Caminhão elétrico com transmissões automáticas |
Luís Alberto Alves
As transmissões totalmente automáticas Allison desempenham papel importante no sucesso do caminhão elétrico para viagens de curta distância do Grupo SCHERM e sua cliente, a BMW
Por mais de seis meses, o Grupo SCHERM vem usando o trator de terminal, 100 por cento elétrico da Terberg YT202-EV, equipado com a transmissão totalmente automática Allison 3000 Series™ para o transporte de material do Grupo BMW. Em comparação com o mesmo veículo a diesel, o YT202-EV deixa de lançar anualmente cerca de 12 toneladas de dióxido de carbono no meio ambiente.
De acordo com Rainer Zoellner, o gerente de projeto do caminhão elétrico para o Grupo SCHERM, se o caminhão elétrico continuar a comprovar sua eficiência por todo este um ano de programa piloto, é provável que o projeto se estenda. "O caminhão elétrico realiza as tarefas normais de serviços just-in-time proporcionando o máximo de satisfação, e até agora, só tivemos experiências positivas com as transmissões Allison".
Os grupos BMW e SCHERM investiram um montante de 6 dígitos no projeto piloto por uma boa razão. Graças ao motor elétrico, o veículo produz quase zero de poluentes e funciona silenciosamente. Além disso, o caminhão equipado com uma transmissão Allison traz muitos benefícios para os motoristas que dirigem em tráfego intenso pelas ruas estreitas de Munique. O caminhão automático de 40 toneladas faz viagens entre o centro de logística da SCHERMS e a fábrica da BMW, um trajeto de cerca de 3 quilômetros, oito vezes por dia, a semana toda.
"O caminhão tem velocidade máxima de 40 km/h, mas devido ao trânsito da cidade, a velocidade média é reduzida", afirma Zoellner. "As transmissões Allison oferecem conforto significativo durante o transporte porque o caminhão torna-se simples de dirigir e fácil de manobrar. Os motoristas gostam principalmente do arranque suave sem solavancos. "
O YT202-EV transporta componentes para os automóveis BMW, tais como amortecedores, sistemas de direção hidráulica e molas, em dois turnos entre as 6h00s e meia noite. Os ciclos curtos e repetitivos são perfeitos para o caminhão elétrico. Com uma autonomia de até 100 km quando a bateria está totalmente carregada, consegue trafegar os 48 km diários do trajeto sem nenhuma pausa para recarregar a bateria. À noite, as baterias são carregadas por 3 a 4 horas com eletricidade 100 por cento limpa, na própria estação de abastecimento da SCHERM.
Motor elétrico e Allison - uma combinação ideal
O coração do trator de terminal YT202 -EV totalmente elétrico é o motor Siemens refrigerado a água, síncrono trifásico (614 V), com uma potência máxima de 138 kW (188 hp). De acordo com Erik-Wim Vos, gerente do departamento de veículos elétricos da Terberg Benschop na Holanda, a transmissão totalmente automática Allison 3000 é a chave para este sistema de tração.
"O caminhão elétrico deveria arrancar com um peso bruto combinado de até 65 toneladas e deve atingir sua velocidade máxima o mais rápido possível", disse ele. "Nessas condições, a transmissão totalmente automática Allison com multiplicação de torque e mudanças de marcha com força total faz a diferença. Além disso, usamos Tomada de Força (PTO) permanente para acionar a bomba hidráulica, o que economiza um gerador elétrico adicional".
Em outras palavras, sem uma transmissão Allison, seria necessário para o YT202-EV um acionamento direto com um motor maior e significativamente mais caro. A transmissão Allison 3000 Series é também a opção única de transmissão utilizada em caminhões YT convencionais de reboque.
Caminhões Elétricos se espalham pela Europa
Até o momento, vinte caminhões industriais YT202-EV estão em operação em toda a Europa, incluindo países como Dinamarca, Suíça, Alemanha e Holanda, com mais veículos a serem entregues ainda este ano. Desde julho de 2014, o provedor de serviços de logística Berliner Hafen- und Lagergesellschaft mbH (BEHALA) adotou um YT202-EV para o transporte de contêineres do porto da zona oeste de Berlim para diferentes destinos em toda a cidade. No entanto, os caminhões elétricos são usados em outros países principalmente por empresas de alimentos, incluindo a Migros, Ferrero e Bakker Barendrecht (Univeg).
Erik- Wim Vos acredita no aumento do interesse pelo trator elétrico para terminais no futuro. "Diante do retorno promissor de nossos clientes e às enormes vantagens ambientais, temos expectativas de crescimento da demanda."
O trator de terminal da Terberg, YT202-EV com transmissão totalmente automática Allison 3000 Series™
Motor: Siemens síncrono trifásico, refrigerado a água.
Potência / Torque: 138 kW (188 HP) a 2.000 - 2.500 rpm, torque máximo de 720 Nm entre 500 - 1.800 rpm
Transmissão: Totalmente automática Allison 3000 Series™
Eixo traseiro: Terberg TTA 70-11
Eixo dianteiro: VOLVO FA8.2 baixo
Bateria: Capacidade: 112/169 kWh
Tecnologia: Fosfato de ferro-lítio magnésio (LFMP)
Voltagem Nominal: 614 V
Ampere: 92/138 Ah
Distância entreeixos: 3400 mm
Peso seco: 10.000 kg
Peso Bruto Combinado: 65.000 kg
Pneu: 11-R22.5 ou de acordo com as necessidades do cliente
Velocidade Máxima: 45 km/h, limitado a 40 km/h
Carga Máxima: 34.000 kg
Altura Mínima do Engate: 1003 - 1183 mm
Equipamento auxiliar: Bomba hidráulica: Acionada pela Tomada de Força (PTO) da transmissão, aquecimento / ar condicionado da cabine : aquecimento semiautomático / controle do ar condicionado
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