Luís Alberto Alves
Peter Fassbender, diretor do FCA Design Center Latam, recebeu nesta semana, em nome de toda a equipe do centro de design, o prêmio Red Dot Design Award pelo projeto do Fiat Toro. Este é um dos mais tradicionais e importantes reconhecimentos da área em todo o mundo, concedido a produtos que se destacaram significativamente por seu excelente design. A cerimônia de premiação reuniu cerca de 1,2 mil pessoas em Essen, Alemanha, e os vencedores serão recebidos hoje em um almoço oferecido pelo prefeito da cidade, Thomas Kufen.
O Fiat Toro tem um design inovador e diferenciado, totalmente desenvolvido no Brasil. O desafio de Fassbender e sua equipe foi repensar o conceito de picape e aliar agilidade, funcionalidade, robustez e conforto em um mesmo veículo. O modelo ganhou linhas harmônicas que reforçam a impressão de dinamismo, proteção e agilidade. Uma das marcas registradas do Toro é seu “olhar”, formado por dois grupos óticos para ressaltar a impressão de velocidade, elegância, força e suavidade. O equilíbrio desse conjunto de características aparentemente antagônicas é reforçado pelas cores e pelos acabamentos, que trazem modernidade e requinte ao modelo.
O design diferenciado do Fiat Toro chamou a atenção dos 41 especialistas independentes em design que compuseram o júri do Red Dot Award – Product Design. O prêmio é concedido desde 1955 aos melhores produtos do ano em todo o mundo, que se destacaram por seu design inovador, de qualidade e funcional. Em 2016, foram inscritos cerca de 5,2 mil projetos, de 57 países, divididos em 31 categorias, que vão de artigos de moda a eletrônicos e móveis.
Os projetos premiados passam a fazer parte do acervo permanente do Red Dot Design Museum de Essen, que reúne cerca de 2 mil trabalhos de 45 países em uma antiga casa das caldeiras de uma mina de carvão tombada pela Unesco. O local é visitado por 150 mil visitantes anualmente.
O concurso é organizado pelo Design Zentrum Nordrheim Westfalen, sediado em Essen e fundado em 1954. Um dos mais tradicionais e relevantes centros do mundo, a instituição se dedica à pesquisa, difusão e qualificação do design internacionalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário