O novo KA Concept é destinado a grandes mercados mundiais |
Luís Alberto Caju
A Ford apresentou ontem (3/2) em
São Paulo, o Ka Concept 4-Portas, um novo veículo para o segmento de carros
compactos. Esse automóvel, destinado a grandes mercados mundiais, foi revelado
para a imprensa no Brasil em um evento simultâneo com a Índia, como parte da
exibição prévia do Salão de Nova Déli, onde será uma das principais atrações.
O Ka Concept 4-Portas tem como
objetivo oferecer uma proposta inovadora no segmento de sedãs no mundo. “O Ka
Concept 4-Portas é um carro compacto que, além de prático e acessível, oferece
design atraente, tecnologia avançada, economia de combustível, segurança,
qualidade e atributos inovadores para completar a nossa linha no segmento mais
importante do mercado”, disse o presidente da Ford América do Sul, Steven
Armstrong.
Segundo ele, o modelo faz parte
da maior renovação já feita na linha de produtos da marca no Brasil, ao lado de
outros veículos de sucesso como Nova Ranger, Novo Fusion, Novo EcoSport, New
Fiesta e Novo Focus. “A Ford estabeleceu como meta ter sua linha no Brasil 100%
formada por veículos globais em 2015 e vamos atingir esse objetivo já em 2014.
O conceito exibido hoje faz parte desse plano”, destacou.
Assim como o EcoSport e o Ka
Concept 5-Portas – versão hatch do modelo apresentada em dezembro no Brasil por
Bill Ford, presidente do Conselho Mundial da Ford –, o novo carro é um projeto
global desenvolvido sob a liderança do Brasil. “O Ka Concept 4-Portas é mais um
exemplo da capacidade do design e da engenharia brasileira e resultado dos
grandes investimentos que temos feito no País para montar uma estrutura robusta
de desenvolvimento do produto e manufatura. Ele reforça o papel do País como um
centro mundial de criação de veículos compactos”, continua Armstrong.
Mercado global
O segmento de carros compactos
representa 60% da indústria no Brasil e também é o que reúne o maior número de
competidores. Os compactos de 4 portas, considerados isoladamente, representam
20% de todo o mercado. A categoria também vem crescendo em outras importantes
regiões do mundo. Na Ásia-Pacífico, por exemplo, os veículos compactos deverão
responder por um terço das vendas da Ford até meados da década.
“O Ka Concept 4-Portas, junto com o modelo de 5 portas, vai colocar a
Ford em uma posição estratégica para atender à crescente demanda nesse segmento
no Brasil e outros importantes mercados com um produto inédito”, completou
Steven Armstrong.
Os conceitos apresentados no
Brasil e na Índia têm algumas diferenças. O modelo indiano é um pouco mais
curto, dentro da estratégia da marca de atender as preferências dos
consumidores de cada mercado com o projeto global.
Novo padrão
Com a revelação global do Ka
Concept 4-Portas, a Ford quer estabelecer novos padrões de qualidade e
manufatura no segmento B e exceder as expectativas dos consumidores do Brasil e
outros grandes mercados mundiais. Uma das chaves para isso é o design refinado,
que segue o novo padrão global da marca.
“Os consumidores querem
cada vez mais dos seus carros, mesmo quando se trata da primeira compra”,
destacou Steven Armstrong. “Eles exigem economia de combustível, baixo custo de
propriedade, interior espaçoso. O Ka Concept 4-Portas oferece isso e muito
mais, com design moderno, segurança e recursos inteligentes que ajudam a
transformar a experiência de dirigir.”
O objetivo do seu projeto é
trazer um novo nível de refinamento para o segmento de sedãs compactos, usando
elementos encontrados em veículos mais caros. A grade dianteira trapezoidal é
uma das marcas fortes do DNA de design Ford, assim como o capô de aparência
robusta. Os faróis alongados acentuam a esportividade do Ka Concept 4-Portas,
com formas parabólicas internas que mostram a atenção dedicada aos detalhes.
Avançando para a traseira, o
para-brisa é inclinado ao máximo para compor um perfil ágil e elegante, que
transmite modernidade. As linhas curvas e ascendentes criam a sensação de
movimento.
“O Ka Concept 4-Portas traz a
nossa visão de uma abordagem refinada e sem concessões na criação de um sedã
compacto”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul, que
liderou a criação do conceito. “É comum ver nesse segmento carros projetados
com base em modismos e tendências que ficam rapidamente ultrapassadas. Em vez
disso, quisemos criar um design refinado, duradouro, limpo e elegante, que
também transmite a sensação de precisão, eficiência e sofisticação.”
As formas do Ka Concept 4-Portas
são mais do que um exercício de design. Elas foram aperfeiçoadas em centenas de
horas de testes em túnel de vento para aprimorar a aerodinâmica, reduzir o
ruído de vento e oferecer uma rodagem silenciosa. Os ajustes aerodinâmicos
otimizam também a economia de combustível, ajudando a carroceria a cortar o ar
suavemente.
Na cabine, o Ka Concept 4-Portas
é repleto de porta-objetos inteligentes e abre espaço para os avanços da
tecnologia. Uma de suas novidades é o MyFord Dock, uma maneira inédita de usar,
guardar e recarregar aparelhos como celular, tocadores de MP3 e navegadores
GPS, integrados com o sistema de conectividade do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário