Marca atingida chega a 11 mil veículos ativos; custo competitivo permite acompanhamento em tempo real e garante retorno imediato de investimento
Luís Alberto Alves/Hourpress
A Scania atualmente é
referência em soluções de mobilidade para as empresas, para a sociedade e para
o meio ambiente. Boa parte de sua reputação no mercado vem de soluções
inovadoras, como os Serviços Conectados, que oferecem os pacotes Análise
(gratuito) e Desempenho (pago e mais completo). Em agosto, a unidade brasileira
atingiu a liderança de pacotes Desempenho no ranking mundial entre os mais de
cem países onde a montadora atua e comercializa serviços. São mais de 11 mil veículos rodando com o pacote, que representam
44% dos Serviços Conectados ativos.
“Na prática, os clientes
Desempenho são aqueles que investem porque acreditam no custo-benefício da
ferramenta, e também na diminuição de custos como combustível, desgaste de
pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do caminhão. Chegamos à
liderança mundial, mas queremos mais. Nossa meta é manter essa performance”,
analisa Alex Barucco, responsável pelos Serviços Conectados da Scania no
Brasil.
Como funcionam os pacotes
O pacote Análise, que é
gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho,
que oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em
tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante
um retorno imediato do investimento.
A solução Scania, ao
possibilitar alternativas mais rentáveis, garante uma importante ferramenta
para otimizar o trabalho de seus clientes. No dia a dia ajuda o transportador a
melhorar a performance e gestão da frota com o uso inteligente de dados e o
trabalho em parceria e suporte com a rede de concessionárias da marca.
Por meio dos Serviços
Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalados de
fábrica nos modelos desde 2016. Para veículos a partir de 2012, é possível
instalar o sistema, com valor competitivo e atraente.
25 mil veículos conectados no Brasil
Lançados em 2017, os pacotes
Análise e Desempenho fazem a diferença na nova gestão dos clientes de
transportes de cargas. Em setembro, a Scania superou a
marca de 25 mil veículos conectados no Brasil
e caminha firme para atingir 30 mil até o final deste ano.
Do total, são 23.900 caminhões (94%) e 1.500
ônibus (6%) ativos com o serviço. Os números mundiais são impressionantes:
chegam a mais de 400 mil veículos comerciais conectados, que geram dados para
melhorias nas operações e economia aos clientes Scania.
“Os Serviços Conectados são
uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos
operacionais. Os dados são disponibilizados online para a Scania e sua rede de
concessionárias, capilarizada pelo Brasil e muito bem treinada. Assim,
oferecemos um importante trabalho de apoio para quem usa veículos Scania,
reduzindo gastos, aumentando o tempo do veículo rodando e tornando o serviço
mais rentável e competitivo. O resultado é uma maior satisfação de nossos
clientes”, conclui Barucco.
Além do desenvolvimento
competitivo de seus veículos, nos últimos anos a Scania vem trabalhando forte
para aumentar os benefícios de automação. O foco é oferecer modelos com
capacidade de transmitir não apenas dados, mas também informações e soluções a
partir destes módulos de conectividade.
O crescimento dos veículos
conectados Scania vem apresentando números impressionantes nos últimos dois
anos. Em 2017, eram 6.800 unidades, que passaram a 15 mil em 2018 e agora superando a marca de 25 mil nestes nove meses
fechados do ano.
Balanço de Serviços em 2019: Projeções otimistas
O acumulado de 2019 para os serviços tem sido
extremamente positivo. Comparando-se o período de janeiro
a setembro de 2019 com o mesmo de 2018, as vendas de programas de manutenção (PMS)
aumentaram 37%. O portfólio cresceu 44% em comparação a 2018 (de 9.580 para
13.908 veículos com PMS) e a meta estabelecida está em 16 mil veículos até o
final do ano. Atualmente, o Plano Flexível já representa 70% de todos os PMS
vendidos para caminhões novos.
O revolucionário programa com planos flexíveis
já está presente em mais de 6 mil veículos e representa aproximadamente 50% nas
vendas dentre todas as modalidades de PMS, e 45% do portfólio total dos
programas ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário