Interior do novo Focus Hatch 2016 |
Luís
Alberto Alves
A Ford lança
o Novo Focus Hatch 2016 com inovações no design, tecnologias inéditas de
segurança e conveniência e mecânica ainda mais apurada. O carro também chega
mais completo e com uma estratégia de mercado agressiva no segmento: parte de
R$ 69.900 – o mesmo preço da geração anterior –, só que com muito mais
equipamentos e refinamento.
Por esse valor, o modelo de entrada SE 1.6 já
vem de série com: rodas de liga leve de 17”, sistema AdvanceTrac, freio a disco
nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema de conectividade SYNC com tela colorida
de 4,2”, AppLink e Assistência de Emergência, faróis de neblina, acendimento
automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e
chave programável MyKey, entre outros itens.
Por uma diferença de R$ 2.000, o consumidor
pode optar pela versão SE Plus 1.6, que acrescenta: rodas de liga leve 17”
exclusivas, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de
estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de
velocidade e ar-condicionado automático digital de dupla zona. Esse mesmo
pacote com motor 2.0 Direct Flex e transmissão sequencial de seis velocidades
sai por R$ 78.900, na versão SE Plus 2.0 AT.
A versão Titanium 2.0 AT, com acabamento
Titanium, rodas exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e
partida inteligente Ford Power, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch
e Sony Premium Sound, custa R$ 86.900. Já a topo de linha Titanium Plus 2.0 AT,
com assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de
estacionamento automático de segunda geração, espelhos com rebatimento
elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico, fica em
R$ 95.900.
“O Focus é um carro para quem gosta de carro,
com um conjunto de inovações que vão desde o design até a criação de versões
completas”, disse o gerente geral de Marketing da Ford, Oswaldo Ramos. “Como
ele é um dos veículos de maior lealdade dos clientes, preparamos uma estratégia
de comercialização que vai desde uma pré-venda exclusiva com descontos para
proprietários dos modelos atuais 2013/2014 até os preços mais atrativos do
segmento."
Pré-venda exclusiva
Para os proprietários dos modelos 2014/2015, a
Ford criou uma condição de venda exclusiva, oferecendo um desconto de 15% na
compra do novo modelo. A oferta será válida por três meses, dentro de um
sistema de pré-venda. O desconto não está condicionado à venda do veículo usado
e quem adquiriu o veículo financiado também tem a opção de carregar o
financiamento para o modelo novo.
“Esta é uma ação inédita de respeito ao
consumidor, criada para a sua fidelização”, afirma Oswaldo Ramos. “Com esse
desconto especial estamos mostrando que o cliente que já está na linha Focus é
o mais importante para nós.”
Junto com o Novo Focus, a Ford lança também
uma condição inédita no mercado de seguros para a linha, por meio do programa
Seguros Ford. Além do preço muito competitivo para todas as versões, quem
adquirir a versão Titanium Plus terá um desconto de 15% no seguro, na condição
promocional de lançamento, já que essa versão vem equipada com assistente de
frenagem autônomo que reduz a probabilidade de acidentes em baixa velocidade.
Tecnologias inéditas
A chegada do novo modelo, simultaneamente aos
mercados europeu e norte-americano, mostra a importância deste veículo na linha
mundial da marca. Ele representa uma grande evolução, com a modernização do seu
design esportivo e aerodinâmico, novos faróis, grade dianteira trapezoidal e
rodas de liga leve aro 17, seguindo a tendência global da marca. O interior
refinado, em estilo cockpit, centrado no motorista, exibe materiais de
acabamento premium.
Modelo traz novas tecnologias |
Entre suas novas tecnologias, destaca-se o
assistente de frenagem autônomo, que evita a colisão traseira em velocidades de
20 km/h e reduz de forma significativa o impacto em até 50 km/h. Há ainda
o sistema de estacionamento automático de nova geração, para vagas paralelas e
perpendiculares, além dos faróis bi-xenon adaptativos que ajustam a iluminação
de acordo com a condição de rodagem. Toda a linha conta com o recurso
AdvanceTrac, uma combinação de funções de segurança, incluindo o controle de
estabilidade e tração. Incorpora ainda conectividade e um sistema de
acionamento do Samu em caso de acidente.
A dirigibilidade, reconhecida como uma das
principais qualidades do Focus, foi acentuada através do refinamento mecânico,
com o aumento da rigidez da carroceria e novas calibrações de direção e
suspensão. Somam-se a esses elementos o casamento ideal com os dois avançados
motores de última geração que permanecem na linha: o 1.6 Sigma Flex, de 135/131
cv, com transmissão manual de cinco velocidades, e o 2.0 Direct Flex, de
178/175 cv, com transmissão sequencial de seis velocidades, agora disponível
com o sistema de acionamento "paddle shift”.
Dirigibilidade e eficiência
O desenvolvimento de engenharia do Novo Focus
Hatch 2016 foi um trabalho apoiado em quatro pilares: prazer de dirigir,
segurança, inovação e qualidade. O seu objetivo foi aprimorar ainda mais o
desempenho dinâmico do carro que é reconhecido como referência em
dirigibilidade.
O aprimoramento aerodinâmico e do sistema
elétrico são outros avanços que contribuem para aumentar a eficiência
energética do Novo Focus. O seu coeficiente de arrasto foi reduzido para 0,287
Cx (um ganho de 3% comparado ao modelo anterior). O novo sistema de
monitoramento da bateria e o compressor do ar-condicionado de geometria
variável ajudam a economizar combustível.
O isolamento acústico também recebeu uma
atenção especial, reduzindo tanto o nível de ruído interno e externo como as
vibrações, o que aumenta a percepção de qualidade do veículo.
Segurança e controle
O Ford Focus é reconhecido pelo alto padrão de
segurança e foi o primeiro carro produzido na América do Sul a conquistar a
classificação máxima de 5 estrelas do Latin NCAP. Na nova geração, ele avança
ainda mais nesse quesito com tecnologias inéditas na categoria.
O assistente de frenagem autônomo (Active City
Stop) é um sistema operado por sensor óptico que monitora continuamente o
tráfego à frente e reduz a velocidade do veículo ao detectar uma colisão
iminente, operando em até 50 km/h. Nessa situação ele pré-carrega os freios e,
se o motorista não tomar nenhuma ação, aciona automaticamente os freios,
reduzindo a severidade do impacto ou evitando a colisão.
O sistema AdvanceTrac – item de série em toda
a linha Focus – engloba várias funções que ajudam o motorista a manter o
controle e a estabilidade do veículo em diferentes condições de rodagem. Além
do controle eletrônico de estabilidade e tração, ele traz como novidade o
sistema de estabilidade preventivo (ETS), que age preventivamente antes mesmo
de o veículo começar a derrapar, acionando os freios.
Também fazem parte do sistema o controle de
torque em curvas – que distribui melhor a força do motor nas rodas dianteiras,
principalmente em estradas sinuosas –, aviso de pressão baixa dos pneus,
assistente de partida em rampas, assistência de frenagem de emergência e luz de
emergência em frenagens bruscas.
Sistema de conectividade
O Novo Focus Hatch 2016 vem equipado de série
com o sistema de conectividade SYNC, com tela colorida de 4,2”, conexão
Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz em português para áudio e
telefone, sistema AppLink com cinco novos aplicativos e Assistência de
Emergência. Esse sistema faz uma ligação automática ao serviço de atendimento
médico de urgência 192, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags
ou corte de combustível.
A versão Titanium vem com o SYNC MyFord Touch,
com tela de 8 polegadas, sistema de navegação, comandos de voz para áudio,
telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e Sony Premium Sound com
nove alto-falantes. Tem ainda uma tela multifuncional de 4,2” no painel de
instrumentos, que pode ser configurada pelo motorista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário