Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Volkswagen: Fox Highline 1.6 I Motion 2014 vem com câmbio automatizado de cinco marchas

O novo Fox Highline 1.6 I Motion tem vários opcionais

O câmbio de cinco marchas é automatizado

O quadro de instrumentos recebeu novos grafismos

O veículo vem equipado com rodas de aço 15"




Luís Alberto Caju


  Para 2014, as novas linhas para Novo Gol, Fox e Novo Voyage adotarão a nomenclatura global Highline para as versões topo de linha, pela primeira vez em modelos fabricados no Brasil. Outro destaque é a ampliação da oferta de conteúdo de série nos modelos, tornando os automóveis da marca ainda mais atraentes ao consumidor. Os opcionais dão ao cliente a possibilidade de configurar o carro que melhor atende as suas necessidades. 


  Nos modelos Fox Highline, um dos principais destaques é a nova arquitetura eletrônica,  possibilitando receber recursos tecnológicos inéditos em seu segmento e disponíveis apenas em modelos de categorias superiores. O quadro de instrumentos recebe novos grafismos e há oferta, como opcional, do rádio RCD-320, com CD Player MP3, entradas USB, SD-Card e Auxiliar, Bluetooth integrado e interface para smartphone.


 Conectado ao rádio está outra exclusividade do Fox: o PDC (Parking Distance Control), ou controlador de distância ao estacionar. Quando equipado com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros (opcional), o Fox 2014 exibe na tela central do rádio a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando da traseira à medida que a distância do obstáculo diminui.


  Não apenas o nome da versão mudou: sua lista de itens de série passa a contar, por exemplo, com ar-condicionado. Em seu interior, o Fox adota o novo conceito de acionamento de faróis e lanternas com comando rotativo integrado ao painel de instrumentos, à esquerda da coluna de direção, o que garante maior conforto e ergonomia. O botão possui acabamento refinado em "chrome effect".


  Além de novos equipamentos de série, tecidos e acabamentos internos e externos diferenciados, com o Fox Highline o motorista tem o conforto de um câmbio automático com a esportividade das trocas manuais. Opção tecla “S” para condução mais esportiva.  A direção é hidráulica, quatro alto falantes e dois tweeters, freios ABS, air bag para motorista e passageiro, roda aço 15”. 


  Ele também conta com três frisos laterais com insertos cromados, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis e lanterna de neblina, lanternas traseiras escurecidas, display  multifuncional/computador de bordo, spoiler traseiro na cor do veículo, função troca de marchas condução esportiva, troca de marchas via borboletas no volante (opcional), câmbio manual automatizado de cinco marchas e quatro portas.



Pneu: item importante na manutenção do veículo


Com pneu "careca" o risco de acidente é maior




   São poucos os motoristas que fazem uso inteligente dos pneus, prolongando sua vida útil, além de conferir mais segurança e gerar ganho de quilometragem rodada. Na avaliação do gerente geral de Vendas e Marketing da Bridgestone do Brasil, Marcos Aoki, que atua no segmento automotivo há mais de 25 anos, é recomendável calibrar semanalmente este item tão importante em qualquer veículo, fazer o rodízio e tomar cuidado para evitar a sobrecarga e direção agressiva, prolongando sua durabilidade e economia ao transportador ou pessoa física. 

  “Para obter o máximo de desempenho dos pneus, é necessário pensar além de sua própria manutenção e considerar o veículo como um todo, pois toda tecnologia desenvolvida pela engenharia das montadoras para movimentar e frear o veículo depende dos pneus. Afinal, ele é a única ligação com o solo, além de suportar todo peso de sua carga”, explicou. 

  Segundo Aoki, os caminhões, por exemplo, são compostos por um conjunto de sistemas atuando diretamente sobre os pneus (amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas). “Ao fazer a revisão periódica visando manter esses itens sempre em dia, acaba gerando segurança e economia ao transportador, pois evita perda de quilometragem, permitindo trafegar com mais tranquilidade, visto que os pneus desgastam de forma mais uniforme e lenta, preservando sua carcaça e garantindo melhor índice de recapagem”, ressaltou. 

  Aoki explica que o motorista precisa fazer dos cuidados algo rotineiro, como alinhar o sistema de direção e suspensão, balancear os pneus periodicamente. Principalmente quando o veículo sofrer forte impacto, e os componentes da suspensão forem substituídos, ele estiver puxando para um dos lados, ocorrer a troca dos pneus ou  apresentarem desgastes irregulares. 

  “Nos centros de serviços BTS (Bandag Truck Service), a maior rede de serviços do Brasil para caminhões e ônibus, o transportador encontra, além de pneus novos e recapagem, um posto de serviço para manutenção completa, sem perda de tempo na parada”, disse. Segundo Aoki, os motoristas não precisam mais se deslocar de uma loja para outra visando realizar a manutenção dos veículos, equilibrando os gastos de modo rápido, prático e eficiente.




Peugeot: sucesso do crossover 2008 aumenta produção na França


Modelo também será produzido no Brasil

Interior luxuoso do crossover urbano da Peugeot

   O novo crossover urbano da Peugeot já tem mais de 26 pedidos na Europa, ampliando a produção na fábrica de Mulhouse, França. Lançado há dois meses no mercado europeu, o Peugeot 2008 também será vendido no Brasil e será produzido em Porto Real, Rio de Janeiro, na mesma plataforma do compacto 208. 

  Os pedidos são mais de 12 mil na França, 3 mil na Itália e 3 mil na Alemanha, entre vários mercados daquele continente. Desse total, 73% correspondem às versões superiores.  A partir de setembro, a produção do modelo será ampliada progressivamente, passando de 310 unidades/dia para 520/unidades/dia. Em outubro, apenas um mês depois, esse total será ampliado para 615 veículos/dia. 

  Por causa do na produção, a planta de Mulhouse terá uma equipe complementar de 200 novos funcionários, transferidos das unidades industriais de Aulnay e Rennes. A jornada de trabalho acabará ampliada em 13 dias até o fim de 2013.


Bridgestone Bandag promove concurso cultural

O concurso é relacionado ao circuito 2013 da Fórmula Truck


   A Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus, lançou no dia 25 de junho, em Campinas (SP)  concurso cultural relacionado ao circuito 2013 da Fórmula Truck. A campanha “Sua Frase de Caminhão” levará um ganhador de cada cidade onde serão realizadas as próximas etapas da competição, com acompanhante, para conferirem a prova no HC VIP da Bridgestone. A ação é válida até 02 de dezembro, quando se encerram as inscrições.

 Para concorrer, o participante deverá acessar a aba “Frases de Caminhão” no Facebook da Bridgestone do Brasil (www.facebook.com/bridgestonebrasil), preencher o cadastro e criar uma frase de caminhão com até 150 caracteres com um dos três temas sugeridos: “performance na estrada”, “segurança na estrada” e “tecnologia na estrada”. 

 O autor da melhor frase de cada etapa ganhará um par de ingressos para a prova da Fórmula Truck e terá sua sugestão postada na fan page da Bridgestone. É necessário o participante residir na cidade onde a competição será realizada. Excepcionalmente na próxima etapa, que acontecerá em São Paulo, a ação presenteará cinco ganhadores.

 A divulgação dos ganhadores será realizada na aba “Frases de Caminhão”, no Facebook da Bridgestone do Brasil. O regulamento completo está disponível também na fan page.