Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ford: Estreia hoje (26) campanha de lançamento do Ecosport na Europa



 
Dez modelos do veículo serão emprestados a blogueiros europeus
Luís Alberto Alves

 A Ford inicia hoje (26) uma grande campanha para o lançamento do EcoSport na Europa, com um show ao vivo de astros musicais da nova geração. Chamado “EcoSport Live!”, ele será transmitido direto de Barcelona e poderá ser acompanhado pelo Spotify e pelo canal da Ford Europa no YouTube, a partir das 17h00 (21h00 CET).
 A campanha "EcoSport Live!" será anunciada oficialmente por Paul Mascarenas, diretor técnico e vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford, no mesmo dia, durante o Mobile World Congress, em Barcelona. O show terá como mestre de cerimônia a estrela do rádio e da TV inglesa Sarah-Jane Crawford e 10 novos talentos da cena musical, incluindo Mickael Miro, Nina Zilli e Natalie McCool.
 Em outra ação inédita, a Ford vai emprestar 100 EcoSport para blogueiros das áreas de música, moda, culinária e esportes. Eles poderão rodar com o carro por até seis meses e compartilhar suas experiências nas mídias sociais, testando o sistema de conectividade SYNC com AppLink, que permite acessar serviços como Spotify, Radio Player e Audioteka por comando de voz.
 Os blogueiros são da Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Espanha, Suíça, e Reino Unido, países onde o veículo já está à venda, além de Portugal. A Ford também vai anunciar eventos especiais "EcoSport Live!" em cada um desses países durante o ano, incluindo desafios locais e celebridades.
 "Estamos empolgados com o 'EcoSport Live!' porque ele coloca o EcoSport e o SYNC com AppLink nas mãos de algumas das pessoas mais criativas e conectadas da Europa para decidirem o que criar e compartilhar", diz Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa. "Um grande concerto com 10 astros, aberto para todos on-line, é uma ótima maneira de começar o 'EcoSport Live!'".
 Um número crescente de desenvolvedores está habilitando seus aplicativos para operar com o comando de voz do Ford SYNC AppLink na Europa. Entre eles, estão: ADAC, Audioteka, Cityseeker da Wcities, DIE WELT, Eventseeker da Wcities, Glympse, Hotels.com, Kaliki, Spotify, Radioplayer e TomTom.
 As atrações do show “EcoSport Live!”, que será realizado no Esferic, na Plaza Dante, em Barcelona, incluem o cantor e compositor Mickael Miro, da França, o quarteto indie-pop Hello Gravity, da Alemanha, a diva do Soul-Pop Nina Zilli, da Itália, e a cantora e compositora Natalie McCool, do Reino Unido.


Fiat: As novas versões aventureiras da marca





Luís Alberto Alves
 A Fiat escolheu o Salão de Genebra para fazer a estreia mundial dos modelos Freemont Cross e Panda Cross, propostas aventureiras que se posicionam no alto da gama de seus respectivos modelos. Eles trazem um estilo exclusivo, uma completa lista de equipamentos e o máximo bem-estar a bordo.

O Panda Cross é um aventureiro urbano ágil , traz equipamentos típicos de um SUV 4x4

 O novo Panda Cross é um aventureiro urbano  ágil, fácil de manusear no tráfego da cidade, mas com o espírito e equipamentos típicos de um SUV 4x4 de categoria superior. O modelo traz o sistema de transmissão "Torque on demand", um equipamento que é ativado automaticamente, conforme a necessidade para que possa enfrentar situações mais difíceis. Também chega com ele  o sistema ESC (Electronic  Stability Control) completo, com função ELD (Electronic Locking Differential); que somados fornecem uma grande melhoria ao dirigir e ao arrancar em terrenos escorregadios.

 Além disso, o Panda Cross também oferece um seletor para os amantes da condução off-road, que através do “Terrain Control”  o motorista pode optar por três modos diferentes para utilizar o sistema AWD (All Wheel Drive), são eles:

• AUTO - Distribuição automática de torque entre os eixos, de acordo com a aderência da superfície da estrada.

• LOCK – A tração 4X4 é sempre acionada para a melhor utilização do carro em fora-de-estrada, com distribuição de torque entre as quatro rodas, frenagem das rodas com perda de aderência (ou que escorregam mais do que as outras), desse modo transferindo a força  para aquelas com mais aderência.

• HILL DESCENT - Para uma performance segura em descidas íngremes, ou para descer vias extremamente irregulares o sistema ajuda no controle da velocidade.

                                                                    Linguagem estilística
 Cada detalhe do Panda Cross foi projetado para torná-lo facilmente reconhecido, com uma linguagem estilística típica de um SUV. Seu novo visual traz uma para-choque que possui, com a parte inferior, a cor titânio acetinada, além de um design de orifícios que reinterpreta o tema "squircle" (quadrado com bordas circulares), característico do Panda.
 Ganchos de reboque são visíveis, em vermelho brilhante, dando ênfase ao seu caráter off-road. O conjunto ótico também é novo, a lateral possui alguns elementos característicos, como as caixas de rodas pronunciadas, faixa lateral com o emblema "Cross" e as novas barras de teto, que recebem também o acabamento na cor titânio acetinado.
  As rodas de liga de 15" exibem um design em V e um acabamento de metal polido. A traseira é caracterizada por um novo para-choque que recebe o design e o mesmo acabamento do dianteiro, além de ponteira de escape cromada.
 O novo Panda Cross garante amplo espaço para os passageiros, a conveniência das cinco portas e um amplo espaço modular. O compartimento oferece acabamento em tecido exclusivo, volante e manopla de câmbio com revestimento em couro e acabamento diferenciado para o painel.
 Entre seus equipamentos, o inovador City Brake Control, sistema que recebeu o prêmio "Euro NCAP Advanced 2013", que reconhece a presença de outros veículos ou obstáculos à frente do automóvel, freando automaticamente caso o condutor não consiga intervir diretamente para evitar uma colisão ou atenuar suas consequências; ativo para velocidades de até 30 km/h.
 Duas versões de motor estão disponíveis, ambas com Start&Stop, a de 80 HP 1.3 MultiJet II Turbo e a diesel e 90 HP 0.9 TwinAir Turbo a gasolina, este último com transmissão de 6 velocidades, com a primeira marcha reduzida. 
                                                                     Freemont Cross
 O salão suíço também contará com a presença do novo Freemont Cross, que tem como foco o melhor equilíbrio entre funcionalidade, estilo e design. Ele é caracterizado por uma aparência robusta e diferenciada, graças aos para-choques dianteiro e traseiro, completamente novos, com detalhes na tonalidade  Platinum Chrome, grade dianteira em preto brilhante, rodas de 19" com cinco raios e saias laterais na tonalidade também em Platinum Chrome. As molduras pretas dos conjuntos óticos dianteiros e traseiros conferem ao Freemont Cross uma personalidade ainda mais robusta, pronta para enfrentar qualquer estrada.
Freemont Cross  tem navegador por satélite com tela de toque de 8.4"

 O Freemont Cross também oferece um interior exclusivo, com novos bancos em couro com inserções de tecido de malha esportiva e costura em cinza. Além disso, a versão conta com itens de série como o navegador por satélite Uconnect com tela de toque de 8.4", câmera de estacionamento traseira e sistema de áudio Premium Alpine, com seis alto-falantes, amplificador 368 W e subwoofer.
 Ele conta ainda com espelhos retrovisores elétricos aquecidos e dobráveis, seis air bags, porta-copos iluminados, Keyless Entry e Keyless Go com botão de inicialização e controles de regulagem de áudio e velocidade de direção no volante.
 A nova versão top de linha está disponível com o motor de 140 HP 2.0 MultiJet II com caixa de câmbio manual de 6 velocidades e tração dianteira, enquanto o motor 170 HP 2.0 MultiJet II traz a opção da versão 4×2 de câmbio manual e a versão AWD (tração nas quatro rodas) com transmissão automática de 6 velocidades.


Ford: Divisão de caminhões reforça estrutura para chegada da Série F



Caminhões na linha de montagem da Ford em São Bernardo do Campo (SP)

Luís Alberto Alves
 A Ford Caminhões está reforçando a sua estrutura operacional e de produção para a nova fase da Série F, com previsão de lançamento em 2014. A empresa vem adequando a linha de montagem de São Bernardo do Campo, com novos equipamentos e equipes nas áreas produtivas e operacional, visando à expansão dos negócios nos segmentos de caminhões semileves, leves, médios, pesados e extrapesados.
 Na área administrativa, a Ford Caminhões criou uma nova Gerência Nacional de Vendas e Marketing. Para ocupar esse novo cargo foi nomeado Antonio Baltar Jr., que desempenhou várias funções na área de Marketing e Vendas em 18 anos de carreira na Ford, com experiência nos mercados brasileiro e norte-americano.
“A Ford Caminhões está expandindo a sua linha de produtos e criando novos programas nas áreas de vendas, marketing e serviços. Paralelamente, reforçamos as nossas equipes de manufatura para atender os desafios no competitivo mercado de caminhões”, disse o diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, Guy Rodriguez
 Segundo ele, a meta é fortalecer a operação na América do Sul e desenvolver cada vez mais o negócio de caminhões da Ford, com novos produtos globais e serviços para os clientes. “Vamos lançar veículos com a conhecida robustez, confiabilidade e qualidade, agregando cada vez mais tecnologia e design. Temos um ciclo de produto moderno e completo”, afirma.
Novos produtos
 Além da Série F, com os caminhões F-350 e F-4000, a Ford Caminhões deve lançar a Nova Linha Transit global, complementando uma das famílias mais abrangentes de veículos comerciais. Entre os lançamentos recentes, estão o novo Cargo 816, líder da categoria, que recebeu um novo design e um novo interior de cabine, o Cargo 1119, modelo inédito de 11 toneladas, e os extrapesados Cargo 2042 e Cargo 2842.
“A indústria de caminhões tem uma dinâmica própria e exige uma estrutura forte e diferenciada. O setor é muito disputado e a Ford tem alta competitividade em todos os segmentos desse mercado, com um time de profissionais preparado para enfrentar os seus desafios”, afirmou Antonio Baltar.


Fiat: Novo Linea chega em abril mais atraente



Novo modelo 2014 chega às em abril

Luís Alberto Alves
Com mudanças que o deixaram mais refinado e atraente, no início de abril está chegando ao mercado o novo Fiat Linea. Ele traz um novo visual externo, que o deixa mais moderno, e um interno totalmente reformulado, acentuando ainda mais o conforto e o prazer de estar a bordo do modelo.
Com os novos conceitos introduzidos para a linha 2015 do Novo Linea fica reforçada a premissa de um carro que sempre teve excelentes características de dirigibilidade, conforto e preço altamente competitivo.


Ford: Veja o novo Expedition 2015, maior utilitário esportivo da linha

O Expedition 2015 tem capacidade para oito passageiros
Luís Alberto Alves
 A Ford revelou o Expedition 2015 no Salão de Dallas, no Texas, no Centro-Oeste dos Estados Unidos, região que é a maior consumidora dos veículos grandes da marca. A versão renovada do maior utilitário esportivo da linha Ford, com capacidade para oito passageiros, chega ao mercado norte-americano nos próximos meses com novidades no design, tecnologia e acabamento, incluindo motor EcoBoost e suspensão ajustável. Hoje, mundialmente, a Ford tem a linha mais completa dos chamados SUVs, começando com o EcoSport e indo até o Expedition.
Destaque para transmissão automática SelectShift de seis velocidades
 “O novo Expedition é uma demonstração do compromisso da Ford de continuar a ser líder em utilitários pequenos, médios e grandes”, disse Jackie DiMarco, engenheiro-chefe do Expedition. Na América do Norte, a Ford lidera as vendas de utilitários desde 2011 e teve um crescimento de 35% em suas vendas globais no segmento em 2013. No Brasil, a marca também liderou as vendas de SUVs.
                                                                   Suspensão ajustável
 O Expedition 2015 vem mais econômico, forte e potente. O novo motor 3.5 EcoBoost, com duplo turbo e injeção direta, vai equipar toda a linha na América do Norte. Ela terá também transmissão automática SelectShift de seis velocidades com opção de trocas manuais e direção elétrica.
 A suspensão continuamente ajustável do Expedition, disponível pela primeira vez em um modelo da Ford, vai oferecer três modos de rodagem: conforto, normal e esporte. Usando um conjunto de sensores que detectam 46 tipos de dados da carroceria, direção e freios, o sistema monitora o movimento do veículo e ajusta a suspensão em milésimos de segundo para garantir maior controle e conforto.
 O design do utilitário esportivo foi renovado na frente e na traseira, com faróis de neblina em LED, rodas de 22 polegadas e escapamento cromado. A linha ganhou também a versão de topo Platinum, com acabamento e tecnologias premium. Entre elas, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch, acesso inteligente com botão de partida, câmera de ré, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, iluminação ambiente com LEDs em sete cores e recursos que facilitam o reboque.
Lançado em 1996, o Expedition tem o maior espaço interno da categoria. Ele conta com duas versões, a padrão com distância entre-eixos de 3,02 metros e porta-malas com capacidade de 3 metros cúbicos, e a versão estendida, com entre-eixos de 3,32 metros e porta-malas de 3,7 m³.


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Peugeot: Modelo 2008 vende 100 mil unidades na Europa




Modelo será fabricado no Brasil  e na China

Luís Alberto Alves

 Após sua estreia mundial no último Salão do Automóvel de Genebra, o Peugeot 2008 tornou-se um dos modelos mais vendidos de 2013 com mais de 100 mil unidades produzidas na França.

 Fabricado na planta de Mulhouse e exportado para inúmeros países, o veículo recebeu cinco estrelas nos testes Euro NCAP e é o único modelo em sua categoria a oferecer a tecnologia Grip Control, um sistema capaz de gerir da melhor forma a motricidade das rodas dianteiras.

 Atendendo primeiramente à expectativa dos franceses e, na sequência, dos clientes europeus, o Peugeot 2008 teve um execelente início comercial, a ponto de ter a sua escala de produção aumentada em três ocasiões. A planta de Mulhouse produz 680 unidades por dia do crossover, o dobro desde o seu lançamento.

  O cliente que adquiriu o cem milésimo 2008, originário da região de Paris, visitou a fábrica de Mulhouse e recebeu simbolicamente a chave do veículo de Corinne Spilios, Diretora da unidade industrial, e de Xavier Duchemin, Diretor da Peugeot França.

 O Peugeot 2008 já recebeu dez prêmios em países como a Irlanda, Itália, Espanha, França, Polônia e Turquia e atesta a subida de gama promovida pela Marca no segmento B com 68% de suas vendas nas versões de acabamento superiores.

 O modelo terá o início de sua fabricação no Brasil no Centro de Produção de Porto Real (RJ) no fim deste ano, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2015. Antes disso, o Peugeot 2008 será produzido na planta industrial de Wuhan, na China.



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Fiat: Liderança do mercado brasileiro de carros e comerciais leves



A picape Strada está entre as mais vendidas em janeiro/2014

Luís Alberto Caju
 A Fiat começou o ano de 2014 na liderança do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. Em janeiro, a empresa totalizou 63.049 unidades emplacadas, o que lhe garantiu participação de 21% no mercado nacional, segundo dados divulgados hoje pela Anfavea  (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). 
 Entre os cinco modelos mais vendidos no mercado nacional em janeiro, três são da marca Fiat (Uno, picape Strada e Palio). O Siena, com 11.414 unidades comercializadas, continua a ser o sedan mais vendido do Brasil, com 22,3% de participação em seu segmento.
 A picape Strada teve o melhor janeiro da história, com 12.373 unidades emplacadas, o maior volume mensal dos últimos 17 meses, e continua na liderança absoluta em seu segmento, com 59,6% de market share no mês. O Fiorino também teve o seu melhor janeiro da história, com 1.460 unidades emplacadas e uma participação de 59,6% entre os furgões pequenos. A Fiat encerrou 2013 na liderança de mercado pela décima segunda vez.


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Toyota: Linha 2014 do utilitário esportivo RAV4






Utilitário RAV4 da Toyota, modelo 2014, tem design surpreendente

Luís Alberto Caju
 Os modelos apresentam novo sistema multimídia com tela sensível ao toque, agora com GPS, leitor de DVD e hotspot wi-fi, para acesso à internet pelo celular, de série nas versões 4x4, novo porta-malas com capacidade ampliada para 547 litros em todas as versões, novas rodas aro 18 com design surpreendente e detalhes na cor preta que realçam a sofisticação e esportividade da versão top de linha 2.5L 4x4, nova cor marrom metálico, disponível para todas as versões, garante mais exclusividade ao RAV4.
 A Toyota lança a linha 2014 do utilitário esportivo RAV4 no mercado brasileiro, com o modelo, consagrado pelo pioneirismo e por combinar características de uso misto (on road e off road), trazendo novos itens de série para as três versões, garantindo ainda mais tecnologia e conforto aos consumidores.
Novo porta malas com capacidade ampliada para 547 litros
 Está disponível em todas as concessionárias da marca desde 1º de fevereiro, o RAV4 permanece sendo comercializado em três versões: 1) 2.0L de 145cv, 4X2 e câmbio CVT com modo sequencial de 7 velocidades, 2) 2.0L de 145cv, 3) 4X4 e câmbio CVT com modo sequencial de 7 velocidades, 4) 2.5L de 179cv, 4X4 e câmbio automático Super ECT de 6 velocidades com modo sequencial e inteligência artificial.
                                                           Novidades
 As versões 4X4 do RAV4 2014 ganharam de série navegador com GPS integrado na central multimídia. O aparelho, que incorpora ainda leitor de DVD com funções para escolha de idioma, legenda, ângulos e tamanho de imagens, está disponível em uma tela de 7” sensível ao toque.
Sofisticado sistema multimídia sensível ao toque
 O sistema multimídia possibilita, ainda, visualização e navegação na tela touchscreen de sites localizados na web. O acesso à internet ocorre pela rede do celular de um dos ocupantes. Ou seja, é possível utilizar o multimídia do carro para acessar sites, assistir e compartilhar vídeos, fotos, entre outras facilidades.
 Todas as versões do RAV4 2014 passam a ser equipadas com estepe temporário, garantindo 71 litros a mais de capacidade no porta-malas, passando dos atuais 476 litros, para 547 litros. Com a mudança, o modelo passa a ter uma das maiores capacidades volumétricas da categoria.

                                                            Rodas exclusivas
 A versão 2.5L 4x4 recebeu rodas exclusivas aro 18 polegadas com design surpreendente e detalhes na cor preta que realçam a sofisticação e esportividade da versão top de linha. As novas rodas são calçadas com pneus mais largos e com perfil mais baixo, proporcionando, além da esportividade, segurança.
Interior luxuoso desde a versão mais básica, veículo conta com vários itens proporcionando maior conforto
 Na linha 2014 do utilitário esportivo, todas as versões, desde a mais básica, possuem sensor de estacionamento traseiro, proporcionando mais segurança e conforto ao motorista nas manobras. O RAV4 2014 mantém conjuntos mecânicos desenvolvidos pela Toyota, combinando ótima dirigibilidade, respostas ágeis e baixo consumo de combustível. Segundo o Inmetro, as versões 2.0L 4x2 e 4x4 consomem 9,5 km/L na cidade e 10,9 km/L na estrada. A versão 2.5L 4x4 foi de 8,7 km/l na cidade e 10,9 km/l na cidade.
                                                             Motorização
As versões de entrada e intermediária contam com motor Dual VVT-i 2.0L 16 V de quatro cilindros com transmissão automática CVT, modulando 7 velocidades no modo manual sequencial. O conjunto mecânico é capaz de gerar potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm com torque máximo de 19,1 kgf.m a 3.600 rpm.
A versão 4x4 topo de linha vem com motorização Dual VVT-i 2.5L 16 V de quatro cilindros com transmissão automática Super ECT de 6 velocidades com inteligência artificial (AI). Nessa configuração, o RAV4 tem 179 cv de potência a 6.000 rpm, com torque máximo de 23,8 kgf.m a 4.100 giros.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Renault: Kwid Concept, automóvel para responder aos anseios de novos mercados

Modelo da Renault visa novos mercados, como a Índia


Luís Alberto Caju

 Revelado no Salão do Auto de Délhi, Índia,  o carro-conceito KWID CONCEPT destaca o compromisso da Renault com os novos mercados, como a Índia, e a capacidade da empresa de fabricar produtos atraentes no segmento dos hatches compactos. Ao mesmo tempo bem humorado e robusto, o design do veículo que conta com diversos itens ‘high-tech’ tem o objetivo de responder às expectativas dos jovens consumidores destes mercados.

 Ele foi desenvolvido com o aporte tecnológico do Renault Design India e representa a segunda pétala – batizada de ‘Explore’ – da estratégia de design da Renault focada “ciclo de vida”. Proporções e dimensões atraentes, assim como balanços bastante reduzidos dão a impressão de um veículo estimulante, enquanto que as rodas superdimensionadas ultrapassam as saias e fazem com que o KWID CONCEPT se pareça com um buggy.

 O aspecto lúdico do design externo contrasta com o visual robusto, graças às proteções e saias com linhas quadradas que dão uma impressão de força. O veículo tem tração em duas rodas, mas remete à aparência de um 4x4.

 Inspirado em ninhos de pássaros, o interior do KWID CONCEPT foi criado para ser um casulo aconchegante. Suspensos sobre um encorpado banco na cor branca, os bancos do veículo dão uma impressão de leveza, enquanto que o revestimento em elastômero bicolor dá uma sensação de luminosidade. O KWID CONCEPT também é equipado com uma climatização na traseira, cujos controles estão localizados no encosto do banco do motorista, assim como uma ventilação através de furos concêntricos. O painel tem o formato de um tablet integrado, permitindo o acesso às diferentes funcionalidades do ‘Flying Companion’.

                                                                High-tech
  Além do estilo lúdico e criativo do KWID CONCEPT, este carro-conceito também é equipado com uma série de dispositivos tecnológicos, dentre os quais se destaca o Flying Companion. Primeiro instrumento do tipo no segmento automotivo, o Flying Companion tem o objetivo de fazer com que dirigir seja ao mesmo tempo agradável e seguro.
Este carro conceito é equipado com vários dispositivos tecnológicos

 Emergindo da parte traseira pivotante do teto do KWID CONCEPT, o Flying Companion pode ser acionado através de um dos dois modos disponíveis: o modo ‘automático’, que utiliza uma sequência de pilotagem pré-programada e a localização com auxílio do GPS, ou o modo ‘manual’, que permite controlar seu funcionamento através do tablet instalado no veículo. O ‘Flying Companion’ pode ser utilizado para uma série de atividades, como obter informações sobre o trânsito, tirar fotos da paisagem ou detectar obstáculos pelo caminho.

 “Os consumidores dos novos mercados são muito mais jovens, com expectativas diferentes, além de terem bastante interesse em videogames, tecnologia e curtição. Este carro-conceito responde a estas necessidades de várias formas, graças principalmente ao Flying Companion, que faz com que dirigir seja ao mesmo tempo seguro e divertido. Nunca antes foi possível dirigir com as rodas no solo olhando para o céu. Esta é uma funcionalidade impressionante”, ressaltou o responsável pela estratégia da Marca e pelo Laboratório Cooperativo de Inovação, Serge Mouangue.

  O KWID CONCEPT também conta com o selo Z.E ready, ou seja, ele é pré-equipado para receber baterias, permitindo um uso 100% elétrico. Ele também tem uma tomada de recarga atrás do logo Renault. O KWID CONCEPT é equipado com um motor turbo a gasolina, que se beneficiou das tecnologias de downsizing (1,2 litro) de última geração, acoplado a um câmbio com dupla embreagem EDC, que associa prazer de dirigir e baixo consumo.
O Kwid tem uma tomada de recarga logo abaixo do logo Renault

 Dentre os outros itens altamente tecnológicos, se destacam a regulagem elétrica do banco dianteiro deslizante em um trilho central, a abertura elétrica das portas, a iluminação por LED e o comando de troca de marchas através de botões localizados próximo ao volante, que substituem a alavanca de câmbio. O painel do KWID CONCEPT é uma tela tátil TFT (uma película fina de LCD) montada na vertical, que também permite o acesso aos serviços conectados.

                                                              Mercados internacionais
  KWID CONCEPT é o primeiro carro-conceito cosmopolita do gênero na gama Renault, feito especialmente para os novos mercados. Designers da Renault de todo o mundo trabalharam em conjunto para criar um veículo feito para os mercados internacionais e projetado para responder às suas necessidades específicas. 

O interior do carro foi criado por François Grenier (Technocentre Design, na França), com base nos desenhos originais de Mishu Batra (Renault Design India) e o design externo ficou a cargo Anton Shamenkov (de origem russa, trabalha no Technocentre Design, na França) com base nos desenhos originais de Jean Semeriva (Estúdio de Design no Brasil).
A direção do veículo pode ser adaptada para direita ou esquerda, dependendo do país

 As cores e materiais do veículo foram escolhidos por Neha Lad (estagiário indiano no Technocentre Design) e desenvolvidos por Chie Yanagisawa (designer japonês no Technocentre Design). Axel Breum (Technocentre Design) foi responsável pelo projeto como um todo.

“O Renault Design é uma equipe marcadamente internacional, com estúdios na França, Romênia, Brasil, Coreia e Índia. Este carro-conceito reflete a estratégia internacional de nossa rede de design”, disse o diretor do Design Industrial, Laurens van den Acker.

                                                              Compromisso com a Índia
 Primeiro carro-conceito da Renault revelado fora da Europa, o KWID CONCEPT também destaca a posição importante da Índia na estratégia internacional da Renault, bem como a capacidade da empresa de fabricar produtos atraentes no segmento dos hatches compactos.

 “O fato de termos escolhido revelar um carro-conceito fora da Europa pela primeira vez mostra claramente o nosso compromisso com a Índia. Nesse país, os jovens clientes são muitas vezes lançadores de tendências, cuja ambição é avançar os limites em matéria de tecnologia e de prazer de dirigir. Graças ao ‘Flying Companion’, o KWID CONCEPT está alinhado com esta visão de futuro, com um estilo dinâmico e diversos itens de conectividade”, frisou o diretor de Operações para a região Ásia-Pacífico, Gilles Normand.
O Kwid é feito para as necessidades dos consumidores indianos

  O KWID CONCEPT também é feito sob medida para satisfazer as necessidades dos consumidores indianos. Este hatch compacto de cinco lugares é feito para o uso em família, o que é bastante comum na Índia. Assim como o Flying Companion, o painel multimídia responde às necessidades de conectividade dos jovens indianos, que são modernos e bastante ávidos por tecnologia. O design leve do interior do veículo também foi adaptado à temperatura mais quente da região.

 A carroceria em duas cores do KWID CONCEPT tem as cores cinza metalizado na estrutura e cinza texturizado nas partes funcionais, além de um amarelo dourado no teto e nas entradas de ar, proporcionando maior contraste. O carro também tem toques de amarelo ouro nas rodas, nas soleiras das portas e nos elementos perfurados. Esta combinação de cores não foi utilizada apenas para identificar o grupo Renault, mas para remeter também à Índia: o cinza representa o solo, enquanto que o amarelo e o dourado simbolizam as flores e especiarias.

 Além disso, o KWID CONCEPT tem seus bancos dispostos de uma forma inusitada, com três passageiros na frente e o banco do condutor no meio, em uma posição ligeiramente avançada, para aumentar o espaço na altura dos ombros, além de dois bancos na traseira. Esta posição de dirigir centralizada responde às exigências internacionais e permite que o carro seja adaptado indiferentemente aos países com direção à direita ou à esquerda.

 “A Renault teve um crescimento nunca visto antes na Índia em pouco menos de três anos e tudo indica que o mercado continuará a desempenhar um papel importante na estratégia de crescimento internacional da empresa nos próximos anos”, declarou o diretor Geral da Renault Índia, Sumit Sawhney.  “A revelação do KWID CONCEPT na Índia – pela primeira vez fora da Europa –, assim como seu design que atende aos desejos dos jovens consumidores daquele mercado, ilustra nosso profundo compromisso com o país”.



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Chrysler: Jeep Grand Cherokee fica ainda melhor



O modelo da Chrysler mescla economia, autonomia e mecânica moderna e eficiente


Luís Alberto Caju

  Com mais de 250 premiações desde seu lançamento, em 1992, o veículo que definiu o padrão para os utilitários-esportivos premium ficou ainda melhor. Campeão de vendas da Jeep® no mundo, o Grand Cherokee de quarta geração passou por uma ampla renovação estética e mecânica, onde se destacam o novo câmbio automático de oito marchas, o redesenho dos conjuntos óticos dianteiro e traseiro e a modernização do interior, com novos sistemas multimídia de entretenimento e informação (incluindo navegação GPS) e volante com mais funções, como as aletas que possibilitam trocas sequenciais de marchas.

 O Jeep Grand Cherokee 2014 entrega uma combinação sem precedentes em sua categoria, com economia de combustível e enorme autonomia, mecânica moderna e eficiente, lendária capacidade off-road, acabamento refinado, comportamento dinâmico exemplar e muitos recursos de segurança e tecnologia. “Com o novo Grand Cherokee, nós partimos do mais elogiado SUV e o elevamos a um nível ainda mais alto”, disse o presidente mundial da marca Jeep, Mike Manley.. “Os compradores vão perceber que o Grand Cherokee proporciona ainda mais prazer ao dirigir, em todos os tipos de estrada e nas trilhas mais exigentes.”

 Para 2014, a nova transmissão de oito velocidades é a maior novidade, levando o motor Pentastar 3.6 V6 a atingir mais de 12 km/l em rodovia e superar os 1.100 km de autonomia. A tradicional aptidão fora de estrada da Jeep é garantida pela tração 4x4 full-time Quadra-Trac II® e pelo sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain™.

 A frente reformulada, com novos faróis de duplo xenônio, exibe estilo ainda mais elegante que antes e lanternas de LEDs, recurso também empregado na traseira, inteiramente redesenhada. O refinamento interno se mostra no revestimento de couro, no acabamento de madeira de poro aberto e nas novas combinações de cores.

 Em relação à segurança, a lista cresceu e passa de 50 itens, incluindo assistente de saída em subida, controle de estabilidade (ESC), auxílio de frenagem, controle de oscilação de reboque, Front Park Assist e Selec-Speed. A tecnologia a bordo também se apresenta no novo sistema multimídia Uconnect, com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, além do quadro de instrumentos configurável, com display de LCD TFT de 7 polegadas.

 Fabricado em Detroit, nos Estados Unidos, o Jeep Grand Cherokee 2014 está disponível nas 42 concessionárias do Chrysler Group do Brasil nas versões Laredo e Limited, cujos preços sugeridos para o lançamento são de R$ 185.900 e R$ 214.900, respectivamente.

                                                                          Mais eficiente
  O novo câmbio, com três marchas a mais do que antes, tornou o Jeep Grand Cherokee mais eficiente em termos de desempenho, economia e controle de emissões. Além da economia de gasolina, a nova e robusta transmissão proporciona acelerações e retomadas mais rápidas e trocas de marchas mais suaves, quase imperceptíveis, elevando a maciez do rodar a níveis dignos de sedãs de luxo.

 As trocas de marchas podem ser feitas manualmente, por meio das aletas atrás do novo volante, proporcionando mais controle ao motorista. Isso ocorre não só em condução esportiva no asfalto, mas também fora dele, graças com o controle Selec-Speed, que determina uma velocidade máxima para cada marcha durante o uso do recurso Hill Descent Control (controle de descida de ladeira).

                                                                     Pentastar
 Tricampeão seguido na lista dos 10 melhores motores organizada pela revista Ward’s, dos EUA, o motor Pentastar 3.6 V6 estreou exatamente no modelo 2011 do Jeep Grand Cherokee, que marcou o lançamento da quarta geração do SUV. Feito de alumínio, com dois comandos de válvulas variáveis no cabeçote, o propulsor desenvolve 286 cv de potência e 35,4 mkgf de torque.

 Combinado ao novo câmbio de oito marchas, o Grand Cherokee agora pode rebocar até 2.812 kg, 24% a mais do que anteriormente. Esse “casamento” permite consumo de 7 km/l de gasolina na cidade e 12 km/l em uso rodoviário.A autonomia é de impressionantes 1.135 km.

                                                                       Eco Mode
 Outro fator que contribuiu para a redução no consumo do Grand Cherokee 2014 é o recurso Eco Mode, que prioriza sempre a marcha mais alta possível, para reduzir a rotação do motor. O acelerador também tem sua calibração alterada, ficando menos esportivo, e até a rotação de marcha lenta é reduzida. O Eco Mode é ativado automaticamente ao ligar o veículo. Para desligar o recurso, quando se precisa do máximo desempenho, há um botão no centro do painel.

                                                                       Lendária capacidade
 Como antes, o novo Grand Cherokee conta com a tração full-time 4WD Quadra-Trac II e o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, que garantem a típica aptidão fora de estrada da Jeep. A caixa de transferência de duas velocidades Quadra-Trac II se baseia nos dados de vários sensores para determinar falta de aderência de alguma roda o mais cedo possível, e corrige a situação. O sistema também detecta movimento rápido no acelerador numa arrancada e maximiza a tração antes do pneu patinar. Quando uma roda escorrega, até 100% do torque disponível pode ser transferido para o eixo com mais tração.

                                                                        Selec-Terrain
O eficiente sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, permite ao motorista escolher a configuração ideal para obter o melhor desempenho em um determinado tipo de piso. O recurso coordena eletronicamente várias partes do carro, como motor, câmbio e freios, por meio de interações com acelerador eletrônico, mudanças de marcha, caixa de transferência, Hill Descent Control e Selec-Speed.

O Selec-Terrain foi melhorado para 2014 e oferece cinco possibilidades de uso. As opções Sand e Mud, que formavam antes um modo combinado, agora estão separadas.

• Sand (areia): o controle de tração opera com respostas mais sensíveis ao patinamento das rodas, ajustando a distribuição do torque, que deve ser a mais imediata possível.

• Mud (lama): para melhorar a performance na lama, o controle de tração atua com precisão para despejar o maior torque possível nesse terreno muito escorregadio.

• Auto: o sistema se adapta automaticamente a qualquer condição no asfalto ou fora dele
• Snow (neve): a tração do veículo é adaptada para oferecer o melhor rendimento em piso coberto por neve

• Rock (pedra): a caixa de transferência, os diferenciais e o acelerador são coordenados para oferecer o máximo controle em baixa velocidade. Este modo só é ativado com a tração reduzida (4WD Low).

 O modo Sport, antes localizado no botão do Selec-Terrain, agora é acionado na alavanca do câmbio, e proporciona uma dirigibilidade mais divertida, fazendo a transmissão demorar mais para subir as marchas, entre outras características.

 Revisto, o controle Selec-Speed, com os controles de subida e descida (HDC) permite aos motoristas controlar a velocidade do Grand Cherokee em inclinações muito fortes, por meio apenas das aletas do câmbio, atrás do volante – sem usar os pedais de acelerador e freio.