Os diversos números escritos no pneu trazem informações importantes sobre o produto |
Luís Alberto Caju
O mercado de pneus oferece uma grande
variedade de produtos, que se diferenciam pela tecnologia aplicada no
desenvolvimento de cada um. Os diferentes produtos apresentam características
que os tornam ideais para determinadas aplicações. Porém, não são todos os
motoristas ou frotistas que sabem identificar as características de um pneu.
Muitos deles, talvez a maioria, não conheçam as informações do produto e não
sabem da importância de levá-las em consideração.
Os
pneus são confeccionados com tecnologias distintas. E são elas que os tornam
diferentes entre si. Por esta razão, todos eles apresentam ao consumidor um
“DNA”, que contém as características do produto. São as combinações de letras e
números presentes em suas laterais. Elas indicam características como
dimensões, tipo de construção, características de desempenho e até data de
fabricação daquele componente.
De acordo com o gerente geral de Vendas e
Marketing da Bridgestone, Marcos Aoki, um exemplo claro é o recente lançamento
para segmento rodoviário, o Bridgestone R268 295/80R22, 5. A combinação de
letras e números de sua lateral apresenta as seguintes informações: Bridgestone
(nome do fabricante), R268 (denominação comercial do produto), 295 (largura
nominal do pneu em milímetros), 80 (altura da seção do pneu (80%
da medida da largura nominal do pneu), R (tipo de construção
"Radial"), 22,5 (diâmetro do aro em polegadas), 152 /
148 (carga) (índice de carga (o pneu pode suportar 3.550 kg em rodado
simples, um único pneu em cada ponta de eixo / significa que o pneu pode
suportar 3.150 kg em rodado duplo, dois pneus em cada ponta de eixo) *, M
(símbolo de velocidade (velocidade máxima de 130 km/h) *.
“As informações relativas o peso que o pneu
pode suportar e a velocidade máxima poderão ser encontradas nos manuais de
norma técnicas da Alapa (Associação Latino Americana de Pneus e Aros,
responsável pela padronização e normas do setor)”, explicou. Segundo ele, o
número composto de 11 dígitos em seguida à palavra DOT identifica o Department
of Transportation dos Estados Unidos, responsável pela instituição deste tipo
de marcação. “Os quatro últimos dígitos revelam a data de fabricação do pneu:
4812, ou seja, 48ª semana de 2012”, afirmou.
Todas as informações para o bom desempenho dos
pneus estão contidas em sua lateral. Por esta razão, o fabricante orienta os
motoristas a nunca optarem pelo processo de reforma chamado remoldagem, uma
vez que neste processo é feita a substituição total da parte externa do pneu,
incluindo banda de rodagem, ombros e flancos, até a região dos talões. “Este
processo exclui as informações originais do pneu. O processo de reforma mais
adequado é a recapagem, pois substitui somente a banda de
rodagem, que é a parte do pneu que transfere toda a tração e frenagem do veículo
com o solo”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário