![]() |
Máquina de alta velocidade: de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos |
Luís
Alberto Caju
O Maserati Gran Turismo MC Stradale é para os
amantes da velocidade. Com 450 CV de potência e motor V8 4.7 litros e torque de
510Nm, esse modelo de competição faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, chegando
a velocidade máxima de 301 km/h.
O segredo de tudo é que ele foi baseado num
carro de corrida, além de apresentar redução de 110 kg em relação ao Gran
Turismo S. O melhor equilíbrio e menos desgaste de pneus são garantidos com
1.770 kg e distribuição de 48:5 e 51;5.
Essa máquina de alta velocidade usa eletrônica
avançada para reduzir o tempo de troca de marchas (extremamente rápido). É a
primeira Maserati a contar com um modo Race. Há, também, os modos Auto e Sport
no painel de controle. A configuração produz mais pressão aerodinâmica sem
aumentar o coeficiente de arrasto aerodinâmico. Também gera mais potência sem
aumentar o consumo de combustível, sacrificar o conforto e a qualidade de
direção.
Com a remoção dos bancos traseiros, é a
primeira Maserati de dois lugares desde a MC12. Os freios são os novos Brembo
de carbo/cerâmica, garantindo melhor eficiência. Os pneus são personalizados e
desenvolvidos pela Pirelli, a suspensão tem um desenho exclusivo e os bancos
são de fibra de carbono.
Posicionamento
A inspiração para o modelo
GranTurismo MC Stradale veio do Gran Turismo e GranTurismo S. Os clientes
procuravam um carro que proporcionasse a sensação de pilotar um carro de corrida GT4. E este
modelo na estrada é tão confortável quanto os outros da linha.
Esta dupla personalidade (carro de corrida e
de rua) encorajou a Maserati a criar um carro que, com o toque de um botão, o
escapamento fica mais alto e é acionado o MSP – Maserati Stability Program. No
entanto, também foi projetado para que seja fácil de conduzir e confortável. A
longa distância entre eixos melhora a dirigibilidade e estabilidade do MC
Stradale.
Assim como seus antecessores, o GranTurismo MC
Stradale é copia fiel da sua versão de corrida. É um design único e baseado em
torno das exigências das pistas. O carro tem um desenho todo especial nos
para-choques (traseiro e dianteiro), capô e painéis de proteção frontal.
Redução
de peso
O que mais ajudou na redução do peso foi a
remoção dos bancos traseiros, deixando a MC Stradale ainda mais superesportiva.
O trabalho dos engenheiros equilibrando o peso no carro foi essencial para o
sucesso. Os bancos dianteiros de fibra de carbono ajudaram muito na redução do
peso. Os novos freios, de carbocerâmica
também colaboraram com a diminuição de peso no carro.
Modos
de transmissão
O GranTurismo MC Stradale possui três tipos de
transmissão: Automática, Sports e Race. O pedal do acelerador é mais sensível
em todos os modos de pilotagem, e no modo Race, o nível de intensidade é maior.
O modo Race, com apenas um apertar no botão, maximiza o seu desempenho em todos
os parâmetros.
No modo Sports, o câmbio fica atrás do
volante, em sistema de borboleta, de fácil alcance não importando o ângulo de
viragem. Em plena aceleração, é capaz de trocar de marchas em 0.001s e ainda,
acima de 4000rpm, uma válvula do escape é aberta para um ronco mais intenso e
forte.
Motor
O GranTurismo MC Stradale é
dotado de motor de 450 CV com torque de 510Nm. O resultado desta combinação é
um motor mais potente e eficiente e com emissões menores.
Frenagem
A upgrade da aerodinâmica do GranTurismo MC
Stradale envolve cada um dos freios com peças de sistema de arrefecimento e
dutos para direcionar o ar direto para o disco de freio. Na frente do carro
existe um sistema que gera um fluxo de ar suave que extrai o ar quente do
sistema de freios.
Suspensão
A suspensão foi desenhada para melhorar o
desempenho do carro sem perder a habilidade e o conforto do dia a dia. Para
alcançar este objetivo, os engenheiros da Maserati endureceram em 8% as molas
dianteira e traseira e usaram um sistema de amortecimento com ajuste de
desempenho.
O carro também ficou mais baixo. A sua altura
foi reduzida em 10 mm na frente e 12mm na traseira. As barras estabilizadoras
aumentaram no seu diâmetro: a dianteira passa a ter 25mm e a traseira 23mm.
Pneus
Os pneus foram desenvolvidos exclusivamente
para o GranTurismo MC Stradale pela Pirelli, fabricante italiana que fornece e
desenvolve os compostos do Trofeo Maserati. Para oferecer maior aderência,
tanto na estrada como na pista, o PZero Corsa é ligeiramente maior que os pneus
da série GranTurismo. Os modelos são 255/35 ZR20 (dianteiros) e 295/35 ZR20
(traseiros).
Interior
A combinação nos estofados, bancos no estilo
de corrida, pele tipo Alcântara e um painel de instrumentos redesenhado são os
destaques do carro. Os bancos foram projetados para alta performance,
oferecendo conforto e segurança para qualquer tipo de pilotagem.
Ficha
Técnica
Carroceria: Cupê duas portas
Bancos: Dois bancos
esportivos
Layout: motor dianteiro central
com tração traseira
Motor: 47 Litros, V8
Potência máxima: 450hp –
7100rpm
Torque máximo: 510Nm – 4750rpm
Peso: 1770 kg
0 a 100 km/h: 4.6 segundos
Velocidade máxima: 301
km/hora
Comprimento: 4933mm
Motor
Cilindradas: 4691cc
Diâmetro x Cursor: 94mm x 84.5mm
Taxa de compressão: 11:1
Câmbio
Tipo: Caixa de câmbio manual
com acionamento elétrico de seis marchas
Modos de transmissão:
Automático, Esportivo e Race
Tempo mínimo de troca de
marchas: 0s006s (modo competição)
Sistema: borboletas
Peso
Peso: 1770 kg
Distribuição de peso: 48:5
por 51:5
Suspensão
Layout: Duplos triângulos,
molas helicoidais e amortecedores da taxa fixa
Barra estabilizadora
(dianteira): 25mm
Barra estabilizadora
(traseira): 23mm
Pneus
Modelo: Pirelli PZero Corsa
- Dianteiros: 255/35 ZR20 - Traseiros: 295/35 ZR20
Freios
Discos: Ventilados,
carbo/cerâmica – 380mm x 34mm (Dianteiro) 360mm x 32mm (traseiro)
Pinças dianteiras: Seis
pistões. Monobloco, pinça fixa
Nenhum comentário:
Postar um comentário