Planta inaugurada em 2012 já recebeu mais de R$ 3,1 bilhões em investimentos
Luís Alberto Alves/Hourpress
- São fabricados no local as versões hatch e sedã do Yaris, o SUV Corolla Cross e Etios (para exportação)
- Fábrica no interior de São Paulo foi a primeira construída com o conceito de Ecofactory, com o objetivo de ser sustentável e amiga do meio ambiente
A Toyota comemora este mês um marco importante em sua trajetória no Brasil. Sua planta em Sorocaba, no interior de São Paulo, completa 10 anos de operação, além da incrível marca de 1 milhão de veículos produzidos na unidade.
Fruto de um investimento inicial de R$ 1 bilhão, a unidade foi responsável por pouco mais da metade do dinheiro investido pela montadora no País na última década para se manter relevante e preparada para produzir veículos modernos e que os clientes gostem.
Inicialmente pronta para produzir 74 mil veículos por ano, teve sua capacidade expandida e hoje produz mais que o dobro, com 158 mil veículos/ano.
Responsável pela produção de três dos quatro modelos fabricados pela Toyota no Brasil, a planta de Sorocaba se orgulha de atingir neste mês mais um grande marco: a produção de 1 milhão de veículos. Para garantir essa marca histórica, além do sucesso no mercado interno, os modelos Etios, Yaris e Corolla Cross made in Sorocaba são comercializados em diversos países da América Latina, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru e muitos outros. A vocação exportadora dessa planta garantiu que das mais de 95 mil unidades produzidas somente neste ano, praticamente 50% fosse destinado para os mercados latino-americanos, ou pouco mais de 47 mil unidades.
“Celebrar o aniversário de uma de nossas principais fábricas na região é motivo de imenso orgulho. Quero agradecer a todos os colaboradores que ajudaram a construir essa bonita história repleta de comprometimento, dedicação e trabalho que garantiram que essa unidade seja referência não só na produção de veículos cada vez melhores, mas também na atuação responsável com o meio ambiente, por meio do uso racional de recursos, na promoção da equidade e na proximidade com as comunidades, ao desenvolver iniciativas cidadãs que suportem o crescimento social”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Desenvolvimento sustentável
A Toyota assumiu o compromisso de atuar com iniciativas de curto, médio e longo prazo, que visam diminuir o uso de recursos naturais e os impactos ambientais em suas operações e na cadeia de valor, para atender às necessidades do planeta.
A fábrica da Toyota em Sorocaba foi a primeira da marca no País a adotar o conceito de Ecofactory. Com isso, todo o projeto construtivo adotou conceitos de ecoeficiência de padrão mundial, sem impactar a qualidade de vida dos habitantes do município e das cidades vizinhas nem gerar risco de contaminação ambiental. Dessa forma, toda a operação também passou a seguir conceitos de sustentabilidade, buscando reduzir emissões de gases que causam o efeito estufa, economia de energia e de água, além da diminuição no volume de resíduos.
Dentro deste conceito, foi possível reduzir o consumo de água e a emissão de efluentes com uma estação de tratamento própria; a reciclagem de 99% dos resíduos gerados na operação; o uso de energia renovável certificadas na fábrica; concentração dos principais fornecedores a apenas 1km da nossa planta, reduzindo significativamente a circulação de caminhões e o consumo de diesel.
O sucesso do projeto foi replicado em nossas outras unidades. Porto Feliz, inclusive, adota os padrões de ecofactory e já foi considerada a fábrica mais limpa da Toyota em todo o mundo.
Como um projeto de longo prazo, o destaque são os 10 anos do Morizukuri, que idealizou uma floresta ao redor da fábrica. A floresta chegou a sua fase “adulta”, com 134 mil árvores, de 143 espécies nativas diferentes, em um espaço de quatro hectares, o que equivale a uma área aproximada de quatro campos de futebol, contribuindo para a melhoria da qualidade da água, da fauna e da flora na região.
Além disso, o local é campo de estudo para universidades locais, que proporciona a execução de estudos na área ambiental e o desenvolvimento da pesquisa científica. Em parceria com universidades, já auxiliou na formação de mais de 110 estudantes e foi tema de cinco dissertações de mestrado.
Para se aproximar ainda mais da comunidade, a Toyota do Brasil realiza um trabalho junto com a Fundação Toyota, no apoio a projetos socioambientais, como o ReTornar, que, além de upcycling – reutilização criativa de produtos –, trabalha com a geração de emprego e renda e na capacitação de mulheres em Sorocaba e Indaiatuba, SP, mediante a parceria com grupos de costureiras.
Próximos passos
A planta da Toyota em Sorocaba se prepara para dar início ao novo Programa de Visitas da unidade. Um novo espaço, totalmente planejado, deve receber os visitantes em uma experiência que une o passado, o presente e o futuro. No novo Centro de Visitas, as pessoas poderão aprender sobre a história da Toyota, desde seu surgimento no Japão, sua chegada ao Brasil, sem esquecer os grandes marcos da empresa nos mais de 60 anos no País, e chegando aos dias atuais.
O Programa de Visitas deve ser aberto ao público nos próximos meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário