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sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Nissan realiza importante avanço na produção de peças de fibra de carbono

 

Novo processo reduz o tempo de desenvolvimento de componentes para tornar os carros mais seguros e eficientes


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

Um material utilizado em aeronaves, foguetes e carros esportivos poderá ser aplicado em modelos voltados ao mercado de massa graças a um novo processo de produção desenvolvido pela Nissan.

O novo método agiliza o desenvolvimento de componentes automotivos feitos de Polímeros Reforçados com Fibra de Carbono, ou CFRP. Apesar de leve, este material extremamente forte pode ser utilizado para fazer carros mais seguros e mais eficientes em consumo de combustível, podendo também reduzir o centro de gravidade de um carro quando aplicado aos componentes da parte superior da carroceria, aumentando a agilidade e o prazer de dirigir.

A Nissan pretende utilizar a novidade para produzir componentes em massa a partir dos CFRP, introduzindo-os em um número maior de modelos para os clientes. A inovação pode reduzir o tempo de desenvolvimento destes componentes em até a metade. Já o tempo do ciclo de moldagem pode ser reduzido em aproximadamente 80% em comparação com os métodos convencionais.

Apesar de os benefícios da fibra de carbono serem conhecidos há muito tempo, o material tem um alto custo em comparação com outros materiais, como o aço. Somam-se a isso as dificuldades de conformação de peças feitas com CFRP, dificultando a produção em massa de componentes automotivos feitos com o material.

A Nissan encontrou uma nova abordagem para o método de produção existente, conhecido como moldagem por transferência de resina por compressão. O método existente envolve a conformação de fibra de carbono no formato certo, depositando-a em um molde com uma pequena folga entre o molde superior e as fibras de carbono. A resina é posteriormente injetada na fibra e colocada para solidificar.

Os engenheiros da Nissan desenvolveram tecnologias para simular com precisão a permeabilidade da resina na fibra de carbono, visualizando o comportamento do fluxo da resina em um molde por meio do uso de um protótipo transparente com um sensor de temperatura integrado. O resultado da simulação bem-sucedida foi um componente de alta qualidade, com um tempo de desenvolvimento menor.

Para mais informações sobre as inovações tecnológicas da Nissan, clique aqui.

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