Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Mitsubishi Motors do Brasil: 24 anos de história






 
Um dos destaques da Mitsubishi, Pajero Full

Luís Alberto Alves

 Em 1990, o mercado brasileiro se abria para as importações. Depois de muito trabalho, em 1991,os primeiros veículos Mitsubishi desembarcaram no país e a cidade de São Paulo inaugurou o primeiro ponto de venda da marca para comercializar a L200. A escolha deste segmento e o início da importação do Pajero Full, em 1992, foram um sucesso. Em apenas dois anos, a empresa já contava com 20 concessionárias Mitsubishi em 18 cidades do País. Uma rede diversificada que importava e distribuía os modelos Lancer, Space Wagon, Eclipse, 3000GT, Colt e Pajero Full. Nascia a MMC Automotores do Brasil.

 Em 1995, era criado o primeiro rali de regularidade do país: o Mitsubishi Motorsports. Nova mania entre os apaixonados por carros, a competição off-road se tornou uma experiência de marca. Desde suas primeiras edições, o rali assumiu também um papel social e passou a incluir a doação de alimentos para entidades sociais como parte de suas atividades. A Mitsubishi Motors se consolidava como referência nas competições off-road brasileiras.

 Alguns anos depois, em 1998, foi inaugurada a fábrica da Mitsubishi Motors Brasil, localizada em Catalão, interior de Goiás, promovendo o desenvolvimento da região.Em meio a uma ampla área ambiental, a unidade da Mitsubishi Brasil nasceu pautada pela excelência da qualidade e pela sustentabilidade, com a utilização responsável da água e a destinação adequada de seus resíduos sólidos desde o início. Com uma área construída de 14 mil metros quadrados, no dia 15 de julho saía da linha de montagem a primeira Mitsubishi L200. Cabine dupla, motor a diesel e tração nas quatro rodas.

 O estilo de vida 4x4 ganhava dois novos eventos de peso: a Mitsubishi Cup e o rali de velocidade Cross Country. E quatro anos depois chegava o Mitsubishi Outdoor, rali de estratégia e atividades culturais para toda a família. A presença constante nas provas off-road inaugurou uma linha de produção de carros especiais para competição, e a Mitsubishi conquistou uma posição importante nesse mercado.

 Em 2001, um novo canal de comunicação estreitava ainda mais a relação da marca com seus clientes, inovando o mercado editorial brasileiro. Em pouco tempo, a MitRevista atingiu a tiragem de 100 mil exemplares distribuídos exclusivamente para clientes Mitsubishi.

 Em 2004, uma nova marca entraria para a história: já eram 100 mil veículos Mitsubishi vendidos no Brasil. Três anos depois, com os lançamento dos primeiros veículos 4x4 Flex do mercado, a inovação virava sinônimo de sustentabilidade. E mesmo com um expressivo aumento na produção, a Mitsubishi Motors Brasil reduzia o consumo de energia utilizada para a fabricação de cada veículo.Três anos depois, em 2010, a Mitsubishi anunciava o projeto Anhanguera II, que previa expansão para 247 mil metros quadrados de área construída até 2015.

 Neste mesmo ano, a empresa inaugurou uma oficina especializada na cidade de Mogi Guaçu, em São Paulo, responsável por todo serviço de manutenção, desenvolvimento, testes e apoio durante as etapas de cada prova. No início, o espaço abrigava a equipe Triton RS da Mitsubishi Cup. Logo depois, em parceria com a engenharia de competição, passou a oferecer todo o suporte para as equipes do Rally dos Sertões e do próprio Rally Dakar, com a realização de testes em todos os veículos de rali da marca.

 Um ano depois, em 2011, a Mitsubishi iniciou uma parceria com o autódromo Velo Città. São 3 mil e 500 metros de traçado, com curvas de baixa e alta velocidade, além de longas retas e muitos desafios. Construído dentro dos padrões exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo, o Velo Città foi preparado para responder a todas as exigências de competições oficiais. Hoje ele abriga diversos eventos, como LancerCup, Lancer Evo Day, Lancer Experience e Racing School.

 Neste mesmo ano, a Mitsubishi entrou para o segmento dos sedans, importando um dos carros mais conhecidos da marca, o Lancer. Atualmente, a fábrica de Catalão libera mais de 300 veículos por dia, com os mais altos padrões de qualidade em seus processos, desde o projeto de desenvolvimento do produto até a Auditoria Final pós-montagem.

 São fabricados, em Catalão, os modelos do Pajero TR4, Pajero Dakar, linha L200 Triton e ASX. E importa os modelos do Pajero Full, Outlander, Lancer Sedan, Lancer Sportback Ralliart e Lancer Evolution X. Resultado expressivo do trabalho de um time comprometido, com a energia fundamental para continuar diariamente esta história.


Renault: Fluence ganha série limitada GT Line



O Fluence GT Line tem câmbio automático e visual esportivo


Luís Alberto Alves

 O Fluence GT Line chega para atender as expectativas de quem não abre mão do conforto e praticidade do câmbio automático, aliado ao visual mais esportivo com equilíbrio e sem exageros. Montada sobre a versão Dynamique do sedã médio da Renault, é equipado com câmbio CVT X-Tronic e ganhou o mesmo pacote aerodinâmico encontrado no Fluence GT.

 A Renault oferece a esportividade em três níveis: o GT Line com mudanças estéticas, como a versão Sandero GT Line; o GT que além da estética trás também versões com conteúdos mecânicos, como é o caso do Fluence GT com motor turbo de 180 cv; e o RS, que representam o máximo da esportividade, como o Megane RS, um exemplo de sucesso na Europa.

Destaque para o câmbio CVT X Tronic e chave cartão "hands free"

 As novidades estéticas, externas, incorporadas ao Fluence GT Line foram concebidas pela equipe do Renault Design América Latina (RDAL), o primeiro estúdio de design da marca no continente americano, localizado no Brasil.

 O Fluence GT Line apresenta, na dianteira, spoiler integrado ao para-choque logo abaixo da entrada de ar frontal, dando o tom de esportividade, que se complementa com os faróis de neblina circundados por moldura cromada.

 Na traseira, um discreto aerofólio incorporado à tampa do porta-malas, como se fossem uma peça única. O escapamento é envolvido pelo extrator de ar na cor preta, logo abaixo do para-choque. Na parte inferior da tampa do porta-malas, a inscrição GT Line abaixo da lanterna do lado direito identifica a série limitada.

 Visto de lado, as saias laterais se destacam, assim como as rodas de cinco raios, com aro de 17 polegadas de diâmetro, deixando à mostra parte dos discos e da pinça de freio. Os retrovisores na cor da carroceria e maçanetas em cromado fosco garantem um toque de sofisticação ao modelo. 
Motor 2.0 16V Hi Flex, com 143 cv (etanol) e 140 cv (gasolina)

 Já na parte interior o Fluence GT Line possui cor cinza escura com detalhes cromados e preto brilhante, conta também com painel digital e oferece itens de conforto, tecnologia e segurança, presentes em toda gama Fluence. Destacam-se a chave-cartão “hands free” que permite o travamento, abertura das portas e partida do motor com maior liberdade, sem a necessidade de uma chave de contato do veículo; ar-condicionado digital dual zone; sistema de som 3D by Arkamys; direção elétrica, volante com dispositivo regulador e limitador de velocidade, freios ABS e quatro airbags.

 Mecanicamente, o modelo é equipado com motorização 2.0 16V Hi-Flex, que desenvolve a potência de 143 cv (etanol) / 140 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torque máximo de 19,9 kgfm (etanol) / 20,3 kgfm (gasolina) à 3.750 rpm. Equipado com câmbio CVT X-Tronic, que proporciona uma troca suave de marchas, sem trancos, mantendo sempre o propulsor na rotação ideal, levando-se em conta a carga do motor e as condições de rodagem, além de se adaptar ao tipo de condução do motorista. O Fluence GT Line acelera de 0 a 100 Km/h em 10,1 segundos e sua velocidade máxima é de 195 km/h. O Fluence GT Line está disponível para venda na rede de concessionárias Renault a partir de R$ 78.990,00.



quinta-feira, 26 de junho de 2014

Fiat: Weekend 2015 ganha mais equipamentos



Modelo ganhou diversos equipamentos e novos detalhes internos

  
Luís Alberto Alves


 Acaba de chegar ao mercado o Fiat Weekend 2015. O modelo ganhou mais equipamentos, novos detalhes internos e um Kit exclusivo, que o deixam mais completo, confortável, elegante, e ainda mais competitivo.
Líder em seu segmento desde novembro de 2013, o modelo recebe em sua linha 2015 uma nova identidade, que chega estampada na tampa traseira de todas as suas versões: o nome Weekend.

 As três versões do Fiat Weekend – Attractive, Trekking e Adventure - também trazem de série novos itens que aumentam o conforto, valorizam o acabamento e o prazer de dirigir. São eles:
• Novo volante;
• Novas cores que garantem uma maior harmonização interna, que estão presentes em detalhes como acabamento do pomo do freio de mão; comandos do painel e maçanetas das portas;
• A versão Adventure do Fiat Weekend 2015 também recebe de série rodas em liga leve de 16 polegadas e nova grafia para o quadro de instrumentos.
Novo volante e comandos do painel


 Como equipamentos opcionais, a versão Attractive recebe sensor de estacionamento e tanto a versão Adventure como a versão Trekking ganham o novo Kit Locker, composto pelo bloqueio do diferencial (Locker), rodas de liga leve com pintura exclusiva (16” para a Adventure e 14” para a Trekking), faróis biparábola com máscara negra e rede porta-objetos no porta-malas do carro.
 Outra novidade na linha 2015 é o Kit Urban para a versão Adventure. Esse novo Kit conta com:
• Pintura exclusiva nas rodas em liga leve 16” (incluindo o estepe);
• Pneus de uso urbano 205/60 R16 (incluindo o estepe);
• Faróis com máscara negra;
• Rede porta-objetos no porta-malas.
Rede porta objetos é o destaque no porta malas


 Com três opções de motorização – 1.4, 1.6 e 1.8 -, o Palio Weekend possui propriedades e características para atender as várias necessidades do consumidor, inclusive a de seu bolso. Confira abaixo o preço da gama 2015 do modelo:
Weekend Attractive 1.4 Flex – R$ 45.550.
Weekend Trekking 1.6 Flex – R$ 47.600.
Weekend Adventure 1.8 Flex – R$ 56.560.


Mercedes-Benz: Ônibus de 23 metros é o maior nos aeroportos do Brasil




Articulado consegue transportar 170 pessoas de uma só vez

Luís Alberto Alves
 O ônibus superarticulado Mercedes-Benz O 500 – sucesso em sistemas de transporte coletivo urbano, como BRT e corredores exclusivos, devido a sua alta capacidade de transporte – dá nova demonstração de eficiência e versatilidade. A Infraero receberá um modelo O 500 UDA de piso baixo, que será testado em operação real no Aeroporto Tom Jobim, no Galeão, Rio de Janeiro, durante um mês, a partir de 12 de junho.

“O ônibus tem capacidade para até 170 pessoas, podendo transportar, de uma única vez, quase todos os passageiros de um Boeing 737 - 800, uma das aeronaves mais utilizadas no Brasil” afirmou Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Com 23 metros de comprimento, o superarticulado O 500 UDA de piso baixo é o maior ônibus a operar em aereportos do Brasil.
 Com adesivação especial alusiva à bandeira do Brasil – reforçada pela frase “Faça sua estrela brilhar, Brasil” – o superarticulado em demonstração no Galeão assegura um excelente padrão de conforto aos usuários, devido, entre diversos itens, à suspensão totalmente pneumática e ao ar condicionado.
 Além disso, o superarticulado proporciona uma grande vantagem aos motoristas. Graças ao quarto eixo direcional, este veículo de grande porte possui uma grande facilidade nas manobras. Esta característica é essencial para operações em aeroportos, assegurando agilidade no traslado de passageiros entre o avião, na pista do aeroporto e o terminal de desembarque.
 A fim de aperfeiçoar a utilização do veículo, a equipe de motoristas da Infraero recebeu um treinamento de operação, que foi ministrado por um instrutor técnico da área de Demonstração do Produto – Ônibus da Mercedes-Benz. A Guanabara Diesel, concessionária Mercedes-Benz, dará toda a assistência necessária durante o período de demonstração.
 Os superaticulados O 500 asseguram mais vantagens aos transportadores. Além da força, robustez e resistência para as operações severas, como nas grandes cidades, eles se caracterizam por um baixo custo operacional e pela avançada tecnologia BlueTec 5, que se destaca pelo atendimento as mais severas normas de emissões de poluentes com reduzido consumo de combustível, maiores intervalos de manutenção e longa durabilidade. 
                                        Capacidade para mais de 200 passageiros
 O superarticulado O 500 da Mercedes-Benz é oferecido ao mercado nas versões UDA piso baixo e MDA piso normal. O principal destaque do veículo são seus 4 eixos (sendo o último eixo na parte traseira direcional), o que possibilita a instalação de carroçarias de até 23 metros, com uma única articulação, para o transporte de mais de 200 passageiros no modelo O 500 MDA, dependendo da configuração interna do ônibus.
                                        Quatro modelos de ônibus articulados
 Com os superarticulados, a Mercedes-Benz amplia o leque de opções para o mercado. Às já conhecidas versões de articulados O 500 MA (piso alto) e UA piso baixo, a marca agregou os O 500 MDA (piso alto) e UDA piso baixo.
 Os modelos O 500 UA e UDA são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e MDA são mais adequados para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos os chassis articulados da marca são indicados para corredores exclusivos e sistema BRT, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ford: Montadora introduz sistema inovador de Airbag com o Mustang 2015


O sistema de airbag é menor, mais leve, amplia o espaço interno e conforto na cabine

Luís Alberto Alves
 A Ford desenvolveu um novo sistema de airbag que, além de aumentar a segurança do passageiro, é menor, mais leve, amplia o espaço interno e o conforto na cabine. Essa tecnologia única e patenteada permite que os airbags sejam instalados em novos locais dentro do veículo, dando mais liberdade aos projetistas. Sua primeira aplicação será no airbag de joelho do passageiro do novo Mustang, com lançamento no final do ano.
 Feita de um novo tipo de plástico, a bolsa inflável fica integrada à tampa do porta-luvas e protege o joelho do passageiro da frente, como um airbag de joelho convencional montado sob o painel de instrumentos, como mostra o vídeo disponível neste link.
"Com este projeto inovador de airbag, desenvolvemos uma tecnologia que oferece proteção para os passageiros, ao mesmo tempo em que reduz o peso e permite maior flexibilidade de design", destacou Sean West, gerente de Segurança Veicular da Ford.
 Para criar o novo airbag, os engenheiros da Ford desenvolveram e testaram materiais e técnicas de construção inovadoras. Diferentemente do airbag tradicional de tecido, o novo sistema usa plástico injetado flexível, ensanduichado na tampa do porta-luvas. Assim que um impacto é detectado e classificado pelo sistema de sensores, a bolsa é inflada em direção às pernas do passageiro, proporcionando amortecimento como um airbag tradicional de joelho.
 Por ser integrado ao porta-luvas, na borda do painel, o novo airbag não precisa “viajar” tão longe como um airbag convencional de joelho, que infla em direção ao chão antes de se curvar para cima. Além disso, como distribui a carga de impacto sobre uma área maior, ele pode operar com uma pressão menor de enchimento.
 O resultado é um design 65% mais leve e uma bolsa 75% menor que a convencional, com o mesmo nível de proteção para o passageiro. O sistema conta também com acabamento mais discreto, sem costuras ou cobertura visíveis, e dá flexibilidade aos designers para colocar o painel mais próximo do pára-brisa, aumentando a sensação de espaço na cabine.
 Com o desenvolvimento do novo airbag de joelho do Mustang, a Ford registrou 15 patentes nos EUA, além de outras pendentes. Ele é um dos itens de tecnologia do veículo, que tem um total de oito airbags, o dobro do modelo atual: dois de joelho, dois dianteiros, dois laterais, além de dois de cortina no modelo fastback, ou dois de cabeça no modelo conversível, montados nos bancos.
 O novo Mustang conta com sensores de impacto na frente, laterais e centro do carro, além de sensor de capotamento, para controlar o funcionamento dos airbags e pré-tensionadores dos cintos de segurança, que apertam ainda mais o cinto dos ocupantes dos bancos dianteiros em caso de acidente para mantê-los em uma posição segura.


GM: Linha 2015 do Prisma chega mais completo e sofisticado


A linha 2015 começa a chegar às concessionárias da marca no País

Luís Alberto Alves
 A linha 2015 do Chevrolet Prisma começa a chegar às mais de 600 concessionárias da marca no País. O sedã ganha mais conteúdo de série, acentuando o conforto e o prazer de estar a bordo do modelo.
 Itens como o ar-condicionado e os vidros elétricos com sistema de acionamento por “um toque” passam a equipar também as versões de entrada, que já contavam com a conveniência da direção hidráulica, do sensor de estacionamento traseiro e do painel com velocímetro digital, por exemplo.
 Dessa forma, o Prisma se consolida como um dos sedãs mais espaçosos e completos de sua categoria. Outro diferencial competitivo do modelo é o seu visual esportivo.
 Novidade também é volante multifuncional com controle das funções do rádio e do telefone nas versões 1.4 litro equipadas com o câmbio automático de seis velocidades.
 Compatível com o sistema multimídia MyLink, as teclas de atalho permitem ao motorista, por exemplo, atender e fazer ligações em viva-voz, contatar o assistente pessoal Siri do IPhone e acessar diversas funções do rádio. Ainda é possível alternar as diversas mídias disponíveis (USB, auxiliar e Bluetooth) sem tirar as mãos do volante.
 Além de comodidade, o recurso proporciona mais segurança. As teclas do controle de áudio ficam estrategicamente posicionadas na extremidade do raio direito do volante, bem ao alcance dos dedos. Assim, no raio esquerdo continuam os comandos do controle de velocidade (Cruise Control), mais um equipamento comum apenas em carros de segmentos superiores.
 Outra novidade da linha 2015 exclusiva para as versões automáticas do sedã é o volante revestido em couro.
 Desde a versão 1.0 litro LT (de entrada), o Chevrolet Prisma conta com diversos itens segurança. Destacam-se os freios ABS com EBD (Electronic Brake Force Distribution) nas quatro rodas, o airbag duplo e os cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura. A coluna de direção e o banco do motorista também são reguláveis, para que o condutor encontre a sua posição ideal de condução.
                                                                      MyLink
 O Chevrolet Prisma tem na tecnologia de conectividade um de seus principais diferenciais. Com tela de sete polegadas sensível ao toque, o sistema multimídia permite ao usuário trazer suas músicas, fotos e vídeos.
 Por meio de um smartphone, pode-se ainda acessar conteúdos e aplicativos na internet, como o BringGo, próprio para navegação. O MyLink é item de série nas versões LTZ e opcional nas versões LT.
                                                                       Powertrain
 O Prisma é comercializado com duas opções de motores SPE/4, ambos Flex Fuel. O modelo de 1.0 litro rende 80 cavalos quando abastecido com etanol e 78 cavalos com gasolina, sempre a 6.400 rpm. Já o modelo de 1.4 litro entrega 106 cavalos quando abastecido com etanol e 98 cavalos com gasolina, sempre a 6000 rpm.
 O carro também possui duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades ou automática de seis velocidades, pioneira em veículos da categoria.
                                                                         Vendas
 Desde o lançamento, em fevereiro de 2013, o Prisma já vendeu cerca de 80 mil unidades e é atualmente o segundo modelo mais emplacado da linha Chevrolet. 
 Totalmente desenvolvido no Brasil, em um projeto paralelo ao Chevrolet Onix, o sedã da marca, entretanto, vai além. Com seu estilo único e atual, o Prisma tem características próprias e itens de tecnologia e conforto exclusivos que lhe conferem uma identidade única e personalidade imponente.
 Compartilhando de algumas dimensões do Chevrolet Onix como entreeixos ( 2.528 mm) e largura ( 1.705 mm) , o Prisma 2013 é cerca de 30 centímetros mais comprido, com 4.275 mm. Tais dimensões são a garantia de espaço para a acomodação também de carga. O porta-malas comporta generosos 500 litros de capacidade e conta com sistema de abertura no conceito "wrap-around", o que facilita o acesso às bagagens.
 O modelo continua com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, e seis opções de cores: Branco Summit, Vermelho Pepper, Preto, Prata Switchblade, Cinza Mond e Azul Sky.


Ford Europa: Versão do New Fiesta com motor 1.0 DE 140 CV




Ambos veículos têm velocidade máxima de 201 km/h

Luís Alberto Alves
 A Ford apresentou na Europa uma nova versão do New Fiesta com motor EcoBoost 1.0 de 140 cv. Chamada Red and Black Edition, a edição especial terá um estilo exclusivo e a sua potência por litro é superior à de supercarros como Bugatti Veyron e Ferrari 458 Speciale: o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tem velocidade máxima de 201 km/h.
 A versão esportiva será oferecida em duas cores: vermelho com detalhes em preto e preto com detalhes em vermelho, justificando o seu nome. O New Fiesta Red and Black Edition traz ainda novas calibrações no controle do turbo, comando de válvulas, intercooler, gerenciamento do acelerador e ponto de ignição que elevam a sua potência para 140 cv, com torque máximo de 180 Nm entre 1.400 a 5.000 rpm.
 “Ele é um dos carros de rua mais rápidos e mostra o enorme avanço que ele representa para o desenvolvimento de motores, combinando a experiência de direção empolgante com a economia de combustível que os consumidores esperam”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.
                                                                  Motor EcoBoost 1.0
 A nova versão do EcoBoost 1.0 – eleito Motor Internacional do Ano em 2013 e 2012 – foi recalibrada para gerar 12% mais potência. Como comparação, ela tem mais que o dobro da potência por litro do motor 1.6 de 100 cv que equipava o esportivo Fiesta S há apenas 10 anos e também melhora a economia de combustível e as emissões de CO2 em mais de um terço: faz mais de 22 km/l e emite apenas 104 g/km de CO2.
 O motor Ford 1.0 EcoBoost reúne as tecnologias de turbocompressor, duplo comando independente e variável de válvulas (Ti-VCT) e injeção direta de alta pressão para oferecer um nível inédito de desempenho e eficiência. O seu turbo compacto e de baixa inércia gira a até 248.000 rpm – mais de 4.000 vezes por segundo e quase o dobro da rotação dos turbos dos carros atuais de Fórmula 1 – com uma pressão de alimentação de 2.6 bar (38 psi), mais que suficiente para encher os pneus de um New Fiesta.
 "A única alteração de hardware que fizemos para elevar sua potência a 140 cv foi uma junta do cabeçote reforçada para suportar o aumento da pressão, o que comprova o design avançado do EcoBoost 1.0", diz Andrew Fraser, gerente de Calibração da Ford Europa. "O pico de pressão nos pistões de 7 centímetros de diâmetro é de 124 bar (1.800 psi), o equivalente a mais de 5 toneladas, ou um elefante africano adulto pisando em uma lata de refrigerante".
 O motor EcoBoost 1.0 respondeu por quase 30% das vendas do New Fiesta na Europa no primeiro trimestre de 2014 e contribuiu para manter o carro na liderança do segmento de compactos naquele mercado, posição que ocupa desde 2012.
                                                                  Família 3 cilindros
 Desenvolvido na Europa, no Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada em Aachen, na Alemanha, e no Centro Técnico de Dunton, no Reino Unido, o motor usa um bloco compacto de ferro fundido que cabe no bagageiro da cabine de um avião. O EcoBoost 1.0 traz avanços que também estão presentes no motor 1.0 3C Duplo Comando do futuro Novo Ka no Brasil.
 Ele tem cabeçote de alumínio com coletor de escape integrado e um design inovador no volante e na polia dianteira que garante um desempenho mais refinado comparado aos motores convencionais de três cilindros. Para redução do atrito, usa pistões com revestimento especial, anéis de pistão de baixa tensão, vedações de baixa fricção e correia imersa em óleo. Uma bomba de óleo variável adequa a lubrificação conforme a necessidade e otimiza a pressão de óleo para aumentar a eficiência do combustível.


quarta-feira, 18 de junho de 2014

GM: Cobalt 2015 já está nas ruas



Painel luxuoso do Cobalt 2015 com velocímetro digital

Luís Alberto Alves
 Um dos modelos mais vendidos do seu segmento, o Chevrolet Cobalt chega ainda mais completo na linha 2015. O sedã ganhou novos acessórios e equipamentos de série.
 Entre os novos conteúdos, destacam-se o botão no painel para a abertura da tampa do porta-malas e o sistema de travamento elétrico, da tampa do bocal do tanque de combustível.
 Outra novidade é o ampliação do número de acessórios de conveniência e de conforto disponíveis para o modelo, como a forração de couro para os bancos, além da câmera de ré e do módulo de TV compatíveis com o sistema multimídia MyLink da Chevrolet.
 Disponível também na rede de concessionárias da marca, o módulo para ativação da função Tilt Down dos retrovisores externos do Cobalt faz com que, ao engatar a marcha ré, os espelhos inclinem-se para baixo, melhorando a visualização nas manobras de estacionamento.
 Um carro construído de dentro para fora, o Cobalt reforça a importância do espaço, da versatilidade e de uma clara demonstração de prestígio acessível, com preço de carro compacto e oferta de conforto só encontrados em sedãs de segmentos superiores.
 Com o maior porta-malas e entreeixos da categoria, o sedã da Chevrolet tem espaço para bagagens, ombros e pernas de cinco adultos. Os materiais utilizados no interior do veículo criam um ambiente de refinamento e clara percepção de qualidade, com superfícies refinadas.
 Destaque para o painel com velocímetro digital, o ar-condicionado e a direção hidráulica entre os itens de série em todas as versões (LS, LT e LTZ), assim como os freios ABS com EBD (Electronic Brake Force Distribution) e as travas elétricas das portas, que podem ser acionadas pelo controle remoto da chave tipo canivete.
Cobalt 2015 tem tecnologia de conectividade e sistema multimída MyLink da GM

                                                              Sucesso de vendas
 O Cobalt também conta com tecnologias de conectividade. O sistema multimídia MyLink da Chevrolet, presente nas versões LTZ, tem tela de sete polegadas sensível ao toque, além de Bluetooth e entrada USB, que permitem ao usuário trazer suas músicas, fotos e vídeo.
 Por meio de um smartphone, pode-se ainda acessar conteúdos e aplicativos na internet, como o BringGo, próprio para navegação. O MyLink é item de série nas versões LTZ do sedã.
 O Cobalt é comercializado com duas opções de motores Econo.Flex. O modelo de 1.4 litro rende até 102 cavalos e 13 mkgf de torque. Já o modelo de 1.8 litro entrega até 108 cavalos e 17,1 kgfm. Vale ressaltar que esse último propulsor disponibiliza 90% da sua força entre 2.500 e 4.700 rpm, ampliando sua elasticidade e garantindo excelente dirigibilidade ao carro tanto em trajetos urbanos como rodoviários.
 O motor de 1.8 litro pode vir, opcionalmente, com uma transmissão automática de seis velocidades, exclusiva no segmento. O Cobalt é um grande sucesso de vendas da Chevrolet no Brasil. Desde seu lançamento, em novembro de 2011, já foram comercializadas mais de 140 mil unidades.
 Os motivos para seu sucesso já são conhecidos. Excelente relação custo benefício, espaço interno, acabamento e funcionalidade como referência no mercado, além do amplo porta-malas, boa dirigibilidade e um design clássico, que caiu no gosto dos brasileiros


Ford: Caminhões começam caravana econoshow com 124 dias de test drive



Serão 124 dias em contato direto com os caminhoneiros em diversas regiões do Brasil

Luís Alberto Alves
 A Ford Caminhões iniciou a Caravana Econoshow 2014, projeto itinerante que vai percorrer o Brasil de Norte a Sul. O objetivo é realizar durante 124 dias um contato direto com os caminhoneiros nas estradas em várias regiões do País. Além da experiência de aproximar os usuários dos seus veículos, este projeto visa divulgar o potencial dos caminhões rodoviários da linha Cargo: o novo modelo extrapesado 2842 e o pesado 2429.
 A Caravana Ford Econoshow está na terceira edição e permanecerá quatro dias em cada local de parada, permitindo que mais motoristas participem do projeto. O evento vai de junho deste ano até fevereiro de 2015. Uma inovação é que, além de realizar o test-drive, o participante terá este momento gravado em vídeo que, depois, poderá ser compartilhado nas redes sociais. O projeto prevê ainda um trabalho de divulgação de diversas informações do setor de transporte rodoviário de cargas.
  “O nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para os motoristas autônomos e frotistas e, com isso, ampliar a aproximação com a marca Ford Caminhões. Este é um dos mais longos programas de test-drive e demonstração de tecnologias e inovações para aumentar a segurança, conforto, economia e produtividade dos usuários dos nossos caminhões”, comentou o gerente nacional de Vendas e Marketing da Ford Caminhões, Antonio Baltar Jr.
 A Econoshow tem ainda consultores para indicar as melhores opções de veículos. “Criamos um espaço para consultoria e vendas dos caminhões Ford. A comercialização dos caminhões é uma outra novidade nesta edição. Vamos oferecer ao usuário várias opções para fechar negócio, através das linhas de financiamento ou do Consórcio Nacional Ford”, afirmou Baltar.
 Em todas as etapas, além da presença de distribuidores Ford Caminhões locais, haverá o apoio de equipes especializadas parar atender clientes em trânsito nas diversas regiões.
Telemetria
 O novo extrapesado Cargo 2842 e o pesado Cargo 2429 estarão disponíveis para test-drive e equipados com recursos interativos de telemetria para conhecer o desempenho do veículo, visando uma experiência técnica e diferenciada. “Foram instalados no painel do caminhão um sistema de câmera e um tablet que permitem acompanhar todo o percurso com recursos de telemetria. O vídeo ficará disponível no canal da Econoshow no Youtube (www.youtube.com/fordeconoshow) para ser compartilhado com a família e amigos”, destaca Baltar.
 O extrapesado Cargo 2842, tem capacidade de 56 toneladas e um conjunto que se destaca pelo alto desempenho, robustez e economia. Seu trem de força é formado pelo motor de 10.3 litros e 6 cilindros, com 420 cavalos de potência, e transmissão automatizada de 12 velocidades que permite escolher dois modos de troca de marchas: automático ou manual, pela alavanca tipo “joystick” no console.
 O Cargo 2429 alia alta capacidade e produtividade no transporte de médias e longas distâncias com peso bruto total de 23 toneladas. É equipado com motor Cummins Euro 5 IBS 6.7, de 6 cilindros, com potência de 290 cv e torque de 951 Nm, e baixo consumo de combustível.
Projeto Social
 Além do test-drive com telemetria e vídeo, a Caravana Econoshow traz apresentações de segurança veicular para os profissionais do volante. Os participantes poderão realizar consulta odontológica através do Ford Odontomóvel, um consultório móvel com serviços completos de dentista.
 A Econoshow oferece ainda nos locais wi-fi gratuito. A utilização da mídia social, cada vez mais difundida entre os motoristas profissionais, é incentivada pelo cartão postal personalizado, ou seja, o motorista tira uma foto e, na mesma hora, imprime sua imagem no cartão, onde poderá escrever uma mensagem. Caso não seja usuário da rede social, a Ford se encarrega de enviar o cartão ao local indicado. Os participantes receberão ainda um brinde.
Agenda
 Confira as próximas etapas dos meses de junho e julho da Caravana Ford Econoshow 2014:
·         17 a 20 de junho – Itapecerica da Serra (SP). Rodovia Regis Bittencourt, km 294 – Posto São Leopoldo 40
·         20 a 27 de junho – Uberlândia (MG). Rodovia BR 365, km 640 – Posto Decio Parada Bonita
·         01 a 4 de julho – Itumbiara (GO). Rodovia BR 153, km 0 – Posto Decio Araporã
·         17 a 18 de julho – Aparecida (SP). 34ª Feira do Carreteiro – Rodovia BR 116, km 71.