation and a world-class car
manufacturer” (“Ser forte, ser a melhor, tornar-se a mais poderosa na nação e
uma montadora de automóveis de classe mundial”). O slogan “Be strong, be
best” é a prioridade da Dongfeng, e a inovação, desenvolvimento, abertura e
uma maior cooperação são valores importantes para o grupo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário