Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Peugeot: Modelo 2008 DKR16 está mais potente




Veículo ganhou distância maior entre os eixos


Luís Alberto Alves

 Desde que o 2008 DKR cruzou a linha de chegada no último Rally Dakar, uma equipe designers se debruçou sobre o novo projeto para desenvolver um veículo ainda mais afiado para as próximas disputas. Se apropriando dos conhecimentos registradas na prova em janeiro, os engenheiros permaneceram fiéis ao conceito de duas rodas motrizes.

 O Peugeot 2008 DKR16 adquiriu uma forma muito diferente. Com uma distância entre os eixos maior, o modelo apresenta “musculatura” mais desenvolvida. Ainda que pequenos, os balanços dianteiro e traseiro foram mais reduzidos para melhorar a capacidade do veículo de enfrentar dunas, trilhas rochosas e riachos, no percurso variado que o Dakar oferece.

 Além desse desenvolvimento, a aerodinâmica foi revista. O capô e a entrada de ar foram completamente modificados para permitir um melhor equilíbrio do downforce entre a dianteira e a traseira, bem como melhorar o fluxo de ar. Essas alterações também deixaram o modelo com uma aparência mais agressiva.

 Sob a carroceria de fibra de carbono, a transformação do Peugeot  2008 DKR16 não parou por aí. A suspensão passou por uma total recalibragem para enfrentar terrenos inóspitos e, agora, o modelo dispõe de novas rodas de magnésio, em substituição às de alumínio, associados a pneus Michelin ainda mais robustos, leves e eficientes.

 O 3.0 V6 biturbo diesel também ganhou potência. Sua utilização é extensa, mas vem sendo particularmente útil nos traçados sinuosos.

 Obviamente, estes desenvolvimentos foram cuidadosamente testados pelos técnicos da Equipe Peugeot Total durante um programa intensivo de testes. Com uma bagagem de 17 títulos no Rally Dakar em duas e quatro rodas, Stephane Peterhansel, Carlos Sainz e Cyril Despres puderam avaliar o desenvolvimento do carro, já equipado com alguns desses componentes do Peugeot 2008 DKR16 nos veículos que disputaram com sucesso o Rally Silk Road da China.

 Presente na sessão de treinos que validou as opções técnicas finais do 2008 DKR16, no Marrocos, o diretor da Peugeot Sport, Bruno Famin, descreveu a filosofia que orientou sua concepção: “Não há mudança que prevaleça sobre outras. Trata-se de uma série de desenvolvimentos em diversas áreas que, somados, esperamos trazer uma melhoria global. Os pontos em que nos concentramos são estabilidade do carro e facilidade de utilização do motor. O nosso nível de preparação é muito superior do que era um ano antes do nosso primeiro Dakar. Sabemos que ainda vamos acumular muita experiência antes de estarmos realmente prontos para o Dakar em 2016”.

 Stéphane Peterhanel e Carlos Sainz aprovaram o progresso representado pelo novo carro em termos de desempenho, potência e tração. O piloto francês está ansioso para assumir o volante da versão 2016 do carro na competição: “Você realmente sente que o carro é mais longo, mais largo e com um centro de gravidade mais baixo. Está muito mais estável e isso vai nos permitir avançar mais rápido nas curvas. Nós também sentimos a diferença no motor, que se mostra mais potente, mas podemos explorá-lo ainda mais em baixas rotações”.

 Enquanto seus companheiros estavam engajados na China disputando o Rally Silk Road, Carlos Sainz trabalhava muito distante dali, focado no desenvolvimento do Peugeot 2008 DKR16. Com tantos quilômetros acumulados ao volante, o espanhol tem uma idéia muito clara do seu potencial: “O teste correu bem e não encontramos quaisquer problemas. Seu potencial é muito maior do que o carro do ano passado. A confiabilidade também é muito satisfatória. Mudamos uma série de elementos em áreas críticas. Tanto é assim que podemos considerar que este é um carro completamente novo em comparação com o de 2015”.



Umicore: Catalizador reduz potência do automóvel?




Luís Alberto Alves


Um dos mitos mais comuns sobre desempenho veicular é que o catalisador reduz a potência do automóvel. A Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos e especialista em controle de emissões da América do Sul, alerta que a retirada da peça altera as condições do carro e é uma infração grave passível de multa, podendo gerar a apreensão do bem. 

Segundo Cláudio Furlan, gerente Comercial da Umicore, os veículos foram projetados considerando a existência do componente. A sua remoção desregula o sistema de injeção eletrônica e a contrapressão do sistema de escapamento. Poderá haver perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos. 

“É necessário manter a configuração do veículo. A retirada do catalisador é extremamente prejudicial ao automóvel, podendo gerar custos altos ao proprietário”, comenta Furlan. 

Além dos danos para o carro, a retirada da peça prejudica a qualidade do ar, principalmente em grandes centros urbanos, onde há grande movimentação de veículos. Montado dentro de uma cápsula de aço inox, o catalisador é composto por uma colmeia cerâmica que, por meio de uma reação química, transforma os gases tóxicos provenientes da queima do combustível em gases inofensivos. 

De acordo com informações da Umicore, do ponto de vista físico, a peça pode ter a mesma durabilidade do veículo, desde que seja realizada a correta manutenção, conforme descrito no manual do fabricante. No caso de catalisadores posicionados no assoalho do veículo, o impacto, comum em estradas de terra ou mal conservadas, pode prejudicar o seu funcionamento. O abastecimento com combustível adulterado e substâncias presentes em óleos lubrificantes inadequados ou de má procedência também podem comprometer a sua eficiência e durabilidade. 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ford: Estreia do esportivo GT, com mais de 600 cv de potência



Máquina em formato de carro


Luís Alberto Alves

A Ford reservou o segundo dia do Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, para a estreia na Europa do novo GT, superesportivo com mais de 600 cv de potência. Foi exibido junto com os demais modelos de alto desempenho da linha, incluindo o Focus RS, o Focus ST e o Fiesta ST, além do Ford Mustang, que pela primeira vez será comercializado no continente europeu, nas carrocerias fastback e GT

Veículo principal da Ford Performance, o Ford GT participará da corrida de Le Mans no próximo ano e traz uma série de tecnologias inovadoras em sua segunda geração, inspirada no legendário modelo que quebrou a hegemonia da Ferrari em Le Mans, nos anos 60, com quatro vitórias consecutivas no famoso circuito francês. 

Carroceria ultraleve construída em fibra de carbono e alumínio, motor V6 EcoBoost, suspensão ativa, freios de carbono cerâmica e “cockpit” em estilo de competição são alguns elementos que fazem dele o supercarro mais avançado já produzido pela marca.

O novo Focus ST, com motor 2.0 turbo de injeção direta EcoBoost, com mais de 250 cv, suspensão esportiva e controle vetorial de torque, combina refinamento de engenharia e adrenalina, como é tradição da grife ST. O Fiesta ST, com motor 1.6 EcoBoost de cerca de 200 cv e rodas de 17 polegadas, segue a mesma receita para apimentar o compacto que é chamado de “ovelha negra” da linha.
 O Focus RS, modelo de produção da linha mais rápido do mundo, entre outras novidades traz um motor 2.3 EcoBoost com mais de 350 cv.

O Mustang, esportivo mais vendido do mundo em 2015, é outro astro do salão europeu, trazendo versões com direção do lado esquerdo ou direito para atender os diferentes mercados. O carro teve uma excelente estreia no continente, com mais de 8.000 unidades comercializadas. Além do motor V8 5.0, ele tem a opção do 2.3 EcoBoost, ambos com transmissão automática ou manual.


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

MANN-FILTER: Na praça, novos itens para linha pesada





Luís Alberto Alves

 Neste mês, a MANN-FILTER divulga novos filtros e elementos filtrantes para linha pesada. Um dos lançamentos é o kit com o elemento filtrante da uréia U 630, indicado para os modelos Iveco Stralis, Tector e Vertis com motor Euro 5 e Volvo séries FH, FM, FMX e VM – também com motor Euro 5.

 Na linha de filtros, a multinacional alemã anunciou o filtro blindado do combustível WK 954/2x, indicado para caminhões Ford Cargo 816 / 1119 / 1319 / 1519 / 1719 / 1723 Motor Cummins ISB 4.5 (01/12-); e Cargo 2423 / 2429 / 2623 / 2629 Motor Cummins ISB 6.7 (01/12-).

 Atualização – A marca MANN-FILTER ainda lançou o elemento filtrante do ar com tecnologia Tubo Helix C 28 1012, em substituição ao mesmo C 28 1012 (modelo perfurado). O novo item é indicado para caminhões Mercedes Benz Atego 1315 (01/05-), 1418 (01/05-12/12), 1518 e 1718 (11/06-12/12) - OM904 LA; 1419 (01/12-) - OM924 LA; 1725 (11/06-12/11), 2425 (11/06-12/12) - OM906 LA; 1726 (01/11-), 1728 (07/07-12/10), 2428 (07/07-12/11) - OM926 LA.

Para obter um desempenho ideal, todos os motores de combustão requerem entrada de ar limpo. Se partículas indesejadas no ar entram na câmara de combustão, desgastes podem ocorrer nas paredes dos cilindros, diminuindo a vida útil do motor. Por essa razão, a MANN-FILTER recomenda a manutenção periódica dos filtros automotores, sempre segundo as orientações do manual do veículo.


Monroe: Passar na valeta prejudica suspensão


Luís Alberto Alves

Prática causa desconforto e pode comprometer outros componentes do sistema 
Um dos maiores mitos sobre conservação veicular é que passar na diagonal por desníveis ajuda a preservar a suspensão. Segundo a Monroe, fabricante mundial de amortecedores, o vício pode provocar ruídos, folgas excessivas e, até mesmo, o travamento total do sistema. Também compromete buchas, molas, coxins, amortecedores e rolamentos.

Conforme explicação de Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, quando o veículo atravessa lombadas e valas na diagonal, cada lado da roda movimenta em tempos diferentes, provocando um movimento torcional da carroceria, o que é extremamente prejudicial aos componentes da suspensão.

“O recomendado é conduzir o carro em linha reta, para que o movimento seja uniforme nos dois lados. Além de causar desconforto, este costume pode prejudicar os demais componentes da suspensão e, em longo prazo, gerar custo extra ao motorista”, adverte o especialista. Ele ressalta que gastos com manutenção corretiva chegam a ser 30% mais altos.  Por isso, outra orientação é preservar as peças em bom estado.

A velocidade também influencia na conservação do sistema de suspensão. A dica da Monroe é trafegar entre 20 km/h e 30 km/h em lombadas de dimensões regulares, conforme Resolução nº 39/98, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). “Quanto maior o desnível, menor deve ser a velocidade”, alerta Caretta. A regra também deve ser aplicada em valetas. 


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mercedes-Benz: Classe S Cabriolet é destaque no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt


Modelo foi exposto no Salão do Automóvel de Frankfurt


Luís Alberto Alves
Stuttgart. O novo Cabriolet é o sexto modelo da atual família do Classe S e o primeiro conversível premium lançado pela Mercedes-Benz desde 1971. Ele apresenta um design diferenciado e exclusivo, além da tecnologia de ponta e um conceito de proteção contra o vento, que inclui o controle inteligente de climatização para conversíveis. Este elegante modelo esportivo terá sua apresentação mundial no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha.
Durante o evento a versão esportiva do novo Classe S também será apresentada. O Mercedes-AMG S 63 4MATIC Cabriolet possui motor de 5,5 litros biturbo, que gera potência de 585 cv e torque máximo de 900 Nm. Ele traz de série a tração integral permanente AMG Performance 4MATIC com divisão de torque privilegiando o eixo traseiro e acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
"Depois de um intervalo de 44 anos, podemos oferecer novamente para os aficionados da Mercedes-Benz um automóvel conversível na Classe S. O novo Classe S Cabriolet simboliza toda nossa paixão por uma mobilidade exclusiva, individual e atemporal, que compartilhamos com nossos clientes", ressalta Ola Källenius, membro do Conselho da Daimler AG, responsável pela área de vendas Automóveis da Mercedes-Benz.
Soluções inovadoras, como a estrutura do compartimento de bagagem feita de alumínio e magnésio, assim como o assoalho traseiro de alumínio, permitiram reduzir o peso da carroceria ao mesmo nível do Classe S Coupé. Com relação aos itens de conforto, o sistema automático de proteção contra o vento AIRCAP (reduz a turbulência de ar e nível de ruído interno), o sistema AIRSCARF de aquecimento ao nível do pescoço, o aquecimento dos bancos também na traseira, além do controle climático inteligente fazem do modelo um dos mais sofisticados do mundo. Diferentemente dos sistemas convencionais, a climatização é controlada de forma totalmente automática. Isto quer dizer que o motorista não precisa escolher um modo para capota fechada ou capota aberta, nem que é necessário memorizar uma determinada temperatura para cada uma dessas condições.
Uma apaixonante atenção aos detalhes também se destaca no projeto do compartimento de bagagem: quando a capota de tecido é aberta, é dobrada separadamente numa área específica, o que a separa do restante do espaço do bagageiro por uma cobertura retrátil operada eletricamente, que envolve o teto de tecido. Esta partição do compartimento de bagagem se estende automaticamente durante a abertura da capota. Quando a capota é fechada, a divisória do porta-malas pode ser recolhida pelo toque de uma tecla no painel interno da tampa do bagageiro, aumentando assim a disponibilidade de espaço para bagagem.
Outras vantagens oferecidas são o fechamento remoto eletro hidráulico de série e a abertura de comunicação para carga entre o bagageiro e o interior do veículo.
Design de grande destaque
O novo Classe S Cabriolet é um dos veículos mais bonitos e exclusivos da Classe S em todos os tempos e traduz o conceito de luxo moderno.
A peça central da parte dianteira é a grade do radiador preta em diamante (versão S 500) apresentando a estrela da Mercedes-Benz e uma travessa única em prata com insertos cromados. O capô acrescenta mais detalhes dinâmicos, com suas poderosas linhas. O sistema opcional LED Intelligent Light System demonstra a elegância do modelo , com sofisticados cristais Swarovski nas lanternas indicadoras de direção e luzes de condução diurna.
O design lateral do Classe S Cabriolet apresenta um excitante perfil dinâmico no estilo de um cupê quando a capota está fechada. Entre os itens mais marcantes da lateral estão a baixa área envidraçada, a linha da parede lateral descendo para a traseira e as janelas laterais que podem ser totalmente recolhidas.
A tecla no console central pode ser utilizada para abrir e fechar a capota de tecido com o veículo em movimento a até 60 km/h. A abertura ou fechamento tomam cerca de 20 segundos e podem ser comandados de fora do veículo pela chave eletrônica.
A traseira reforça a impressão de largura do modelo por suas finas lanternas em LED e dos ombros musculosos. Quando fechada, a capota de tecido com janelas de vidro se funde harmoniosamente à vista traseira. A cobertura do compartimento da capota é emoldurada como um largo elemento cromado. O para-choques traseiro com seção inferior com aparência de difusor, dois aros visíveis das ponteiras de escapamento e um elemento decorativo cromado horizontal acrescenta um toque esportivo. A estrela da Mercedes-Benz é articulada e desempenha várias funções: serve de maçaneta para abertura manual da tampa do porta-malas e também como cobertura para a câmera de ré e a câmera opcional de 360°.
Por dentro, o Classe S Cabriolet apresenta uma luxuosa linguagem de design esportivo, juntamente com materiais requintados, compondo um conjunto interior excepcional. A escolha cuidadosa das combinações de cores e materiais e os controles de alta qualidade em metal verdadeiro ou aparência de cromo reforçam o caráter altamente exclusivo do veículo. Os materiais apresentam o mais alto padrão de manufatura e são confeccionados à mão.
Diminuição nos níveis de ruído
Com um coeficiente aerodinâmico de 0,29 Cd (versão S 500), a Mercedes-Benzestabelece um novo parâmetro no segmento com o Classe S Cabriolet. As excelentes características de fluxo de ar são consequência, por exemplo, da concepção do revestimento sob a carroceria abrangendo o compartimento do motor e o assoalho principal, a ampla blindagem do eixo traseiro, os defletores das rodas otimizados, o formato dos espelhos externos e a distribuição bem balanceada de forças entre os eixos dianteiro e traseiro.
Como fiel irmão do Classe S Coupé - o automóvel produzido em série com o interior mais silencioso do mundo - o modelo conversível com quatro lugares também oferece um excelente conforto relacionado ao ruído. A capota acústica de tecido com três camadas é equipamento de série.  A concepção da carroceria, o conceito de selagem das portas e o duplo envernizamento também são cruciais para garantir o baixo nível de ruído no interior. Além do conforto acústico, os engenheiros aerodinâmicos também dedicaram atenção especial para manter o interior livre de correntezas.  
Propulsão, suspensão e segurança ativa
O motor V8 do S 500 Cabriolet tem potência de 455 cv e atinge o torque máximo de 700 Nm a partir de 1.800 rpm. Em termos de potência máxima e consumo de combustível, o motor V8 biturbo AMG 5,5 litros, que equipa a versão superesportiva do modelo, é um dos V8s de série mais eficientes do mundo. Com potência de 585 cv e 900 Nm de torque, ele atende às mais altas exigências. O mesmo ocorre com o desempenho: o Mercedes-AMG S 63 Cabriolet acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem a velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h., tendo também como item opcional a velocidade limitada em 300 km/h.
O Classe S Cabriolet é equipado de série com a suspensão AIRMATIC semiautomática a ar, que proporciona controle variável do amortecimento. O sistema pode ser regulado para um comportamento mais esportivo ou mais orientado ao conforto, de acordo com o gosto pessoal. O eixo dianteiro com quatro braços impressiona pelo alto nível de conforto de rodagem, além da ação precisa da suspensão.
Como o sedã Classe S e o Coupé, o novo Cabrio é oferecido com numerosos sistemas de assistência que tornam o ato de dirigir ainda mais confortável e seguro. Os sistemas de direção inteligente incluem os freios PRE-SAFE com detecção de pedestres, o DISTRONIC PLUS, com assistente de direção (Steering Assist) e piloto automático ativo Stop & Go Pilot (que mantém a distância do veículo que vai à frente), Brake Assist BAS PLUS com assistência em cruzamentos, o Active Lane Keeping Assist (assistente de manutenção ativo de faixa de rolamento), Adaptive High-beam Assist Plus (assistente de farol alto adaptativo) e o Night View Assist Plus (assistente de visão noturna). Além de uma função de alerta para distância e colisão, em conjunto com o Adaptive Brake Assist, que protege contra colisões já em velocidades tão baixas como 7 km/h, o sistema COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS presente de série também traz uma função adicional: quando o risco de colisão persistir e o motorista não reagir, o sistema pode efetuar a frenagem automática em velocidades de até 100 km/h, reduzindo assim a gravidade das colisões com veículos mais lentos ou parados. O sistema também freia na presença de veículos parados em velocidades de até 50 km/h e pode evitar colisões traseiras a até 40 km/h.
O sistema preventivo PRE-SAFE de proteção aos ocupantes foi aperfeiçoado e passa a chamar-se PRE-SAFE PLUS. O PRE-SAFE PLUS pode reconhecer a iminência de uma colisão traseira e avisar os veículos que vem atrás ativando as luzes de alerta traseiras em alta frequência. Quando o perigo de uma colisão persistir, o sistema poderá "bloquear" os freios do veículo parado antes de uma colisão traseira e ativar os tensores de cintos PRE-SAFE imediatamente antes do impacto.
AMG Lightweight Performance
A base para a personalidade superior e dinâmica da versão Mercedes-AMG S 63 Cabriolet é fornecida pela estrutura particularmente rígida da carroceria, que apresenta soluções inovadoras como a estrutura do porta-malas feita de magnésio.  
O aumento de peso que é normal no projeto de um conversível foi limitado pelo uso de uma bateria leve, de íons de lítio, das rodas AMG de liga leve produzidas por um sofisticado processo de forja e pelo sistema de freios AMG de alta performance de material composto, com peso otimizado. Além disso, uma grande parte da estrutura e da seção frontal são feitas de alumínio, assim como a traseira do veículo.
Sistema de escapamento com flaps de exaustão automáticos
O S 63 Cabriolet também se adapta à preferência individual do motorista quanto ao som do motor, que pode variar desde emocionante e esportivo até uma alternativa mais comedida, apropriada para longos percursos. O sistema de escapamento tem flaps controlados por computador nos dois silenciadores traseiros. Quando a transmissão está no modo "C" (Controlled Efficiency - eficiência controlada), os flaps se mantém fechados a maior parte do tempo, tornando mais discreto o som do oito-cilindros biturbo. Nos modos "S" (Sport) e "M" (Manual), os flaps se abrem mais cedo e mais livremente, especialmente se o motorista tiver um estilo de direção mais dinâmico. O resultado é uma emocionante sonoridade, típica da AMG.
Individualidade: Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas
A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas combina perfeitamente com o motor V8 biturbo.  Máxima agilidade e dinamismo são as duas principais qualidades dessa transmissão, que é usada exclusivamente pela AMG. O condutor pode configurar seu acerto pessoal, dependendo de seu estilo de direção. Há três modos para escolher: "C" (Eficiência Controlada), "S" (Sport) e "M" (Manual). A função ECO start/stop é equipamento de série e é ativada pelo modo de transmissão "C".
Os modelos:
 
S 500 Cabriolet
Mercedes-AMG S 63 Cabriolet
Cilindrada (cm³)
4.663
5.461
Potência (cv)
455
585
Torque máximo (Nm/rpm)
700/1.800-3.500
900/2.250-3.750
Peso em ordem de marcha (normas DIN/EC)
2.115
2.185
Aceleração 0-100 km/h (s)
4,6
3,9
Velocidade máxima *(km/h)
250
250
*Limitada eletronicamente

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Peugeot: As novidades da marca no salão do Automóvel de Frankfurt





Luís Alberto Alves

Após anunciar a volta dos resultados positivos no último Salão de Genebra, a Peugeot acelerou seu desempenho comercial ao longo do primeiro semestre de 2015 e, em Frankfurt, informa a venda 886 mil unidades até o final de junho deste ano, número que registra um aumento de 3,9% das vendas mundiais e uma forte progressão na Europa (+6,7%), Ásia (+9,6%), África / Oriente Médio (+10,9%) e Índia Pacífico (+50,2%), ao mesmo tempo em que prossegue sua estratégia de subida de gama.

 Lançando uma ofensiva em todas as frentes, a Peugeot se beneficia:
 · da atratividade de uma gama muito jovem, de 2,6 anos em média;
· do sucesso mundial do 308 – o best-seller da marca, n°1 na França e TOP 3 europeu do segmento C;
·do modelo global 2008, agora produzido em 3 continentes e n°2 na Europa no segmento B-SUV;
· do desenvolvimento tecnológico das novas motorizações Euro 6, com 25 versões best-in-class em emissão de CO2 e dos câmbios automáticos EAT6.

 1 – Referência em sustentabilidade

Em 2020, o grupo PSA Peugeot Citroën estabeleceu como meta um nível médio de emissões de 95g de CO2/km na região da União Europeia. Nos cinco primeiros meses de 2015, foi o primeiro fabricante de automóveis a ficar abaixo da marca de 110 g de CO2/km, com 106,9g de CO2/km,enquanto a média dos fabricantes foi de 121,4 g de CO2/km.

 Com emissões médias de 106,3 g de CO2/km, a Peugeot assume a liderança à frente de grandes concorrentes. Ao mesmo tempo em que Marca alcançou este resultado, também aumentou as vendas de SUV e o mix de motorizações a gasolina. Desde 2012, a Peugeot reduziu suas emissões de CO2 em -12,6%, acrescidos de -3% suplementares no primeiro semestre de 2015. Este desempenho deve-se principalmente à eficiência da nova gama de motorizações a Diesel BlueHDi, a gasolina PureTech e à nova caixa de câmbio automática EAT6 de seis marchas.

 Com 25 veículos Best In Class em seis gamas diferentes, a Peugeot se consolida como referência por sua atuação sustentável. Isto se aplica a toda a gama, desde os compactos até os veículos de grande porte:
 · no segmento B, o 208 1.6 l BlueHDi 100 emite apenas 79 g de CO2/km e bateu recentemente o recorde mundial de consumo, com apenas 50 km/l;
· no segmento C, o 308 conta com 10 versões Best In Class, incluindo o 1.2 l PureTech 110, que emite apenas 95 g de CO2/km; sem esquecer o prêmio Motor do Ano, atribuído no último mês de junho ao motor de 3 cilindros turbo PureTech na categoria 1.0 a 1.4l;
·  no segmento D, o 508 1.6 BlueHDi 120 equipado com o câmbio automático de seis marchas EAT6 emite apenas 99 g de CO2/km.

2 – 308 GTi by Peugeot Sport: o best-seller mundial em modo esportivo


 Dois anos após seu lançamento, o Peugeot 308 é o best-seller mundial da marca. No concorrido segmento C europeu, o modelo entra para o TOP 3 (n° 3 em vendas na Europa considerando hatch, sedã e perua). 

O sucesso deste modelo eleito Carro do Ano de 2014 é incontestável. Primeiro lugar na França na configuração hatchback, com a chegada da versão SW o 308 passou a liderar seu segmento também na França, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Países-Baixos. Depois do lançamento das versões GT e GT Line no início do ano, o 308 acelera ainda mais com a chegada do radical 308 GTi by Peugeot Sport.

 Com ele, a gama do modelo muda de dimensão. Depois do RCZ R e do 208 GTi 30th, o 308 GTi torna-se o terceiro veículo do portfólio da Marca a ostentar a inscrição Peugeot Sport, atestando seu desenvolvimento especificamente pelos técnicos, engenheiros e pilotos do departamento de competição baseado em Vélizy.

 O desempenho é garantido: com sua motorização turbo a gasolina 1.6 l THP de 270 cv, o 308 GTi by PEUGEOT SPORT acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos, percorre 1.000 m em 25 segundos e atinge uma velocidade limitada eletronicamente de 250 km/h. Graças a este motor excepcionalmente flexível, que desenvolve 169 cv/l e a um peso limitado de 1.205 kg, o 308 GTi by Peugeot Sport emite apenas 139 g de CO2/km, o que faz dele a referência na categoria.

 Fiel ao know-how da Marca, o modelo adere ao piso em função da suspensão rebaixada de 11 mm e a um comportamento dinâmico excepcional, graças ao diferencial de deslizamento limitado Torsen® eficiente, aos pneus Michelin Super Sport montados em rodas de 19 polegadas e aos enormes freios dianteiros de 380 mm. Ele é oferecido em seis cores diferentes e na versão bicolor que contrapõe o preto Perla Nera ao novo vermelho Ultimate.

3 – Peugeot 308 R HYbrid: um hatch com desempenho de superesportivo

 Com suas bitolas alargadas em 80 mm e sua carroceria musculosa, o Peugeot 308 R HYbrid impressiona à primeira vista. E os números são bem expressivos. Dotado de uma tecnologia plug-in híbrida que desenvolve 500 cavalos potência, 270 cavalos vêm do motor 1.6L THP e os outros 230 cavalos de dois motores elétricos, montados no eixo dianteiro e traseiro do veículo. Sua relação peso/potência é de incríveis 3,1 kg/cv, com torque máximo de 74,5 kgfm. Assim, o modelo precisa de apenas 4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e de somente 22 segundos para percorrer da imobilidade a 1.000 m.

 Baseado na plataforma modeular EMP2 do Peugeot 308, ele tem tração integral, um interior com quatro bancos esportivos e emite apenas 70 g de CO2/km. O piloto ainda pode escolher entre quatro modos de percurso que entregam níveis de potência diferentes: Hot Lap (500 cavalos), Track (400 cavalos), Road (300 cavalos) e ZEV (0 emissão).

 4 – Peugeot 308 Racing Cup: nascido para correr
 Derivado do 308 GTi by Peugeot Sport, com quem compartilha a base motora, este 308 troca o asfalto de ruas e avenidas pelas pistas dos autódromos.

Ao contrário seu “irmão” de série, que desenvolve 270 cavalos graças a um motor 1.6L THP, o 308 Racing Cup entrega no mínimo 308 cavalos, ou seja, 38 a mais. Um ganho de 14% de potência, que também ficou de 100 a 150 kg mais leve do que a versão esportiva de série.

 Embora tenha elementos da suspensão do Peugeot 308 GTi by Peugeot Sport, o 308 Racing Cup é equipado com freios de competição munidos de pinças com seis pistões e uma transmissão sequencial de seis marchas com comando no volante.

 Quanto ao estilo, o modelo impressiona com seu spoiler, em conformidade com o regulamento da WTCC, projetado para colar ao solo, e com as extensões dos para-lamas que aumentam sua largura em 106 mm em relação ao Peugeot  308 GTi by Peugeot Sport. Solidamente apoiado em largas rodas de 18 polegadas, ele está pronto para devorar o asfalto com seu para-choque que integra uma lâmina inferior e duas amplas entradas de ar.

 Disponível no fim de 2016 para clientes de todo o mundo, ele vai substituir o RCZ Racing Cup nas Fórmulas de Promoção da Peugeot Sport e poderá participar dos campeonatos de carros de passeio, como o VLN na Alemanha, o CER na Espanha, o CITE na Itália e o BCDG na Bélgica, ou ainda nas corridas de resistência da série “24 Horas”.

 5 – Peugeot Fractal  apresenta o conceito i-Cockpit® do futuro

 Com mais de 1,8 milhão de clientes conquistados desde 2012 e com o lançamento do 208, o Peugeot i-Cockpit® tornou-se o traço distintivo das criações recentes da Marca. Em 2015, a Peugeot revela um novo estudo, materializado num conceito inovador batizado de Peugeot Fractal. Por trás das linhas futuristas deste cupê elétrico urbano, esconde-se uma nova expressão do Peugeot i-Cockpit®, na qual a ênfase dada ao som proporciona uma condução ainda mais instintiva.

 Após a visão e o tato, a audição é agora o terceiro sentido solicitado durante esta experiência sensorial em que motorista e passageiros são mergulhados numa atmosfera única graças a um sistema acústico 9.1.2 que associa um conjunto de alta fidelidade 9.1 a alto-falantes de sons graves integrados ao encosto de cada banco, permitindo a espacialização e a dinamização do som.

O designer de som brasileiro Amon Tobin, especialista na área, colaborou com os especialistas de estilo da Peugeot para criar tanto a identidade sonora interna do conceito quanto sua assinatura externa, que varia quando o conceito acelera, desacelera ou circula em velocidade constante. Ela foi projetada para alertar pedestres e ciclistas, visando uma perfeita integração ao ambiente urbano.

 No habitáculo, o Peugeot Fractal aposta em tecnologias inovadoras. O Head Up Display vem equipado com um bloco digital com tela holográfica HD, o pequeno volante tem comandos integrados e uma dupla interface sensível ao tato para gerenciar as funções e os ambientes acústicos. No interior, 80% das peças de superfície são impressas em 3D, incluindo as superfícies anecóicas que guiam o som como numa sala de concerto. E a abertura das portas pode ser comandada à distância com um relógio de pulso Samsung Gear S.

 Movido por motorização totalmente elétrica, este cupê urbano desenvolve 204 cavalos de potência e oferece uma autonomia de 450 km graças à fluidez das suas linhas, a um peso limitado a 1.000 kg e a pneus Tall & Narrow com banda de rolamento estreita. Veloz, atinge 100 km/h em 6,8 segundos, percorre 1.000 m em 28,8 segundos e mostra-se muito a vontade na cidade graças a suas dimensões compactas (3,81 metros) e à altura livre do solo, variável de 7 a 11 cm.
                                                         6 – Um estande imperdível

 Numa área de 2.900 m2, uma experiência emocionante espera pelo público no Hall 8. São quatro estreias mundiais, conceitos e demonstradores, com o308 GTi by Peugeot Sport, dois carros conceito (Peugeot Fractal  e o Peugeot Quartz  com sua nova pintura bicolor) e o espetacular 308 R HYbrid.

 A Peugeot vai expor seu know-how esportivo e tecnológico em dois polos temáticos. O polo Esportivo vai apresentar os modelos de série 308 GTi by Peugeot Sport, 208 GTi by Peugeot Sport e RCZ R, o novo 308 Racing Cup e 308 GTi by Peugeot  Sport, além do Peugeot Vision Gran Turismo. O polo Tecnologias vai demonstrar a gama de motores eficientes PureTech e BlueHDi, o câmbio EAT6 e o chassi do 308 R HYbrid.

 Num estande em tons de cobre, a Peugeot vai oferecer uma experiência inédita de imersão na área Fractal, misturando som – criado por Amon Tobin – luz e vídeo. Os visitantes também poderão descansar, degustar café e recarregar o telefone celular no espaço lounge, ao mesmo tempo em que descobrem o trabalho de criação dos designers da Peugeot, numa atmosfera olfativa concebida em colaboração com Scentys.

 7 – Conectividade: mais rápida, mais diversificada

 Os Peugeot Connect Packs  agora estão disponíveis na França e em breve na Alemanha, em todos os veículos novos dotados do equipamento Peugeot Connect SOS & Assistance, assim como em mais de 600 mil veículos usados que já dispõem do equipamento desde 2010. Desde 2003, o sistema já foi disponibilizado para mais de um milhão de automóveis e permitiu alertar o socorro em mais de 16 mil situações de acidente.

 Agora o serviço Peugeot Connect SOS & Assistance ficará mais completo com os Peugeot Connect Packs: Pack Monitoring (livreto de manutenção virtual e conselhos de condução ecológica), Pack Mapping (localização do veículo e alertas de utilização fora da zona e horários definidos) ePack Tracking (geolocalização do veículo em caso de roubo).

 A função Mirror Screen, disponível nos modelos 108, novo 208 e novo Partner, pode ser usada para comandar um smartphone compatível a partir da tela com tecnologia touchscreen. Os aplicativos do protocolo MirrorLink incluem telefone, música, navegação e muitos outros, como iCoyote e web rádios, como o Peugeot Music. Todos poderão ser testados diretamente no estande num terminal exclusivo. A função CarPlay, que estará disponível até o final do ano no novo 208 e no novo Partner, oferece aos utilizadores de iPhone uma maneira incrivelmente intuitiva de fazer ligações, utilizar mapas, ouvir música e acessar mensagens com uma única palavra ou toque de dedo.

                                                             Link MyPeugeot
Link MyPeugeot é um aplicativo gratuito que estende a experiência de condução ao smartphone através de uma interface simples e intuitiva que comunica ao condutor o histórico dos trajetos e consumo, a localização do veículo e a continuação do itinerário a pé, a data das próximas manutenções e os alertas do veículo.

 8 – Peugeot Cycles: a mobilidade individual inovadora e sofisticada

Por ocasião do Salão de Frankfurt, a Peugeot Cycles vai apresentar uma amostra do seu know-how em matéria de mobilidade individual, através de uma gama de produtos cada vez mais tecnológica e sofisticada:
 · HYbrid-Kick é um patinete elétrico desenvolvido em parceria com a Micro, marca de referência na área. Inteligente e adaptado à mobilidade urbana, ele foi concebido para ser transportado e recarregado no porta-malas dos veículos da Peugeot. Ele será comercializado a partir de 2016.

·  As HYbrid-Bikes são bicicletas com assistência elétrica. Os modelos AE01, AE21 e eC01 serão expostos em Frankfurt e estarão disponíveis no último trimestre de 2015.

 9 – Peugeot Scooters: a história continua em duas e três rodas

 A mais antiga marca de veículos de duas rodas motorizados do mundo estará presente em Frankfurt com três scooters de sua gama:
 · Peugeot Metropolis 400, o scooter de três rodas mais tecnológico do mercado, propõe desde meados deste ano uma nova série especial Blue Line. Em Frankfurt, a PEUGEOT Scooters apresentará a série limitada Peugeot Metropolis D-Air, equipada com o sistema Dainese de jaqueta-airbag sem fio mais rápido do mundo;
·   Django apresentará a motorização de 50 cm3, exatamente um ano depois de seu lançamento nas versões de 125 cm3 e 150 cm3. Disponível em quatro níveis de acabamento, este scooter moderno com estilo vintage pode ser personalizado graças ao configurador Django_ID, que oferece mais de 100 mil combinações possíveis;
·  Speedfight IV de 50 cm3 é a quarta etapa de uma saga que teve início há quase 20 anos. Mais de 600 mil exemplares depois, ele está de volta mais equipado que nunca. O Speedfight Sport Concept será exposto em Frankfurt, onde fará sua pré-estreia.

Desde 2014, a plataforma peugeotmusic.com tem apresentado novos talentos em gêneros musicais tão variados quanto soul, rock, pop, electro e alternativo. Graças à web rádio, os consumidores podem curtir uma seleção musical gratuita sem publicidade e baixar o aplicativo Peugeot Music disponível no Apple Store, Google Store e Store Blackberry.

 Em setembro de 2015, o artista e DJ brasileiro Amon Tobin passou a integrar o Peugeot Music depois de ter colaborado com as equipes de designers automotivos em torno do conceito elétrico Peugeot Fractal, para o qual ele criou uma identidade sonora interna e externa específica. Ele também é o autor de “Slipstreaming”, uma composição criada para expressar a experiência de condução única proporcionada por este carro conceito e será um dos principais artistas da plataforma musical.