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quarta-feira, 16 de abril de 2014

Volvo: VM com caixa I – Shift é mais um passo de sucesso nesta linha de caminhões



O modelo VM da Volvo trouxe várias inovações neste segmento de caminhão
Luís Alberto Alves

 Os Volvo VM que chegam ao mercado equipados com a caixa eletrônica I-Shift são a continuidade de gerações de caminhões que transformaram o mercado brasileiro de veículos comerciais. “O VM trouxe inovações que eram desejadas há muito tempo e que repercutiram de imediato no setor de transportes brasileiro e latino-americano quando foi lançado em 2003”, lembrou o diretor de caminhões da Volvo no Brasil, Bernardo Fedalto.

 “A cabine leito introduzida pela Volvo naquela época era reivindicação antiga dos transportadores e dos motoristas. Há muito tempo eles queriam um ambiente de trabalho mais moderno, melhor e mais confortável”, recorda Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM. “Contribuímos para mudar todo um segmento”, complementou o gerente de engenharia de  vendas da Volvo, Álvaro Menoncin.

 Os primeiros VM que chegaram ao mercado brasileiro eram veículos semipesados, com chassi rígido e opções de eixos 4x2 e 6x2. “O VM era o único caminhão brasileiro em sua classe a ter cabine leito, coluna de direção ajustável, um sistema de basculamento hidráulico da cabine, tanques opcionais de combustível de maior capacidade, além de opcionais importantes para a operação de transporte, como diversas configurações de entre-eixos e relações de diferencial. Foi realmente uma grande mudança neste segmento”, lembrou o engenheiro de vendas da Volvo no Brasil, Ricardo Tomasi.

                                                                 Piloto automático

 Em 2005, a Volvo voltou a inovar e apresentou ao mercado brasileiro e latino-americano a segunda geração da linha VM. “Os modelos da nova linha chegaram com avançados motores eletrônicos e piloto automático”, destacou Menoncin. E duas grandes novidades foram introduzidas: o cavalo mecânico VM, na configuração de eixos 4x2, com motorização eletrônica de 310cv, e os VM rígidos rodoviários de 210cv e de 260cv, além dos rígidos 6x4 de 260cv e 310cv, toda a linha com motores Euro 3.

 O cavalo mecânico VM 4x2 era um caminhão voltado para o segmento de transporte que necessitava de veículos para carretas com até três eixos. Com o family look dos veículos da marca, a segunda geração também foi uma evolução: tinha um motor de 6 cilindros e um eixo para 43 toneladas com bloqueio de diferencial. O trem de força tinha uma caixa de câmbio Volvo, já consagrada no mercado brasileiro e em outros países do continente - a VT2214B, a mesma do FH.

Cabine do Volvo VM I Shift
                                                                  Euro 5
  Em 2011, o mercado recebia a terceira geração VM, já com motores Euro 5, com as opções de veículos rígidos de 220 cv, 270 cv e 330 cv, e o cavalo mecânico também de 330 cv. No mesmo lançamento a Volvo apresentava os VM vocacionais rígidos com propulsores de 270 cv e de 330 cv. A nova geração chegava com a tecnologia SCR para atendimento da legislação de emissões Euro 5/Proconve P7, oferecendo ainda opções de caixa de câmbio e eixos traseiros para atender a todas as necessidades dos transportadores. “E, mais uma vez, o VM se destacava por seu baixo consumo de combustível, grande disponibilidade e robustez”, afirmou o engenheiro de planejamento de produto da Volvo no Brasil, Marco Mildenberg.

  Com a introdução da manopla de câmbio I-Shift no VM cavalo mecânico, a Volvo fez algumas alterações, reposicionando as alavancas de freio do caminhão que ficavam no lado direito do banco do motorista. Agora, o motorista tem à disposição duas alavancas estrategicamente posicionadas no painel do veículo e de fácil alcance das mãos para acionar o freio da carreta e de estacionamento. “É uma inovação que, além do conforto, proporciona mais segurança, pois o condutor não perde atenção no trânsito”, ressaltou Fedalto.

 Outras inovações introduzidas com o novo VM são a conexão de pendrive (entrada USB) no painel, e a conexão auxiliar de áudio, que pode ser usada para dispositivos MP3 e celular, por exemplo. O caminhão também recebeu dois novos porta-trecos, um ao lado direito do banco do motorista e outro na parte central do painel. Além disso, o transportador tem a opção de escolher um banco do motorista com descanso de braço. O transportador pode ainda escolher a posição do rádio – na parte superior da cabine ou na tradicional posição no painel.




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