Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Continental: ContiGol, o novo pneu da marca Para segmento urbano na Copa do Mundo



Modelo equipará os ônibus que transportarão as equipes que vão disputar a Copa do Mundo no Brasil

Luís Alberto Caju

 Apresentado na Fenatran 2013 em novembro último, o ContiGol, pneu que equipará  os ônibus responsáveis pelo traslado das 24 delegações que disputarão a Copa do Mundo da FIFA no Brasil™ a partir do próximo mês de junho, já está disponível para comercialização na rede de revendas da marca em todo o território nacional. A Continental Pneus é patrocinadora oficial do evento.
 Voltado para atender às severas exigências do segmento de transporte urbano de passageiros e disponível inicialmente na medida 275/80R22, 5, o ContiGol emprega em sua fabricação um novo composto de rodagem que garante uma quilometragem até 30% superior quando comparado ao seu antecessor. Projetado com novo design, ele teve o seu talão reforçado de forma a aumentar o seu índice de recapabilidade. A partir da segunda quinzena de fevereiro, a Continental iniciará a produção em sua fábrica em Camaçari, na Bahia, do ContiGol na medida 295/80R22. 5.

 O ContiGol possui ainda outras tecnologias inovadoras, como o Air Keep Inner LinerTM, que mantém a pressão interna do pneu a um nível ótimo por um tempo até 50% superior em relação às tecnologias convencionais. Isso ocorre graças ao emprego de uma estrutura molecular mais densa no liner (parte interna do pneu) que proporciona menor perda de ar.

“Seu desenvolvimento surgiu da constatação de que a maioria das frotas tem dificuldades para calibrar a pressão dos pneus semanalmente, frequência recomendada pelos fabricantes”, explicou o coordenador Fernando Peruzzo, do desenvolvimento de produtos comerciais da Continental Pneus Mercosul.

 Com a adoção dessa tecnologia, a carcaça sofre menos deformações prolongando sua vida útil e seu índice de reforma. Essa redução de deformação mantém a resistência do pneu ao rolamento em um nível ideal com reflexos na economia de combustível e na menor emissão de CO2 na atmosfera. O Air Keep Inner LinerTM mantém o perfil externo do pneu na dimensão adequada, distribuindo a carga do veículo de uma forma homogênea, minimizando desgastes irregulares.

 Outro destaque do ContiGol da Continental é o VAITM (Indicador Visual de Alinhamento), um sistema inteligente que monitora e alerta o condutor para eventuais problemas na geometria do veículo. Indicadores com sinais de “+” e de “-” estão assinalados nas ranhuras da banda de rodagem. Com o uso, as sinalizações vão “desaparecendo” e alertam para situações relacionadas ao desgaste do pneu, tais como sulco remanescente de 6,5 mm, representando que ele já atingiu metade de sua vida útil, e 3,0 mm, marca que recomenda promover a recapagem.

 “Desenvolvemos o ContiGol para atender às duras exigências do transporte urbano, que inclui paradas frequentes e variação contínua tanto da velocidade como de percurso. Nestas condições é extremamente importante o emprego de um pneu capaz de apresentar alta resistência, maior durabilidade e elevado índice de recapabilidade”, ressaltou o gerente de Vendas, Glen Carson, da área de pneus para veículos comerciais da Continental Pneus Mercosul.

 Carson lembra que o segmento de transporte urbano de passageiros tem crescido no Brasil nos últimos anos. “Segundo dados Fenabrave, as vendas de ônibus aumentaram 20,58% em 2013 em comparação a 2012. Em razão da necessidade de renovação natural das frotas, da realização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil™ e dos Jogos Olímpicos de 2016, o cenário parece bastante promissor. Há uma lacuna de ofertas de pneus para esse segmento específico que pretendemos ocupar”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário