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As velas são componentes importantes na partida do carro movido a etanol |
Luís Alberto Alves
Com o preço mais vantajoso do que o da
gasolina, o etanol tem sido a primeira opção do consumidor em diversos estados
brasileiros. Embora ofereça benefícios econômicos, a maioria dos motores
abastecidos com combustível à base de cana pode apresentar dificuldades para a
partida em dias frios. A NGK, especialista mundial em velas de ignição, destaca
cuidados para evitar o problema.
Segundo Hiromori
Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, a falha geralmente ocorre pela
falta de manutenção do reservatório para gasolina. Porém, velas e cabos de
ignição desgastados também contribuem para o mal desempenho do motor durante o
Inverno, principalmente após longo período desligado.
“A vela de ignição
trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. Com o uso,
sofre um desgaste natural, que nem sempre é percebido pelo motorista. Por isso,
a NGK recomenda a sua inspeção a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que
ocorrer primeiro”, explicou. O especialista ressalta que aumento no consumo de
combustível, falhas de funcionamento e elevação dos níveis de emissões de
poluentes, também indicam problemas com a peça.
Os cabos de
ignição, responsáveis por conduzir a alta tensão produzida pela bobina
(transformador) até as velas, igualmente necessitam de checagem periódica, que
deve ser feita junto com as velas.
Além da atenção com
estes componentes, os proprietários de modelos que utilizam reservatório para
gasolina (tanquinho) devem mantê-los abastecidos com gasolina nova e de boa
qualidade. A recomendação é que o combustível seja trocado a cada 90 dias. É
preciso que o sistema de partida a frio esteja operando corretamente e sem
vazamentos. O estado da bateria também pode prejudicar o funcionamento do carro
em dias frios e merece atenção.
Outra dica do
técnico de Assistência Técnica da NGK para veículos flex é percorrer de 10 a 15
quilômetros, antes de deixar o carro com o motor desligado por um longo
período, quando houver a mudança de combustível. O especialista explica que a
ação é necessária para que o sistema de controle do motor reconheça o novo
combustível no tanque e reprograme a estratégia de funcionamento, inclusive
durante a partida a frio.
Em casos de falha
ao dar a partida, insistir para ligar o motor pode encharcar as velas. A
recomendação é desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore por
completo, o que pode levar até 30 minutos, dependendo do carro.
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