Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Toyota apresenta linha Yaris 2023

 

  • Compacto chega com novo design e mais seguro, com sete airbags em todas as versões e itens de segurança ativa da Toyota
  • A partir de agora, toda a linha estará equipada somente com o sofisticado e econômico motor 1.5L flex e novos modos de condução – Sport e Eco
  • O novo Yaris 2023, carro global da marca e sucesso de vendas em diversos países

  • Luís Alberto Alves/Hourpress

A Toyota do Brasil lançou, no mês passado, o Novo Yaris 2023, carro global da marca e sucesso de vendas em diversos países. Fabricadas na planta de Sorocaba, SP, primeira da marca no País a ser projetada como uma ecofactory, as versões hatch e sedã do novo Yaris chegam ao mercado brasileiro mais equipadas, com novo design frontal e traços mais elegantes, além de melhorias importantes em segurança que reforçam o compromisso da Toyota com este pilar tão fundamental no desenvolvimento de seus veículos. 

Um dos produtos mais importantes para a Toyota do Brasil, o Novo Yaris 2023 chega renovado em um dos segmentos mais exigentes do mercado, em que os consumidores buscam cada vez mais analisar diferentes fatores na hora da escolha, como custo-benefício, baixo custo de manutenção e um excepcional serviço de pós-venda. E se mostra uma excelente opção de compra ao cliente aliando tudo isso à garantia de cinco anos de fábrica oferecida pela marca. 

A linha Yaris 2023 estará disponível nas versões XL, XS e XLS, todas equipadas com a transmissão automática CVT de sete velocidades. Atendendo o desejo dos clientes, todas as versões passam a contar, a partir de agora, com o já conhecido, sofisticado e econômico motor 1.5L flex Dual VVT-i, além de novos modos de direção Eco e Sport. 

Design externo

O design externo recebeu atualizações para dar mais modernidade ao modelo, com um toque esportivo, sem perder a elegância de um carro para a família. As linhas são mais fluidas e seguem o racional de uma categoria superior, com os para-choques dianteiros redesenhados. 

Já as rodas receberam o novo desenho dual tone nas versões de topo de linha hatch e sedã. 

Para destacar a inspiração numa categoria superior como a do Toyota Corolla, todas as versões do Yaris 2023 contam agora com DRL em LED, seguindo as tendências de mercado e atendendo pedidos dos consumidores. Os faróis de neblina passam a ser em LED nas configurações XLS, outra novidade da linha Yaris 2023.  

Design interno

No interior, o compacto tem um novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor dark silver nos acabamentos, o que garante uma sensação de sofisticação aos ocupantes. 

Já na central multimídia, todas as versões do Yaris, incluindo agora a de entrada XL, contam com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay. Para os passageiros do banco traseiro, a comodidade tem destaque em duas novas entradas USB, para carregamento de celulares e demais equipamentos eletrônicos. 

Para as versões XS e XLS, o novo Yaris 2023 conta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. E, nas versões topo de linha, os consumidores têm uma visão privilegiada, graças ao teto solar elétrico, com acionamento one touch e função antiesmagamento, que oferece ainda mais sofisticação e praticidade.

Nas versões XS e XLS, o computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2′′ em TFT de alta resolução com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo. 

Performance

O novo Yaris 2023 passa a contar com novos modos de condução para todas as versões: Sport e Eco. No modo esportivo, o condutor muda a calibragem da transmissão, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas. E, para quem busca ainda mais economia, o modo Eco prioriza o baixo consumo de combustível e uma condução mais eficiente, portanto. E, falando em eficiência, segundo o Inmetro, com etanol, a configuração hatch do Yaris faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto o sedã, também com etanol, faz 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. 

Com relação à motorização, o novo Yaris 2023 passa a contar somente com o motor 1.5L flex Dual VVT-i com câmbio CVT de sete velocidades, e as versões XS e XLS ainda possuem troca de marchas no volante. 

Algumas alterações foram feitas na calibração do motor e o sistema de armazenagem de combustível recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes evaporativos sem perder potência, que segue com 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, quando abastecido com gasolina, sem alterações no consumo. 

Segurança

Em termos de segurança, o Yaris possui, desde seu lançamento no mercado nacional, um elevado nível de equipamentos de série em todas as versões, como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança).

Agora, reforçando o pilar de segurança, tão fundamental para a Toyota no desenvolvimento de seus produtos, toda a linha Yaris sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. Para as versões XS e XLS, foram incorporados ainda dois importantes sistemas de segurança ativa da Toyota:

– Sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto;

– Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).

Cores

A gama de cores do novo Yaris 2023 são: Vermelho (para hatchback), Polar, Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar para todas as versões

Acessórios 

O Novo Yaris conta com uma ampla linha de acessórios genuínos com mais de 30 itens disponíveis. Eles atendem aos mais diferentes perfis e necessidades dos clientes como design, conveniência, tecnologia e segurança. Alguns exemplos são frisos laterais, sensor de estacionamento, parafuso de roda antifurto e bandeja de porta-malas. Outros acessórios podem ser consultados no site: www.toyota.com.br

Vale lembrar que a Toyota oferece garantia de três anos aos acessórios adquiridos e instalados na rede autorizada da marca e 90 dias para os adquiridos nas concessionárias e instalados fora da rede. 

Todos os acessórios genuínos são desenvolvidos pela engenharia global da Toyota, seguindo as rígidas regras da marca e garantindo o alto nível de qualidade, durabilidade e confiabilidade Toyota.

Pós-Venda e Garantia Toyota 

O Yaris pertence a um segmento que tem clientes cada vez mais exigentes, que buscam sempre pelas melhores opções e analisam diferentes fatores antes de comprar um veículo. Neste sentido, a Toyota deixa o cliente Yaris confortável e tranquilo ao oferecer não apenas um veículo de qualidade, mas uma experiência completa e segura em toda a jornada deste cliente na marca, pois este é, muitas vezes, um fator decisório para a compra. 

O Pós-Venda da Toyota, reconhecido por sua excelência, oferece diversas comodidades que contribuem para dar previsibilidade e tranquilidade ao cliente Yaris. Um exemplo é o serviço de Revisão na Medida. Nele, o cliente pode comprar antecipadamente as revisões periódicas de seu veículo, customizando um pacote de acordo com o seu planejamento financeiro, desde a 1ª até a 15ª revisão. Estes custos podem ser adicionados às parcelas do financiamento ou pagas à vista. 

A rede Toyota oferece ainda, com valores tabelados para todo o País, preços fechados de peças de reparo-chave. Outra comodidade que o cliente valoriza ao entrar para a marca, pois também pode ter previsibilidade conforme seu orçamento. 

E, assim como todos os demais veículos da marca Toyota no Brasil, o novo Yaris 2023 conta com garantia de cinco anos ou 150 mil km (o que ocorrer primeiro).

Custo de Propriedade e KINTO 

Fundamental para a operação da Toyota do Brasil, o Yaris é atualmente o principal veículo em atuação na KINTO no Brasil. Cerca de 60% dos serviços de KINTO Share (compartilhamento) e KINTO One Fleet (gestão de frotas corporativas) são preenchidos pelo Yaris. 

E a principal razão está no custo-benefício que ele agrega aos usuários ao entregar excelente nível de equipamentos, segurança, conforto e baixo custo de manutenção.

Na linha 2023, por exemplo, os valores de revisão continuam entre os mais competitivos do segmento. Até os 60 mil KM, o valor total é de R$ 4.309,77

Preços

Os preços sugeridos ao público do Yaris 2023 são: 

PEUGEOT faz recall de bomba de combustível

     Divulgação

Veículos de todas as versões do modelo 208, produzidos entre 30 de julho e 6 de agosto de 2021


Campanha envolve 36 unidades do 208

Luís Alberto Alves/Hourpress

A PEUGEOT do Brasil convoca os proprietários dos veículos de todas as versões do modelo 208, produzidos entre 30 de julho e 6 de agosto de 2021, sobre a necessidade de agendar em um concessionário Peugeot, de forma gratuita e preventiva, a substituição da bomba de combustível.

Foi identificada a possibilidade de o componente apresentar problemas internos de funcionamento, interrompendo o envio de combustível ao motor com o veículo em movimento, potencializando a ocorrência de acidentes com danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e a terceiros.

Estão envolvidas nesta campanha 36 unidades do Peugeot 208, com os números de chassi não sequenciais (últimos oito dígitos) NG516542 a NG518309. O tempo estimado de reparo é de aproximadamente 30 minutos, porém o reparo deve ser agendado para que seja efetuado neste prazo.

Para mais informações, o consumidor poderá entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Cliente Peugeot pelo telefone 0800-703-2424 ou consultar o website www.peugeot.com.br.

GM: Cruze estreia duas versões de uma só vez, com RS e Midnight

 

  • Cruze RS conta com acabamento esportivo, nova calibração de motor para melhor dirigibilidade e o acerto exclusivo de suspensão e direção do hatch
  • Cruze Midnight traz a essência de um veículo premium em relação a estilo, tecnologia e prestígio; modelo é caracterizado pelos acabamentos em tons escuros no seu interior e exterior
  •     DIVULGAÇÃO
  • Cruze RS e Midnight, as duas versões lançadas pela GM


Luís Alberto Alves/Hourpress

A classificação dos automóveis por tipo de carroceria está diretamente relacionada às necessidades de diferentes perfis de clientes. E se existe um bem peculiar, é o de consumidores de hatches e sedãs médios. Isto porque valorizam, além de conforto e tecnologia, o prazer ao dirigir. Neste quesito, o Chevrolet Cruze turbo é referência e está dando um passo extra com duas novas versões que evidenciam as principais virtudes do produto. Trazem ainda evoluções em relação a acabamento, equipamento e software.

A primeira novidade é o Cruze RS. O modelo ganha customização que acentua o caráter arrojado do hatch. Outra mudança está na nova calibração do conjunto mecânico. Ela aprimora a qualidade de dirigibilidade em situações cotidianas de uso do modelo, que herda o acerto específico de suspensão e direção própria da configuração Sport6.

Olhando o veículo de frente, nota-se uma sutil mudança de caráter, proporcionada pelo conjunto mais imponente formado pela grade com detalhes em cromo escurecido, a gravata Chevrolet com fundo preto e os faróis com LED e máscara negra. Aqui, os designers usaram de criatividade para integrar os elementos através da combinação de formas, dimensões, materiais e cores. O logo RS em vermelho junto às entradas de ar marca a versão.

Na lateral, a moldura das janelas, o adesivo de coluna e os retrovisores seguem o mesmo visual escurecido para reforçar a ideia de unidade e, assim, evidenciar as proporções atléticas do hatch, assim como a linha de cintura. Já as rodas personalizadas contribuem para deixar o visual do carro mais esportivo.

Novo também é o conceito de teto preto metálico para o Cruze, que parece ampliar a área do teto-solar e altera a percepção de proporções do modelo o deixando ainda mais arrojado. A versão RS está disponível nas cores Branco Summit, Cinza Satin Steel e o Vermelho Chili, exclusivo para este modelo. Caso o cliente prefira um carro estilo monocromático, existe a opção de lataria coberta completamente em Preto Ouro Negro.

Na traseira, o aerofólio funcional também foi escurecido, assim como os emblemas com o nome e a marca do veículo na tampa, próximo das lanternas de LED tridimensionais. Interessante o efeito que estes acabamentos singulares para rodas, teto, molduras, retrovisores e aeropartes provocam na personalidade do veículo.

“A atual geração do Cruze Sport6 já havia nascido no Brasil com elementos da configuração RS norte-americana, como os para-choques esportivos, os faróis auxiliares horizontais e a saída de escapamento inspirada em carros de competição. Agora esses detalhes extras de acabamento definitivamente credenciam o veículo a receber a chancela desta versão tão cultuada”, explica Alexandre Ameri, gerente de Design da GM América do Sul.

Para o interior do Cruze RS, o propósito foi reforçar a sensação de interação humana com a tecnologia sem abrir mão da sofisticação, criando um ambiente mais envolvente e com uma pitada de exclusividade. Aqui, os diferenciais ficam por conta da seleção dos materiais além da escolha da cor para os revestimentos de teto, assoalho, colunas, painéis e dos bancos - todos em preto, enquanto as costuras pespontadas dos assentos, por exemplo, trazem linhas vermelhas.

Quem viaja a bordo do modelo também conta com elevado nível de comodidade e segurança. A lista de equipamentos de série segue o mesmo patamar de refinamento e inclui seis airbags, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré de alta definição, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro além de sistema de áudio premium, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, sensor de chuva, central de informação digital colorida, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento.

O pacote de conectividade também chama a atenção e nem poderia ser diferente. Afinal, a linha Cruze foi pioneira ao introduzir as mais inovadoras destas tecnologias no mercado. O Cruze RS oferece:

  • Projeção para Apple Car Play e Android Auto na tela de 8 polegadas do MyLink com pareamento via bluetooth simultâneo de até dois smartphones;
  • Wi-Fi nativo com antena amplificada e sinal de internet até 12 vezes mais estável com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos;
  • Aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch que permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada;
  • OnStar é o sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de emergência e segurança;
  • OTA (over the air) é a tecnologia que permite atualizações de sistemas eletrônicos do veículo de maneira remota. Assim, o automóvel pode receber evoluções de programação e software sem precisar necessariamente ter que se deslocar para uma oficina. O processo é semelhante ao que já ocorre com celulares.

Vale salientar que o carro é capaz de identificar o motorista através da chave eletrônica e ajustar o conteúdo do multimídia para as preferencias memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio, etc). Por vir com duas chaves, é possível criar até dois perfis diferentes.

O Cruze RS encanta principalmente pelo prazer ao dirigir. Sua arquitetura utiliza-se de materiais nobres de alta resistência e bastante leves, que proporcionam uma elevada rigidez torcional para a carroceria. Além disso, a plataforma do hatch da Chevrolet foi minuciosamente acertada para atender ao gosto do consumidor brasileiro e às condições das vias locais, oferecendo uma excelente dirigibilidade sem comprometer o conforto. Tanto que modelo herda amortecedores especiais, eixo traseiro mais rígido e ajuste específico da suspensão, que combinado com uma calibração exclusiva da direção elétrica, entrega melhor estabilidade em curvas, além de uma resposta mais rápida e precisa em altas velocidades.

O Cruze RS vem equipado com motor turbo de alto desempenho e elevada eficiência energética. Desenvolve até 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque. Tecnologias como injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado e comando variável de válvulas garantem agilidade ao veículo tanto em arrancadas como em manobras de ultrapassagem. Importante destacar que este propulsor disponibiliza 90% da sua força numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Já a potência máxima ocorre entre 5.600 rpm e 6.000 rpm. Números realmente impressionantes.

A transmissão automática de seis velocidades caracteriza-se pela suavidade e precisão nas trocas de marcha. Dotada de inteligência artificial, ela é capaz de entender as preferências do motorista e se adaptar ao seu modo de condução. Possui paralelamente sistema Active Select, que permite fazer trocas manuais por meio da alavanca do câmbio – perfeito para quem busca em determinadas situações maior interação com o veículo.

O Cruze RS é um produto verdadeiramente aspiracional e segue a fórmula que consagrou a versão globalmente, podendo ainda ser customizado com acessórios originais tanto para o exterior como para a cabine. Isto inclui desde tapetes bordados até soleiras com o logo RS.

Com base no sucesso desta configuração em clínicas com o público-alvo e em estudos de mercado, a Chevrolet decidiu concentrar a oferta do Cruze hatch no mercado brasileiro na versão RS.

Midnight chega ao Cruze em três opções de cores, por sugestão do consumidor

A segunda novidade da linha Cruze é a versão Midnight, que chega para ampliar o leque de opções do sedã. Apesar de ser mais acessível que as versões topo de linha LTZ e Premier, o Cruze Midnight carrega a essência de um veículo premium em relação a estilo, tecnologia e prestígio.

O modelo estreia um novo conceito para a versão Midnight da Chevrolet: além do tradicional preto Ouro Negro, o cliente terá mais opções de cores metálicas para a carroceria. São elas o Azul Eclipse e o Cinza Satin Steel. Na cabine, os acabamentos desde os do forro do teto até os revestimentos soft touch de portas e painel ganham tons predominantemente escurecidos também, bem como sugere o nome da versão.

A ideia de estender o leque de opções de cores escuras para a carroceria veio de consumidores. Aliás, a própria série Midnight nasceu inspirada em tendências de customizações feitas por clientes nas ruas.

Igual outros modelos da série, o Cruze Midnight se destaca pelos acabamentos sofisticados e customizados, proporcionando com um toque extra de ousadia incomum em sedãs.

Na frente o destaque começa pela gravata Chevrolet com fundo preto e pela moldura em cromo escurecido da barra que divide as duas entradas de ar do motor turbo. A grade com elementos estéticos internos alusivos à tecnologia é própria do sedã. Faróis com máscara negra com luz de condução diurna em LED e luzes auxiliares tipo canhão completam o conjunto.

Na lateral, as rodas aro 17 em dois tons mesclam pela primeira vez o preto com o cromado. Um filete do mesmo metal faz a harmonização com as maçanetas. Já o logo Midnight fica na parte inferior da porta dianteira, alinhado com os retrovisores externos. A ausência de frisos é proposital, para que os vincos da carroceria sejam evidenciados, assim como a silhueta do veículo marcada pela caída do teto semelhante ao de um cupê. A seleção para as opções de cores externas considerou também a composição de pigmentos das tintas que refletissem com maior precisão a luz, evidenciando os vincos e o dinamismo do veículo.

E, apesar da traseira propositalmente mais curta do que de sedãs tradicionais, o Cruze entrega amplo espaço tanto para cinco passageiros como para bagagens. O entre-eixos mede 2.700 mm e o porta-malas acomoda até 440 litros.

O Cruze Midnight ainda reúne equipamentos de comodidade valorizados pelos entusiastas de sedãs médios, como revestimento premium dos bancos e painel, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura mais sistema automático de recirculação, partida por botão, chave eletrônica para travamento e destravamento das portas e da tampa traseira com sensor de aproximação, além de regulagem de altura dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade.

Em relação ao pacote de itens de segurança, o modelo traz airbag frontal, lateral e de cortina, aviso sonoro para utilização do cinto de segurança em todos os assentos, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e controle eletrônico de estabilidade e tração com a função de assistente de partida em aclive.

O Cruze Midnight conta também com nível quatro de conectividade, o mais avançado disponível no mercado. Aqui os destaques são o MyLink com Apple Car Play e Android Auto, Wi-Fi nativo, OnStar para serviços de emergência e segurança, myChevrolet app para comandar funções do carro a distância, além de tecnologia OTA (over the air), capaz de promover atualizações de sistemas eletrônicos do veículo via internet.

A nova versão traz o consagrado motor de 153 cavalos e 24,5 kgfm de toque, que, junto com os confortáveis bancos e a excelente posição de guiar, tornam a condução extremamente prazerosa. Este quesito inclusive aparece em pesquisas da marca como um dos com mais elevado índice de satisfação, acima da média de veículos rivais.

Apesar das dimensões generosas, o sedã da Chevrolet é ágil no trânsito e tem consumo equivalente ao de veículos bem menores e menos potentes. O propulsor 1.4 turbo e a transmissão automática inteligente de seis marchas de última geração são padrão em toda família Cruze e auxiliam nesta tarefa, colaborando ainda para um maior silêncio a bordo.

“O Cruze Midnight tem forte apelo emocional, a começar pelo visual marcante, passando pela arquitetura moderna até o prazer ao dirigir de um verdadeiro de sedã médio premium. Mas esta versão especial também seduz pelo lado racional, com um conteúdo de equipamentos bastante abrangente. Tem também todo legado de sucesso da marca Chevrolet neste segmento, com milhares de clientes conquistados, um diferencial estratégico que nos motiva a continuar investindo e buscando expandir as oportunidades para o produto”, diz Rogério Sasaki, gerente Marketing de produto da GM América do Sul.

Tanto que o time de engenharia da empresa vem trabalhando no desenvolvimento de novas soluções para melhorar ainda mais a qualidade de dirigibilidade e reduzir as emissões da linha Cruze. Para isso, estão sendo promovidas mudanças importantes em sistemas como o de exaustão e de armazenamento e distribuição de combustível. Outra alteração está na inteligência dos softwares que gerenciam motor e câmbio.

O Cruze está adotando inclusive tecnologias que serão requeridas apenas em fases futuras do programa de controle de emissões veiculares, a exemplo do componente que controla e reduz a emissão de vapores tóxicos do tanque durante o processo de abastecimento. Todas estas atualizações tecnológicas contribuem para reduzir drasticamente a descarga de gases na atmosfera, como a de óxidos de nitrogênio (NOx), que cai pela metade.

As versões RS e Midnight estão entre as de maior sucesso da Chevrolet no mundo e chegam para o hatch e para o sedã do Cruze, respectivamente. A dupla começa a desembarcar no Brasil a partir do fim de janeiro para ser distribuída a toda rede de concessionária da marca pelo país.

Citroën tem descontos especiais para linha C4 Cactus em fevereiro

 

  • Até dia 28 de fevereiro, o utilitário esportivo Citroën C4 Cactus será oferecido a partir de R$96.990 no e-commerce da Marca;
  • Veículos disponíveis a pronta-entrega, condições especiais para diversos modelos e primeira parcela para junho de 2022
Quem comprar um veículo terá a opção de pagar a primeira parcela somente para junho de 2022


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Citroën anuncia bônus e condições especiais até o fim de fevereiro. Os consumidores poderão adquirir o utilitário esportivo C4 Cactus a pronta entrega a partir de R$96.990 na versão Live Auto. Durante o período, a Marca ainda oferta as versões X-Series ou Feel Aut do SUV zero km por R$101.990 e Feel Pack por R$ 106.990. 

As vantagens também foram estendidas às formas de pagamento. Quem comprar um veículo terá a opção de pagar a primeira parcela somente para junho de 2022 ou de uma entrada a partir de 20%. Os descontos especiais também estarão disponíveis para a gama de utilitários das famílias JUMPY e JUMPER.

O C4 Cactus conta em todas as versões com um extenso pacote de conforto e tecnologia como: central multimídia de 7” com conectividade Apple Car Play®️ e Android Auto®️, assistente de partida em rampa (Hill Assist), piloto automático, cluster 100% digital, luzes diurnas em LED, câmera de ré, vidros elétricos One Touch com função antiesmagamento, barras longitudinais integradas ao teto, função Eco e Sport e muitos mais.

A Citroën mantém seu expressivo crescimento em 2022. A Marca registrou em janeiro um forte crescimento de 207% em volume de vendas, comparado com janeiro de 2021, garantindo 2,1% em participação de mercado no primeiro mês do ano, seu melhor market share nos últimos oito anos. O grande destaque continua sendo o SUV C4 Cactus, com crescimento acima da média de seu segmento e entrando para TOP 6 entre os B-SUV.

 Os clientes interessados devem conferir mais detalhes sobre as condições para cada modelo no site: https://www.citroen.com.br/

 

Veículos elétricos no Brasil: como a tecnologia vai auxiliar na criação de rodovias eletrificadas inteligentes

 Mas quais são os desafios do Brasil nessa revolução elétrica? 

A Mercedes-Benz já investe em veículos eletrificados


Junior Miranda

Nos últimos anos a mobilidade elétrica vem sendo destaque nas mesas de discussões de líderes mundiais. Ganhou notoriedade através de empresários visionários como Elon Musk, este, provavelmente o maior investidor e entusiasta dos veículos elétricos do planeta. Os aportes em tecnologia giram cifras bilionárias e os maiores desafios são, sobretudo, baratear as baterias e ao mesmo tempo diminuir o custo de produção desses veículos. Nesse sentido, a China vem conseguindo algum êxito. De acordo com a Bloomberg, existem mais de 300 marcas que se enquadram legalmente como fabricantes de modelos elétricos no país. Muitos desses automóveis têm preços competitivos, até mesmo para o mercado chinês, na faixa dos R$ 30 mil.

Mas quais são os desafios do Brasil nessa revolução elétrica? Diferentemente de países que estão se planejando e já projetam uma data para o fim da comercialização de carros à combustão, como a Noruega - que planeja até 2025 extinguir a venda de carros com motores térmicos - e o Japão, um dos gigantes do mercado mundial de carros, que pretende zerar sua emissão de carbono até 2050, - o Brasil terá pela frente grandes desafios, mas que podem ser mitigados com investimentos em tecnologia e Parcerias Públicas-Privadas (PPPs). 

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e o Boston Consulting Group (BCG), dependendo do cenário econômico dos próximos anos no Brasil, veículos leves eletrificados podem responder por algo entre 12% e 22% do mix de vendas em 2030 no país, e de 32% a 62% em 2035. Nesse momento, os modelos eletrificados respondem só por 2% do mix de vendas de veículos leves. Nesse cenário apontado pelo estudo, seriam 432.000 veículos leves por ano em 2030, subindo para 1,3 milhão por ano em 2035. 

Essa transformação tecnológica de zero-emissão não ficará restrita aos carros de passeio. A indústria de veículos pesados também já deu início a sua própria corrida. No Brasil, algumas marcas apresentaram seus caminhões, mas ainda com foco em percorrer pequenas distâncias em centros urbanos. E as empresas especializadas na recarga já oferecem plataformas digitais voltadas para o gerenciamento desse processo. Essa nova tecnologia promete operacionalizar, por exemplo, soluções para empresas com frotas que utilizam carros elétricos para não depender apenas de pontos de recarga instalados em seus negócios, otimizando assim sua performance diária.

Já existe no Brasil uma gama de soluções integradas em apenas uma plataforma. Dentre elas, o controle sobre a quantidade de energia consumida pelos veículos, que permite medir qual funcionário fez uso deste e por quanto tempo. Para melhorar a estratégia logística da empresa, é possível visualizar um mapa com as estações de recarga que podem ser utilizadas. O empresário também pode ter acesso aos eletropostos disponíveis e verificar, por exemplo, se estão fora do ar, em manutenção, em uso ou livres. Além de propiciar tranquilidade e segurança para o empresário, essa ferramenta amplia o controle e facilita a gestão no dia a dia do negócio. 

Mas quando isso irá se expandir? A Suécia já construiu sua rodovia eletrificada, que faz parte do plano do país para eliminar os motores movidos a combustíveis fósseis até 2050. Nessa realidade, os veículos elétricos recarregam enquanto fazem seu percurso na rodovia. 

O sistema inteligente foi desenvolvido em parceria com uma empresa israelense, com investimento de 11 milhões de euros. Ele foi instalado em um trecho estratégico, que percorre 1,6 quilômetro de estrada, ligando a cidade de Visby ao aeroporto local, ambos localizados na ilha sueca de Gotland.  

Entretanto, para revolucionar o transporte rodoviário de cargas de longas distâncias, um novo player entrou na corrida. O Reino Unido já começou um teste piloto da e-Highway, seguindo o mesmo conceito utilizado na Suécia. A eletricidade é gerada por uma rede de bobinas instaladas sob a estrada. Assim que a bobina recebe a corrente elétrica, inicia o processo de geração do campo magnético – que é o responsável pela recarga. Diversos postes serão espalhados por 20 km da autoestrada M180, nas proximidades da cidade de Scunthorpe, com cabos de energia suspensos. Os caminhões terão pantógrafos elétricos, que encostarão nos cabos aéreos e, assim, realizarão o carregamento das baterias. 

O governo britânico estima o investimento em 2 milhões de Libras, para os testes iniciais. Caso o Reino Unido entenda que o sistema é viável, a implantação em todas as autoestradas pode acontecer até 2030, com um custo total de 19 bilhões de euros. Apesar de um aporte inicial alto, o governo acredita que o investimento seja recuperado em até 15 anos com impostos sobre a eletricidade consumida. Além de não poluir, com a nova tecnologia, as entregas vão ganhar mais velocidade, uma vez que os caminhões não vão precisar parar para recarregar. 

Outro aspecto positivo e com impacto direto no custo dos veículos elétricos, é que com essa tecnologia, as baterias podem ser menores, ou seja, mais baratas, uma vez que não necessitarão de um grande armazenamento para percorrer a mesma distância.

 Junior Miranda, CEO da GreenV, mobilitytech que desenvolve tecnologias inteligentes em mobilidade elétrica.

Jaguar Land Rover anuncia parceria com a NVIDIA

 

  • Como parte da estratégia Reimagine da Jaguar Land Rover, a parceria entre as marcas transformará a experiência de luxo moderna para clientes a partir de 2025;
  • Especialistas em software de ambas as empresas desenvolverão em conjunto serviços conectados e de direção autônoma com tecnologia de IA para todos os futuros veículos construídos no NVIDIA DRIVE
A partir de 2025, todos os novos veículos Jaguar Land Rover serão construídos na plataforma definida pelo software NVIDIA DRIVE™


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Jaguar Land Rover tem criado uma parceria estratégica de vários anos com a NVIDIA, líder em inteligência artificial (IA) e computação acelerada, para desenvolver e fornecer em conjunto sistemas de condução automatizada de última geração, além de serviços e experiências habilitados para IA para seus clientes.

A partir de 2025, todos os novos veículos Jaguar Land Rover serão construídos na plataforma definida pelo software NVIDIA DRIVE™, oferecendo um amplo espectro de segurança ativa, sistemas automatizados de direção e estacionamento, bem como sistemas de assistência ao motorista. Dentro do veículo, o sistema fornecerá recursos de IA incluindo monitoramento de motorista e passageiro, bem como visualização avançada do ambiente do veículo.

Esta solução full-stack é baseada no NVIDIA DRIVE Hyperion™, que apresenta computadores AV centralizados DRIVE Orin™; softwares DRIVE AV e DRIVE IX; segurança, proteção e sistemas de rede; além de sensores surround. DRIVE Orin é o cérebro de IA do carro e executa o sistema operacional Jaguar Land Rover, enquanto o DRIVE Hyperion é o sistema nervoso central.

“Queremos mudar a maneira de dirigir das pessoas, não apenas automatizando aquilo que é trabalhoso, mas também fornecendo uma experiência de conforto nunca vista. A tecnologia da NVIDIA tem tudo para transformar os veículos da Jaguar Land Rover em verdadeiros carros do futuro”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

A Jaguar Land Rover também aproveitará soluções de data center desenvolvidas internamente com NVIDIA DGX™ para treinamento de modelos de IA e software DRIVE Sim construídos no NVIDIA Omniverse™ para simulação fisicamente precisa em tempo real. Os recursos definidos por software da Jaguar Land Rover e sua arquitetura de verificação e validação de ponta a ponta permitirão a entrega de serviços inovadores de direção assistida e automatizada ao longo da vida útil do veículo por meio de atualizações de software over-the-air (OTA).

Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover, afirma que “a colaboração e o compartilhamento de conhecimento com a líder do setor, NVIDIA, são essenciais para concretizar nossa estratégia Reimagine, estabelecendo novos padrões de qualidade, tecnologia e sustentabilidade. A Jaguar Land Rover se tornará a criadora dos veículos e serviços de luxo mais desejados do mundo para os clientes mais exigentes. Nossa parceria estratégica de longo prazo com a NVIDIA abrirá um mundo de potencial para nossos futuros veículos à medida que a empresa continua sua transformação em uma potência digital verdadeiramente global.”

Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, acrescenta que “os carros da próxima geração transformarão o setor automotivo em uma das maiores e mais avançadas indústrias de tecnologia. Frotas de carros programáveis e definidos por software oferecerão novas funcionalidades e serviços para a vida útil dos veículos. Estamos entusiasmados com a parceria com a Jaguar Land Rover para reimaginar o futuro do transporte e criar os carros mais avançados.”

A Jaguar Land Rover pretende atingir emissões líquidas de carbono zero em toda a sua cadeia de fornecimento, produtos e operações até 2039.

 

Sobre a NVIDIA

A invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, estimulou o crescimento do mercado de games para PC e redefiniu a computação gráfica moderna, computação de alto desempenho e Inteligência Artificial. O trabalho pioneiro da empresa em computação acelerada e IA tem revolucionado setores de trilhões de dólares, como transporte, saúde e manufatura, enquanto incentiva o crescimento de muitos outros mercados. Saiba mais em http://nvidianews.nvidia.com/

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Volvo vai fornecer 564 ônibus para Santiago, no Chile

 Na mais importante licitação de ônibus urbanos da América Latina em 2021/2022, mais uma vez a Volvo será uma das principais fornecedoras de veículos para a capital do Chile. Serão 472 ônibus convencionais e 92 articulados, que correspondem a 87% da nova frota Euro 6 licitada da cidade

    Divulgação

Os veículos Volvo serão operados pela RedBus


Luís Alberto Alves/Hourpress

Os veículos Volvo serão operados pela RedBus, uma das empresas concessionárias que já compõem a Red Metropolitana de Movilidad, e pela Metropol, tradicional operador argentino que está incursionando internacionalmente neste processo no Chile. “Temos longa experiência em Santiago, com participação desde o início do sistema da cidade. Há anos os ônibus Volvo contribuem para melhorar a mobilidade urbana na capital chilena, oferecendo conforto e segurança aos passageiros”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. “A Volvo tem um compromisso permanente no desenvolvimento urbano de Santiago, com contribuições efetivas em qualidade, segurança e conforto em nossos ônibus, tanto para passageiros quanto para motoristas. Estamos confiantes que a chegada desses novos veículos será mais uma contribuição importante para todos os atores do transporte público de Santiago”, complementa Jorge Masias, presidente da Volvo Chile.

Novo desenho

A licitação que definiu os novos parâmetros para a Red Metropolitana de Movilidad trouxe inovações. Houve separação entre as empresas proprietárias dos ônibus, chamados de “Provedores de Frota” (Capex) e as empresas que irão operar os veículos, chamados de “Operadores de Frota” (Opex). O primeiro grupo garante o fornecimento dos ônibus, enquanto o segundo se dedica a colocar os veículos para rodar no dia a dia, incluindo sua manutenção. Os ônibus Volvo serão de propriedade da Volvo Financial Services, divisão financeira do Grupo, que receberá valores mensais para disponibilizar os veículos às empresas operadoras. “Este modelo de operação é pioneiro no continente. Estamos preparados para avaliar este conceito também para as demais metrópoles da nossa região, sempre em parceria com a Volvo Buses”, assegura Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services na América do Sul.

Os novos parâmetros demandam mecanismos que elevam a qualidade do novo desenho para o sistema. “Os contratos estabelecem certificação permanente da manutenção dos ônibus ao longo de sua vida. O objetivo é assegurar máxima disponibilidade dos veículos, com segurança aos passageiros”, argumenta Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo. Há ainda exigência de treinamento de motoristas e pessoal de manutenção, além de sistemas de telemetria para a gestão online dos ônibus e da operação.

Ônibus de última geração

As 92 unidades articuladas são do modelo Volvo B8R articulado, iguais às 200 unidades entregues pela marca para Santiago no ano passado. É um chassi com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros e motor traseiro de 8 litros. Os demais 472 ônibus também são do modelo Volvo B8R com entrada baixa, só que na configuração convencional, para 78 ou 95 passageiros, dependendo da configuração interna. “São veículos de última geração, com alta tecnologia embarcada, com sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo Bus Connect, serviço conectado de gerenciamento de regiões de segurança, dentre outros recursos”, afirma José Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus da Volvo Chile.

Os chassis Volvo serão produzidos nas fábricas da marca em Curitiba (Brasil) e Borås (Suécia). As carrocerias do operador RedBus serão fornecidas pela Marcopolo, produzidas em Caxias do Sul (RS) e as carrocerias do operador Metropol serão fornecidas pela Caio, produzidas em Botucatu (SP).

Rede integrada

A Red Metropolitana de Movilidad conecta fisicamente e em tarifa todos os ônibus de transporte público da cidade ao Metrô de Santiago e ao MetroTren, sistema de trens.

A integração dos três modais é paga por um único meio: o cartão bip. Os usuários que circulam nos ônibus, Metro e MetroTren podem fazer até dois traslados pelo valor de um único bilhete em até duas horas.

O sistema de ônibus da Red atende cerca de 6,2 milhões de usuários nos 32 municípios da Região Metropolitana, mais Puente Alto e San Bernardo, uma área geográfica e urbana de cerca de 680 km2. Em um dia útil, são feitas cerca de três milhões de transações nos mais de dois mil ônibus do sistema.

 

PEUGEOT entra na lista das 10 marcas que mais vendem no Brasil

 

  • Marca cresce 163% em janeiro de 2022, em relação a 2021, enquanto mercado nacional teve retração de 28,3%;
  • PEUGEOT atinge Market Share de 3,5%, maior resultado em 14 anos;
  • O novo PEUGEOT 208 segue em destaque nas vendas e no segmento
    Divulgação
A Marca registrou aumento de 163% nas vendas em janeiro



Luís Alberto Alves/Hourpress

 A PEUGEOT conquista já no primeiro mês de 2022 um resultado de vendas bem acima da média do setor, se posicionando entre as 10 marcas que mais vendem no Brasil. A empresa atingiu seu maior crescimento em volume absoluto com 4.083 unidades comercializadas em janeiro e 3,5% de participação de mercado, seu melhor resultado desde o ano de 2008.

A Marca registrou aumento de 163% nas vendas em janeiro, na comparação a igual período de 2021, enquanto o mercado nacional teve retração de 28,3%. “Esses resultados confirmam a sólida estratégia de crescimento da PEUGEOT no Brasil, sustentada na experiência e satisfação do consumidor brasileiro”, explica André Montalvão, Head de Operações Comerciais Peugeot Brasil.

Segundo o executivo, os bons números alcançados em janeiro antecipam um ano promissor para a Marca, mesmo em um cenário econômico e político incerto. “Sem dúvidas, nossa performance nos últimos meses mostra que estamos dialogando cada vez melhor com nossos clientes, por meio de uma comunicação mais eficiente que qualifica os nossos produtos e o amplo leque de serviços, oferecidos pela rede de concessionários. Esse cenário nos faz acreditar que o crescimento da Marca é sustentável”, completa.

O PEUGEOT 208 continua sendo o grande destaque. Líder absoluto entre os veículos B Hatch com motorização acima de 1.0, o modelo representou 45,4% do segmento e atingiu crescimento de 156% com 1.989 unidades vendidas, em comparação com janeiro de 2021.

Fiat começa 2022 na liderança do mercado brasileiro

 

  • Marca conquista 19,9% de participação de mercado em janeiro

  • É seu 13° mês consecutivo na liderança do ranking de vendas

  • Fiat também foi líder no canal varejo com a melhor performance dos últimos 9 anos

  • Nova Strada começou 2022 como terminou 2021: o veículo mais vendido no País

Divulgação
O Fiat Pulse é um dos destaques da montadora



Luís Alberto Alves/Hourpress

Depois de retomar a ponta como a marca que mais vendeu carros no Brasil em 2021, a Fiat iniciou 2022 mais uma vez na frente do ranking nacional de vendas.

Trata-se do 13º mês consecutivo na liderança do mercado. Com 23.300 emplacamentos em janeiro, a Fiat colocou uma diferença de 10 mil unidades sobre a segunda colocada, conquistando 19,9% de market share.

Veículo mais vendido do ano passado – fato inédito na indústria brasileira para uma picape – a Nova Strada repetiu seu forte desempenho comercial e terminou o primeiro mês de 2022 também no primeiro lugar com 6.716 unidades (5,7% de participação total de mercado e 85% de seu segmento). A Fiat também colocou sua segunda picape entre os dez modelos mais vendidos do país, com a Nova Toro licenciando 3.293 unidades. Esse resultado mostra a força da marca na categoria, já que, somados, os dois modelos atingiram 48,5% de market share, ou seja, a Fiat vendeu quase metade de todas as picapes comercializadas no país em janeiro.

Outro destaque se deu com o Pulse. Primeiro SUV desenvolvido e produzido pela Fiat no Brasil, o modelo vem apresentando números consistentes de vendas e, em janeiro, conquistou 3.192 emplacamentos, seu melhor resultado desde o lançamento na segunda quinzena de outubro passado, que o coloca na quarta posição da categoria (10,1% de participação).

Além das picapes, a Fiat liderou o segmento Hatch (21,3%) e o de Van (40,4%). Outro fato celebrado pela marca diz respeito às vendas no canal varejo. Com 19,6% de participação de mercado, a Fiat fechou o mês na liderança com a melhor performance comercial dos últimos nove anos.

“Começamos o ano fortes”, comentou Herlander Zola, diretor da Fiat para América do Sul e Operações Comerciais Brasil. “Esse resultado é fruto dos lançamentos de sucesso que promovemos recentemente, mas também do trabalho da rede de concessionárias de todo Brasil, que se preparou para atender bem o cliente interessado em nossos produtos”.

Para o executivo, é nítida a sintonia entre a Fiat e sua rede de concessionárias. “Um exemplo prático disso diz respeito à renovação que estamos promovendo nas lojas, cada vez mais conectadas e modernas, seguindo o novo padrão de comunicação visual e de atendimento. Já temos praticamente metade dos pontos de venda revitalizados e, até o fim de 2022, vamos chegar a 100%”.

Zola ainda reforçou todo o potencial do SUV Pulse, que começa a se destacar no segmento. “A demanda pelo Pulse continua crescendo mês a mês, reforçando a nossa convicção que o modelo pode ser um dos SUVs mais vendidos do país”, finalizou o diretor da Fiat.

Ram Revolution convida consumidores para revolucionar o mercado de picapes

 Campanha convida consumidores a se juntarem à jornada da marca para revolucionar de novo o segmento de picapes, enquanto se prepara para lançar a Ram 1500 elétrica em 2024

Novas imagens marcam o início da Ram Revolution e dão uma ideia do que inspirará a primeira picape Ram EV

A Ram fornecerá soluções totalmente eletrificadas na maioria de seus segmentos até 2025 e um portfólio completo de soluções eletrificadas para todos os seus segmentos até 2030

   Divulgação

A Ram revolucionou o segmento de picapes uma vez e está focada em fazê-lo novamente 


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Ram anunciou nesta terça-feira (8) a Ram Revolution, uma jornada exclusiva com fãs da marca que os convida a se juntar à missão de revolucionar o mercado de picapes novamente, desta vez com a nova Ram 1500 100% elétrica (BEV), em 2024. A Ram Revolution, incluindo o novo hub RamRevolution.com, oferece aos consumidores uma conexão mais próxima com a marca e sua filosofia de veículos elétricos (EV), atualizações significativas com visuais e conteúdo exclusivos e um diálogo contínuo que incluirá a oportunidade de fornecer inputs enquanto as picapes Ram EV são desenvolvidas.

“Lançada como uma marca de picapes autônoma em 2009, a Ram revolucionou o segmento de picapes uma vez e está focada em fazê-lo novamente com as melhoras picapes elétricas do mercado”, disse Mike Koval Jr., CEO da marca Ram. “Nossa nova campanha Ram Revolution nos permitirá interagir com os consumidores de maneira próxima e pessoal, para que possamos obter feedback significativo, entender seus desejos e necessidades e atender às suas preocupações – permitindo-nos entregar a melhor picape elétrica do mercado com a Ram 1500 BEV.”

Como parte do anúncio da Ram Revolution de hoje, a marca apresentou imagens de um veículo conceito que está sendo desenvolvido com a participação do cliente para inspirar o design da futura Ram 1500 BEV. Além disso, foi lançado um manifesto em vídeo: “Spark” (https://youtu.be/ub285RjWaY4).

Com a revolução Ram EV, a marca está estreando o Ram Real Talk Tour, uma série de conversas ao longo de um ano com consumidores em vários eventos, para entender melhor o que a próxima geração de veículos Ram deve fazer para atender às suas necessidades.

“A promessa da marca Ram está fundamentada em nossa filosofia única de ‘Construída para Servir’, e nossa nova campanha Ram Revolution leva esse compromisso ainda mais longe”, acrescentou Koval. “Na Ram, somos construídos para atender nossos clientes, entendendo e entregando exatamente o que eles precisam e desejam em uma Ram. As soluções da nossa próxima geração da Ram serão picapes poderosas e capazes que rebocam, carregam, concluem o trabalho e sempre cumprem a distância.”

A Ram fornecerá soluções totalmente eletrificadas na maioria de seus segmentos até 2025 e um portfólio completo de soluções eletrificadas para todos os seus segmentos até 2030. A

promessa da marca é atender a próxima geração de consumidores Ram com um portfólio de produtos que atende às suas demandas do mundo real. A Ram vai superar o que os concorrentes anunciaram e o que os clientes esperam para oferecer um portfólio mais completo de tecnologia com mais autonomia, potência, produtividade e conveniência.