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sexta-feira, 1 de abril de 2016

Allison: Caminhão Elétrico equipado com transmissões reduz emissões de poluentes em Munique


Caminhão elétrico com transmissões automáticas


Luís Alberto Alves

As transmissões totalmente automáticas Allison desempenham papel importante no sucesso do caminhão elétrico para viagens de curta distância do Grupo SCHERM e sua cliente, a BMW
 Por mais de seis meses, o Grupo SCHERM vem usando o trator de terminal, 100 por cento elétrico da Terberg YT202-EV, equipado com a transmissão totalmente automática Allison 3000 Series™ para o transporte de material do Grupo BMW. Em comparação com o mesmo veículo a diesel, o YT202-EV deixa de lançar anualmente cerca de 12 toneladas de dióxido de carbono no meio ambiente. 

De acordo com Rainer Zoellner, o gerente de projeto do caminhão elétrico para o Grupo SCHERM, se o caminhão elétrico continuar a comprovar sua eficiência por todo este um ano de programa piloto, é provável que o projeto se estenda. "O caminhão elétrico realiza as tarefas normais de serviços just-in-time proporcionando o máximo de satisfação, e até agora, só tivemos experiências positivas com as transmissões Allison".

Os grupos BMW e SCHERM investiram um montante de 6 dígitos no projeto piloto por uma boa razão. Graças ao motor elétrico, o veículo produz quase zero de poluentes e funciona silenciosamente. Além disso, o caminhão equipado com uma transmissão Allison traz muitos benefícios para os motoristas que dirigem em tráfego intenso pelas ruas estreitas de Munique. O caminhão automático de 40 toneladas faz viagens entre o centro de logística da SCHERMS e a fábrica da BMW, um trajeto de cerca de 3 quilômetros, oito vezes por dia, a semana toda.

"O caminhão tem velocidade máxima de 40 km/h, mas devido ao trânsito da cidade, a velocidade média é reduzida", afirma Zoellner. "As transmissões Allison oferecem conforto significativo durante o transporte porque o caminhão torna-se simples de dirigir e fácil de manobrar. Os motoristas gostam principalmente do arranque suave sem solavancos. "

O YT202-EV transporta componentes para os automóveis BMW, tais como amortecedores, sistemas de direção hidráulica e molas, em dois turnos entre as 6h00s e meia noite. Os ciclos curtos e repetitivos são perfeitos para o caminhão elétrico. Com uma autonomia de até 100 km quando a bateria está totalmente carregada, consegue trafegar os 48 km diários do trajeto sem nenhuma pausa para recarregar a bateria. À noite, as baterias são carregadas por 3 a 4 horas com eletricidade 100 por cento limpa, na própria estação de abastecimento da SCHERM.


Motor elétrico e Allison - uma combinação ideal
O coração do trator de terminal YT202 -EV totalmente elétrico é o motor Siemens refrigerado a água, síncrono trifásico (614 V), com uma potência máxima de 138 kW (188 hp). De acordo com Erik-Wim Vos, gerente do departamento de veículos elétricos da Terberg Benschop na Holanda, a transmissão totalmente automática Allison 3000 é a chave para este sistema de tração.

"O caminhão elétrico deveria arrancar com um peso bruto combinado de até 65 toneladas e deve atingir sua velocidade máxima o mais rápido possível", disse ele. "Nessas condições, a transmissão totalmente automática Allison com multiplicação de torque e mudanças de marcha com força total faz a diferença. Além disso, usamos Tomada de Força (PTO) permanente para acionar a bomba hidráulica, o que economiza um gerador elétrico adicional".

Em outras palavras, sem uma transmissão Allison, seria necessário para o YT202-EV um acionamento direto com um motor maior e significativamente mais caro. A transmissão Allison 3000 Series é também a opção única de transmissão utilizada em caminhões YT convencionais de reboque.

Caminhões Elétricos se espalham pela Europa
Até o momento, vinte caminhões industriais YT202-EV estão em operação em toda a Europa, incluindo países como Dinamarca, Suíça, Alemanha e Holanda, com mais veículos a serem entregues ainda este ano. Desde julho de 2014, o provedor de serviços de logística Berliner Hafen- und Lagergesellschaft mbH (BEHALA) adotou um YT202-EV para o transporte de contêineres do porto da zona oeste de Berlim para diferentes destinos em toda a cidade. No entanto, os caminhões elétricos são usados em outros países principalmente por empresas de alimentos, incluindo a Migros, Ferrero e Bakker Barendrecht (Univeg).

Erik- Wim Vos acredita no aumento do interesse pelo trator elétrico para terminais no futuro. "Diante do retorno promissor de nossos clientes e às enormes vantagens ambientais, temos expectativas de crescimento da demanda."


O trator de terminal da Terberg, YT202-EV com transmissão totalmente automática Allison 3000 Series™
Motor: Siemens síncrono trifásico, refrigerado a água.
Potência / Torque: 138 kW (188 HP) a 2.000 - 2.500 rpm, torque máximo de 720 Nm entre 500 - 1.800 rpm
Transmissão: Totalmente automática Allison 3000 Series™
Eixo traseiro: Terberg TTA 70-11
Eixo dianteiro: VOLVO FA8.2 baixo
Bateria: Capacidade: 112/169 kWh
Tecnologia: Fosfato de ferro-lítio magnésio (LFMP)
Voltagem Nominal: 614 V
Ampere: 92/138 Ah
Distância entreeixos: 3400 mm
Peso seco: 10.000 kg
Peso Bruto Combinado: 65.000 kg
Pneu: 11-R22.5 ou de acordo com as necessidades do cliente
Velocidade Máxima: 45 km/h, limitado a 40 km/h
Carga Máxima: 34.000 kg
Altura Mínima do Engate: 1003 - 1183 mm
Equipamento auxiliar: Bomba hidráulica: Acionada pela Tomada de Força (PTO) da transmissão, aquecimento / ar condicionado da cabine : aquecimento semiautomático / controle do ar condicionado

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