Postagem em destaque

Ford comemora 50 anos da F-150

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Quando a F-150 foi lançada, em 1975, não havia ideia de que se tornaria o carro-chefe da Série F, l...

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Ford comemora 50 anos da F-150

    Divulgação


Radiografia da Notícia

Quando a F-150 foi lançada, em 1975, não havia ideia de que se tornaria o carro-chefe da Série F, linha de picapes mais vendida do mundo

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Ford F-150, modelo ícone da Série F, linha de picapes mais vendida do mundo e líder da América do Norte há 48 anos consecutivos, está comemorando o 50º aniversário de lançamento. Vendida hoje nos grandes mercados globais – e desde 2023 no Brasil –, ela trouxe seguidas inovações e tornou-se a referência do segmento.


Assim, é curioso saber que quando a F-150 foi introduzida, em 1975, não havia ideia de que alcançaria tamanho sucesso. Ela teve um lançamento discreto e, para entender como isso ocorreu, é preciso lembrar do contexto da época. Nos anos 1970, o mercado automotivo vivia o impacto da recessão econômica, da crise de combustível e uma preocupação crescente com o meio ambiente. Para reduzir as emissões, a Ford começou a equipar seus veículos com conversores catalíticos e lançou a F-150 como opção de picape de meia tonelada, situada entre a F-100 e a F-250.


Comparada à F-100, a F-150 tinha desempenho mais robusto e peso bruto total maior (2.744 kg x 2.495 kg), com uma capacidade de carga máxima apenas 4,5 kg menor que a da F-250. Ou seja, para uma “intermediária”, superava as expectativas, tanto na capacidade de carga e opções de combustível como no padrão de emissões.


Club


Mesmo assim, na mostra da Ford no tradicional Salão do Automóvel de Detroit, em janeiro de 1975, ela entrou apenas como coadjuvante. Nos comunicados de imprensa, os destaques eram a primeira exibição pública da nova van Econoline Club Wagon, uma réplica do histórico carro de corrida “999” e a segunda geração do robô falante Freddie Ford. Os visitantes podiam também criar seu próprio comercial “na televisão colorida e depois se verem em replay instantâneo”.


Sobre a F-150, é mencionada apenas sua capacidade de "combinar o conforto de rodagem de uma F-100 com a capacidade de carga de uma F-250". Até Freddie Ford, robô de 2,7 metros de altura construído com peças de carros Ford, parecia ofuscar o modelo.

Nas atas das reuniões de planejamento do produto da Ford, há pouca informação sobre o conceito da F-150.

Uma nota registra que “as Séries F-150 e E-150 foram aprovadas pelo Sr. Henry Ford II em 21 de novembro de 1973”. Os manuais de vendas, confidenciais para os vendedores da Ford, destacavam o aumento da gama de PBT, a disponibilidade da F-150 com carroceria estendida SuperCab e o fato de ela aceitar combustível com ou sem chumbo.


Hoje


Mas não demorou muito para a Ford perceber o sucesso que tinha em mãos. A partir de 1977, a Série F se tornou a linha de picapes mais vendida da América do Norte, posição que ocupa até hoje.


Entre outros diferenciais, além de inigualável robustez e desempenho, com motor 5.0 V8, a F-150 é a única do segmento com carroceria de alumínio de nível militar e oferece as tecnologias mais avançadas de assistência ao motorista. Além das versões Lariat, Lariat Black e Tremor no Brasil, a linha nos EUA inclui entre outras variantes a off-road Raptor e a elétrica Lightning, além de motorizações V6 e híbridas.


Nova Ford Maverick Hybrid chega mais moderna

    Divulgação


Radiografia da Notícia

 Além de novo conjunto elétrico, com motor 35% mais potente e transmissão eCVT, ela traz tração AWD, acelera mais rápido e tem autonomia de 800 km

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Ford Maverick Hybrid, primeira picape híbrida do mercado brasileiro, chega à linha 2025 ainda mais completa e refinada, com atributos que a destacam como um veículo único e diferenciado na categoria. Além de novidades no design, na tecnologia e segurança, ela vem com tração AWD e um novo conjunto elétrico para entregar um desempenho ainda melhor, com excepcional eficiência e autonomia de mais de 800 km.


Conhecida por unir a robustez e versatilidade das picapes Ford com a dirigibilidade e conforto de um SUV, a Maverick vem conquistando espaço no mercado. As novas versões Lariat Black e Tremor, lançadas em maio, tiveram ótima aceitação e as vendas da linha cresceram mais de 200% no terceiro trimestre.


A nova Maverick Hybrid vem para completar a família e ampliar esse sucesso. Entre os novos equipamentos, ela traz rodas de 19”, capota marítima, teto solar elétrico, painel de instrumentos de 8”, central multimídia de 13,2”, som premium da B&O, câmeras 360° e assistente de reboque Pro Trailer.


Cruzado


Ganhou também novos itens de segurança: piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização em faixa, controle automático em descidas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.


Oferecida pelo mesmo preço da versão Tremor – R$ 239.900 –, a nova Maverick Hybrid 2025 reforça a estratégia da Ford de dar poder de escolha aos clientes com diferentes motorizações e estilos.


“A nova Maverick Hybrid foi projetada para oferecer uma experiência completa ao usuário, unindo o melhor em capacidade, tecnologia, equipamentos e eficiência”, afirma Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul. “É uma picape moderna, robusta e verdadeiramente versátil, que entrega também diversão ao dirigir e um padrão inigualável de conforto no uso diário.”


Estilo atemporal

A Maverick Hybrid está mais moderna e bonita, com mudanças que melhoram também a experiência de dirigir e eficiência. Além de novo para-choque dianteiro, faróis de LED em formato C e grade dianteira com fechamento ativo e detalhes cromados, vem com rodas exclusivas de 19” e capota marítima.


A oferta de cores segue a mesma proposta, incluindo as novas Vermelho Vermont, Verde Fuji, Azul Indianápolis e Branco Space, além de Branco Ártico, Branco Itaúnas, Preto Astúrias, Cinza Torres e Cinza Glasgow.


“O design da Maverick Hybrid atrai o olhar não só porque é mais moderno e atemporal, mas também pela versatilidade de uso”, diz Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.


As cores claras do interior, combinando azul e bege e o nome Maverick estampado nos bancos, criam um ambiente amplo e acolhedor, com teto solar elétrico. São novos também o painel de instrumentos de 8” e a central multimídia SYNC 4 com tela de 13,2”, GPS embarcado e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. A experiência de uso das telas, com informações úteis, interativas e lúdicas, reforça a sensação de modernidade.


A cabine oferece soluções inteligentes de aproveitamento de espaço para acomodar diferentes objetos, como laptop, celular, equipamentos e um exclusivo compartimento de 56 litros sob o banco traseiro, desenvolvidas em clínicas com os consumidores.


Motor elétrico e tração AWD

O novo motor elétrico da Maverick Hybrid tem 140 kW de potência e torque instantâneo de 320 Nm, 35% maior que o do modelo anterior. Ele incorpora também um gerador mais forte, de 93 kW, e atua junto com o motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson, com potência de 162 cv (@ 5.600 rpm) e torque de 210 Nm (@4.000 rpm), para entregar uma potência combinada de 194 cv.


O torque oficial, porém, considera apenas o valor nominal do motor a combustão (210 Nm). Isso se deve à arquitetura única da nova transmissão eCVT, do tipo Power-Split, que varia o torque final conforme a velocidade, aceleração e outros fatores. Ela gerencia de forma inteligente a entrega de potência dos motores a combustão e elétrico para entregar máxima eficiência.


Outra grande novidade da Maverick Hybrid é a tração AWD inteligente, que distribui a força entre os eixos dianteiro e traseiro sob demanda. Ela aumenta a segurança e estabilidade da picape, principalmente em pisos molhados, estradas de terra e com baixa aderência. A relação final do diferencial encurtada para 3,37:1 (antes 2,91:1), com calibração específica para o Brasil, também melhora a agilidade e a resposta em acelerações.


“A tração AWD da Maverick Hybrid aumenta o controle e a agilidade. Você sente isso nas arrancadas e saídas de curvas, com mais estabilidade e menor tendência ao subesterço, e situações como subidas íngremes com piso molhado, onde é comum o patinamento das rodas”, diz Ariane Campos.


Bateria de íons de lítio

A bateria de tração de íons de lítio da Maverick Hybrid, com capacidade de 1,1 kWh e alta densidade de energia, conta com tecnologia avançada para otimizar o desempenho e a durabilidade. Além de altas taxas de carga e descarga para acelerações rápidas e recuperação mais eficiente nas frenagens, ela tem um formato compacto e leve que favorece o aproveitamento do espaço e a distribuição de peso do veículo.


Outro diferencial da bateria é o sistema de arrefecimento líquido, que mantém a temperatura ideal de operação em diversas condições de clima e uso e prolonga sua vida útil. As frenagens são a principal forma de regeneração da bateria, que pode ser intensificada com o modo de condução L (Low). Há também o assistente de regeneração em rampa (Hybrid Grade Assist), que aciona automaticamente o freio-motor em descidas para controlar a velocidade e recarregar a bateria.


Dirigibilidade exemplar

Mesmo com peso 129 kg maior (1.829 kg), a nova Maverick Hybrid entrega um desempenho ainda melhor, graças aos aprimoramentos do trem de força. Ela acelera de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos – 0,7 segundo mais rápido que o modelo anterior. E continua a oferecer a maior autonomia da categoria, com consumo de 15,4 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.


No painel, um novo instrutor de veículo elétrico mostra o uso instantâneo do motor elétrico, do sistema híbrido e recarregamento para orientar o motorista a obter o melhor rendimento.


“O motorista da Maverick Hybrid não precisa se preocupar em selecionar o motor a combustão ou elétrico. O sistema aciona automaticamente cada motor, ou ambos, para garantir maior eficiência”, explica Ariane. “Essa combinação é feita conforme a demanda de potência e modo de dirigir, considerando fatores como aceleração, temperatura do motor, inclinação da estrada, uso do ar-condicionado e carga do veículo.”


Em condições normais de rodagem, como asfalto seco e velocidade de cruzeiro, a picape opera predominantemente com a tração dianteira para economizar combustível. Em situações de baixa aderência ou aceleração forte – monitoradas por sensores nas rodas, posição do acelerador, ângulo do volante e outros parâmetros –, o torque é enviado para as rodas traseiras de forma instantânea e variável. Essa atuação, feita em milissegundos, é imperceptível para o motorista.


A picape conta também com cinco modos de condução – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rebocar/Transportar – que ajustam parâmetros como a resposta do acelerador, atuação do controle de estabilidade e tração, gerenciamento da transmissão e do sistema híbrido para entregar o melhor desempenho em cada situação.


Suspensão independente

Como as versões Lariat Black e Tremor, a Maverick Hybrid tem suspensão independente, do tipo MacPherson na dianteira e Multilink na traseira, com uma arquitetura robusta que eleva a um novo patamar a dirigibilidade, o conforto e a segurança. Os amortecedores com batente hidráulico (HRS – Hydraulic Rebound Stop) também contribuem para uma rodagem suave e refinada.


“A arquitetura multilink permite um controle mais preciso da geometria da roda durante todo o curso da suspensão e mantém o pneu em contato com o asfalto mesmo em curvas fortes, com maior aderência e estabilidade”, diz a executiva da Ford.


A Maverick Hybrid tem os mesmos ângulos de entrada (20,6°), saída (20,4°), transposição de rampa (16,0°), altura livre do solo (204 mm) e capacidade de imersão (450 mm) da versão Lariat Black. As rodas de liga leve de 19 polegadas vêm com pneus 225/60 R19 All-Season, de uso urbano. A direção elétrica precisa, com diâmetro de giro de 12,2 metros, transmite confiança nas manobras.


Versatilidade de uso

A caçamba da Maverick oferece capacidade de 943 litros, ou 584 kg, e flexibilidade para transportar diferentes objetos, com capota marítima de série. Seu sistema “Flexbed” com oito pontos de fixação, encaixes para divisórias, nichos com tampa, iluminação e pré-fiação elétrica de 12 V atende diferentes necessidades. Ela tem também acabamento spray-in, resistente e de fácil limpeza, e tampa com ajustes variáveis para transportar itens maiores, como motos ou pallets.


“A caçamba da Maverick é resultado de um trabalho extenso de engenharia para oferecer um aproveitamento versátil, pois sabemos que cada cliente tem estilos de vida e necessidades diferentes”, diz Ariane Campos. “A altura mais baixa do piso é outra vantagem que facilita seu uso no dia a dia.”


A Maverick Hybrid tem ainda capacidade de rebocar 455 kg e conta com o novo assistente Pro Trailer para auxiliar no engate e manobras. Ele opera com a câmera traseira, dois radares nos cantos e algoritmos de “machine learning” para alinhar automaticamente o acoplamento do trailer, controlando a velocidade, a direção e o freio do veículo.


Segurança e garantia

Como toda picape Ford, a Maverick Hybrid oferece alto padrão de robustez e segurança. Entre as novidades, ela agora vem com: piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização em faixa, controle automático em descidas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.


É equipada ainda com assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, incluindo em marcha a ré, frenagem pós-colisão, assistente de partida em rampa, farol alto automático, alerta de colisão frontal e sete airbags.


A picape conta com garantia de três anos, e de oito anos para a bateria de alta voltagem e componentes elétricos do sistema híbrido. A sua manutenção é feita pelo sistema de Revisão Inteligente, baseada no monitoramento inteligente de vida do óleo, que avisa quando é necessário fazer a troca, a cada 16.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. As três primeiras revisões custam R$ 915, R$ 402 e 1.300, respectivamente, e podem ser parceladas em quatro vezes.


Experiências conectadas

O modem embarcado de conectividade da Maverick permite vários comandos remotos com o novo aplicativo Ford, como travamento e destravamento, partida remota com ativação do ar-condicionado, localização e informações do odômetro, nível de combustível, vida útil do óleo do motor, autonomia e pressão dos pneus. Ela tem ainda uma arquitetura elétrica em rede exclusiva que permite atualizações over-the-air de mais de 20 módulos de segurança e performance.


A Ford também oferece ao cliente da Maverick um pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas, que incluem o agendamento de serviços online, Serviço Leva e Traz, Guia 360, Acompanhamento Preventivo Inteligente e Ford Concierge, com especialistas para auxiliar na assistência do veículo.

Leapmotor prepara novidades para o Salão do Automóvel 2025



 Radiografia da Notícia

* A Leapmotor, fabricante de veículos eletrificados que chegou ao Brasil com o suporte da Stellantis, terá grandes atrações e novidades para a edição 2025 do Salão do Automóvel, que será realizado entre os dias 22 e 30 de novembro na cidade de São Paulo

Luís Alberto AlvesqHourpress

A marca irá expor no estande os dois modelos já confirmados para o País. O SUV C10 será exibido nas duas versões já a venda nas 36 concessionárias Leapmotor no território brasileiro: o C10 Elétrico e o C10 Ultra-Híbrido, sendo este o primeiro e único SUV a oferecer a tecnologia REEV no Brasil.  

A versão Ultra-Híbrida do C10 proporciona uma condução exclusivamente elétrica com a liberdade de escolha no processo de carregamento das baterias do modelo, que pode ser realizado conectando o carro a um recarregador ou reabastecendo o tanque de combustível que alimenta o motor projetado exclusivamente para atuar como gerador. 

Além do C10, a Leapmotor exibe no estande o B10, SUV médio que também está confirmado para o Brasil e chega em janeiro ao mercado. O espaço da Leapmotor no Salão do Automóvel, mais do que um ambiente para a apresentação dos veículos à venda no país, será um convite à imersão no universo da mobilidade eletrificada.  

Com ativações diferenciadas, exposição da coleção oficial da Leapmotor e a apresentação de modelos ainda não comercializados no mercado nacional, o estande reforçará o espírito ousado e tecnológico da marca que vem redefinindo o futuro da eletrificação no território brasileiro.  

Acompanhe as redes sociais da Leapmotor no Brasil e fique atualizado sobre todos os detalhes da presença da fabricante no Salão do Automóvel 2025. 

 SOBRE A LEAPMOTOR  

Fundada em 2015, a Leapmotor é uma empresa de veículos elétricos (EV) inteligentes baseados em tecnologia. O fundador, Sr. Zhu Jiangming, é um engenheiro elétrico com mais de 30 anos de experiência técnica. A Leapmotor está sediada em Hangzhou, província de Zhejiang, China, e seu escopo de negócios abrange design inteligente de veículos elétricos, pesquisa e desenvolvimento, fabricação, direção inteligente, controle de motor elétrico, desenvolvimento de sistemas de bateria, bem como soluções de rede de veículos baseadas em computação em nuvem.

 Como uma empresa de base tecnológica, os principais componentes do Leapmotor são desenvolvidos e fabricados de forma independente, incluindo trem de força elétrico e sistemas inteligentes. A proporção de peças desenvolvidas e fabricadas por conta própria representa 70% do custo total do veículo e lançou sucessivamente tecnologias elétricas inteligentes líderes, como o primeiro sistema de acionamento elétrico oito em um do setor, a primeira tecnologia de célula para chassi produzida em massa do setor e a primeira “Arquitetura E/E Central Integrada de Quatro Domínios em Um” do setor. 

A Leapmotor tem uma proposta de valor orientada para o cliente, oferecendo opções de potência dupla puramente elétrica e de alcance estendido. Em 2023, a Stellantis investiu na Leapmotor. No início de maio de 2024, Stellantis e Leapmotor formaram uma joint venture chamada Leapmotor International BV para explorar o mercado internacional.

Nova Ram Dakota Laramie chega ao Brasil em 2026

                       Divulgação


Radiografia da Noticia

 Versão inédita fará sua primeira aparição no país durante o Salão do Automóvel

Luís Alberto Alves/Hourpress

A nova Ram Dakota, que será lançada no Brasil no próximo ano, acaba de receber mais uma novidade com a apresentação da inédita versão Laramie. A primeira picape média da Ram após tornar-se uma marca independente, em 2009, surge pela primeira vez no Brasil e será uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel, que acontece em São Paulo entre os dias 22 e 30 de novembro. O novo modelo também poderá ser conhecido, junto da versão Warlock, na exclusiva Casa Ram Dakota, que acontece no mesmo período do Salão dentro do Clube Esperia, com estrutura externa para test-drive. 

“Apresentar pela primeira vez a nova Ram Dakota Laramie no Salão do Automóvel e na Casa Ram Dakota permite que os potenciais clientes conheçam de perto a primeira picape média da marca antes de seu lançamento. Não abrimos mão de oportunidades para ficar próximo aos nossos consumidores e entusiastas, antecipando com exclusividade a picape que irá surpreender o mercado em 2026”, afirma Juliano Machado, vice-presidente da Ram para a América do Sul. 

O visual exclusivo da nova Ram Dakota Laramie dá ao modelo um estilo único, agregando elegância e requinte a uma picape que já nasce inigualável. O grande destaque fica pela grade cromada do radiador, com as letras RAM em sua porção superior, na altura dos conjuntos óticos, e por uma linha de led contínua na parte superior, que cria uma conexão visual entre os dois faróis, totalmente de leds, com dois projetores e acendimento automático. 

DNA

O moderno conjunto define uma identidade visual exclusiva da Ram Dakota Laramie, consolidando seu design de dia ou de noite. Além disso, faróis e a barra de led geram uma animação luminosa especial quando o carro é trancado ou destrancado, destacando a todos ao redor que essa não é qualquer picape: é uma Ram. 

Além da grade, outros elementos cromados presentes ao redor de toda a carroceria enaltecem o DNA Ram da versão, assim como as rodas diamantadas de 18” com pneus 265/60. Outra exclusividade é a cor externa de lançamento, o Terra Sunrise. 

O interior da versão Laramie também reúne todo o luxo e tecnologia presentes nas picapes Ram. Os bancos têm o exclusivo revestimento de couro premium no tom marrom, material que também reveste os painéis de porta e de instrumentos e que contam com materiais macios ao toque. Destaque para o console central duplo, onde na parte superior estão localizados dois porta-copos, diversos comandos e um apoia-braço com porta-objetos. Na parte inferior, encontram-se outro porta-objetos e duas portas USB, sendo uma do tipo C, de carregamento rápido, além de uma tomada de 12V. 

Pilar

A nova Ram Dakota é equipada com um moderno motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque, sempre acoplado a um câmbio automático de oito marchas. Para encarar qualquer terreno, o modelo possui tração 4X4 Auto, que distribui automaticamente a força entre os dois eixos, sem a necessidade de intervenção do motorista, além dos modos 4x2 e 4x4 com reduzida, todos selecionados através de um comando eletrônico giratório no console central. Ainda no pilar de capacidade, a nova Ram Dakota possui bloqueio do diferencial traseiro com comando elétrico e assistente de descida. 

A nova Dakota possui 1.020 kg de capacidade de carga, com caçamba de 1.210 litros de capacidade volumétrica, capota marítima e revestimento interno. Há iluminação de led para a caçamba na parte superior, ao lado da terceira luz de freio, bem como no interior do compartimento. A tampa traseira tem amortecimento e conta com trava elétrica integrada. Quando o assunto é reboque, a Dakota é capaz de puxar até 3,5 toneladas. 

Entre seus principais equipamentos de série em todas as versões estão faróis totalmente de leds (incluindo os de neblina, estes com função cornering), lanternas também de led e luzes indicadoras de direção dinâmicas, incluindo as traseiras; central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação embarcada, páginas off-road e assistente virtual; câmeras panorâmicas com visão 360°, que permite a visualização tridimensional da picape e deixar a carroceria transparente; painel de instrumentos digital ao lado da central multimídia; carregador de celular por indução com refrigeração integrada; ar-condicionado digital de duas zonas com saídas de ar traseiras; freio de estacionamento eletrônico; bancos dianteiros com ajustes elétricos; e Keyless Enter’n Go (chave presencial com partida por botão). 

Rodas

No quesito segurança, a nova Ram Dakota Laramie possui um pacote completo de auxílio à condução com controlador de velocidade adaptativo com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, sistema de monitoramento de ponto cego, sistema de permanência na faixa de rodagem e alerta de tráfego traseiro cruzado. O modelo é dotado de 6 airbags, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e freio a disco nas quatro rodas. 

A nova Ram Dakota será uma das estrelas da Ram durante o Salão do Automóvel de São Paulo e também estará presente na Casa Ram Dakota, ação exclusiva da marca que será realizada no Clube Esperia entre os dias 22 e 30 de novembro. Mais detalhes sobre as ações da marca nos eventos serão comunicados em breve. Siga a Ram nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da primeira picape média da marca no país. 

Imagens: clique aqui
Vídeo: clique aqui

Stellantis marca presença no Salão do Automóvel 2025

    Divulgação


Radiografia da Notícia

As atividades começam a partir de 20 de novembro, com uma apresentação exclusiva reunindo todas as marcas da companhia  

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Stellantis é um dos principais destaques da 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel, o maior evento automotivo da América Latina, que retorna ao Brasil após sete anos. A companhia apresenta suas seis marcas e oferece ao público apaixonado por carros e tecnologia um conjunto robusto de lançamentos, ativações imersivas e experiências que projetam o futuro da mobilidade. 

Ao longo dos nove dias de programação, os visitantes poderão conferir conceitos inéditos, atividades interativas e oito modelos da Stellantis disponíveis para test-drive. A presença da companhia no evento reforça seu compromisso com soluções de mobilidade conectadas às demandas atuais e futuras do setor, enquanto Fiat, Citroën, Jeep, Leapmotor, Peugeot e Ram mostram um panorama abrangente de inovação, eletrificação e experiência de marca no mercado brasileiro. 

“O retorno do Salão do Automóvel marca um momento especial para o nosso setor e para a Stellantis. Estamos trazendo ao público uma combinação única de inovação, experiências e produtos que refletem a nossa visão de futuro. Este é um espaço onde podemos evidenciar o avanço das nossas marcas, o alcance das nossas tecnologias e a força da nossa estratégia para os próximos anos. Queremos que cada visitante sinta de perto essa transformação e perceba o compromisso da Stellantis em liderar a evolução da mobilidade no Brasil e na América do Sul com responsabilidade, diversidade e ousadia”, afirma Herlander Zola, Presidente da Stellantis para a América do Sul. 

Destaques das marcas 

Fiat 

A Fiat apresenta o Abarth 600e Scorpionissima e o Fastback Abarth 2026, além de uma ação imersiva inspirada na série Stranger Things, exibindo o Pulse Abarth desenvolvido especialmente para o evento. O estande reúne ainda Strada, Toro e Titano, reforçando o protagonismo da marca no segmento de picapes. Nos test-drives, estarão disponíveis a Titano Ranch e as versões Abarth de Pulse e Fastback. O espaço também conta com lojas Fiatwear e Abarthwear, lounge, ativações com inteligência artificial e a exibição de um carro-conceito que antecipa o novo direcionamento de design da marca. 

Leapmotor 

A Leapmotor faz sua primeira aparição em um grande evento no Brasil com atrações inéditas. A marca expõe os dois modelos já confirmados para o país: o SUV C10 Elétrico e o C10 Ultra-Híbrido - primeiro e único SUV do Brasil com tecnologia REEV. Ambos já estão à venda no território brasileiro. A marca apresenta ainda o B10, SUV médio que chega ao mercado nacional em janeiro, além de outras ativações, exposição da coleção oficial e outras novidades. 

Jeep 

A Jeep exibe no Salão do Automóvel 2025, pela primeira vez ao grande público, o Avenger, modelo que será produzido no Brasil a partir de 2026. A marca apresenta também o conceito Convoy, uma interpretação exclusiva do Jeep Gladiator inspirada em veículos militares, e traz ainda ao evento dois modelos globais: o novo Jeep Cherokee e um segundo modelo que será revelado no dia 20 de novembro, durante a apresentação oficial da marca. 

Ram 

A Ram apresenta pela primeira vez no Brasil a nova Ram Dakota, sua primeira picape média, que chega oficialmente ao mercado em 2026. O modelo é um dos destaques do estande, permitindo aos visitantes conhecerem seus atributos antes do lançamento. A marca também reserva surpresas para sua participação no Salão do Automóvel 2025. 

Peugeot 

A Peugeot leva ao Salão um estande de conceito futurista, com tons metálicos e iluminação LED perimetral. Pela primeira vez no Brasil, o público poderá conferir de perto o Peugeot E-208 GTi. Também estarão no test-drive os recém-lançados Peugeot 208 GT T200 Hybrid e 2008 GT T200 Hybrid, este último presente ainda no estande da marca, junto de outras duas novidades que serão anunciadas em breve. Entre as ativações, o público poderá participar do Peugeot Memory, jogo inspirado em modelos icônicos da marca, com direito a brindes, e conferir a WEC Gallery, que destaca a presença da marca no World Endurance Championship (WEC), o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. 

Citroën 

A Citroën apresenta pela primeira vez o Basalt Vision em exibição presencial, destacando seu design mais esportivo e robusto. O estande conta ainda com o Ami Point, instalação vertical que exibe os modelos Ami Tonic e Ami Buggy. Para test-drive, estarão disponíveis C3 XTR, Aircross XTR 7L Turbo 200 e Basalt Dark Edition Turbo 200. Duas outras novidades da marca serão divulgadas na coletiva de imprensa, dia 20 de novembro. 

Salão do Automóvel 2025 

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo apresenta as principais tendências e inovações do setor em um espaço de 64 mil m² distribuídos em cinco pavilhões de exposição. A edição de 2025 acontece de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi, Zona Norte da capital, com expectativa de receber mais de 700 mil visitantes ao longo dos nove dias de programação. 

Para mais informações e ingressos, acesso ao site oficial: www.salaodoautomovel.com.br 

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Mercedes-Benz impulsiona eficiência logística com frota Sprinter conduzida exclusivamente por mulheres





 Radiografia da Notícia

Nova operação logística com frota de Sprinter amplia eficiência nas entregas de peças em São Paulo

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, comprometida com os princípios de ESG, dá um passo estratégico para fortalecer sua operação logística no estado de São Paulo. Por meio de uma parceria com a transportadora Roda Brasil Logística, a empresa implementa um novo modelo de operação com rotas dedicadas para o transporte de peças de Automóveis e Vans da marca, utilizando exclusivamente oito veículos Sprinter conduzidos apenas por motoristas mulheres. A iniciativa tem como objetivo ampliar a eficiência das entregas, encurtar prazos, oferecer maior previsibilidade aos concessionários e contribuir para o aumento da presença feminina no segmento de transporte.

“Essa ação é um grande marco para os processos de logística da nossa empresa no país e reflete o nosso compromisso com a inovação e a eficiência operacional. A Sprinter, com sua agilidade e versatilidade, é a protagonista ideal para viabilizar essa transformação. Estamos muito entusiasmados com os resultados já alcançados e orgulhosos de promover uma operação ágil, inclusiva e alinhada com os nossos valores”, afirmou Maíra Mendes, Head de Logística de Peças da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

A ideia do projeto surgiu como uma oportunidade de redesenhar a malha de distribuição de peças no estado de São Paulo, região que concentra o maior volume de envios do país. A Roda Brasil Logística, empresa selecionada durante o processo, recebeu destaque pela robustez de sua estrutura e excelência na gestão de processos. Um diferencial foi a iniciativa da empresa em operar com motoristas e ajudantes mulheres, promovendo a inclusão e diversidade nas operações logísticas. 

Rápidas

Com o início da parceria, a empresa adquiriu oito vans Mercedes-Benz Sprinter, que agora operam rotas dedicadas partindo do Centro Logístico da Mercedes-Benz, localizado em Limeira no interior de São Paulo, e com entregas diretas aos concessionários. Essa mudança garante maior controle operacional, além de uma significativa redução nos prazos e, sobretudo, um aumento no nível de satisfação dos concessionários, que passaram a contar com entregas mais rápidas, previsíveis e transparentes.

“Essa parceria com a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil é motivo de grande orgulho para a Roda Brasil Logística. Ela une uma operação logística eficiente com a oportunidade de transformar vidas. Ao abrir espaço para que mulheres atuem como motoristas, mostramos que inclusão e competência podem andar lado a lado. Para muitas dessas profissionais, trata-se não apenas de um trabalho, mas de uma chance real de crescimento, independência e realização”, afirmou Rafaela Cozar, Head de Gestão e Inovação na Roda Brasil Logística.

Outro avanço relevante é a adoção do MBPT (Mercedes-Benz Parts Tracking), aplicativo de rastreamento de cargas da Mercedes-Benz, que proporciona maior visibilidade da operação e permite aos concessionários acompanhar em tempo real a previsão de chegada dos pedidos, garantindo maior disponibilidade ao cliente final. 


Linha Volvo FH 2026 chega com I-Torque, novidade que traz mais força nas subidas

    Divulgação


Radiografia da Notícia

Numa evolução de sua consagrada tecnologia de Aceleração Inteligente, a Volvo lança agora o I-Torque, com benefícios ao desempenho e à economia de combustível. Através do aprimoramento dos algoritmos de inteligência artificial (IA) dos caminhões, na linha 2026 o sistema passa a atuar de forma constante em toda a viagem, entregando o torque de forma inteligente e ajudando o motorista a economizar combustível

Luís Alberto Alves/Hourpress

“Com o refinamento da IA a performance de nossos caminhões vai ficando cada vez mais aprimorada. Na linha 2026, nossa engenharia conseguiu extrair ainda mais força dos veículos em momentos críticos, como em subidas e ultrapassagens. Mas, mesmo assim, reduzimos o consumo de combustível”, afirmou o diretor-executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti.

I-Torque

Batizada de I-Torque, essa nova tecnologia gerenciada pela IA Volvo atua entregando força de forma inteligente ao longo do trajeto. O torque é a força que move o caminhão, essencial para colocá-lo em movimento e mantê-lo em velocidade constante. Em trechos planos, a exigência é menor. Já em subidas, o peso da carga exige mais torque para subir com velocidade e sustentar a marcha adequada. “A IA monitora posição do pedal do acelerador, topografia da estrada, peso transportado e velocidade do veículo. Com estas informações, mantemos o torque em níveis ideais, promovendo uma condução econômica e um transporte mais eficiente”, assegura Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo. A tecnologia está disponível nos motores de 420, 460, 500 e 540 cv.

Para economizar combustível é importante aproveitar o embalo, o peso da carga e acelerar nos momentos certos. O I-Torque facilita a condução, independente da experiência e perfil de cada motorista. “Numa subida, por exemplo, essa novidade traz força máxima para manter a velocidade, segurar marcha alta e vencer o trecho o mais rápido possível. E tudo acontece automaticamente, sem o motorista ter que apertar alguma tecla ou monitorar o painel. É simples. Basta acelerar buscando a velocidade desejada”, garante Júlio Lodetti, engenheiro de vendas da Volvo.

Escalada de economia

A nova tecnologia pode trazer redução de até 3% no consumo de combustível, especialmente em composições maiores e em topografias desafiadoras. É mais uma das evoluções de tecnologia da Volvo em benefício da economia de diesel. A cada lançamento, a marca tem avançado de forma consistente nesse quesito. “Na última década, reduzimos o consumo em mais de 15%, dependendo do tipo de operação e configuração de veículo. O I-Torque é mais um passo nessa direção, equilibrando a forma de condução sempre para o nível dos melhores motoristas”, afirma Valério.

Outras novidades

Além do I-Torque, a linha Volvo 2026 traz outras novidades. A ergonomia para o motorista foi aprimorada, com a redução dos comandos na coluna de direção. Os novos modelos trazem apenas duas alavancas, que reúnem funções como setas, piloto automático, freio motor, dentre outras.

Outro aprimoramento está nas engrenagens da transmissão I-Shift, que passaram a receber um polimento como acabamento de superfície para mais suavidade no funcionamento e aumentar ainda mais a durabilidade.

Evolução também no I-See, a consagrada inteligência artificial que determina as melhores marchas utilizando dados de conectividade avançada. Agora, a tolerância para manter marchas ficou 10 km/h maior, trazendo ganhos em economia.

À frente do seu tempo

Os aprimoramentos da linha 2026 devem garantir ainda mais mercado ao Volvo FH, caminhão pesado mais vendido no Brasil há sete anos consecutivos. “O FH é um símbolo de alta produtividade, robustez e segurança nas mais variadas operações de transporte. Com o I-Torque, a inteligência artificial traz mais uma evolução e o FH segue como referência em tecnologia de vanguarda, sempre à frente do seu tempo”, finaliza Alcides Cavalcanti.

Vídeo - Linha Volvo FH 2026 chega com I-Torque, novidade que traz mais força e economia
https://www.youtube.com/watch?v=TqjqA4hGL5U 

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Nova Ram Dakota é revelada oficialmente na Argentina





 Radiografia da Notícia

Warlock, primeira versão da picape média, é apresentada na fábrica da Stellantis em Córdoba

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Ram apresenta a nova Ram Dakota em evento que oficializa o início da produção do modelo no Polo Industrial de Córdoba (Argentina). A produção da primeira picape média da marca após sua independência, em 2009, irá abastecer o mercado argentino e seu lançamento no Brasil está previsto para início de 2026. 

A Ram Dakota, que havia sido antecipada em agosto com o conceito Nightfall, carrega o nome e o legado de um modelo que fez sucesso no Brasil no final dos anos 1990, conquistando uma legião de fãs.  

“A Ram Dakota, mais um produto desenvolvido e fabricado em nossa região, mostra a capacidade de nossa engenharia e manufatura e é motivo de muito orgulho para nós. Estamos entrando em um segmento até então inédito para a marca e vamos levar a novos públicos o poder inigualável de uma Ram”, afirmou Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul. 

Nível

A nova Ram Dakota se une à Rampage e se torna a segunda picape da marca produzida e desenvolvida fora da América do Norte, reforçando o compromisso da fabricante com a América do Sul. A unidade revelada em Córdoba promove a estreia completa da nova caminhonete na versão Warlock. Esse nível de acabamento estreia na América do Sul juntamente com o novo modelo e possui vocação mais off-road, com grafismo que a identifica posicionado na lateral da caçamba. 

Seu visual único é repleto de elementos que atestam o DNA robusto e inovador característicos da Ram por qualquer ângulo que se olhe. Isso começa pelos faróis afilados com tecnologia totalmente de LED, atributo presente também nas lanternas e nos faróis de neblina. Ainda na dianteira, a grade larga recebe o logo RAM na altura dos faróis e o capô musculoso um badge com a escrita RAM TURBO, uma referência ao motor que equipa a picape. 

O design externo ainda conta com rodas de liga-leve de 17 polegadas negras com bordas diamantadas e pneus de uso misto, estribos laterais para maior conforto, além de, claro, a marcante Rambar na caçamba que soma estilo e versatilidade para a fixação de cargas e acessórios no dia a dia. 

Bancos

Internamente, a Ram Dakota Warlock exibe a tecnologia e luxo característicos de uma Ram, com destaque para o interior exclusivo composto por materiais nobres e macios ao toque que revestem os painéis de instrumentos e de porta, além dos bancos dianteiros elétricos. Duas telas dispostas lado a lado funcionam como quadro de instrumentos e central multimídia sendo esta segunda de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e navegação embarcada. Outro destaque do moderno interior da nova Ram Dakota é o console central elevado, com carregador por indução para celular, entradas USB incluindo do tipo C, de carregamento rápido, e porta- objetos na parte inferior e no apoia-braço. No quesito segurança, a Ram Dakota é equipada com seis airbags e ampla suíte de equipamentos para condução semiautônoma. 

A nova picape média da Ram será impulsionada pelo excelente motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque, que passará a ser fabricado na Argentina em 2027. O propulsor é acompanhado por um câmbio automático de oito marchas. Para garantir aderência nas mais variadas condições de piso, a tração é 4x4 automática, com reduzida e modo 4x2 acionados por um comando eletrônico rotatório no console central. Há também bloqueio do diferencial traseiro com acionamento eletrônico por um botão próximo ao freio de estacionamento eletrônico. 

Um dos pilares fundamentais de uma Ram é a capacidade, e a nova Dakota chega apresentando números robustos, podendo levar mais de uma tonelada de carga na caçamba revestida e com iluminação de LED e possui mais de 1.200 litros de volume. Quando o assunto é reboque, a nova picape da marca do carneiro montanhês é capaz de puxar até 3,5 toneladas. 

 Stellantis investe R$ 2 bilhões em Córdoba 

O início da história da nova Ram Dakota é parte do investimento de R$ 2 bilhões que a Stellantis anunciou para o Polo Automotivo de Córdoba. Com isso, serão gerados 1.800 novos empregos no local, sendo metade deles ocupados por mulheres. Do total das contratações, 400 serão destinadas exclusivamente para a produção da Ram Dakota. 

Mais informações sobre a nova picape média da marca serão divulgadas em breve. 

 Sobre a RAM  

Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do diverso portfólio de marcas oferecidas pela Stellantis.  

Fiat Strada bate recorde histórico de produção em Betim (MG)

                  Divulgação


Radiografia da Notícia

Em 2025, a picape é o único modelo que emplacou mais de 100 mil unidades 

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Fiat Strada, líder de vendas no Brasil há quatro anos consecutivos, bateu um novo recorde de produção mensal. No mês de setembro, a picape alcançou a marca de 18.287 unidades produzidas no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o maior volume da história do modelo.  

Em setembro a Strada foi o carro mais vendido do país com 13.878 unidades comercializadas e segue na primeira colocação no acumulado do ano. O mês também marca um outro acontecimento importante na história da Strada: o modelo chegou ao marco de 101.308 unidades emplacadas em 2025, o único a ultrapassar a quantidade de 100 mil emplacamentos no ano. 

"O sucesso da Fiat Strada é resultado de uma fórmula que é robusta, interessante, tecnológica e de alto desempenho tanto no campo quanto na cidade. Alcançar dois marcos importantes no mesmo mês reforça a confiança do consumidor no produto, que é desenvolvido para atender com excelência às demandas do dia a dia", reforçou Frederico Battaglia, vice-presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul. 

Novo

A Strada chegou ao mercado em 1998 e, rapidamente, caiu no gosto dos brasileiros e não parou de evoluir. Pioneira em vários momentos de sua história – como a introdução da cabine contínua em 1999, a cabine dupla em 2009 e a revolucionária terceira porta em 2013 – passou por uma renovação completa em 2020, ficando ainda mais robusta e tecnológica ao ganhar um novo design. 

Em 2021, a marca dinâmica a transmissão automática CVT, a primeira desse tipo em sua categoria no Brasil. Em 2023, a linha 2024 trouxe ainda mais novidades, incluindo um novo motor turbo flex que melhora o desempenho, alterações no design e a nova versão Ultra, tornando a gama ainda mais diversificada.   

Desde o seu lançamento, a picape já foi reconhecida em mais de 40 premiações do setor. Além do sucesso no Brasil, atualmente a Fiat Strada é exportada para alguns países da América do Sul, como Uruguai, Paraguai e Argentina. No Uruguai, o modelo é líder de vendas desde 2023.  

Vagas Automotivas: o ponto de encontro entre o futuro do setor e as pessoas que o constroem

    EBC


Radiografia da Notícia

Vagas Automotivas se consolida como o maior hub de empregabilidade do setor, unindo tecnologia, propósito e dados para repensar o trabalho no Brasil

Luís Alberto Alves/Hourpress

O setor automotivo brasileiro vive um paradoxo histórico: enquanto a digitalização acelera, há menos pessoas disponíveis para trabalhar — e as que há, muitas vezes, estão fora do alcance das empresas.

Segundo dados da PNAD-C e do IBGE, a participação na força de trabalho ainda não voltou ao nível pré-pandemia, e o saldo migratório do Estado de São Paulo tornou-se negativo entre 2010 e 2022, com a saída líquida de quase 170 mil pessoas. Somam-se a isso o envelhecimento populacional e a redução da presença de jovens na indústria, que caiu de forma consistente na última década. Podemos afirmar que há menos mãos para tanto motor para reparar.

A fotografia é clara: o mercado precisa de gente — e o Vagas Automotivas nasceu para reconectar esse elo.

CEO

Criado em 2022 a partir de um projeto entre o Conarem e o Senai, o portal surgiu com um propósito direto: transformar a formação técnica em oportunidades reais de emprego.

Diferente das plataformas genéricas de recrutamento, ele nasceu dentro da Insight Trade, consultoria de comunicação com mais de 180 mil leads ativos no setor automotivo, reconhecida por sua atuação estratégica junto a marcas, entidades e redes de distribuição. Carla Norcia, CEO da Insight comenta "é um filho legítimo do ecossistema automotivo" — nascido da escuta e da experiência de quem entende as engrenagens do mercado.

Após dois anos de testes e aperfeiçoamentos, o Vagas Automotivas saiu da versão BETA em julho de 2025, e hoje opera com curadoria especializada, inteligência artificial para match de perfis e interface intuitiva.

Foco

O modelo é democrático: candidatos cadastram seus currículos gratuitamente, enquanto empresas publicam vagas com custo até 70% menor que o das grandes plataformas.

Essa combinação de propósito e acessibilidade faz do portal um motor real de inclusão produtiva no setor automotivo.

"O Vagas nasceu com propósito e foco. É uma plataforma feita pelo e para o mercado automotivo — entendendo suas dores, suas linguagens e suas urgências", afirma Carla Nórcia, CEO da Insight Trade. 

Vital

"A profissionalização do setor passa pela ponte entre capacitação e oportunidade. E é essa ponte que o Vagas Automotivas está consolidando, com resultados concretos."

Os dados explicam por que essa ponte é vital.

De acordo com o IBGE, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu de forma recorde, e o trabalho informal já representa mais de 40% da ocupação nacional, um avanço de 12 pontos percentuais desde 2015.

Setor

Ao mesmo tempo, a plataformização do trabalho — motoristas, entregadores, profissionais de e-commerce — já reúne mais de 720 mil pessoas apenas em São Paulo.

O resultado é que o setor industrial, e especialmente o automotivo, perde talentos para atividades informais ou transitórias, e precisa urgentemente se reinventar.

É nesse contexto que o Vagas Automotivas se torna mais do que um site: é um instrumento de reequilíbrio do mercado de trabalho.

Vagas

Com mais de 4 mil currículos ativos, o portal conecta oficinas, fábricas, distribuidores e indústrias de autopeças em um ecossistema unificado de empregabilidade.

Mas seu alcance vai além do recrutamento: o Vagas Automotivas já está preparado para atuar como um hub de conteúdo e capacitação, reunindo treinamentos EAD, trilhas técnicas e certificações dentro do repositório da plataforma, em parceria com entidades e fabricantes do setor. Trata-se de um espaço onde o trabalho volta a ter nome e rosto — onde cada currículo representa uma vida, um recomeço e uma história de ofício.

Com apoio do IQA, Senai, Conarem, Sindirepa Brasil, Sincopeças-SP, Amma e da Aliança do Aftermarket Automotivo, o projeto cresce com base em colaboração e propósito.

Inclusão

E avança em novas soluções tecnológicas, como análise preditiva de compatibilidade profissional, integração com bancos de talentos de escolas técnicas e indicadores de diversidade e inclusão.

"Não é sobre substituir o humano pela máquina", completa Carla. "É sobre usar a tecnologia para encontrar o humano certo para cada oportunidade".

O Vagas Automotivas é, ao mesmo tempo, ferramenta e manifesto — uma prova de que o futuro do setor automotivo será escrito por quem souber conectar inteligência e humanidade.

Empresas e profissionais podem se cadastrar em www.vagasautomotivas.com.br.

Para o candidato, subir um currículo é gratuito.

Para a empresa, publicar uma vaga custa menos.

Para o mercado, é um passo à frente no caminho da transformação.

 Sobre o Vagas Automotivas

O Vagas Automotivas é a única plataforma de empregabilidade 100% especializada no setor automotivo brasileiro. Fundada em 2021, nasceu de um projeto entre CONAREM e SENAI, e evoluiu com o suporte da Insight Trade.

Após sair da versão BETA em julho de 2025, o Vagas consolidou uma base de mais de 4 mil currículos ativos, integrada a um banco de 180 mil contatos qualificados do setor.

Oferece cadastro gratuito de currículos, publicação de vagas com custo até 70% menor que o das plataformas genéricas e acesso a conteúdos e treinamentos EAD em seu repositório.

Conta com o apoio do IQA, da AMMA e da Aliança do Aftermarket Automotivo

O projeto é liderado por Carla Nórcia, CEO da Insight Trade.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Volvo fecha venda de ônibus elétricos para São Paulo

Divulgação


 Radiografia da Notícia

O negócio representa uma contribuição importante da Volvo para São Paulo, cidade que tem a maior frota de ônibus do continente e avança com planos de descarbonização no transporte público, por meio de veículos com zero emissão de CO₂

Luís Alberto Alves/Hourpress

"Nosso novo modelo de piso baixo 100% elétrico atende cidades que precisam conciliar embarques e desembarques facilitados aos passageiros com a meta de zero emissões. Comercializar as primeiras unidades para a Santa Brígida, tradicional frotista Volvo, atesta a boa experiência dos clientes com nossos produtos e serviços”, afirma Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo. 
 
A confiança na marca tem base concreta. Da frota atual de 656 veículos da Santa Brígida, 489 são Volvo, representando 74% do total. “Conhecemos muito bem o pós-venda, a disponibilidade de peças, fatores importantíssimos para nós. Então, este relacionamento é crucial na nossa decisão", assegurou Fernando Marques, diretor da Santa Brígida. A venda dos 20 chassis elétricos foi fechada pela NORS, concessionária que representa a Volvo na região de São Paulo. 
 
A reputação de alta qualidade dos ônibus também pesou na escolha. "Acreditamos que, pela história da Volvo com veículos elétricos, é um produto maturado, já testado na Europa e que chega ao Brasil com a confiabilidade da marca", assegura Marques. 
 
Zero emissões, baixo ruído 
 
“Ônibus elétricos avançados trazem benefícios importantes para grandes centros urbanos como São Paulo. Além de ajudarem a melhorar a qualidade do ar, com zero emissões de CO₂, reduzem significativamente a poluição sonora”, diz Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo. "A redução de ruído em uma metrópole como São Paulo beneficia a população toda, não só os passageiros", destaca Fernando Marques. Para passageiros e motoristas, o ganho é imediato. "Aumenta o conforto pelo silêncio do veículo em operação", explica. 
 
O chassi Volvo BZRLE é equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada. Com tomada CCS2, recebe carregamento de até 250 kWh. Nessa potência, as baterias podem ser recarregadas em até uma hora, o que garante alta disponibilidade aos operadores. 
 
O novo modelo da família de chassis elétricos Volvo utiliza plataforma consagrada dos demais ônibus da marca, com o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel. “Já temos familiaridade com o chassi, que é muito robusto. A novidade será a parte de tração elétrica", explica Marques. 
 
Empresa sustentável 
 
A Santa Brígida faz parte do grupo Nossa Senhora do Ó (NSÓ), fundado em 1960, que reúne também a Auto Viação Urubupungá, Viação Cidade de Caieiras e a Urubupungá Transportes e Turismo. Cresceu de 98 veículos em 1980 para os atuais 656 ônibus e emprega 4.200 funcionários. 
 
A escolha por ônibus elétricos Volvo alinha-se com o perfil da empresa. "A Santa Brígida tem uma cultura ambiental e de sustentabilidade muito enraizada. Em 1998, construímos a nossa garagem atual, que trazia várias novidades sustentáveis para a época, como captação de água de chuva e separador de água e óleo. Já fomos inclusive premiados", conta Marques. 
 
A empresa possui certificação ISO 14001, norma internacional que estabelece requisitos para sistemas de gestão ambiental. O grupo NSÓ construiu a primeira garagem com certificado LEED da América Latina. O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é a principal certificação mundial para edifícios sustentáveis. "É um fator a mais a nos aproximar da Volvo, que tem o meio ambiente como um dos valores de marca", destaca o diretor da Santa Brígida. 
 
Foco no passageiro 
 
A Santa Brígida destaca-se entre as mais de 20 operadoras urbanas de São Paulo pelos altos índices de qualidade em todas as avaliações de desempenho realizadas pela SPTrans, órgão gestor do sistema público de transportes da cidade. "Todo trabalho operacional e de manutenção é com foco no passageiro, para que seu deslocamento tenha mais conforto e também na qualidade do atendimento", afirma Fernando Marques. 
 
A empresa prioriza indicadores de qualidade no serviço. "Indicadores de maior importância para nós são de eficiência para o passageiro, como tempo e cumprimento de viagem. Fazemos um acompanhamento periódico para saber como impacta o passageiro", detalha o diretor. 
 
Os novos Volvo BZRLE vão operar na região Noroeste da capital paulista, área onde a Santa Brígida concentra suas atividades: a Área 1 do sistema de transporte público de São Paulo. A empresa faz parte do Consórcio Bandeirante desde 2002 e é responsável por 87% da operação do consórcio.