Luís Alberto Alves
A Fiat escolheu o Salão de
Genebra para fazer a estreia mundial dos modelos Freemont Cross e Panda Cross,
propostas aventureiras que se posicionam no alto da gama de seus respectivos
modelos. Eles trazem um estilo exclusivo, uma completa lista de equipamentos e
o máximo bem-estar a bordo.
O Panda Cross é um aventureiro urbano ágil , traz equipamentos típicos de um SUV 4x4 |
O
novo Panda Cross é um aventureiro urbano ágil, fácil de manusear no
tráfego da cidade, mas com o espírito e equipamentos típicos de um SUV 4x4 de
categoria superior. O modelo traz o sistema de transmissão "Torque on
demand", um equipamento que é ativado automaticamente, conforme a
necessidade para que possa enfrentar situações mais difíceis. Também chega com
ele o sistema ESC (Electronic Stability Control) completo, com
função ELD (Electronic Locking Differential); que somados fornecem uma grande
melhoria ao dirigir e ao arrancar em terrenos escorregadios.
Além
disso, o Panda Cross também oferece um seletor para os amantes da condução
off-road, que através do “Terrain Control” o motorista pode optar por
três modos diferentes para utilizar o sistema AWD (All Wheel Drive), são eles:
• AUTO - Distribuição automática de torque entre os eixos, de acordo com a aderência da superfície da estrada.
• LOCK – A tração 4X4 é sempre acionada para a melhor utilização do carro em fora-de-estrada, com distribuição de torque entre as quatro rodas, frenagem das rodas com perda de aderência (ou que escorregam mais do que as outras), desse modo transferindo a força para aquelas com mais aderência.
• HILL DESCENT - Para uma performance segura em descidas íngremes, ou para descer vias extremamente irregulares o sistema ajuda no controle da velocidade.
Linguagem estilística
Cada detalhe do Panda Cross foi
projetado para torná-lo facilmente reconhecido, com uma linguagem estilística
típica de um SUV. Seu novo visual traz uma para-choque que possui, com a parte
inferior, a cor titânio acetinada, além de um design de orifícios que
reinterpreta o tema "squircle" (quadrado com bordas circulares),
característico do Panda.
Ganchos de reboque são visíveis,
em vermelho brilhante, dando ênfase ao seu caráter off-road. O conjunto ótico
também é novo, a lateral possui alguns elementos característicos, como as
caixas de rodas pronunciadas, faixa lateral com o emblema "Cross" e
as novas barras de teto, que recebem também o acabamento na cor titânio
acetinado.
As rodas de liga de 15" exibem um design
em V e um acabamento de metal polido. A traseira é caracterizada por um novo
para-choque que recebe o design e o mesmo acabamento do dianteiro, além de
ponteira de escape cromada.
O novo Panda Cross garante amplo
espaço para os passageiros, a conveniência das cinco portas e um amplo espaço
modular. O compartimento oferece acabamento em tecido exclusivo, volante e
manopla de câmbio com revestimento em couro e acabamento diferenciado para o
painel.
Entre seus equipamentos, o
inovador City Brake Control, sistema que recebeu o prêmio "Euro NCAP
Advanced 2013", que reconhece a presença de outros veículos ou obstáculos
à frente do automóvel, freando automaticamente caso o condutor não consiga
intervir diretamente para evitar uma colisão ou atenuar suas consequências;
ativo para velocidades de até 30 km/h.
Duas versões de motor estão
disponíveis, ambas com Start&Stop, a de 80 HP 1.3 MultiJet II Turbo e a
diesel e 90 HP 0.9 TwinAir Turbo a gasolina, este último com transmissão de 6
velocidades, com a primeira marcha reduzida.
Freemont Cross
O
salão suíço também contará com a presença do novo Freemont Cross, que tem como
foco o melhor equilíbrio entre funcionalidade, estilo e design. Ele é
caracterizado por uma aparência robusta e diferenciada, graças aos para-choques
dianteiro e traseiro, completamente novos, com detalhes na tonalidade
Platinum Chrome, grade dianteira em preto brilhante, rodas de 19" com
cinco raios e saias laterais na tonalidade também em Platinum Chrome. As
molduras pretas dos conjuntos óticos dianteiros e traseiros conferem ao
Freemont Cross uma personalidade ainda mais robusta, pronta para enfrentar
qualquer estrada.
Freemont Cross tem navegador por satélite com tela de toque de 8.4" |
O Freemont Cross também oferece um interior exclusivo, com novos bancos
em couro com inserções de tecido de malha esportiva e costura em cinza. Além
disso, a versão conta com itens de série como o navegador por satélite Uconnect
com tela de toque de 8.4", câmera de estacionamento traseira e sistema de
áudio Premium Alpine, com seis alto-falantes, amplificador 368 W e subwoofer.
Ele conta ainda com espelhos
retrovisores elétricos aquecidos e dobráveis, seis air bags, porta-copos
iluminados, Keyless Entry e Keyless Go com botão de inicialização e controles
de regulagem de áudio e velocidade de direção no volante.
A nova versão top de linha está
disponível com o motor de 140 HP 2.0 MultiJet II com caixa de câmbio manual de
6 velocidades e tração dianteira, enquanto o motor 170 HP 2.0 MultiJet II traz
a opção da versão 4×2 de câmbio manual e a versão AWD (tração nas quatro rodas)
com transmissão automática de 6 velocidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário