Design totalmente renovado é um dos destaques |
Luís
Alberto Alves
A Toyota apresenta a
8a geração da Hilux, com design totalmente renovado e muito mais elegante, uma
lista de equipamentos mais recheada, excelente conforto ao dirigir, novo motor
e transmissão, chassi mais resistente e melhor capacidade fora de estrada. Tudo
isto, sem descuidar da segurança. Tais características resumem os dois pilares
que nortearam o desenvolvimento da nova Hilux: “Uma nova Era para Picapes” e
“Mais Hilux do que Nunca”. O primeiro pilar — “Uma Nova Era para Picapes” —
está relacionado a oferecer o conforto interno dos utilitários esportivos e
outros aspectos emocionais, incrementado com um nível de equipamentos superior.
O pilar “Mais Hilux do que Nunca” está
diretamente ligado à história de força da Hilux e sua referência como veículo
comercial. Fazem parte deste pilar as substanciais melhorias realizadas na
estrutura do modelo, que ampliaram o uso prolongado sem quebras, em qualquer
tipo de estrada, mesmo que sua capacidade de carga seja explorada no limite.
A nova Hilux, que
chegou às concessionárias da Toyota de todo o Brasil em 18 de novembro, quer
reforçar sua liderança no segmento de picapes médias a diesel no País. Desde
que a Hilux nasceu, em 1968, a Toyota já vendeu mais de 16 milhões de unidades
em 180 países. Por sete gerações, a picape ganhou uma reputação lendária e
arrebatou um grande número de clientes fiéis em todo o mundo, devido aos seus
pilares de qualidade, durabilidade e confiabilidade.
Em poucas palavras,
todos sabem que Hilux é sinônimo de “força”. E a geração que chega agora
reforça este posicionamento. Depois de testar as condições de uso da nova Hilux
em cenários extremamente exigentes em todo o mundo, o principal objetivo da
equipe de engenharia da Toyota foi torná-la superior à anterior, em todos os
aspectos. Mais do que isto, enaltecer a sua principal característica: a força.
O que realmente
significa força? Para realmente entender o que os clientes esperam da Toyota e
os desafios diários que enfrentam, a equipe que desenvolveu a nova Hilux viajou
por todo o mundo, ouvindo a opinião dos consumidores e dirigindo em uma ampla
variedade de estradas, para obter uma visão geral das diferentes e reais
condições de uso do veículo. Como fonte de inspiração para a nova Hilux, o time
dirigiu em diversas condições possíveis, de uma estrada plana a trilhas mais
difíceis. Muitas vezes, encontraram condições mais desafiadoras do que
esperavam, o que motivou o desenvolvimento de uma picape ainda mais forte.
A nova Hilux reflete principalmente a opinião
dos proprietários. Alguns deles queriam fazer viagens longas, sem se preocupar
com a autonomia de combustível. Outros disseram o quão difícil é estar alerta e
dirigir com segurança por longas distâncias e por estradas em más condições. Um
cliente relatou que utiliza o radiocomunicador em viva-voz enquanto está
dirigindo, por conta de seu trabalho, justificando por que uma cabine
silenciosa é essencial.
Estas e outras
necessidades ajudaram os engenheiros da Toyota a concluir que a nova Hilux
deveria não só ser mais forte, como minimizar o estresse do motorista. Por esta
razão, e para além das ideias convencionais sobre força, a nova Hilux oferece
também o conforto de pilotagem necessária para cobrir longas e difíceis
distâncias, uma cabine silenciosa, adequada para comunicações em qualquer
condição e ainda mais autonomia. A nova Hilux redefine o conceito de “força”,
mantendo e aprimorando seu lendário DNA, e proporcionando mais conforto aos
ocupantes.
Como explicado por
Hiroki Nakajima, o engenheiro-chefe responsável pela nova Hilux: "Todo o
nosso conceito de desenvolvimento foi centrado na ‘redefinição de força’. O
objetivo era fazer uma nova Hilux 'ainda mais forte’, com base em uma
interpretação muito mais ampla da palavra".
1. VERSÕES Para atender às necessidades e
exigências de diferentes perfis de cliente, seja no trabalho pesado, lazer ou
multiuso, há seis diferentes versões da nova Hilux. São elas: Chassi-cabine 4x4
e câmbio manual; Standard 4x4, nas configurações com cabine simples ou dupla,
também com transmissão manual de seis velocidades; SR; SRV; e a novíssima e
exclusiva top de linha SRX. As três últimas são equipadas com tração 4x4 e
transmissão automática de seis velocidades.
2. DESIGN EXTERNO
Com um design forte e emocional, a nova Hilux combina a força e a
funcionalidade necessárias para o trabalho com a beleza e a elegância desejadas
para o uso recreativo. Comparada à geração anterior, a nova Hilux é 7 cm maior
(5.330 mm), 2 cm mais larga (1.855 mm) e 4,5 cm mais baixa (1.815 mm). O
entreeixos permanece com excelentes 3085 mm.
A dianteira mostra
contraste entre o grande para-choque e a grade frontal estreita, que parece se
fundir aos faróis, formando uma só peça. Seu aspecto forte é transmitido pelos
para-lamas largos, que agora fazem parte do corpo da carroceria, e no movimento
expresso pelas laterais da grade superior, que descem pela entrada de ar
inferior, criando um desenho trapezoidal. Para garantir uma aparência mais
limpa, a localização dos limpadores e do lavador do para-brisa foi aprimorada,
enquanto o intercooler foi deslocado para a frente do motor.
Na prática, a
entrada de ar do intercooler, antes localizada em cima do capô, foi eliminada.
Por falar em capô, a peça recebeu vincos bem marcados e está mais afilada,
formando uma junção perfeita com a grade frontal e com o conjunto ótico
dianteiro. Realçando ainda mais o design inovador, a versão SRX é equipada com
faróis de LED, com projetor e ajuste automático de altura, além de luzes
diurnas de LED. As demais versões estão equipadas com faróis de halogêneo. As
versões SRV e SRX também contam com faróis de neblina.
O design lateral
destaca a força e a elegância pela extensão dos para-lamas, que se mesclam
perfeitamente com o restante do carro, por meio de um corte transversal,
realçado na parte superior das portas. O resultado é o desencadeamento de uma
linha dinâmica que vai da parte frontal para a traseira, integrando a caçamba
ao restante do veículo.
A versão SRX é
equipada com novas rodas de liga leve de 18 polegadas e com pneus 265/60R18, enquanto
as versões SRV e SR trazem rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus
265/65R17. As outras possuem rodas de ferro de 17 polegadas, com pneus
225/70R17. O design traseiro completa o conjunto elegante e forte da dianteira
e lateral. Destaque para o novo grafismo das lanternas verticais. As versões
SR, SRV e SRX contam com a maçaneta de abertura da tampa cromada, onde também
está localizada a câmera de ré, proporcionando à nova Hilux uma aparência mais
fluida.
O para-choque foi
projetado para melhorar a acessibilidade à caçamba, e é cromado nas versões SR,
SRV e SRX. O formato do teto da nova Hilux possui dois vincos que ajudam a
direcionar a passagem de ar para fora da área da caçamba, tornando o veículo
mais estável. Comparado à geração anterior, o compartimento de carga nas
versões cabine dupla está 0,5 cm maior (1.525 mm), 2,5 cm mais largo (1.540 mm)
e 3 cm mais alto (480 mm).
Da mesma forma, a
fim de fornecer aos clientes maior durabilidade e resistência, o apoio da tampa
da caçamba está equipado com placas de aço, em vez de fios. 3. DESENHO INTERIOR
O design interno também foi redefinido, seguindo o conceito de força e emoção,
unindo a confiabilidade e a funcionalidade necessárias para um espaço de
trabalho com a elegância e a estética exigidas para o uso pessoal. Nas versões
SRX e SRV, um friso metálico horizontal cruza o painel de instrumentos de ponta
a ponta, integrando as zonas de informação (painel de instrumentos) e operação
— controles do ar-condicionado e do sistema de som e navegação. Este item,
aliado a outros detalhes, tais como a iluminação na cor azul do painel de
instrumentos, cria uma atmosfera elegante e funcional.
Com excelente mistura entre aderência e
funcionalidade singular, o novo volante se destaca por sua espessura, garantindo
ao motorista a empunhadura correta e acesso aos controles de volume ou do
telefone, presentes nas versões a partir da SR. 4. EXCELENTE NÍVEL DE
EQUIPAMENTOS Referente aos equipamentos, desde a versão de entrada, a nova
Hilux conta com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de
direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de
combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do
para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis.
Vidros com dispositivo
antiesmagamento, travas e retrovisores elétricos estão disponíveis a partir da
versão SR, sendo que nas SR e SRV, os vidros possuem função um toque para
subida e descida. A SRX oferece esta mesma funcionalidade para os vidros das
quatro portas, e se destaca pelo Smart Entry System, que permite, por meio de
uma chave inteligente, desbloquear as portas com a simples pressão do botão na
maçaneta. Também foi adicionado o botão Push Start, facilitando a operação de
ligar e desligar o veículo.
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