Luís
Alberto Alves
Fortes
investimentos em inovação tecnológica amparados por uma política de longo prazo
de valorização de pessoal trazem resultados históricos para a empresa
Com uma
linha de produtos reformulada, diversos lançamentos e inovações tecnológicas
que oferecem maior rentabilidade à operação de transporte rodoviário de carga,
a Librelato é uma das empresas que mais cresce no mercado brasileiro nos
últimos anos em seu segmento.
No ano em
que completa 49 anos de atividades, a empresa apresentou resultados
surpreendentes e crescimento sustentável. De janeiro a maio deste ano, a
Librelato comercializou 2,7 mil unidades, registrando expansão de mais de 80%
em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 1,3 mil
implementos rodoviários da marca no país.
“Nosso
resultado extraordinariamente positivo de vendas, mais do que dobrando o volume
deste ano em relação ao montante comercializado no mesmo período do ano
passado, é um indicativo inequívoco de que os transportadores estão buscando
produtos que oferecem qualidade superior e, sobretudo, maior rentabilidade
operacional”, comenta José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.
Dobrando o
volume de vendas neste ano em relação ao ano passado, a Librelato foi a
implementadora que obteve a maior expansão no mercado nacional, além de já ter
comercializado cerca de 1.000 unidades para o mercado externo e da linha sobre
chassi em 2018. “Esse é o resultado de um longo processo de fortes inversões em
inovação e desenvolvimento de produtos que basicamente são mais leves, mais
robustos e mais sustentáveis” diz Sprícigo.
Os
resultados da Librelato surpreendem quando se compara o crescimento da média
mensal de vendas de implementos. Neste ano, a média de vendas mensais da
empresa subiu para 550 unidades contra 300 unidades vendidas por mês no
primeiro semestre de 2017.
De acordo
com Sprícigo, com a recuperação da atividade econômica, especialmente no setor
do agronegócio, a expectativa é que o segmento de implementos feche este ano
com um crescimento da ordem de 50% em relação ao ano passado. Contudo, com toda
a linha de produtos modernizada, e com a surpreendente performance de vendas de
janeiro a maio deste ano, a empresa estima que fechará 2018 com histórica
expansão de mais de 80%.
Dando
prosseguimento à sua política de constante inovação tecnológica, que tem como
objetivo sempre proporcionar melhor produtividade ao transportador,
recentemente a empresa apresentou ao mercado mais três novidades: a nova tampa
“Eco +” da caixa de carga da linha graneleira, equipamento mais leve e mais
resistente; implementou o sistema EBS com suspensão pneumática (item opcional)
que gera mais segurança à operação e o revestimento da Basculante Premium, que
foi patenteado com um formato único no Brasil.
“Com essa
política de investimentos em inovação tecnológica, respeito ambiental e, acima
de tudo, valorização de nossa mão-de-obra, estamos agora colhendo os frutos
deste trabalho”, comemora Sprícigo. A Librelato é a implementadora que mais
cresceu neste ano, uma das três principais fabricantes de implementos do
Brasil, tanto em faturamento quanto em unidades comercializadas e é também, a
segunda maior exportadora brasileira de implementos rodoviários.
Unidades
Industriais
Atualmente,
a Librelato possui três unidades fabris responsáveis principalmente pelos
produtos de linha pesada (reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e
rodotrens), sendo duas em Içara-SC e uma em Criciúma-SC. Além destas unidades,
a Librelato conta também com mais uma unidade em Orleans-SC, a Libremac,
dedicada à produção de carrocerias sobre chassi. Para suportar comercialmente o
crescimento da marca no Brasil, a Librelato conta com 54 revendas
estrategicamente instaladas em todo o território nacional, além de
distribuidores na Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
A
Librelato produz implementos rodoviários de diversos segmentos, tais como:
carga seca/graneleiro, basculante, carrega tudo, tanques em aço carbono e em
aço inox, florestal, furgão alumínio, furgão lonado, furgão lonado para
transporte de bebidas, porta contêiner, silo, canavieiro e furgão frigorífico.
Na linha
sobre chassi, a Librelato produz carrocerias nos segmentos de basculante meia
cana, furgão alumínio, furgão lonado para bebidas e florestal. Na Libremac são
produzidas carrocerias para transporte de automóveis, basculante, coletor
compactador para transporte de resíduos, nos modelos lateral e traseiro,
poliguindaste e carga seca metálica.
Market
share
Com um
portfólio de produtos completo a Librelato alcançou em 2015 10% de market share
no mercado, subindo para 12% em 2016 e 2017. “Adotamos a premissa de
sustentabilidade financeira em detrimento de ganho de mercado”, explicou
Sprícigo. “Para 2018 estamos projetando um número próximo a 15%, resultado
esperado devido à reestruturação de nossa rede de representantes, aumento do
portfólio de produtos e investimentos em processos, com o objetivo de aumentar
nossa capacidade produtiva”, finaliza.
A marca é
uma das mais fortes na comercialização da linha basculante, onde já chegou a
25% de share no mercado. Na linha graneleira, o modelo de implemento mais
vendido do Brasil, a empresa alcançou cerca de 20% de participação em vendas no
mercado nacional, enquanto na linha florestal chegou a 40%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário