Postagem em destaque

Ford comemora 50 anos da F-150

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Quando a F-150 foi lançada, em 1975, não havia ideia de que se tornaria o carro-chefe da Série F, l...

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Volvo fecha venda de ônibus elétricos para São Paulo

Divulgação


 Radiografia da Notícia

O negócio representa uma contribuição importante da Volvo para São Paulo, cidade que tem a maior frota de ônibus do continente e avança com planos de descarbonização no transporte público, por meio de veículos com zero emissão de CO₂

Luís Alberto Alves/Hourpress

"Nosso novo modelo de piso baixo 100% elétrico atende cidades que precisam conciliar embarques e desembarques facilitados aos passageiros com a meta de zero emissões. Comercializar as primeiras unidades para a Santa Brígida, tradicional frotista Volvo, atesta a boa experiência dos clientes com nossos produtos e serviços”, afirma Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo. 
 
A confiança na marca tem base concreta. Da frota atual de 656 veículos da Santa Brígida, 489 são Volvo, representando 74% do total. “Conhecemos muito bem o pós-venda, a disponibilidade de peças, fatores importantíssimos para nós. Então, este relacionamento é crucial na nossa decisão", assegurou Fernando Marques, diretor da Santa Brígida. A venda dos 20 chassis elétricos foi fechada pela NORS, concessionária que representa a Volvo na região de São Paulo. 
 
A reputação de alta qualidade dos ônibus também pesou na escolha. "Acreditamos que, pela história da Volvo com veículos elétricos, é um produto maturado, já testado na Europa e que chega ao Brasil com a confiabilidade da marca", assegura Marques. 
 
Zero emissões, baixo ruído 
 
“Ônibus elétricos avançados trazem benefícios importantes para grandes centros urbanos como São Paulo. Além de ajudarem a melhorar a qualidade do ar, com zero emissões de CO₂, reduzem significativamente a poluição sonora”, diz Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo. "A redução de ruído em uma metrópole como São Paulo beneficia a população toda, não só os passageiros", destaca Fernando Marques. Para passageiros e motoristas, o ganho é imediato. "Aumenta o conforto pelo silêncio do veículo em operação", explica. 
 
O chassi Volvo BZRLE é equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada. Com tomada CCS2, recebe carregamento de até 250 kWh. Nessa potência, as baterias podem ser recarregadas em até uma hora, o que garante alta disponibilidade aos operadores. 
 
O novo modelo da família de chassis elétricos Volvo utiliza plataforma consagrada dos demais ônibus da marca, com o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel. “Já temos familiaridade com o chassi, que é muito robusto. A novidade será a parte de tração elétrica", explica Marques. 
 
Empresa sustentável 
 
A Santa Brígida faz parte do grupo Nossa Senhora do Ó (NSÓ), fundado em 1960, que reúne também a Auto Viação Urubupungá, Viação Cidade de Caieiras e a Urubupungá Transportes e Turismo. Cresceu de 98 veículos em 1980 para os atuais 656 ônibus e emprega 4.200 funcionários. 
 
A escolha por ônibus elétricos Volvo alinha-se com o perfil da empresa. "A Santa Brígida tem uma cultura ambiental e de sustentabilidade muito enraizada. Em 1998, construímos a nossa garagem atual, que trazia várias novidades sustentáveis para a época, como captação de água de chuva e separador de água e óleo. Já fomos inclusive premiados", conta Marques. 
 
A empresa possui certificação ISO 14001, norma internacional que estabelece requisitos para sistemas de gestão ambiental. O grupo NSÓ construiu a primeira garagem com certificado LEED da América Latina. O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é a principal certificação mundial para edifícios sustentáveis. "É um fator a mais a nos aproximar da Volvo, que tem o meio ambiente como um dos valores de marca", destaca o diretor da Santa Brígida. 
 
Foco no passageiro 
 
A Santa Brígida destaca-se entre as mais de 20 operadoras urbanas de São Paulo pelos altos índices de qualidade em todas as avaliações de desempenho realizadas pela SPTrans, órgão gestor do sistema público de transportes da cidade. "Todo trabalho operacional e de manutenção é com foco no passageiro, para que seu deslocamento tenha mais conforto e também na qualidade do atendimento", afirma Fernando Marques. 
 
A empresa prioriza indicadores de qualidade no serviço. "Indicadores de maior importância para nós são de eficiência para o passageiro, como tempo e cumprimento de viagem. Fazemos um acompanhamento periódico para saber como impacta o passageiro", detalha o diretor. 
 
Os novos Volvo BZRLE vão operar na região Noroeste da capital paulista, área onde a Santa Brígida concentra suas atividades: a Área 1 do sistema de transporte público de São Paulo. A empresa faz parte do Consórcio Bandeirante desde 2002 e é responsável por 87% da operação do consórcio. 

 

Citroën Basalt Dark Edition une visual urbano e acabamento escurecido

                 Divulgação


Radiografia da Notícia

Com amplo espaço interno e conforto, reconhecidos nos veículos Citroën, nova versão oferece cluster digital TFT 7" e central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25” com nova borda ultrafina

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Citroën apresenta a nova versão topo de gama do Citroën Basalt, a Dark Edition. A versão inédita, desenvolvida especialmente para o consumidor brasileiro, eleva o estilo do SUV Coupé mais acessível a um novo patamar. A grande novidade combina visual escurecido com um toque sofisticado e esportivo, oferecendo uma série de diferenciais marcantes: rodas de liga leve 16” pintadas de preto, pedaleira esportiva, soleiras personalizadas, além de emblema Dark Edition nas laterais frontais, skid plate, duplo chevron escurecidos. Outro destaque é o aerofólio traseiro com detalhes em vermelho no tom Andre Red — uma homenagem a André Citroën, fundador da marca.

“O Citroën Basalt é um grande sucesso desde seu lançamento há um ano e vem ganhando participação no segmento B-SUV. Hoje, o modelo já responde por mais de 50% das vendas da marca. Temos certeza que o Citroën Basalt Dark Edition vem para elevar a nossa proposta de valor para o cliente ao oferecer uma versão topo de gama ainda mais completa, exclusiva e ousada. Também queremos garantir nossa competitividade e expandir nossa participação no mercado, oferecendo um produto com estilo, personalidade, mas que - acima de tudo - entregue acessibilidade, que é a característica predominante da Citroën no Brasil”, destaca Felipe Daemon, vice-presidente da marca Citroën para a América do Sul.

O interior do novo Citroën Basalt Dark Edition é inteiramente escurecido, que também transmite a mensagem da versão Dark, e privilegia os acabamentos internos com bancos em tecido premium preto realçados por costuras vibrantes e contrastantes na cor vermelha, complementados por tapetes especiais e um porta-objetos no painel em tom escuro. O câmbio, nesta versão, tem acabamento em preto brilhante e acompanha as costuras vermelhas contrastantes. O assento do motorista possui apoio de braço nas portas dianteiras com revestimento premium. Outro diferencial da versão é a pedaleira esportiva em preto com detalhes em prata, que reforça a proposta dinâmica do modelo, ao mesmo tempo em que melhora a aderência dos pés e proporciona mais conforto na condução.

Rápido

A central multimídia Citroën Connect Touchscreen, que agora na gama 2026 conta com borda em preto brilhante ultrafina deixando o visual ainda mais clean. Ela mantém a medida de 10,25”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e conectada a seis alto-falantes. O veículo tem ainda saídas de ar e porta-objetos com detalhes pretos. Com relação à conectividade de todos os ocupantes, a linha 2026 vem com a porta USB tipo A, tomada 12V no painel e duas novas portas USB tipo C de carregamento rápido para a segunda fileira.

Outra novidade é que o modelo está disponível na exclusiva cor Cinza Sting Gray com teto em preto, que realça as linhas dinâmicas do SUV Coupé e confere um estilo robusto e imponente, além das cores Preto Perla Nera e Cinza Grafito com teto em preto.

O Citroën Basalt Dark Edition combina as mesmas proporções elegantes já reconhecidas pelo público com a robustez transmitida por linhas marcantes que percorrem toda a carroceria, agora em a escolha de tom escuro com detalhes em vermelho, resultando em um carro com visual moderno e esportivo. Seu entre-eixos de 2,64 metros possibilita um design equilibrado, com proporções bem resolvidas entre a frente e a traseira de balanços curtos. Esse conceito confere leveza visual ao veículo e, ao mesmo tempo, melhora os ângulos de entrada e saída, ideais para superar obstáculos. Além disso, garante amplo espaço interno e também permite grande abertura da tampa do porta-malas, de 490 litros (padrão VDA) sem perda de espaço para a cabeça de quem está no banco traseiro.

Etanol

A versão topo de gama chega equipada com o já conhecido motor Turbo 200, referência em desempenho e que dispensa apresentações. Com até 130 cv de potência, oferece a melhor performance da categoria. Esse conjunto, combinado ao câmbio automático CVT com sete marchas simuladas e três modos de condução, garante uma experiência ágil e prazerosa ao volante. Entregando torque de 200 Nm tanto com etanol quanto com gasolina, o propulsor se destaca ainda pelo exclusivo sistema Multiair III — tecnologia única no segmento —, que ajusta eletronicamente, e em tempo real, o tempo e a abertura das válvulas de admissão. O resultado? Mais performance, melhor resposta e eficiência otimizada em qualquer situação de uso, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos com etanol e em 10 segundos com gasolina.

Confira a lista de itens e preço:

Citroën Basalt Dark Edition Turbo 200 – R$ 114.990

  • Motor Turbo 200 de até 130 cv
  • Câmbio automático CVT com 7 marchas simuladas e Modo Sport
  • 1 Porta USB tipo A e Tomada 12v no painel
  • 2 Portas USB tipo C para 2ª fileira
  • Alarme
  • Apliques inferiores de para-choque dianteiro e traseiro (skid plates) escurecidos
  • Ar-condicionado automático e digital
  • Assistente de Partida em Rampa - Hill Assist
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Banco do motorista com apoia braço
  • Bancos com revestimento premium na cor preta
  • Bancos dianteiros com apoia cabeça regulável
  • Bancos traseiros com apoio de cabeça com abas nas posições laterais
  • Bancos traseiros com apoio de cabeça regulável nas 3 posições
  • Bancos traseiros rebatíveis com ISOFIX e TOP TETHER (fixação para cadeiras de crianças)
  • Câmera traseira
  • Capa do retrovisor em preto brilhante
  • Citroën Connect touchsreen 10,25" + espelhamento Android Auto e Apple Car Play sem fio, 6 alto-falantes e controle de áudio no volante
  • Controlador e limitador de velocidade
  • Detalhes na cor "Andre Red" na grade frontal e na coluna C
  • Direção com assistência elétrica
  • DRL com LED
  • Duplo Chevron e Logos escurecidos
  • Espelho de cortesia no para sol motorista e passageiro
  • Faróis de neblina • Interior escurecido
  • ITPMS - Monitoramento pressão dos pneus
  • Logotipo Dark Edition
  • Logotipo T200
  • Luz no porta-luvas e no porta-malas
  • Luzes indicadoras de direção nos retrovisores
  • Maçanetas na cor da carroceria
  • Painel com revestimento premium soft touch
  • Painel de instrumentos digital TFT 7"
  • Pedaleiras esportivas
  • Porta-objetos no painel com pintura escurecida
  • Protetor de soleiras dianteiras exclusiva "Dark Edition”
  • Retrovisores elétricos
  • Rodas de liga leve 16" pintadas de preto
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Tapetes de carpete exclusivos
  • Travamento automático das portas e do porta-malas com veículo em movimento
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função One Touch e antiesmagamento
  • Volante com revestimento premium e costura aparente vermelha
  • Cores disponíveis: Preto Perla Nera, Cinza Sting Gray com teto em preto e Cinza Grafito com teto em preto

*Preços de setembro de 2025 válidos para faturamento direto da fábrica para Pessoa Física e cor Preto Perla Nera.

 

Novas Ram 2500 e 3500 chegam com mais de 30 acessórios originais

                   Divulgação


Radiografia da Notícia

Entre os destaques da linha 2025 estão a capota rígida elétrica, estribos elétricos, tapete de caçamba e ponteiras de escapamento, acessórios agora produzidos no Brasil

Luís Alberto Alves/Hourpress

 As novas Ram 2500 e 3500 2025 são as picapes a diesel mais potentes do mercado e recebem nova gama de acessórios originais desenvolvidos em conformidade com o padrão de qualidade, engenharia e segurança da Stellantis e da Mopar. Sinônimo de sofisticação e robustez, são mais de 30 itens que complementam os modelos com ainda mais design e tecnologia. A linha Heavy Duty recebeu um novo visual, com mais tecnologia e desempenho, com o novo motor Cummins® 6.7 Turbodiesel High-Output de 436 cv de potência e 1.458 Nm (148,7 kgfm) de torque acoplado uma transmissão automática de 8 velocidades.

Entre os destaques da nova linha de acessórios estão a capota marítima (convencional e rígida com abertura elétrica), estribos elétricos, tapete de caçamba, alargadores de para-lama, ponteiras de escapamento 6” preta e cromada e capa Transbike para o transporte de bicicletas na caçamba, entre outros itens.

As picapes 2500 e 3500 podem ser equipadas com estes e outros itens em uma linha diversificada e desenvolvida localmente, melhorando a competitividade, o tempo de oferta e a entrega ao consumidor, que conta com uma rede de 142 concessionárias espalhadas pelo Brasil.

Os equipamentos adicionais oferecem ainda elementos estéticos e de personalização, dando o caráter de exclusividade desejado pelo cliente Ram.

 

FORÇA E CAPACIDADE

Os acessórios disponíveis foram criados, desenvolvidos e homologados pela Engenharia Stellantis-Mopar, na América Latina e nos Estados Unidos, o maior mercado e berço mundial das picapes. A instalação desses equipamentos torna os veículos ainda mais completos e seguros mantendo a integridade, força, capacidade, qualidade e garantia.

 

PACOTES DE ACESSÓRIOS POR TERRITÓRIOS DA MARCA

Para facilitar a escolha e organizar os conteúdos por perfil de cliente, os acessórios estão agrupados em packs temáticos, alinhados aos pilares da Ram:

Força: Alargador de paralamas e ponteiras esportivas;

Capacidade: Engate reboque e tapete de caçamba;

Tecnologia: Câmera de trailer e capota elétrica;

Luxo: Estribo elétrico.

 

LISTA COMPLETA DE ACESSÓRIOS DISPONÍVEIS PARA AS NOVAS RAM 2500 e 3500 2025:

  • Alargador de paralamas;
  • Câmera de trailer;
  • Capa Transbike para caçamba (nacional);
  • Capota marítima para caçamba (nacional);
  • Capota marítima tri-partida para capotas;
  • Capota retrátil elétrica para capotas (nacional);
  • Esfera para engate;
  • Estribo lateral preto (nacional);
  • Estribo lateral elétrico (nacional);
  • Kit organizador para Rambox;
  • Para-barros dianteiro e traseiros;
  • Parafuso antifurto das rodas;
  • Parafusos de rodas escurecidos;
  • Ponteira de escapamento 6” polida e preta (nacional);
  • Tranca para porta-objetos do assoalho;
  • Santo antônio preto (nacional);
  • Tapetes de bordas elevadas;
  • Tapete de caçamba (nacional);
  • Trava de console central;
  • Trava de estepe.
 

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Citroën ë-Jumpy é eleita o veículo elétrico de carga com menor desvalorização do Brasil

                 Divulgação


Radiografia da Notícia

O resultado reforça a competitividade da Citroën ë-Jumpy no mercado de utilitários elétricos

Luís Alberto Alves/Hourpress

A van Citroën ë-Jumpy conquistou o Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2025, na categoria Furgoneta de Carga Elétrico, ao registrar a menor desvalorização do segmento após três anos de uso: apenas 39,7%. O reconhecimento, concedido pela Agência Autoinforme, pioneira no estudo de valorização de veículos no Brasil, e em parceria com a Texto Final de Comunicação e a revista Frota News, foi anunciado nesta sexta-feira (12), em São Paulo. 

Em sua 11ª primeira edição, os critérios da premiação focam na menor desvalorização de um veículo um ano após a compra, a fim de orientar o consumidor a investir nas melhores opções de modelos disponíveis no mercado. “Este prêmio reforça que a Citroën ë-Jumpy é uma solução inteligente e rentável para o transporte urbano de cargas, combinando eficiência, versatilidade e um dos melhores valores de revenda do mercado”, afirma Felipe Daemon, vice-presidente da marca Citroën para a América do Sul. 

O resultado reforça a competitividade da Citroën ë-Jumpy no mercado de utilitários elétricos, unindo baixo custo operacional, versatilidade e acessibilidade já característica da marca Citroën no Brasil. Para recarga, o modelo oferece múltiplas soluções: no modo rápido (DC) de 100 kW, é possível carregar 80% em apenas 45 minutos. Também há a opção de recarga em corrente alternada (AC), adaptando-se às necessidades de cada operação e pode ser acionada pelo sistema multimídia.  

Portas

Outra vantagem é a altura de menos de 1,94 m de altura, que permite ao modelo acessar garagens e galpões com restrições de altura, e seu PBT inferior a 3,5 toneladas garante isenção das restrições de circulação para veículos pesados, podendo ser conduzido por motoristas com CNH categoria B. O utilitário oferece baú de 6,1 m³ de volume com fácil acesso por porta lateral corrediça e portas traseiras com abertura de 180°.  

Além disso, a Citroën ë-Jumpy conta com itens de série como ar-condicionado, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e câmera de ré com Vision Park para mais conforto do motorista. 

Fiat Strada: 2,5 milhões de unidades produzidas no Polo de Betim

             Divulgação


Radiografia da Notícia

  • Há quatro anos consecutivos como o veículo mais vendido do Brasil, a Fiat Strada é um dos principais símbolos de inovação da Stellantis
     
  • Com capacidade para 650 mil veículos/ano, o Polo de Betim reúne excelência, eficiência e autonomia em todas as etapas do desenvolvimento automotivo
Luís Alberto Alves/Hourpress

A Fiat Strada alcança mais um marco histórico no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), cujo legado se aproxima de 50 anos como referência no setor automotivo brasileiro. São 2,5 milhões de Fiat Strada produzidas na unidade, desde 1998, consolidando o protagonismo da picape que, há quatro anos consecutivos, é o veículo mais vendido do Brasil.

“Ter o veículo mais vendido do Brasil produzido em uma de nossas fábricas é um motivo de grande orgulho para todos nós. A Strada é um exemplo da nossa capacidade de desenvolver produtos que atendem plenamente às necessidades dos consumidores, combinando versatilidade, robustez, modernidade e tecnologia. Sua liderança de mercado reflete não apenas a confiança dos clientes, mas também o talento e a inovação que fazem parte do DNA do Polo de Betim”, celebra Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul e responsável global pela Stellantis Pro One, unidade de veículos comerciais.

Lançada em 1998, a Fiat Strada desempenhou um papel central no mercado brasileiro, sempre marcada por inovações e pela capacidade de acompanhar as transformações da mobilidade. Pioneira em diversas soluções, como a introdução da cabine estendida (1999), da cabine dupla (2009) e da terceira porta (2013). A picape passou por uma renovação completa em 2020, e a Nova Strada se tornou mais robusta, tecnológica e moderna em design, conforto e segurança.

“Atingir este marco na produção da Strada no Brasil é algo que nos orgulha imensamente, somado ao fato de que estamos próximos de alcançar 5 anos consecutivos de liderança no país. Ter um produto icônico e com grande longevidade liderando um mercado tão competitivo como o nosso não é uma tarefa simples. A Strada é a materialização da Fiat como a marca que mais entende o consumidor brasileiro, preparada para entregar um portfólio completo com produtos líderes em todos os segmentos em que atuamos”, comemora Frederico Battaglia, Vice-Presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul.  

Ao longo de sua trajetória, a Strada se consolidou como um dos maiores símbolos de inovação da Fiat no Brasil, conquistando consumidores e reconhecimento da indústria automotiva. O modelo acumula prêmios, recordes de vendas e ampliou sua relevância além das fronteiras nacionais, com exportações para mercados como Uruguai, Paraguai e Argentina.

Polo Automotivo de Betim é referência em inovação, novas tecnologias e produtos na vanguarda dos segmentos

Com capacidade para fabricar até 650 mil veículos por ano, o Polo de Betim reúne excelência, eficiência e autonomia tecnológica em todas as etapas de desenvolvimento de automóveis. A estrutura conta com mais de 3 mil engenheiros, designers e técnicos atuando no Tech Center Stellantis, espaço estratégico que integra o Safety Center, o Development Center e o Virtual Center. O complexo também abriga 60 laboratórios de última geração e o TechMobility, maior centro da América Latina dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa, média e alta voltagem.

Além da Strada, a fábrica mineira é responsável por alguns dos modelos mais vendidos da marca Fiat no Brasil, como Argo, Mobi, Pulse e Fastback, além dos utilitários Fiat Fiorino e Partner Rapid, da Peugeot.