Modelo equipará os ônibus que transportarão as equipes que vão disputar a Copa do Mundo no Brasil |
Luís Alberto
Caju
Apresentado na Fenatran
2013 em novembro último, o ContiGol, pneu que equipará os ônibus
responsáveis pelo traslado das 24 delegações que disputarão a Copa do Mundo da FIFA
no Brasil™ a partir do próximo mês de junho, já está disponível para
comercialização na rede de revendas da marca em todo o território nacional. A
Continental Pneus é patrocinadora oficial do evento.
Voltado para atender às
severas exigências do segmento de transporte urbano de passageiros e disponível
inicialmente na medida 275/80R22, 5, o ContiGol emprega em sua fabricação um
novo composto de rodagem que garante uma quilometragem até 30% superior quando
comparado ao seu antecessor. Projetado com novo design, ele teve o seu talão
reforçado de forma a aumentar o seu índice de recapabilidade. A partir da
segunda quinzena de fevereiro, a Continental iniciará a produção em sua fábrica
em Camaçari, na Bahia, do ContiGol na medida 295/80R22. 5.
O ContiGol possui ainda
outras tecnologias inovadoras, como o Air Keep Inner LinerTM, que mantém a
pressão interna do pneu a um nível ótimo por um tempo até 50% superior em
relação às tecnologias convencionais. Isso ocorre graças ao emprego de uma
estrutura molecular mais densa no liner (parte interna do pneu) que proporciona
menor perda de ar.
“Seu desenvolvimento surgiu da constatação de que a maioria das
frotas tem dificuldades para calibrar a pressão dos pneus semanalmente,
frequência recomendada pelos fabricantes”, explicou o coordenador Fernando
Peruzzo, do desenvolvimento de produtos comerciais da Continental Pneus
Mercosul.
Com a adoção dessa
tecnologia, a carcaça sofre menos deformações prolongando sua vida útil e seu
índice de reforma. Essa redução de deformação mantém a resistência do pneu ao
rolamento em um nível ideal com reflexos na economia de combustível e na menor
emissão de CO2 na atmosfera. O Air Keep Inner LinerTM mantém o perfil externo
do pneu na dimensão adequada, distribuindo a carga do veículo de uma forma
homogênea, minimizando desgastes irregulares.
Outro destaque do
ContiGol da Continental é o VAITM (Indicador Visual de Alinhamento), um sistema
inteligente que monitora e alerta o condutor para eventuais problemas na
geometria do veículo. Indicadores com sinais de “+” e de “-” estão assinalados
nas ranhuras da banda de rodagem. Com o uso, as sinalizações vão
“desaparecendo” e alertam para situações relacionadas ao desgaste do pneu, tais
como sulco remanescente de 6,5 mm, representando que ele já atingiu metade de
sua vida útil, e 3,0 mm, marca que recomenda promover a recapagem.
“Desenvolvemos o ContiGol
para atender às duras exigências do transporte urbano, que inclui paradas
frequentes e variação contínua tanto da velocidade como de percurso. Nestas
condições é extremamente importante o emprego de um pneu capaz de apresentar
alta resistência, maior durabilidade e elevado índice de recapabilidade”,
ressaltou o gerente de Vendas, Glen Carson, da área de pneus para veículos
comerciais da Continental Pneus Mercosul.
Carson lembra que o
segmento de transporte urbano de passageiros tem crescido no Brasil nos últimos
anos. “Segundo dados Fenabrave, as vendas de ônibus aumentaram 20,58% em 2013
em comparação a 2012. Em razão da necessidade de renovação natural das frotas,
da realização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil™ e dos Jogos Olímpicos de
2016, o cenário parece bastante promissor. Há uma lacuna de ofertas de pneus
para esse segmento específico que pretendemos ocupar”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário