![]() |
A BMW X5 faz em 5 segundos de 0 a 100 km/h, e velocidade máxima de 250 km/h |
Luís Alberto
Caju
A BMW combina a
eficiência com o prazer de dirigir, aproximando-se cada vez mais da mobilidade
isenta de emissões, seguindo assim a filosofia do BMW EfficientDynamics. A BMW
Group conseguiu reduzir em 30% as emissões de CO2 da sua frota de novos
veículos na Europa, desde 1998, e pretende reduzi-las em mais 25%, até ao verão
de 2020. A gestão energética inteligente dos seus veículos, a construção de
baixo peso, as melhorias aerodinâmicas e as medidas para tornar os motores mais
eficientes são mais um passo para um futuro isento de emissões, permitindo
tornar já realidade a mobilidade sustentável.
Todos os veículos BMW usam as mais modernas tecnologias do programa BMW EfficientDynamics, entre elas o BMW TwinPower Turbo, a função Auto Start Stop e o modo ECO PRO. Outro ponto importante é o desenvolvimento de inovadoras formas de tração, como as tecnologias BMW ActiveHybrid e BMW eDrive, bem como o projeto BMW Hydrogen 7, ou seja, a tração a hidrogênio.
Inspirada na filosofia EfficientDynamics, a BMWi desenvolve novos conceitos de veículos visionários para a mobilidade elétrica, tais como o BMW i3 (veículo Megacity) e o BMW i8. A BMW aposta aqui num conjunto de comprovadas tecnologias BMW EfficientDynamics, tirando partido da sua longa experiência no setor da construção de baixo peso, com o recurso às fibras de carbono. A recompensa para os incansáveis esforços dos engenheiros da BMW é uma significativa redução do consumo e emissões dos veículos da marca e um aumento simultâneo do desempenho e do prazer de dirigir – para que possa desfrutar mais de cada viagem.
Todos os veículos BMW usam as mais modernas tecnologias do programa BMW EfficientDynamics, entre elas o BMW TwinPower Turbo, a função Auto Start Stop e o modo ECO PRO. Outro ponto importante é o desenvolvimento de inovadoras formas de tração, como as tecnologias BMW ActiveHybrid e BMW eDrive, bem como o projeto BMW Hydrogen 7, ou seja, a tração a hidrogênio.
Inspirada na filosofia EfficientDynamics, a BMWi desenvolve novos conceitos de veículos visionários para a mobilidade elétrica, tais como o BMW i3 (veículo Megacity) e o BMW i8. A BMW aposta aqui num conjunto de comprovadas tecnologias BMW EfficientDynamics, tirando partido da sua longa experiência no setor da construção de baixo peso, com o recurso às fibras de carbono. A recompensa para os incansáveis esforços dos engenheiros da BMW é uma significativa redução do consumo e emissões dos veículos da marca e um aumento simultâneo do desempenho e do prazer de dirigir – para que possa desfrutar mais de cada viagem.
Aerodinâmica
O design do veículo
insere-se na filosofia BMW EfficientDynamics. O otimizado spoiler dianteiro
sofreu consideráveis melhorias aerodinâmicas, bem como a parte de baixo do
veículo, onde vários itens inovadores contribuem para reduzir a resistência do
ar e, consequentemente, o consumo de combustível.
O design do spoiler
dianteiro obedece claramente à filosofia BMW EfficientDynamics. As cortinas de
ar integradas desviam a corrente de ar através de duas entradas de ar
verticais, passando este para o exterior, junto às caixas de rodas dianteiras.
A corrente de ar forma uma “cortina” junto à zona exterior das rodas, e o
sistema de ventilação “Air Breather” canaliza o ar, de forma a contornar as
rodas dianteiras. Esses componentes inovadores permitem reduzir as turbulências
e a resistência do ar e, consequentemente, o consumo de combustível.
O comando da grade ventiladora verifica, através do respectivo sensor, se o motor precisa de ar de refrigeração, abrindo ou fechando as aletas da grade, de acordo com as necessidades. Essa medida permite melhorar a aerodinâmica, encurtando a fase de aquecimento do bloco motriz e reduzindo o consumo de combustível.
O spoiler traseiro integrado no teto e o spoiler na tampa do porta-malas formam um conjunto particularmente eficiente que permite otimizar a aerodinâmica. A interrupção da corrente de ar na traseira através dos dois componentes viabiliza uma redução quase total das turbulências e do efeito de resistência ao ar.
O comando da grade ventiladora verifica, através do respectivo sensor, se o motor precisa de ar de refrigeração, abrindo ou fechando as aletas da grade, de acordo com as necessidades. Essa medida permite melhorar a aerodinâmica, encurtando a fase de aquecimento do bloco motriz e reduzindo o consumo de combustível.
O spoiler traseiro integrado no teto e o spoiler na tampa do porta-malas formam um conjunto particularmente eficiente que permite otimizar a aerodinâmica. A interrupção da corrente de ar na traseira através dos dois componentes viabiliza uma redução quase total das turbulências e do efeito de resistência ao ar.
Modo ECO PRO
Quando o condutor liga o
modo ECO PRO tudo funciona com a máxima eficiência, viabilizando uma redução do
consumo de combustível, dependendo do estilo de condução individual, segundo
uma pesquisa interna da BMW.
É possível poupar mais combustível, se o condutor optar pela
função de condução “rolar”, em regime de desaceleração. A curva característica
do acelerador e da transmissão, o ponto de mudança de velocidade e o
funcionamento do aquecimento e do ar condicionado são otimizados de forma
inteligente.
O condutor pode ver no
painel de instrumentos multifuncional quais as ações do programa BMW
EfficientDynamics que foram acionadas para reduzir o consumo. O modo ECO PRO dá
também indicações ao condutor sobre uma condução mais eficiente.
Um outro componente do modo ECO PRO é a função “rolar“, em regime de desaceleração. Se o condutor levanta o pé do acelerador com o veículo circulando a uma velocidade entre 50 e 160 km/h e não usa o freio, o veículo rola desacoplado do motor, poupando combustível.
Um outro componente do modo ECO PRO é a função “rolar“, em regime de desaceleração. Se o condutor levanta o pé do acelerador com o veículo circulando a uma velocidade entre 50 e 160 km/h e não usa o freio, o veículo rola desacoplado do motor, poupando combustível.
A potência é empurrada
por um motor V8-4 4L, 450 CV de potência, 650 Nm de torque, câmbio automático
de 8 marchas com tração steptronic integral. Acelera de 0 a 100 km/h em 5
segundos. Atinge máxima de 250 km/h. Tudo amparado no controle automático de
estabilidade e tração com ABS integrado, seis Airbags, pneus com tecnologia Run
Flat.
Principais equipamentos
Os principais
equipamentos do BMW X5 são: Sport (pacote de conectividade completo de
navegação professional), Pacote M Sport de Conectividade incluindo Internet,
BMW Live e BMW Apps, câmera com Top View (360º), faróis de LED, telefonia com
Bluetooh e USB, teto panorâmico em cristal, sistema de som Harman Kardon, ar-condicionado
automático digital com quatro zonas.
![]() |
Entre vários equipamentos, o sistema de som Bang&Olufsen oferece sonoridade viva, brilhante e acústica |
Ele conta também com sistema de entretenimento traseiro
profissional, sistema automotivo de abertura e fechamento do porta malas,
bancos dianteiros esportivos e elétricos, sensor de estacionamento frontal e
traseiro, regeneração de energia de frenagem, assistente de farol alto, direção
ativa, câmbio esportivo com Shift Paddle, função auto start stop, pacote de
luzes internas, retrovisores externos automáticos rebatíveis, além de porta
malas com 650 litros e revestimento em Couro Dakota. Suas rodas são M de liga
leve Double Spoke estilo 469, aro 20.
Sistema de som
O BMW X5 tem Sistema de som opcional Bang & Olufsen oferecendo
uma sonoridade viva e brilhante e acústica extraordinária, graças ao
processamento de sinais digitais dotado de tecnologia Dirac.
Para isso contribuem 16 alto-falantes ativos, com potência de
1.200 watts, incluindo um alto-falante central que sai automaticamente do
suporte do painel onde está alojado. Este alto-falante vem dotado de sons
médios e usa a inovadora tecnologia Acoustic Lens, garantindo qualidade de som
constante e perfeita em todo o interior.
Você pode, portanto escolher entre duas qualidades de som: o modo “Studio” com um som cristalino ou o modo “Expanded” que oferece maior expansão da acústica. A iluminação da cobertura frontal dos alto-falantes completa o prazer audiovisual.
Você pode, portanto escolher entre duas qualidades de som: o modo “Studio” com um som cristalino ou o modo “Expanded” que oferece maior expansão da acústica. A iluminação da cobertura frontal dos alto-falantes completa o prazer audiovisual.
Entretenimento Profissional
O BMW X5 oferece o melhor entretenimento nos bancos traseiros principalmente
nas longas viagens. Tudo graças ao opcional Sistema de Entretenimento Profissional.
Ele inclui o leitor de DVD e monitores dois núcleos de 9,2
"com ângulo de inclinação regulável, que podem ser comandados
independentemente um do outro. Dependendo
dos equipamentos especiais, os passageiros podem usar como funções de TV,
Rádio, Leitor de DVD e navegação (Independentes em relação ao motorista), bem
como navegar na internet por comando remoto por meio da função ConnectedDrive,
de forma que não cause nenhuma distração ao motorista, pois os ocupantes dos
bancos de trás podem usam fones de ouvidos sem fio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário