Luís ALBERTO
aLVES
É uma lenda;
o Exército dos EUA encomendou um veículo - e saiu ao volante de um herói. O
Willys MB, com seu espírito forjado pelo fogo do combate e temperado no calor
da batalha, foi penetrando no coração dos guerreiros que lutavam pela
liberdade.
Veículo criado na Segunda Guerra Mundial é sinônimo de resistência |
Fortíssimos
laços emocionais frequentemente se desenvolviam entre o soldado e seu 'jeep'
4x4. O fiel MB ganhou um lugar no coração de cada soldado, em cada área de
combate, em cada papel concebível.
O robusto e
simples Jeep 4x4 se tornou o melhor amigo do soldado - perdendo apenas para o
seu rifle. Um MB foi até condecorado com uma medalha e mandado de volta para casa.
O MB começou
uma revolução no uso de pequenos veículos militares no Exército dos EUA.
Cavalos e motocicletas com ou sem 'side-car' se tornaram obsoletos quase
imediatamente.
O MB
multi-uso era incrivelmente versátil. Podiam ser equipados com metralhadoras
calibre .30 ou .50 para combate. Também foram amplamente modificados para
patrulha de longo alcance no deserto, remoção de neve, extensão de cabos
telefônicos, motorização de serras, veículos de combate a incêndio, ambulâncias
de campanha, tratores e, com rodas adequadas, funcionavam até sobre os trilhos
das ferrovias.
Os MB podiam
ser carregados em aeronaves de transporte para deslocamento rápido e também
eram suficientemente pequenos para caber nos grandes planadores utilizados na
invasão da Europa no dia D.
Ao longo da
guerra, foram desenvolvidos kits de campo para operação no inverno e em
condições desérticas, travessia de águas profundas, e outras necessidades de
combate.
O General
George C. Marshall, Chefe de Estado Maior do Exército dos EUA durante a Segunda
Guerra Mundial e, mais tarde, Secretário de Estado, descreveu o Jeep 4x4 como
'A maior contribuição da América para a guerra moderna'.
Ernie Pyle,
repórter de Scripps Howard na Segunda Guerra Mundial, disse uma vez: 'Fazia
tudo. Chegava em qualquer lugar. Foi fiel como um cão, forte como uma mula e
ágil como um bode. Constantemente carregava o dobro do que era projetado para
carregar e continuava andando'.
Embora o
Willys MB não tenha sido o primeiro veículo de tração nas quatro rodas, o
veículo Jeep, que chegava em qualquer lugar e fazia qualquer coisa, influenciou
todos os 4x4 construídos em sua esteira.
O Museu de Arte Moderna de Nova York inclui um Jeep
4x4 militar em sua exposição de oito automóveis e o considera uma das poucas
expressões genuínas da arte em máquinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário