O novo câmbio de dupla embreagem e sete marchas |
Luís Alberto Alves
A Kia anuncia o
lançamento de um novo câmbio de dupla embreagem e sete marchas (DCT) para a
nova linha Cee’d, cuja estreia mundial será no Salão Internacional de Genebra,
no próximo dia 03 de março.
O novo DCT será equipado no Cee’d dotado do motor 1.6 litro diesel da linha GT. Capaz de lidar com saídas de torques mais elevadas quando comparada com a existente transmissão de seis marchas, o novo DCT permite trocas mais rápidas, transmitindo uma sensação mais esportiva na condução da linha GT.
A Kia Motors Europa também prevê, com o novo sistema, níveis de emissões menores e mais economia de combustível. O novo DCT será disponibilizado em uma ampla gama de modelos da marca no futuro.
A nova transmissão é novidade para a marca coreana que desenvolveu o sistema por uma equipe de engenheiros altamente qualificada, em seu centro em Namyang, na Coreia do Sul.
Ao longo de seu desenvolvimento, as equipes de P&D da Kia tiveram como meta melhorias na aceleração e na eficiência do combustível, de 3% a 5%, dependendo do modelo. O DCT é composto de duas embreagens, sendo que cada uma é equipada com um atuador da embreagem para melhor capacidade de resposta.
O próprio eixo permite ao sistema se envolver rapidamente com marchas pares, enquanto um eixo sólido opera em velocidades ímpares. Esta troca de marchas cruzada permite a entrega de potência contínua e mais eficientes.
O mecanismo permite que o eixo do DCT opere sequencialmente e o modelo antecipe a próxima marcha provável do motorista que necessita de aceleração ou frenagem, ou até ainda ‘pular’ imediatamente para qualquer um das sete marchas para frente (e atrás). Esta ação permite ao condutor manter o controle do veículo em todos os momentos.
Com o aumento do torque do Cee’d (265/285 Nm), o novo sistema foi projetado para gerenciar efetivamente as saídas de até 300 Nm, alcançar melhor equilíbrio e melhorar o desempenho do motor.
O DCT permite que o motor diesel da linha GT opere em suas velocidades com mais eficiência em todos os momentos. Como o torque do motor aumentou 265 para 285 Nm, o novo DCT foi projetado para gerenciar efetivamente as saídas de até 300 Nm, alcançar melhor equilíbrio entre o desempenho do motor e maior economia de combustível.
Redução de ruído, vibração e aspereza (NVH) também foram foco da equipe Kia no desenvolvimento do DCT, com um amortecedor externo para garantir maior nível de requinte à nova transmissão.
O novo DCT será equipado no Cee’d dotado do motor 1.6 litro diesel da linha GT. Capaz de lidar com saídas de torques mais elevadas quando comparada com a existente transmissão de seis marchas, o novo DCT permite trocas mais rápidas, transmitindo uma sensação mais esportiva na condução da linha GT.
A Kia Motors Europa também prevê, com o novo sistema, níveis de emissões menores e mais economia de combustível. O novo DCT será disponibilizado em uma ampla gama de modelos da marca no futuro.
A nova transmissão é novidade para a marca coreana que desenvolveu o sistema por uma equipe de engenheiros altamente qualificada, em seu centro em Namyang, na Coreia do Sul.
Ao longo de seu desenvolvimento, as equipes de P&D da Kia tiveram como meta melhorias na aceleração e na eficiência do combustível, de 3% a 5%, dependendo do modelo. O DCT é composto de duas embreagens, sendo que cada uma é equipada com um atuador da embreagem para melhor capacidade de resposta.
O próprio eixo permite ao sistema se envolver rapidamente com marchas pares, enquanto um eixo sólido opera em velocidades ímpares. Esta troca de marchas cruzada permite a entrega de potência contínua e mais eficientes.
O mecanismo permite que o eixo do DCT opere sequencialmente e o modelo antecipe a próxima marcha provável do motorista que necessita de aceleração ou frenagem, ou até ainda ‘pular’ imediatamente para qualquer um das sete marchas para frente (e atrás). Esta ação permite ao condutor manter o controle do veículo em todos os momentos.
Com o aumento do torque do Cee’d (265/285 Nm), o novo sistema foi projetado para gerenciar efetivamente as saídas de até 300 Nm, alcançar melhor equilíbrio e melhorar o desempenho do motor.
O DCT permite que o motor diesel da linha GT opere em suas velocidades com mais eficiência em todos os momentos. Como o torque do motor aumentou 265 para 285 Nm, o novo DCT foi projetado para gerenciar efetivamente as saídas de até 300 Nm, alcançar melhor equilíbrio entre o desempenho do motor e maior economia de combustível.
Redução de ruído, vibração e aspereza (NVH) também foram foco da equipe Kia no desenvolvimento do DCT, com um amortecedor externo para garantir maior nível de requinte à nova transmissão.
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