Toyota Corolla 1966 |
Interior do Toyota Corolla 1966 |
Toyota Corolla 1970 |
Interior do Toyota Corolla 1970 |
Toyota Corolla 1974 |
Interior do Toyota Corolla 1974 |
Toyota Corolla 1979 |
Interior do Toyota Corolla 1979 |
Toyota Corolla 1987 |
Toyota Corolla 1991 |
Interior do Toyota Corolla 1991 |
Toyota Corolla 1987 |
Toyota Corolla 2002 |
Luís Alberto Caju
O
Toyota Corolla atingiu agora em julho um marco histórico ao ultrapassar 40
milhões de unidades vendidas no mundo desde seu lançamento, em novembro de
1966. Foi nesse mesmo ano que a Toyota inaugurou uma fábrica na cidade de
Takaoka, na província de Aichi (Japão), dedicada exclusivamente à produção do
Corolla. Dois anos depois, com o objetivo de expandir as vendas para outras
regiões do mundo, o Corolla passou a ser produzido na Austrália e na Malásia.
De 1965 a 1968, a Toyota mais do que dobrou sua produção anual, de 480 mil para
1,1 milhão de veículos.
As exportações do Corolla para a América do Norte começaram em 1968. Em 1997, o Corolla tornou-se o carro mais vendido do mundo, com números superiores a 22,6 milhões de unidades. Mais de um milhão de veículos foram vendidos a cada ano desde 2002. Em 2012, 3.180 Corollas foram vendidos todos os dias em mais de 150 países.
O Corolla, atualmente produzido em 15 fábricas em todo o mundo, é responsável por um em cada cinco veículos vendidos pela Toyota, ao longo de seus 76 anos de história. O Corolla foi originalmente concebido para atender às novas necessidades dos consumidores japoneses, em meados dos anos 1960. O então engenheiro-chefe Tatsuo Hasegawa percebeu que, com a indústria do Japão em expansão, o tempo e o número de deslocamentos diários da população japonesa aumentavam. Inspirado nessa percepção, Hasegawa desenvolveu o conceito do primeiro Corolla: evolução contínua para atender as necessidades dos consumidores em cada mercado.
"Eu sinto o Corolla acolhido pelas pessoas de todo o mundo. Estou orgulhoso de ter contribuído para o seu desenvolvimento. A chave para o sucesso do Corolla sempre passa pelo conceito de desenvolvimento original de Hasegawa: O Corolla deve trazer felicidade e bem-estar para as pessoas ao redor do mundo ", disse o atual Engenheiro Chefe do Corolla, Shinichi Yasui.
Quando o primeiro Corolla saiu da linha de produção, muitas características básicas de segurança ainda eram opcionais. Mais tarde, para atender as necessidades de seus clientes, a Toyota incluiu muitas destas características como itens de série. O compromisso da Toyota para buscar níveis mais elevados de qualidade e continuar a adicionar novos itens de série para o Corolla por um preço acessível ajudou a garantir que seus consumidores ao redor do mundo continuassem a escolhê-lo mais do que qualquer outro veículo.
Desde a primeira geração do Corolla, a Toyota desenvolve tecnologias para criar um produto com conforto, segurança e desempenho, características que estão no DNA de qualidade, confiabilidade e durabilidade da marca.
Fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP)
Em setembro deste ano, a Toyota comemora os 15 anos da fábrica de Indaiatuba (SP). Inaugurada em 1998, com um investimento de US$ 150 milhões, a fábrica foi construída especialmente para a produção do Corolla. De lá para cá, no total, foram investidos aproximadamente US$ 800 milhões. Em nove dos últimos 12 anos, o Corolla manteve-se líder no segmento de sedãs médios no Brasil.
As Gerações
1ª Geração – 1966 a 1970
O Corolla foi introduzido com o slogan: "Ser o carro mais procurado pelo mercado global, apresentando ao mundo a essência da tecnologia da Toyota". Além de seu design atraente, o Corolla, já na primeira geração, introduziu novos recursos e equipamentos comparáveis aos encontrados em modelos mais sofisticados. Como resultado, o Corolla conquistou o público e alcançou um sólido primeiro lugar em vendas no mercado interno, apenas três anos após seu lançamento.
2ª Geração 1970 a1974
A infra-estrutura rodoviária no Japão estava em franco desenvolvimento no período e, em 1969, a estrada que liga Tóquio ao sul do país foi inaugurada, com aproximadamente 500 km. O desafio do segundo Corolla foi cobrir toda a distância dessa rodovia sem reabastecer. Assim, foi idealizado o inédito tanque de 45 litros para a segunda geração Corolla.
3ª Geração 1974 a 1979
A terceira geração Corolla foi introduzida com características de segurança e conforto equivalente aos carros considerados luxuosos e, ao mesmo tempo, mantendo o aspecto de carro de família. Com elevado nível de eficiência de consumo de combustível, esse modelo se adequou às normas de emissão de gases poluentes, que havia se tornado um problema social em escala global no período. Assim, essa geração fez o mundo reconhecer seu alto nível tecnológico. A geração 74-79 também ganhou o status de carro mais vendido nos mercados interno e externo com o seu alto nível de qualidade, durabilidade e confiabilidade. Prova disso foi o incrível número de exportações de 300 mil unidades/ano. Fazendo jus a sua reputação, este Corolla se tornou um ícone dos produtos de alta qualidade do Japão.
4ª Geração 1979 a 1983
Para ser um verdadeiro concorrente internacional, a quarta geração do Corolla passou por testes rigorosos. Protótipos de veículos foram enviados pelo mundo, onde ocorreram testes de compatibilidade local. Por exemplo, testes de cruzeiro de alta velocidade foram rodados na Autobahn, da Alemanha. Desempenho aerodinâmico e de conforto foram realizados em estradas de tijolos na Bélgica. Testes de resistência térmica ocorreram no deserto, em pleno verão dos EUA e testes em baixas temperaturas, no Canadá.
5ª Geração 1983 a 1987
A quinta geração foi marcada pelo intenso investimento em pesquisas de segurança. A carroceria do Corolla deveria absorver a energia do impacto e proteger os passageiros em caso de colisão do veículo. O número de protótipos para desenvolver a quinta geração foi de 600 unidades. Desses, aproximadamente 100 foram usados especificamente em testes de colisão. Além disso, os computadores também foram utilizados para analisar os resultados dos testes.
6ª Geração 1987 a 1991
Para a sexta geração do Corolla foram feitos esforços para reduzir ruídos sentidos no interior do carro e provocados, por exemplo, pelo motor, pela rodagem na estrada e pelo vento. Na época, esse era um campo desconhecido e foi desenvolvida uma tecnologia computadorizada para analisar e identificar padrões de som. Usando esse sistema, era possível reconhecer a fonte de oito tipos de sons simultaneamente. Com base nos resultados das análises, conseguiu-se diminuir a vibração de componentes e até mudar o tom de ruídos, criando ambiente confortável no interior.
7ª Geração 1994 a 1997
Desenvolvimento da sétima geração do Corolla sofreu transformações importantes para levar o carro a uma nova dimensão. A Toyota se baseou principalmente em três pontos cruciais: Design externo e interno para oferecer visual agradável para quem vê de fora e conforto dos passageiros; desempenho para ter a performance de um veículo robusto e; segurança para manter a confiança dos clientes com o Corolla. Esta foi a primeira geração do Corolla comercializado no Brasil, ainda em regime de importação.
8ª Geração 1997 a 2002
A oitava geração do Corolla foi um marco no Brasil. Foi o primeiro Corolla a ser fabricado no país, a partir de 1998, na fábrica de Indaiatuba (SP). Essa geração trouxe ao Brasil um veículo com tamanho ideal e alto padrão de qualidade com eficiência ambiental e segurança. O alto índice de eficiência no consumo de combustível e uma carroceria rígida e aperfeiçoada seguindo os padrões de segurança foram alcançados através da redução de peso significativa do carro. Outro detalhe foi a atenção dada aos materiais recicláveis introduzidos na fabricação do carro e a diminuição na emissão de gases poluentes.
9ª Geração 2002 a 2008
A nona geração Corolla estabeleceu novos parâmetros no segmento e redefiniu o conceito de sedã médio, oferecendo a qualidade de um carro de luxo. Para chegar a esse resultado, pela primeira vez na história da Toyota, o Corolla teve seu design exterior redesenhado seguindo linhas europeias. Para o Brasil, foi desenvolvido o motor Flex, um trabalho em conjunto das engenharias da Toyota do Brasil e do Japão. Foi a primeira vez que a Toyota Motor Corporation desenvolveu a tecnologia bicombustível e, no caso, exclusivamente voltada ao mercado brasileiro.
10ª Geração A partir de 2008
A décima geração do Corolla foi desenvolvida com design mais moderno, esportivo e sofisticado, com novos equipamentos de série, acabamento interno aprimorado e nova família de motores e transmissões para as versões XLi e GLi 1.8L 16V Flex, além dos modelos XEi e Altis, com câmbio automático e motor de 2.0L 16V Flex. Essas alterações deixaram o Corolla com um apelo ainda mais jovem e arrojado, reforçando o posicionamento de marketing do produto: “Dirigir É Incrível”.
As exportações do Corolla para a América do Norte começaram em 1968. Em 1997, o Corolla tornou-se o carro mais vendido do mundo, com números superiores a 22,6 milhões de unidades. Mais de um milhão de veículos foram vendidos a cada ano desde 2002. Em 2012, 3.180 Corollas foram vendidos todos os dias em mais de 150 países.
O Corolla, atualmente produzido em 15 fábricas em todo o mundo, é responsável por um em cada cinco veículos vendidos pela Toyota, ao longo de seus 76 anos de história. O Corolla foi originalmente concebido para atender às novas necessidades dos consumidores japoneses, em meados dos anos 1960. O então engenheiro-chefe Tatsuo Hasegawa percebeu que, com a indústria do Japão em expansão, o tempo e o número de deslocamentos diários da população japonesa aumentavam. Inspirado nessa percepção, Hasegawa desenvolveu o conceito do primeiro Corolla: evolução contínua para atender as necessidades dos consumidores em cada mercado.
"Eu sinto o Corolla acolhido pelas pessoas de todo o mundo. Estou orgulhoso de ter contribuído para o seu desenvolvimento. A chave para o sucesso do Corolla sempre passa pelo conceito de desenvolvimento original de Hasegawa: O Corolla deve trazer felicidade e bem-estar para as pessoas ao redor do mundo ", disse o atual Engenheiro Chefe do Corolla, Shinichi Yasui.
Quando o primeiro Corolla saiu da linha de produção, muitas características básicas de segurança ainda eram opcionais. Mais tarde, para atender as necessidades de seus clientes, a Toyota incluiu muitas destas características como itens de série. O compromisso da Toyota para buscar níveis mais elevados de qualidade e continuar a adicionar novos itens de série para o Corolla por um preço acessível ajudou a garantir que seus consumidores ao redor do mundo continuassem a escolhê-lo mais do que qualquer outro veículo.
Desde a primeira geração do Corolla, a Toyota desenvolve tecnologias para criar um produto com conforto, segurança e desempenho, características que estão no DNA de qualidade, confiabilidade e durabilidade da marca.
Fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP)
Em setembro deste ano, a Toyota comemora os 15 anos da fábrica de Indaiatuba (SP). Inaugurada em 1998, com um investimento de US$ 150 milhões, a fábrica foi construída especialmente para a produção do Corolla. De lá para cá, no total, foram investidos aproximadamente US$ 800 milhões. Em nove dos últimos 12 anos, o Corolla manteve-se líder no segmento de sedãs médios no Brasil.
As Gerações
1ª Geração – 1966 a 1970
O Corolla foi introduzido com o slogan: "Ser o carro mais procurado pelo mercado global, apresentando ao mundo a essência da tecnologia da Toyota". Além de seu design atraente, o Corolla, já na primeira geração, introduziu novos recursos e equipamentos comparáveis aos encontrados em modelos mais sofisticados. Como resultado, o Corolla conquistou o público e alcançou um sólido primeiro lugar em vendas no mercado interno, apenas três anos após seu lançamento.
2ª Geração 1970 a1974
A infra-estrutura rodoviária no Japão estava em franco desenvolvimento no período e, em 1969, a estrada que liga Tóquio ao sul do país foi inaugurada, com aproximadamente 500 km. O desafio do segundo Corolla foi cobrir toda a distância dessa rodovia sem reabastecer. Assim, foi idealizado o inédito tanque de 45 litros para a segunda geração Corolla.
3ª Geração 1974 a 1979
A terceira geração Corolla foi introduzida com características de segurança e conforto equivalente aos carros considerados luxuosos e, ao mesmo tempo, mantendo o aspecto de carro de família. Com elevado nível de eficiência de consumo de combustível, esse modelo se adequou às normas de emissão de gases poluentes, que havia se tornado um problema social em escala global no período. Assim, essa geração fez o mundo reconhecer seu alto nível tecnológico. A geração 74-79 também ganhou o status de carro mais vendido nos mercados interno e externo com o seu alto nível de qualidade, durabilidade e confiabilidade. Prova disso foi o incrível número de exportações de 300 mil unidades/ano. Fazendo jus a sua reputação, este Corolla se tornou um ícone dos produtos de alta qualidade do Japão.
4ª Geração 1979 a 1983
Para ser um verdadeiro concorrente internacional, a quarta geração do Corolla passou por testes rigorosos. Protótipos de veículos foram enviados pelo mundo, onde ocorreram testes de compatibilidade local. Por exemplo, testes de cruzeiro de alta velocidade foram rodados na Autobahn, da Alemanha. Desempenho aerodinâmico e de conforto foram realizados em estradas de tijolos na Bélgica. Testes de resistência térmica ocorreram no deserto, em pleno verão dos EUA e testes em baixas temperaturas, no Canadá.
5ª Geração 1983 a 1987
A quinta geração foi marcada pelo intenso investimento em pesquisas de segurança. A carroceria do Corolla deveria absorver a energia do impacto e proteger os passageiros em caso de colisão do veículo. O número de protótipos para desenvolver a quinta geração foi de 600 unidades. Desses, aproximadamente 100 foram usados especificamente em testes de colisão. Além disso, os computadores também foram utilizados para analisar os resultados dos testes.
6ª Geração 1987 a 1991
Para a sexta geração do Corolla foram feitos esforços para reduzir ruídos sentidos no interior do carro e provocados, por exemplo, pelo motor, pela rodagem na estrada e pelo vento. Na época, esse era um campo desconhecido e foi desenvolvida uma tecnologia computadorizada para analisar e identificar padrões de som. Usando esse sistema, era possível reconhecer a fonte de oito tipos de sons simultaneamente. Com base nos resultados das análises, conseguiu-se diminuir a vibração de componentes e até mudar o tom de ruídos, criando ambiente confortável no interior.
7ª Geração 1994 a 1997
Desenvolvimento da sétima geração do Corolla sofreu transformações importantes para levar o carro a uma nova dimensão. A Toyota se baseou principalmente em três pontos cruciais: Design externo e interno para oferecer visual agradável para quem vê de fora e conforto dos passageiros; desempenho para ter a performance de um veículo robusto e; segurança para manter a confiança dos clientes com o Corolla. Esta foi a primeira geração do Corolla comercializado no Brasil, ainda em regime de importação.
8ª Geração 1997 a 2002
A oitava geração do Corolla foi um marco no Brasil. Foi o primeiro Corolla a ser fabricado no país, a partir de 1998, na fábrica de Indaiatuba (SP). Essa geração trouxe ao Brasil um veículo com tamanho ideal e alto padrão de qualidade com eficiência ambiental e segurança. O alto índice de eficiência no consumo de combustível e uma carroceria rígida e aperfeiçoada seguindo os padrões de segurança foram alcançados através da redução de peso significativa do carro. Outro detalhe foi a atenção dada aos materiais recicláveis introduzidos na fabricação do carro e a diminuição na emissão de gases poluentes.
9ª Geração 2002 a 2008
A nona geração Corolla estabeleceu novos parâmetros no segmento e redefiniu o conceito de sedã médio, oferecendo a qualidade de um carro de luxo. Para chegar a esse resultado, pela primeira vez na história da Toyota, o Corolla teve seu design exterior redesenhado seguindo linhas europeias. Para o Brasil, foi desenvolvido o motor Flex, um trabalho em conjunto das engenharias da Toyota do Brasil e do Japão. Foi a primeira vez que a Toyota Motor Corporation desenvolveu a tecnologia bicombustível e, no caso, exclusivamente voltada ao mercado brasileiro.
10ª Geração A partir de 2008
A décima geração do Corolla foi desenvolvida com design mais moderno, esportivo e sofisticado, com novos equipamentos de série, acabamento interno aprimorado e nova família de motores e transmissões para as versões XLi e GLi 1.8L 16V Flex, além dos modelos XEi e Altis, com câmbio automático e motor de 2.0L 16V Flex. Essas alterações deixaram o Corolla com um apelo ainda mais jovem e arrojado, reforçando o posicionamento de marketing do produto: “Dirigir É Incrível”.
Fábricas onde o Corolla é produzido
|
Início da produção
|
||
Fábrica de Takaoka (TMC), Japão
|
Novembro, 1966
|
||
Toyota Motor
Thailand Co., Ltd (TMT), Tailândia
|
Agosto, 1972
|
||
Toyota South
Africa Motor (Pty) Ltd. (TSAM), África do
Sul
|
Maio, 1975
|
||
Toyota de Venezuela Compania Anonima
(TDV), Venezuela
|
Abril, 1986
|
||
Toyota Motor Manufacturing Canada
Inc. (TMMC), Canadá
|
Novembro, 1988
|
||
Indus Motor Company Ltd. (IMC),
Paquistão
|
Março, 1993
|
||
Toyota Motor
Manufacturing Turkey Inc. (TMMT), Turquia
|
Setembro, 1994*
|
||
Toyota Motor
Vietnam Co. Ltd. (TMV), Vietnã
|
Setembro ,1996
|
||
Toyota do Brasil LTDA. (TDB), Brasil
|
Setembro, 1998
|
||
Kuozui Motor Ltd., Taiwan
|
Março, 2001
|
||
Toyota Kirloskar Motor Private Ltd.
(TKM), Índia
|
Fevereiro, 2003
|
||
Tianjin FAW
Toyota Motor Co., Ltd., (TFTM) China
|
Maio, 2004
|
||
Toyota Motor
Manufacturing Mississippi Inc. (TMMMS),
EUA
|
Outubro, 2011
|
||
Fábrica Miyagi Ohira, Toyota Motor
East Japan, Inc, Japão
|
Maio, 2012
|
||
* Corolla produzido entre Janeiro de
2007 e Junho de 2012; 11ª geração com início em junho de 2013
|
|||
Ano
|
Mês
|
Principais acontecimentos
|
|
1996
|
Novembro
|
Início da produção do Corolla
|
|
Início das vendas do modelo duas
portas com transmissão manual de quarto velocidades
|
|||
1967
|
Maio
|
Introdução do modelo 4 portas e da
perua
|
|
1968
|
Fevereiro
|
Produção fora do Japão tem início na
Malásia
|
|
Abril
|
Início das exportações aos EUA
|
||
Maio
|
Início das exportações ao Canadá
|
||
1970
|
Maio
|
Lançamento da 2ª geração
|
|
-
|
1.000.000 de unidades vendidas
|
||
1974
|
Abril
|
Lançamento da 3ª geração
|
|
1976
|
-
|
5.000.000 de unidades vendidas
|
|
1979
|
Março
|
Lançamento da 4ª geração
|
|
1982
|
-
|
10.000.000 de unidades vendidas
|
|
1983
|
Maio
|
Lançamento da 5ª geração
|
|
1986
|
Setembro
|
Início da produção do Corolla FX nos
EUA
|
|
1987
|
Maio
|
Lançamento da 6ª geração
|
|
1988
|
Novembro
|
Início da produção no Canadá
|
|
1989
|
Outubro
|
15.000.000 de unidades vendidas
|
|
1991
|
Junho
|
Lançamento da 7ª geração
|
|
1994
|
Setembro
|
20.000.000 de unidades vendidas
|
|
1995
|
Maio
|
Lançamento da 8ª geração
|
|
1998
|
Setembro
|
Início da produção no Brasil, na
fábrica de Indaiatuaba (SP)
|
|
2000
|
Agosto
|
Lançamento da 8ª geração
25.000.000 de unidades vendidas |
|
2005
|
-
|
30.000.000 de unidades vendidas
|
|
2006
|
Outubro
|
Lançamento da 10ª geração
|
|
2009
|
-
|
35.000.000 de unidades vendidas
|
|
2013
|
Julho
|
40.000.00 de unidades vendidas
|
|
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