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É o modelo mais radical já criado pela marca |
Luís
Alberto Alves
Os engenheiros da Peugeot Sport se concentraram no
Peugeot 308 e desenvolveram o 308 GTi, o modelo mais radical da gama criado
pela divisão esportiva da Marca. Não satisfeitos com o sucesso da iniciativa,
eles decidiram ir além ao conceber uma versão de corrida do veículo. Levar o
carro das ruas para as pistas resultou na criação do Peugeot 308 Racing Cup.
A equipe
de estilo da Peugeot desenhou as formas aerodinâmicas do Peugeot 308 Racing Cup
tendo como base uma tecnologia de competição destinada aos clientes mais
exigentes, que buscam o máximo em desempenho e pilotagem. Equipado com o mesmo
motor THP do 308 GTi da Peugeot Sport, o 308 Racing Cup já produz 308 cavalos
de potência (38 cavalos a mais do que a versão de rua do 308 GTi) depois da
primeira fase de seu desenvolvimento.
Uma
silhueta elegante e agressiva
Baseado
no 308 GTi da Peugeot Sport, aclamado por seu caráter esportivo, o 308 Racing
Cup tem uma aparência ainda mais agressiva: graças as suas rodas mais largas, a
lateral do carro ganhou novos contornos, deixando o esportivo um visual
inconfundível. Essa é a principal razão para a maior largura total, que foi
estendida para 1.910 mm – 106 mm a mais que 308 GTi. O spoiler na traseira do
modelo foi inspirado na regulamentação do WTCC.
Os
para-choques dianteiro e traseiro e o difusor são específicos para o 308 Racing
Cup e aumentam sua eficiência aerodinâmica com um toque agressivo. Nessa mesma
linha, suas rodas de 18 polegadas podem ser calçadas em pneus lisos ou piso
molhado.
Tecnologia
embarcada
O motor
THP é derivado diretamente do propulsor do 308 GTi. Os especialistas em motores
da Peugeot afiaram ainda mais seu desempenho para elevar a competitividade do
modelo no automobilismo. Com a incorporação do turbo usado no 208T16, o Peugeot
308 Racing Cup já ultrapassou a potência de 308 cavalos. Ainda em curso, o
desenvolvimento desse trabalho vai oferecer a oportunidade de produzir ainda
mais potência para um desempenho radical.
O Peugeot
308 Racing Cup empresta elementos da suspensão do 308 GTi, como pivô e a
travessa traseira. Para adaptar o carro para as pistas, os engenheiros da Marca
também promoveram uma série de alterações, como pinças de freio com seis
pistões e a transmissão sequencial de seis velocidades, que pode ser acionada
por aletas atrás do volante.
O
Peugeot 308 Racing Cup também teve como prioridade o controle de seu peso, que
ficará restrito à faixa entre 1.000 kg e 1.050 kg.
Uma
carreira internacional adiante
O
Peugeot 308 Racing Cup estará disponível para venda na Europa no fim de 2016. A
intenção é que o carro suceda o RCZ Racing Cup nos campeonatos em disputa e nas
séries de corrida de modelos esportivos, como VLN na Alemanha, CER na Espanha,
CITE na Itália e BGDC na Bélgica, ou mesmo nos campeonatos de endurance, a
exemplo das “séries 24hs”.
Modelo
será revelado no Salão do Automóvel de Frankfurt
O
Peugeot 308 Racing Cup aparecerá no palco do Salão do Automóvel de Frankfurt,
entre 17 e 27 de setembro. O público poderá acompanhá-lo em ação no circuito de
Paul Ricard, na França, durante a volta de demonstração na final do GT Tour de
2015, nos dias 24 e 25 de outubro.
Assista
ao Peugeot 308 RACING CUP no Youtube: peugeotsportofficial
Informação
técnica
Motor
Tipo:
1.6 litro THP do 308 GTi da Peugeot Sport (turbocompressor do 208 T16);
Potência
máxima: pelo menos 308 cavalos;
Capacidade
cúbica: 1.600 cc;
Diâmetro
do escape: 70 mm;
Tanque
de combustível: normal;
Injeção
de combustível: direta, alta pressão.
Transmissão
Caixa
sequencial de seis velocidades.
Chassis
Estrutura:
carroceria reforçada por solda multiponto homologada FIA;
Corpo:
para-choques específicos na dianteira e na traseira; janelas de policarbonato e
de tela na traseira;
Peso:
mínimo: 1.000 kg / máximo: 1.050 kg;
Divisão
de peso dianteira / traseira: 63% / 37%.
Dimensões
Comprimento:
4.288 mm (sem incluir asa traseira do WTCC);
Largura:
1.910 mm;
Entre-eixos:
2.620 mm;
Para-choques
dianteiros e traseiros específicos.
Aerodinâmica
Difusor
dianteiro;
Asa
traseira com especificação do WTCC.
Rodas
Rodas
específicas: 10” x 18”;
Pneus
para pista seca e molhada (27/65).
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