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domingo, 23 de fevereiro de 2025

Peugeot 402 chega aos 90 anos

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Radiografia da Notícia


* Esse modelo introduziu muitos elementos originais e foi o ponto de
partida para todos os tipos de estudos e inovações

* O estilo do PEUGEOT 402 foi fortemente influenciado pelas principais
tendências estéticas de sua época

* Como era habitual naqueles anos, o PEUGEOT 402 foi comercializado em
várias silhuetas e estilos de carroceria

Luís Alberto Alves/Hourpress

Em uma época marcada pela uniformidade na estética dos carros, a
Peugeot ousou dar um passo à frente com o lançamento do atraente e
elegante Peugeot 402 em 1935. Fortemente influenciado pelo design dos
grandes salões americanos da época, que pode ser visto em elementos
como as linhas curvas, o perfil arredondado, o para-brisa dividido em
duas partes, a carroceria grande ou a presença de seis janelas, esse
modelo introduziu muitos elementos originais e foi o ponto de partida
para todos os tipos de estudos e inovações.

Apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 1935, o Peugeot 402
chegou ao mercado para substituir dois modelos-chave da gama: o
Peugeot 401 e o 601. Seu design inconfundível foi obra de Henri
Thomas, na época chefe do Departamento de Design de Carroceria da
empresa sediada em Sochaux. Fiel à filosofia da marca, ele evitou
soluções complicadas e dispendiosas e optou por formas fluidas e
equilibradas que estabeleceriam as bases estéticas dos modelos da
Marca do Leão até a Segunda Guerra Mundial. Nas laterais, ele eliminou
os estribos comuns na década de 1930, enquanto na dianteira e na
traseira, optou pela originalidade de integrar os faróis e as
lanternas traseiras à carroceria pela primeira vez na história do
automóvel.

O estilo do Peugeot 402 foi fortemente influenciado pelas principais
tendências estéticas de sua época. Por um lado, o “Streamline
Moderne”, também conhecido como “estilo aerodinâmico”, conferiu beleza
e funcionalidade à sua silhueta, além de dar uma sensação de
velocidade e dinamismo. Na década de 1930, era sinônimo de
modernidade. O “Art Déco” deixou sua marca em suas linhas longas e
horizontais, sua sequência de áreas curvas, suas pequenas janelas e a
presença de elementos inspirados no mundo náutico.

Drive

Como era habitual naqueles anos, o Peugeot 402 foi comercializado em
várias silhuetas e estilos de carroceria, como o Interior Drive, o
Coach Cabriolet de 4 lugares, o Roadster de 2 lugares, o Commercial e
o 402 L, projetado como táxi e limusine, com 3,30 metros de
comprimento.

Uma menção especial deve ser feita ao Peugeot 402 Eclipse, equipado
com uma capota rígida na cor da carroceria que se dobrava e se retraía
automaticamente no porta-malas com a ajuda de um controle elétrico.
Uma revolução, obra do designer Georges Paulin e do construtor de
carrocerias Marcel Pourtout.

Todas as versões do Peugeot 402 eram equipadas com um moderno motor de
quatro cilindros e 1.991 cm3 que desenvolvia 55 cv e era capaz de
atingir 120 km/h. No entanto, o protótipo 402 Andreau, também
conhecido como N4X, foi ainda mais longe em termos de aerodinâmica e
ampliou o desempenho desse motor para 140 km/h, reduzindo o consumo de
combustível em 30%.

Esportivo

Refletindo a elegância automotiva francesa, o Peugeot 402 teve uma
longa carreira no cinema, e não apenas na França. Nas produções de
Hollywood, ele apareceu em “Meia-noite” (1939), de Mitchell Leisen,
estrelado por Claudette Colbert e Don Ameche, e em “Os homens preferem
as loiras” (1953), estrelado por Marilyn Monroe.

No lado esportivo, o PEUGEOT 402 Darl'Mat, que teve desempenhos
excepcionais nas 24 Horas de Le Mans, incluindo uma vitória na
categoria de 2 litros com a equipe De Cortanze-Cortet, abrindo caminho
para outras vitórias da PEUGEOT até os dias atuais.



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