O sedã médio da Peugeot é referência neste concorrido segmento de veículos |
O modelo 408 é dotado de câmbio automático sequencial de seis velocidades |
Luís Alberto Caju
Uma das novidades do Peugeot 408 é
o novo conjunto de suspensão, que proporciona mais conforto aos passageiros sem
deixar em segundo plano a esportividade característica do automóvel. Ele agora
dispõe de câmbio automático sequencial de seis velocidades acoplado ao motor
2.0L 16 VVT Flex (151 CV) com bloco em alumínio. O sedã médio da montadora
francesa, referência no concorrido segmento de médios, alia amplo espaço
interno com acabamento superior, dirigibilidade de alto nível e generosidade tecnológica graças a extenso pacote de
equipamentos de série.
A versão
Allure 2.0L Automática, que estreia um novo powertrain formado
pela transmissão automática sequencial de seis velocidades, até então
disponível nas versões com motorização THP da gama de produtos da Marca, e pelo
reconhecido motor 2.0L 16V Flex, de 151 CV de potência máxima, é outra novidade
da montadora. A transmissão automática de seis velocidades (caixa Aisin) que
passa a equipar o modelo, chamada AT6, é a mesma utilizada nas versões THP e em
diversos outros veículos da Marca em todo o mundo.
Em
termos de segurança e confiabilidade, essa caixa possui um moderno sistema de
trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação
do motor. Na prática, o sistema impossibilita o movimento da alavanca para as
opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a
velocidade de 6 km/h, preservando a transmissão.
Para
otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas
novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica
para o motor, privilegiando o conforto na utilização da função “Drive” e,
ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo
“Sport”.
Outro
item de destaque da caixa AT6 é o sistema de correção dinâmica, que faz a
leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando. A transmissão “segura”
as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na
melhor faixa possível de torque. O sistema também retém a marcha quando o
motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma
ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança. Se o mecanismo
não estivesse disponível, com a desaceleração, o carro ganharia velocidade e o
motorista precisaria acionar os freios.
Motor com duplo comando de
válvulas
O
bloco de quatro cilindros e 16 válvulas Flex, com duplo comando de válvulas e
cilindrada de 1.997 cm3 (diâmetro 85 mm, curso
88 mm), é compacto e de liga leve. O comando de válvulas de admissão,
equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), tem uma
cartografia que possibilita variar a admissão em função das condições de
condução. Esta característica proporciona ao motor flexibilidade e torque em baixa
rotação.
O motor gera potência máxima de
151 cavalos a 6 mil rpm quando abastecido a etanol (143 cavalos a
gasolina) e o torque máximo alcança 22 mkgf a 4 mil rpm, também abastecido com
o combustível vegetal (20 mkgf a 4 mil rpm no caso da gasolina). Com tais
números, a relação peso / potência do Peugeot 408 fica abaixo dos 10 kg / CV, o
que garante um comportamento dinâmico com boa performance e segurança.
A
implantação do câmbio AT6 junto ao motor 2.0L 16V Flex gerou ganhos de
performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a
redução no consumo de combustível. Nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma
melhora de 1,4 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6
tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto às
retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido
em 0,5s.
Com o
câmbio AT6, o consumo de combustível foi reduzido em todas as situações de uso
(cidade ou estrada) e combustível (etanol ou gasolina). Nos testes realizados
pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot Citroën, o 408 registrou uma
economia de 5% se comparado com sua versão anterior, equipada com a transmissão
automática de quatro velocidades.
No ano modelo 2014, o 408 recebeu outras
modificações importantes aplicadas a toda gama do modelo: 1) Conjunto de
suspensão: no eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação, que agora
estão mais macias, e foi colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a
carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que
também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso. 2) “Pneus
verdes”: Pirelli P7, de baixa resistência ao rolamento, que favorece tanto a
redução de consumo de combustível quanto uma condução mais suave.
Suspensão do tipo pseudo MacPherson
Essas evoluções tiveram o objetivo de
aumentar o conforto sem perder a estabilidade característica do modelo Peugeot.
Estruturalmente, o 408 possui uma excelente rigidez à torção, o que permite um
rendimento máximo dos trens de rodagem. Na dianteira, a suspensão é do tipo
pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja
tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade. Contribui para isso suas
articulações flexíveis – coxins de borracha – entre a suspensão e a longarina,
com alto conforto acústico no interior do veículo. O trem traseiro,
composto por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada,
assegura o controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado
nível de conforto para os passageiros do banco traseiro.
O bem-estar a bordo do 408 é também
garantido pelo tratamento acústico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas
de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas
insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um
para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior. O 408 é um
três volumes muito generoso em suas medidas. Na frente, os ocupantes usufruem
de um ambiente dinâmico e de qualidade, que favorece o prazer de conduzir,
enquanto os passageiros traseiros desfrutam de um habitáculo de grande
luminosidade e conforto.
Com arquitetura semi-elevada, que proporciona uma enorme sensação
de espaço, possui comprimento de 4,69 m, largura de 1,815 m (excelente
segurança passiva lateral e habitabilidade de alto nível, como largura na
altura dos cotovelos) e um entre-eixos de 2,71 m, um dos melhores no segmento,
que favorece principalmente o espaço dedicado aos passageiros traseiros.
As formas retilíneas e os espaços de arrumação do porta-malas
facilitam a utilização prática do vasto volume oferecido pelo 408: são
526 litros. O acesso ao porta-malas é facilitado pela utilização de duas
dobradiças pantográficas. O condutor também pode comandar a abertura do
porta-malas à distância, através do telecomando das chaves ou de um botão específico
no painel de instrumentos.
Espaços laterais permitem acomodar e mesmo fixar demais objetos.
Finalmente, para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos
bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar
ainda mais o volume de carga.
Painel de
instrumentos elegante e fluído
O interior do 408 ressalta
ao máximo o aproveitamento do espaço proporcionado pela arquitetura
semi-elevada do veículo, enquanto que o desenho e os materiais utilizados
oferecem uma incontestável percepção de qualidade. Assim, o painel de
instrumentos é elegante e fluído, proporcionando uma ampla visibilidade externa
graças à sua forte inclinação, praticamente em simetria com as colunas do
para-brisa. Os acabamentos e o bem-estar a bordo foram objeto de cuidadoso
trabalho.
Painel que acolhe os mostradores é compacto, reservando, assim,
uma vasta superfície para materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto
tátil, como o revestimento do tipo “slush”, macio ao toque; 1) Equipamentos
como módulo de comando da climatização, sistema de som, tela de navegação
retrátil, entre outros, particularmente bem integrados; 2) Painéis de porta que
realçam o interior e têm um movimento que converge para baixo, igual à lateral
externa do veículo; 3)Detalhes cromados destacam o conjunto: molduras das
entradas de ar e dos mostradores, botões da climatização e do rádio, maçanetas
das portas, entre outros.
O 408 é um veículo de última geração
que integra todo o know-how da Peugeot em matéria de
comportamento dinâmico e de segurança. Sua estrutura rígida, associada a
eficientes meios de retenção (até seis airbags) e a equipamentos como o ESP ou
o ABS de série com auxílio à frenagem de emergência e repartição eletrônica de frenagem,
garantem uma segurança exemplar.
O 408 exibe os códigos característicos
da Marca, com faróis particularmente felinos, que se alongam com harmonia sobre
o capô. No prolongamento da moldura do logotipo, dois vincos acompanham o
design dos faróis, passam naturalmente pelas colunas do grande para-brisa
avançado e se estendem até a traseira do veículo, arrematada por um spoiler discretamente
integrado ao volume do porta-malas.
A vasta grade frontal,
realçada por lâminas horizontais cromadas, em conjunto com a forma dos faróis
de neblina, contribui para o dinamismo das linhas do sedã. Tais elementos
também ressaltam a impressão de alargamento visual do modelo.
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