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O novo cavalo mecânico é a nova solução para segmento de caminhões rodoviários |
Luís
Alberto Alves
A Scania lança o cavalo mecânico com
configuração de rodas 8x2, sua nova solução para o segmento de caminhões
rodoviários. O modelo se encaixa como mais uma opção para o transporte de
cargas de longas distâncias, e ficará posicionado entre a composição chamada de
“vanderleia” (de eixos espaçados) e o bitrem. Ele pode ser 100% financiado por
meio das atuais linhas de crédito disponíveis.
No início de 2011, entrou em vigor a resolução do Contran nº
210/211, que definiu a obrigatoriedade de tração dupla, tipo 6x4, para as
combinações cujo peso bruto total combinado (PBTC) seja superior ou igual a 57
toneladas. O rigor dessa lei teve forte reflexo em alguns modais de transporte,
principalmente na combinação cavalo mecânico mais bitrem, que antes era
tracionada por um veículo 6x2. As consequências mais impactantes no dia a dia
do transportador foram o maior valor de investimento para adquirir veículos
6x4, o aumento no consumo de pneus por não haver a possibilidade de levantar um
eixo quando o implemento estivesse vazio e o acréscimo no consumo de
combustível, pelo fato de a tração dupla causar maior arraste com o solo.
De olho na redução de custos, o Grupo G 10, transportador
rodoviário de Maringá (PR), adaptou um cavalo mecânico 6x2 para transformá-lo
em 8x2, e trafegar com carretas de três eixos. A empresa fez a adaptação em
oficinas independentes, e a alternativa foi copiada por outras transportadoras.
A configuração 8x2 rodoviária permite o aumento de capacidade de carga em comparação
à 6x2 com “vanderleia” e menor custo operacional em relação a um bitrem,
mantendo a composição dentro da lei.
Em razão de a alternativa ter virado tendência e ser cada vez mais
rentável, o G 10 procurou a fabricante sueca para desenvolver uma solução de
fábrica. A Scania, que já vinha estudando a configuração de eixos 8x2
rodoviária desde 2009, acompanhou o projeto do G10 e desenvolveu o caminhão
internamente com peças e componentes capazes de atender também às demandas
dessa aplicação.
“A Scania busca atender às necessidades dos clientes e aceitou o
desafio de desenvolver e produzir o caminhão. Agora, a Scania traz ao mercado
um modelo com garantia 100% de fábrica para o quarto eixo, com todas as suas
vantagens e sem nenhum tipo de adaptação”, afirma Victor Carvalho, diretor de
Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. “A versão 8x2 original representa para
o cliente redução do investimento inicial de compra ante uma composição de
bitrem com cavalo 6x4 e também na adaptação de um quarto eixo não original no
mercado. Ou seja, nossa solução oferece um conjunto confiável, rentável e com
menor custo operacional. Isso é fundamental para o mercado do transporte
rodoviário de cargas, que tem margens cada vez mais apertadas nos valores dos
fretes.”
O cavalo mecânico Scania 8x2 tem capacidade para 54,5 t de PBTC,
de 37 t de carga líquida, leva carreta de três eixos e se encaixa entre a
composição “vanderleia” (tração 6x2, carreta de três eixos espaçados e
capacidade para 53 t) e o bitrem (o famoso sete eixos, tração 6x4, com duas
carretas de dois eixos e capacidade para 57 t). Há opções das cabines R, R
Highline ou R Streamline.
O pesado campeão de vendas da marca, R 440, também ganhou sua
versão 8x2. “Uma das aplicações do pesado R 440 8x2 será no transporte de
grãos, um serviço em que os caminhões Scania são referência. “Embora já
estejamos notando a tendência para outros segmentos, como os de transporte de
combustível, produtos químicos, sucos e leite, e de carga geral com caçamba
para levar estruturas de construção, vamos acompanhar o mercado com nossas
soluções”, diz Celso Mendonça, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Scania
no Brasil. “Os transportadores desses segmentos têm como característica usar
veículos 6x2 e 6x4 em viagens pela maior parte do País. Eles buscam o máximo de
produtividade, disponibilidade e rentabilidade do conjunto. O 8x2 é a nova
alternativa para alcançar esses objetivos, com o benefício de não ter
restrições de circulação, ao contrário do rodotrem, e ainda transportar quase a
mesma quantidade de carga de um bitrem, que hoje precisa rodar com um cavalo
6x4.”
Outras vantagens do 8x2 são a maior agilidade em manobras,
principalmente em portos e centros de distribuição, e uso de dois pneus a menos
que o bitrem. “Nas operações carregado/vazio indo ou voltando de um serviço, o
8x2 rodoviário consome menos combustível e pneus, pois conta com levantadores
dos dois eixos do cavalo mecânico e da carreta”, salientou Mendonça.
Características do produto e benefícios originais de fábrica
O Scania R 440 8x2 sai de fábrica equipado com motor de 13 litros,
que gera 440 cavalos de potência e desenvolve torque de 2.300 Nm entre 1.000 e
1.300 rpm. Seus freios são a tambor, o entre-eixos é de 3.900 mm, o eixo de
tração é o R 885 (com capacidade máxima de tração de 78 t) e a relação de
diferencial de 3,07:1.
Também são itens de série a caixa automatizada Scania Opticruise
de quarta geração, ar-condicionado digital e Scania Driver Support, exclusiva
tecnologia que serve como um tutor eletrônico, instalado no painel, para o
auxílio a quem dirige com dicas de melhorias na condução em tempo real. Nos
itens opcionais, freio hidráulico auxiliar Scania Retarder de 4.100 Nm, rádio
com GPS e faróis de xenônio.
Tanques de combustível
Para a Scania conceber um cavalo mecânico com dois eixos
direcionais, o 8x2, e manter excelente manobrabilidade e perfeita distribuição
de peso, foi escolhido o entre-eixos de 3.900 mm; os tanques de combustível foram
removidos das laterais, para dar espaço ao eixo, e fixados lado a lado atrás da
cabine. A Scania não abre mão da segurança da operação, e indica para a solução
8x2 rodoviária o uso de dois tanques de 330 litros, que garantem autonomia nas
mais diversas condições de uso do chassi. Outras diferenças da garantia de
fábrica são a estrutura passar por testes em campo e ensaios vibracionais em
laboratório, o suporte dos tanques ser homologado e certificado pelo Inmetro, e
o veículo ser equipado com as conexões do semirreboque e de seu apoio.
O motorista adentra ao chassi de forma ergonômica e segura, pois o
caminhão conta com degraus de superfície antiderrapante, e a alça de acesso
está localizada no suporte do tanque, com fácil alcance. Para evitar o acúmulo
de sujeira, os degraus são vazados.
Quinta roda
Para suportar o aumento de carga sobre o cavalo 8x2, a quinta roda
utilizada é a mesma dos rodoviários 6x4, que tem capacidade de 24 t. No novo
modelo Scania, a altura da quinta roda sobe em comparação ao 6x2, para evitar o
contato do chassi com o implemento em situações de tráfego por terrenos
irregulares ou em rampas de acesso. Outra vantagem Scania é o reposicionamento
da quinta roda em relação ao eixo de tração para melhor distribuição de carga e
garantir mais equilíbrio ao conjunto durante a viagem.
Os dois eixos direcionais são independentes, idênticos e genuínos
Scania, e o segundo eixo tem suspensão pneumática e suspensor. Os traseiros têm
suspensão pneumática com quatro bolsões, e suspensor no segundo eixo de apoio.
O novo modelo dispõe de balança eletrônica integrada, que permite ao motorista
ver no painel a informação precisa da distribuição do peso nos eixos.Por
segurança, há trava mecânica para impedir o contato da estrutura do eixo com o
cardam quando o eixo for suspenso.
O Scania 8x2 rodoviário está em conformidade com a Lei da Balança.
Para isso, o modelo foi homologado com o limite de comprimento de 18,6 metros,
e os eixos direcionais são de rodagem simples, e os dois eixos traseiros são de
rodagem dupla, tanto o trativo quanto o de apoio. Se fossem de outra forma, os
eixos traseiros (segundo direcional mais o bogie traseiro) seriam
caracterizados como tandem triplo, ferindo a lei.
Cavalo mecânico 8x2 oferece amplo pacote de serviços
Produto sai de fábrica com garantia do trem de força estendida
para dois anos; opção por óleo sintético pode permitir até dobrar o intervalo
de manutenção em comparação ao 6x2
São Paulo, 3 de agosto de 2015 – O cavalo mecânico 8x2 da Scania
proporciona uma série de vantagens de serviços ao cliente. Quem adquirir o
lançamento da marca terá, além do tradicional período de um ano de cobertura,
um aumento de 12 meses de proteção para o trem de força. A garantia estendida
para o segundo ano do trem de força engloba peças banhadas a óleo do motor,
caixa de mudança e diferencial. Outro benefício está no uso de uma alternativa
ao tradicional óleo mineral, o óleo sintético.
A garantia estendida de dois anos, somada às manutenções
realizadas na rede de concessionárias Scania, garante ainda mais vida útil,
economia de combustível e redução dos custos, que podem ser ainda menores caso
o cliente opte por uma das quatro categorias dos programas de manutenção
disponíveis para o rodoviário 8x2 da marca. O regulamento da garantia estendida
está disponível no site da Scania (www.scania.com.br) ou em um dos 116 pontos
de atendimento da rede de concessionárias da fabricante, que cobrem 100% do
território nacional.
Vantagem do óleo sintético
O cavalo mecânico 8x2 que utilizar o óleo mineral fará a primeira
troca aos 20 mil km. Caso o cliente use o opcional óleo sintético (LDF-3), o
primeiro intervalo de manutenção poderá até dobrar, chegando a até 40 mil km
(dependendo da análise dos dados operacionais do veículo). Trata-se do mesmo
período de um cavalo 6x2 com composição “vanderleia” (de eixos espaçados). Ou
seja, a alternativa sintética gera maior economia na hora da troca do óleo do
motor, de cerca de 15%, no custo de manutenção.
Já os programas de manutenção disponíveis para o lançamento da
marca são Premium, Mais, Trem de Força e Standard. Vale a pena lembrar que os
valores de cada categoria serão calculados a partir de variáveis como tipo de
veículo, implemento utilizado, aplicação/operação, quilometragem rodada por
ano, treinamento do motorista e tempo contratado.
Outros serviços que o cliente pode adquirir são o intervalo de
manutenções personalizadas e o sistema de diagnose e programação.
Intervalo de manutenções personalizadas
As soluções em serviços Scania permitem um plano de manutenção
flexível, porque levam em consideração o tipo de aplicação e a maneira de
condução do veículo. Na primeira revisão realizada na Casa Scania, entre 10 mil
e 20 mil quilômetros, uma ferramenta fará o diagnóstico completo do caminhão. A
partir dessa análise, será possível programar as próximas revisões.
Sistema de diagnose e programação
A Scania possui um avançado e exclusivo sistema de diagnose
eletrônica, que analisa todas as informações do veículo por meio de um completo
e detalhado relatório. Isso assegura manutenção ainda mais customizada e
precisa, além de garantir maior disponibilidade. Essa modalidade personaliza as
funções do caminhão conforme a necessidade do motorista e da operação e
atualiza os softwares sempre que necessário.
Atualmente, as Soluções de Serviços Scania oferecem um portfólio
desenvolvido para cada segmento em busca da máxima disponibilidade dos
produtos. As soluções também contemplam: Scania Assistance, um serviço de
emergência 24 horas durante todo o ano e em qualquer localidade do Brasil
(0800-019-4224), assistência técnica, treinamento de motoristas, serviços
dedicados na estrutura do cliente, checklist de serviços, atendimento remoto,
Scania Oil, peças, sistema de troca de peças, pacotes de serviços, mão de obra
especializada, reformadora e garantia Scania.
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