O Atego é o primeiro semipesado com câmbio automatizado |
Luís Alberto Alves
Para atender ainda mais às demandas dos
clientes e do mercado, a Mercedes-Benz disponibiliza uma nova relação
de eixo traseiro (i=3,30) para o caminhão semipesado Atego 2430 6x2 ECONFORT,
aumentando os benefícios para esse modelo e ampliando a versatilidade de uso do
veículo.
Disponível tanto para o modelo com câmbio
manual, quanto com câmbio automatizado Mercedes PowerShift, a novidade
complementa a oferta de relações de redução para o Atego 2430 ECONFORT,
juntando-se às versões i=3,58 (série) e i=3,90 e i=4,30 (opcionais no cambio
manual). Isso aumenta as possibilidades de escolha para os clientes, de acordo
conta o tipo de operação de seu caminhão.
“Com a ampliação da oferta de relações de eixo
traseiro para o Atego 2430, buscamos oferecer aos clientes as soluções mais
adequadas a cada tipo de operação de seus veículos”, afirma Joerg Radtke,
gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do
Brasil. “Assim, contribuímos para maior eficiência no transporte, com menor
consumo e baixo custo operacional, ou seja, mais rentabilidade”.
Durabilidade e redução de
consumo
A mudança na relação do eixo traseiro tem
influência direta nas rotações de trabalho do motor. Em uma velocidade de 80
km/h, por exemplo, com a relação i=3,30, a rotação do motor cai em
cerca de 8%, em relação a de série (i=3,58). Essa alteração é rapidamente
percebida pelo cliente, que terá uma cabina com nível ainda maior de conforto,
devido à redução do nível de ruído interno e um motor mais durável, graças à
redução do número de rotações.
“A relação i=3,30 também oferece ao cliente
redução no consumo de combustível, dependendo das características da operação”,
diz Joerg. “Por exemplo: para quem roda em trechos predominantemente planos,
com PBT máximo de 23 toneladas, a relação i=3,30 é uma ótima opção”.
Atego 2430 ECONFORT
“Por todas as novidades derivadas do conceito
ECONFORT, o Atego 2430 6x2 é uma referência no mercado”, diz Gilson Mansur,
diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do
Brasil. “Ele oferece um elevado padrão de economia, conforto, força e
desempenho, agregando mais valor para os clientes. Isso resulta em maior
produtividade e rentabilidade no transporte de carga”.
De acordo com o executivo, o mercado aprovou
os aprimoramentos e as vantagens proporcionadas pelo Atego 2430 6x2. “Já
superamos a marca de 1.000 unidades vendidas deste modelo de caminhão, com
destaque para a região Sul, onde registramos o maior volume de venda, com
grande aceitação pelos transportadores locais”.
primeiro semipesado com câmbio
automatizado
O Atego 2430 6x2 foi o primeiro caminhão
semipesado da marca a receber o câmbio totalmente automatizado Mercedes
PowerShift e a nova geração do eixo traseiro HL-4 com nova relação de
redução (i=3,58).
O Mercedes PowerShift G-211 disponível para o
Atego 2430 6x2 traz três funções – EcoRoll, Power e Manobra – que agregam mais
desempenho, economia e conforto. O câmbio totalmente automatizado otimiza o
consumo de combustível e propicia uma elevada comodidade e praticidade ao
motorista, aumentando sua produtividade.
O motor OM 926 LA do Atego 2430 6x2, com
potência de 286 cv, ganhou um novo conceito de curva de torque, atingindo 1.250
Nm de 1.100 a 1.200 rpm. Trata-se do maior torque do mercado na categoria de
semipesados 6x2, resultando em melhores acelerações e retomadas e em manutenção
de velocidades mais altas, com menos trocas de marcha, proporcionando economia
de combustível e maior agilidade ao caminhão.
O Atego 2430 6x2 oferece ao cliente a opção do
câmbio manual Mercedes-BenzG-131 de 9 marchas, que conta com novo mapa de
engate, do tipo H sobreposto. Este conceito facilita o engate das marchas,
garantindo conforto para o motorista e minimizando a possibilidade de eventuais
erros de operação.
Produtividade e bem-estar
O conceito ECONFORT trouxe grandes benefícios
para o motorista. Entre as novidades agregadas ao Atego 2430 6x2 destaca-se o
novo sistema de suspensão da cabina, que melhora o isolamento das vibrações e o
amortecimento das irregularidades da via. Esta suspensão é robusta e
resistente, minimizando a demanda por manutenção.
No interior da cabina sobressaem o novo banco
pneumático do motorista com espuma de alta densidade e várias regulagens, nova
cama, o revestimento interno em tecido, tapete, diversos porta-objetos,
para-sol nas portas do motorista e acompanhante, cabideiro, toalheiro e a
iluminação aprimorada,
Para as cabinas Leito Teto Baixo (LTB) e Leito
Teto Alto (LTA) é oferecida a inédita cama king size, que oferece +0,5m na
largura proporcionando excelente nível de conforto, graças ao maior espaço
disponível.
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