Luís Alberto Alves/Hourpress
Linha
elétrica brasileira: caminhões VW e-Delivery que serão produzidos no País são
destaques na Fenatran 2019.
Família
Delivery ganha novos integrantes e gama MAN TGX agrega atributos para
potencializar o conforto a bordo.
Novo
visual externo e interno: linha Constellation traz novidades para os caminhões
médios, pesados e extrapesados favoritos do mercado.
Vocação
sob medida: com o maior portfólio de veículos vocacionais do mercado, VW
Caminhões e Ônibus agrega funcionalidades aos modelos Robust, prontos para
qualquer trabalho.
Líder
de Mercado: Delivery estreia transmissão automatizada e revoluciona o mercado
com versão fora de estrada 4x4.
A VW Caminhões e Ônibus leva seu portfólio completo de mobilidade para a
22ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
– que acontece de 14 a 18 de outubro deste ano, no São Paulo Expo Exhibition
& Convention Center.
Além de novidades dos leves aos extrapesados, a fabricante sai mais uma
vez na frente ao anunciar a produção dos caminhões e-Delivery de 11 e 14
toneladas a partir do próximo ano.
caminhões elétricos, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de
fornecedores de maneira integrada e facilitando o acesso à tecnologia elétrica
em veículos comerciais.
Entre os caminhões Delivery a diesel a VWCO também é pioneira: o
caminhão leve mais vendido do Brasil estreia agora como Delivery 11.180 4x4,
com tração especial e força para rodar em qualquer terreno. A novidade já entra
para a história como a única da categoria com essa configuração para o
transporte de mercadorias ou prestação de serviços específicos.
E para as operações urbanas também tem inovação: os modelos VW Delivery
9.170 e 11.180, já líderes em suas categorias, contam com nova versão V-Tronic,
que pode gerar um incremento no lucro operacional de cerca de 10%.
A família Constellation combina novidades no design à robustez para o
trabalho pesado com a gama de vocacionais Robust. Dentre os destaques está a
evolução da transmissão automatizada V-Tronic que equipa o icônico
Constellation 24.280.
Acompanhando a demanda da automatização no segmento rodoviário, o modelo
passa a contar com a caixa Eaton MHD de dez velocidades, que chega para ampliar
o conforto e a produtividade das viagens de curtas e médias distâncias, com
máxima capacidade de controle nas trocas de marcha, redução de consumo de
combustível e mais facilidade de manobras em baixa velocidade e ré.
A linha MAN TGX estende sua lista de atributos com uma dose extra de
conforto: a suspensão pneumática. O item passa a ser um opcional para os cavalo
mecânicos nas versões 6x2 e 6x4.
VWCO oficializa
parceiros para produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros
§ Bosch,
CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra celebram a criação do
inédito e-Consórcio durante a Fenatran, uma das maiores mostras de veículos
comerciais do mundo.
VWCO
anuncia seu primeiro caminhão elétrico produzido em série: e-Delivery 14
toneladas.
Adequação
do complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ) já começou e
utiliza aportes do atual ciclo de investimento de R$ 1,5 bilhão.
A VW Caminhões e Ônibus dá um grande passo na viabilização da mobilidade
elétrica: acaba de oficializar seus parceiros para a produção dos primeiros
caminhões elétricos brasileiros. Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg,
Meritor e Eletra fazem parte do inédito e-Consórcio no complexo de
desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ). A celebração do nascimento
do e-Consórcio ocorreu na 22ª edição da Fenatran, uma das maiores mostras de
veículos comerciais do mundo, em São Paulo (SP).
A produção em série já tem data marcada: começa em 2020, com e-Delivery
14 toneladas, que será o primeiro do portfólio elétrico da VWCO. As adequações
na fábrica já estão em andamento e envolvem preparação para montagem dos
componentes elétricos, energização dos veículos e inspeção de qualidade em área
especialmente designada para o e-Delivery. Na sequência será a vez do
e-Delivery 11 toneladas somar-se à linha elétrica.
“Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial.
Juntos, VWCO e parceiros, somamos forças para tornar viável a produção e
aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”,
afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
É a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a
infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses
caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de
maneira tão integrada. Com isso, o e-Consórcio vai facilitar o acesso à
tecnologia elétrica em veículos comerciais.
Entre as atividades de cada parceiro do e-Consórcio estão:
§ Siemens, para fornecimento de infraestrutura, carregadores e energia
para clientes.
§ CATL e Moura, para fornecimento, gerenciamento, distribuição e
manutenção de baterias.
§ Bosch e WEG para fornecimento de componentes.
§ Semcon para prestação de serviços de engenharia.
§ Meritor em eixos de veículos elétricos.
§ Eletra como parceria estratégica.
e-Consórcio e Consórcio Modular: novo capítulo em pioneirismo
A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema
de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação: nesse modelo,
sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos
veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de
qualidade e redução dos custos.
O e-Consórcio é o próximo passo. Justamente pela demanda de viabilização
da tecnologia elétrica, entram novas empresas parceiras nesse modelo de negócio
para expandir sua atuação para além dos portões da fábrica, indo onde o cliente
estiver. E isso envolve, por exemplo, análise e instalação de terminais para
recarga nas garagens dos clientes, em qualquer ponto do Brasil.
Conheça o primeiro caminhão elétrico brasileiro em série
O primeiro caminhão desenvolvido no Brasil a entrar em produção em série
em 2020 é o e-Delivery 14 toneladas, concebido na configuração 6x2. O modelo
traz novo conjunto de trem de força e arquitetura modular para atender todo o
portfólio de veículos comerciais elétricos Volkswagen. O motor elétrico entrega
até 260kW de potência com autonomia de até 200 km, variando de acordo com as
condições de operação. A recarga das baterias pode ser realizada de forma
flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas), de forma a atender às mais
variadas demandas da operação, assim como a disponibilidade de infraestrutura.
O e-Delivery 14 toneladas também
traz sistema de leitura inteligente da massa transportada pelo veículo para
ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode. Chassis, rodas
e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha
Delivery, compartilhando componentes da plataforma para garantir a sinergia e
escala de componentes também com a família diesel, visando à consequente
redução de custos.
Além de baixíssimo nível de ruído e emissões zero, o conforto é
assegurado pelo exclusivo sistema de suspensão a ar, que torna a experiência a
bordo muito mais confortável, reduzindo a fadiga e colaborando para o aumento
da produtividade da operação.
A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema
de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação: nesse modelo,
sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos
veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de
qualidade e redução dos custos.
O e-Consórcio é o próximo passo. Justamente pela demanda de viabilização
da tecnologia elétrica, entram novas empresas parceiras nesse modelo de negócio
para expandir sua atuação para além dos portões da fábrica, indo onde o cliente
estiver. E isso envolve, por exemplo, análise e instalação de terminais para
recarga nas garagens dos clientes, em qualquer ponto do Brasil.
Conheça o primeiro caminhão elétrico brasileiro em série
O primeiro caminhão desenvolvido no Brasil a entrar em produção em série
em 2020 é o e-Delivery 14 toneladas, concebido na configuração 6x2. O modelo
traz novo conjunto de trem de força e arquitetura modular para atender todo o
portfólio de veículos comerciais elétricos Volkswagen. O motor elétrico entrega
até 260kW de potência com autonomia de até 200 km, variando de acordo com as
condições de operação. A recarga das baterias pode ser realizada de forma
flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas), de forma a atender às mais
variadas demandas da operação, assim como a disponibilidade de infraestrutura.
O e-Delivery 14 toneladas também
traz sistema de leitura inteligente da massa transportada pelo veículo para
ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode. Chassis, rodas
e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha
Delivery, compartilhando componentes da plataforma para garantir a sinergia e
escala de componentes também com a família diesel, visando à consequente
redução de custos.
Além de baixíssimo nível de ruído e emissões zero, o conforto é
assegurado pelo exclusivo sistema de suspensão a ar, que torna a experiência a
bordo muito mais confortável, reduzindo a fadiga e colaborando para o aumento
da produtividade da operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário