Divulgação
Radiografia da Notícia
* O Citroën GS se destacava pelo seu estilo moderno e aerodinâmico
* Em 1971, o Citroën GS ganhou duas variantes: a Break, com cinco portas
e um porta-malas com 710 litros de capacidade* O sucesso e o destaque do Citroën GS foram tantos que, no ano seguinte
ao início de sua produção, o modelo foi eleito "Carro Europeu do Ano"Luís Alberto Alves/Hourpress
Citroën GS e Citroën SM marcaram época com suas tecnologias a frentede seu tempo. Os modelos celebraram, neste dia 11 de março, 55 anos,
quando foram apresentados oficialmente durante a edição de 1970 do
Salão de Genebra, na Suíça.
O Citroën GS se destacava pelo seu estilo moderno e aerodinâmico e por
ser equipado com uma suspensão hidropneumática que lhe conferia o
conforto e o comportamento em estrada que os seus concorrentes da
época não conseguiam oferecer, além do motor 4 cilindros refrigerado a
ar.
Em 1971, o Citroën GS ganhou duas variantes: a Break, com cinco portas
e um porta-malas com 710 litros de capacidade (ante os 465 litros da
versão de entrada) e a Service, com três portas e que era uma versão
comercial projetada para o transporte de mercadorias.
Eleito
O GS Service também contava com duas versões: a Vitrée, com um único
painel de vidro que ia do pilar da porta traseira até a parte traseira
do carro, e a Tolée, com a lateral completamente feita de chapa
metálica.
O sucesso e o destaque do Citroën GS foram tantos que, no ano seguinte
ao início de sua produção, o modelo foi eleito "Carro Europeu do Ano"
e seu sucesso comercial ficou confirmado pelas expressivas 2,5 milhões
aproximadas de unidades produzidas entre 1970 e 1986.
CITROËN SM: BELEZA E EFICIÊNCIA
Naquele mesmo ano de 1970, era lançado o Citroën SM, um dos veículos
mais inovadores e ousados da história da indústria automotiva,
combinando tecnologia avançada, aerodinâmica sofisticada e desempenho
esportivo.
O SM do nome significa exatamente “Sport Maserati” e seu projeto foi
liderado por Robert Opron, famoso designer automotivo francês que
trouxe um visual futurista ao modelo. Foi o veículo mais exclusivo já
feito na década de 1970, combinando uma carroceria Gran Turismo com a
suavidade da suspensão hidropneumática.
Equipado com um motor V6 de 2,7 litros (posteriormente 3,0 litros)
desenvolvido pela Maserati, o SM oferecia até 180 cv e uma velocidade
máxima superior a 220 km/h, o que o tornava um dos carros com tração
dianteira mais rápidos de sua época.
O GS Service também contava com duas versões: a Vitrée, com um único
painel de vidro que ia do pilar da porta traseira até a parte traseira
do carro, e a Tolée, com a lateral completamente feita de chapa
metálica.
O sucesso e o destaque do Citroën GS foram tantos que, no ano seguinte
ao início de sua produção, o modelo foi eleito "Carro Europeu do Ano"
e seu sucesso comercial ficou confirmado pelas expressivas 2,5 milhões
aproximadas de unidades produzidas entre 1970 e 1986.
CITROËN SM: BELEZA E EFICIÊNCIA
Naquele mesmo ano de 1970, era lançado o Citroën SM, um dos veículos
mais inovadores e ousados da história da indústria automotiva,
combinando tecnologia avançada, aerodinâmica sofisticada e desempenho
esportivo.
O SM do nome significa exatamente “Sport Maserati” e seu projeto foi
liderado por Robert Opron, famoso designer automotivo francês que
trouxe um visual futurista ao modelo. Foi o veículo mais exclusivo já
feito na década de 1970, combinando uma carroceria Gran Turismo com a
suavidade da suspensão hidropneumática.
Equipado com um motor V6 de 2,7 litros (posteriormente 3,0 litros)
desenvolvido pela Maserati, o SM oferecia até 180 cv e uma velocidade
máxima superior a 220 km/h, o que o tornava um dos carros com tração
dianteira mais rápidos de sua época.
Marca
Além de seu impressionante design aerodinâmico, com linhas fluidas e
faróis com carenagem direcional, o Citroën SM incorporou avanços
tecnológicos exclusivos, como suspensão hidropneumática autonivelante,
direção hidráulica com assistência variável e freios a disco nas
quatro rodas. Esses recursos proporcionaram um nível inigualável de
conforto e estabilidade, reafirmando o compromisso da marca com a
inovação. Seu desempenho e sofisticação não passaram despercebidos.
Uma de suas características de maior destaque é o sistema de direção
hidráulica progressiva Diravi, com apenas duas voltas, completava o
incrível conjunto e ajustava a assistência conforme a velocidade do
carro, tornando sua condução muito agradável. O modelo também foi o
primeiro fabricado em série na Europa com regulagem de altura e
profundidade do volante.
O SM era, de fato, um Gran Turismo que atendia às expectativas de quem
queria dirigir um veículo com potência aliado ao melhor conforto visto
nos melhores modelos de luxo da época. Era largo, baixo, muito
elegante e decididamente aerodinâmico (seu coeficiente era 0,26;
índice surpreendente até os dias atuais).
Além de seu impressionante design aerodinâmico, com linhas fluidas e
faróis com carenagem direcional, o Citroën SM incorporou avanços
tecnológicos exclusivos, como suspensão hidropneumática autonivelante,
direção hidráulica com assistência variável e freios a disco nas
quatro rodas. Esses recursos proporcionaram um nível inigualável de
conforto e estabilidade, reafirmando o compromisso da marca com a
inovação. Seu desempenho e sofisticação não passaram despercebidos.
Uma de suas características de maior destaque é o sistema de direção
hidráulica progressiva Diravi, com apenas duas voltas, completava o
incrível conjunto e ajustava a assistência conforme a velocidade do
carro, tornando sua condução muito agradável. O modelo também foi o
primeiro fabricado em série na Europa com regulagem de altura e
profundidade do volante.
O SM era, de fato, um Gran Turismo que atendia às expectativas de quem
queria dirigir um veículo com potência aliado ao melhor conforto visto
nos melhores modelos de luxo da época. Era largo, baixo, muito
elegante e decididamente aerodinâmico (seu coeficiente era 0,26;
índice surpreendente até os dias atuais).
Ousada
Embora o SM tenha produzido algumas versões especiais, como a feita
para um dos presidentes da França, Georges Pompidou, as tradicionais
também não ficaram para trás no quesito conquista. Algumas foram muito
apreciadas por clientes famosos, como o futebolista Johan Cruyff, o
comediante Jay Leno e os atores Burt Reynolds e Daniel Craig.
Seu legado continua vivo entre colecionadores e entusiastas que
valorizam sua ousada combinação de design, tecnologia e desempenho.
Hoje, o SM é considerado um clássico cult, um símbolo da capacidade da
Citroën de desafiar os limites do mercado automotivo e criar veículos
que ainda causam admiração mais de 50 anos após seu lançamento.
Embora o SM tenha produzido algumas versões especiais, como a feita
para um dos presidentes da França, Georges Pompidou, as tradicionais
também não ficaram para trás no quesito conquista. Algumas foram muito
apreciadas por clientes famosos, como o futebolista Johan Cruyff, o
comediante Jay Leno e os atores Burt Reynolds e Daniel Craig.
Seu legado continua vivo entre colecionadores e entusiastas que
valorizam sua ousada combinação de design, tecnologia e desempenho.
Hoje, o SM é considerado um clássico cult, um símbolo da capacidade da
Citroën de desafiar os limites do mercado automotivo e criar veículos
que ainda causam admiração mais de 50 anos após seu lançamento.
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