![]() |
O modelo produzido pela Volvo tem quase 10% do mercado de ônibus semipesados no Brasil |
Luís Alberto Alves
O ônibus de motor dianteiro da Volvo, o B270F vem apresentando uma
trajetória de sucesso no mercado brasileiro. Em 2013, o número de
emplacamentos do modelo aumentou 45,9% em relação ao ano anterior, enquanto o
mercado registrou uma queda de 10,8% no segmento. Lançado em julho de 2011, o
modelo já alcançou 9,4% de participação no mercado de ônibus semipesados no
Brasil.
“Lançamos o modelo de motor dianteiro
para atender aos pedidos do mercado, e os clientes têm nos respondido de
maneira bastante positiva”, afirmou o presidente da Volvo Bus Latin America,
Luís Carlos Pimenta.
No segmento de fretamento o sucesso do B270F é
ainda mais expressivo. O número de emplacamentos de veículos voltados para o
segmento cresceu 164% em 2013 em relação a 2012.
“Este sucesso no segmento de fretamento é
devido à potência adequada ao tipo de aplicação, o que proporciona um baixo
consumo de combustível e contribui para aumentar a rentabilidade da operação”,
disse Jefferson Cunha, gerente da linha de ônibus rodoviários da Volvo Bus
Latin America.
O motor de 270 cv permite manter a velocidade
mesmo em marchas mais altas, reduzindo o consumo de combustível. Além disso, o
modelo é produzido com um aço especial, o que o torna o mais leve e mais
robusto do mercado.
Em 2013, o B270F evoluiu e recebeu suspensão
pneumática, item que garante mais conforto e segurança aos passageiros, já que
reduz sensivelmente os níveis de vibração e ruído da suspensão.
O B270F foi desenvolvido no Brasil para
atender às necessidades de mercado nacional nos segmento de chassis urbanos,
rodoviários e de fretamento, e é indicado para operações de curtas e médias
distancias (até 200 km). Porém, a grande aceitação do veículo está extrapolando
as fronteiras e hoje, já é vendido também no Chile e no Peru. “Outros
mercados da América Latina têm necessidades muito parecidas com a brasileira”,
explica Cunha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário