Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Woven Planet, da Toyota, pretende lançar protótipo com direção 100% autônoma

 

A Woven Core ficará responsável por desenvolver tecnologia avançada


Luís Alberto Alves/Hourpress

Arquivo

A Toyota, por meio da holding Woven Planet, divulgou no final de janeiro, durante um evento virtual e aberto, planos de investimentos em novas tecnologias. Dentre elas, está um veículo 100% autônomo, ainda sem data para ser lançado. O encontro, chamado “The Genesis”, teve como principal objetivo apresentar oficialmente ao mercado as quatro companhias que fazem parte do grupo e que terão finalidades distintas. 

Com o lema “Mobilidade para amar, segurança para viver”, a holding Woven Planet inclui as empresas Woven Core, Woven Alpha e Woven Capital para garantir um completo ecossistema de mobilidade. Com foco e rapidez para fomentar novas tecnologias e inovações, visa amplificar a capacidade de locomoção de pessoas e a mobilidade de bens e informações. “Esse é o nosso sonho, o nosso foco e a razão de nossa existência”, revelou James Kuffner, CEO da Woven Planet.

A Woven Core ficará responsável por desenvolver tecnologia avançada, direção autônoma e sistema de segurança. A Woven Alpha trará inovação, com novas ideias de produtos. E a Woven Capital fará estudos de investimentos e fechará parcerias estratégicas. “Juntas, as empresas do grupo Woven Planet Group irão criar um futuro brilhante para todo o planeta”, explicou Kuffner. 

A holding já está a todo vapor para desenvolver o primeiro veículo autônomo sob o “Mobility Teammate Concept”. “Queremos garantir a segurança das pessoas em qualquer lugar, além de oferecer maior liberdade de locomoção”, afirmou Ken Koibuchi, CTO da Woven Core.

Sobre o anúncio, Viviane Mansi, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota do Brasil, afirmou: “Iniciativas como essa unem sustentabilidade, uso inteligente de tecnologias e matriz energética em prol dos desafios de mobilidade. É interessante enxergar todo o potencial para termos, no futuro, sociedades cada vez mais conectadas e seguras. Além, claro, de vislumbrarmos como é possível melhorar as condições de vida das pessoas ao mesmo tempo em que se pensa nas condições de vida do próprio planeta. É uma mudança de visão que nos inspira também aqui no Brasil, uma vez que estamos vivendo um intenso momento de transformação em busca de mais eficiência não somente na produção e oferta dos melhores carros, mas principalmente ao oferecermos serviços de mobilidade em um contexto mais amplo”.

Sobre a Woven Planet

A Woven Planet Group tem a missão de projetar um planeta mais feliz por meio de soluções de mobilidade conectadas e seguras. Fundada em 2021, a holding expande as operações do Toyota Research Institute – Advanced Development para dar vida à sua visão “Mobility to Love, Safety to Live”. Sob esse objetivo comum, nossas quatro empresas, Woven Planet Holdings, Woven Core, Woven Alpha e Woven Capital, estão transformando a forma como as pessoas vivem, trabalham e se divertem por meio de inovações e investimentos em direção automatizada, robótica, cidades inteligentes e muito mais. Para obter mais informações, visite: https://www.woven-planet.global/ 

Divisão de Componentes do Grupo VW começa a reciclar baterias

 

• Instalação piloto em Salzgitter, na Alemanha, entra em operação


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

O objetivo é chegar a um processo de ciclo fechado, recuperando matérias-primas valiosas a partir de baterias de íons de lítio

• Para o membro do Conselho do Grupo, Thomas Schmall: "É uma questão voltada para o futuro, que dará uma grande contribuição à proteção do clima e ao suprimento de matérias-primas"

 

 A Divisão de Componentes do Grupo Volkswagen inaugurou em Salzgitter, na Alemanha, a primeira planta do Grupo VW para reciclagem de baterias de carros elétricos. Com o início da operação piloto, o Grupo VW dá mais um passo em seu compromisso com a responsabilidade de ponta a ponta sobre toda a cadeia de valor das baterias para veículos elétricos. O objetivo é a recuperação industrial de matérias-primas valiosas como o lítio, níquel, manganês e cobalto num ciclo fechado, juntamente com o alumínio, cobre e plásticos, atingindo uma proporção de mais de 90% de reciclagem no longo prazo.

 

 
 

LEGENDA DA FOTO: Andreas Salewsky (dir.), gerente da planta de Salzgitter, na Alemanha, e o presidente do conselho de trabalhadores local, Dirk Windmüller, na planta de reciclagem de baterias.

 

 

Uma característica única da planta de Salzgitter é que ela só recicla baterias que não podem mais ser utilizadas para outros propósitos. Antes da bateria ser reciclada, uma análise determina se ela continua suficientemente potente para ganhar uma segunda vida em sistemas móveis de armazenamento de energia, tais como estações flexíveis de carga rápida ou robôs de carga móvel, por exemplo. Grandes volumes de devolução de baterias não são esperados pelo menos até o final da década de 2020. Assim, a planta foi projetada para reciclar até 3.600 sistemas de baterias por ano durante a fase piloto - o equivalente a aproximadamente 1.500 toneladas. No futuro, o sistema pode ser ampliado para trabalhar com quantidades maiores, ao mesmo tempo que o processo será constantemente otimizado.

"A Divisão de Componentes do Grupo Volkswagen dá mais um passo em sua responsabilidade sustentável de ponta a ponta sobre a bateria, um elemento fundamental da mobilidade elétrica", afirmou Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG, Divisão Técnica, e presidente do Conselho de Administração da Divisão de Componentes do Grupo Volkswagen. Ele acrescenta: "Estamos implementando o ciclo sustentável de materiais recicláveis e desempenhando um papel pioneiro na indústria num tema voltado para o futuro, com grande potencial para a proteção do clima e o suprimento de matérias-primas."

O processo inovador e redutor de CO2 não exige a fundição em alto-forno, com alto consumo de energia. Os sistemas de baterias usados são entregues completamente descarregados e desmontados. As peças individuais são moídas até formarem grânulos e, posteriormente, secadas. Além do alumínio, cobre e plásticos, o processo também inclui o valioso "pó preto", que contém importantes matérias-primas para baterias, como o lítio, níquel, manganês e cobalto, assim como grafite. A separação e processamento das substâncias individuais por processos hidrometalúrgicos - utilizando águas e agentes químicos - é realizada subsequentemente por parceiros especializados.

 

 
 
 

"Consequentemente, componentes essenciais de células de baterias usadas podem ser utilizados para produzir novo material para cátodos", explica Mark Möller, chefe da Unidade de Negócios de Desenvolvimento Técnico e Mobilidade Elétrica. "Sabemos, pela pesquisa, que as matérias-primas extraídas de baterias recicladas são tão eficientes quanto as novas. No futuro, queremos auxiliar nossa produção de células de baterias com o material que recuperamos. Como a demanda por baterias e suas matérias-primas correspondentes vai crescer drasticamente, podemos garantir um bom uso para cada grama de material reciclado."

A economia de CO2 é calculada em aproximadamente 1,3 tonelada por bateria de 62 kWh fabricada utilizando cátodos feitos de material reciclado e consumindo eletricidade verde.

 

Mercedes-Benz começa a vender o novo GLA 200 AMG Line

 

Versão de lançamento já está disponível para reservas em toda a rede de concessionários do País


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação
  • Nova geração chega completamente renovada com design mais esportivo e maior espaço interno

A Mercedes-Benz inicia nessa semana as reservas de seu novo SUV, o GLA 200 AMG Line. Agora em sua segunda geração, o modelo foi totalmente renovado, apresentando maiores dimensões externas e internas, entregando um produto de personalidade própria, pronto para qualquer ocasião.

Destacam-se nessa versão os Pacotes AMG para Exterior (grade frontal diamante cromada, para-choques e rodas exclusivas AMG de 20”) e Interior (volante, pedais, molduras de acabamento e bancos esportivos).

Completam a lista de inovações da versão as duas telas de 10” no quadro de instrumentos e console central, que em conjunto com o sistema MBUX - Olá Mercedes - facilita a vida a bordo, utilizando comandos via tela touchscreen, touchpads no volante e console central e por voz. Tudo isso para que o acesso as funções de entretenimento, integração de smartphones e ajustes gerais sejam ainda mais rápidas e intuitivas.

Um extenso pacote de equipamentos de série está disponível na versão de lançamento, com destaque para itens como o assistente ativo de distância DISTRONIC, Assistente de direção, Assistente de ponto cego, Assistente de manutenção de faixa, Assistente de desembarque, assistente de estacionamento PARKTRONIC e câmera de ré, carregador de celular wireless, pacote completo de funções Keyless GO (partida, aberturas e fechamento de portas e porta-malas sem uso da chave), Faróis LED High Performance e teto solar panorâmico.

Dados técnicos

GLA 200 AMG Line

Cilindros

4 em linha

Cilindrada (cm3)

1.332

Potência máxima (cv/rpm)

163/ 5.500

Torque (Nm/rpm)

250 / 1.620 – 4.000

Câmbio

7G-DCT

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

8,7

Velocidade máxima (km/h)

210

Peso (kg)

1.485

Pneus

235/45 R20

Capacidade do porta malas (L)

435

Tanque de combustível/reserva (L)

43 / 5

Comprimento

4.410

Largura

2.020

Altura

1.611

O Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line está disponível para reservas em toda a rede de concessionários com preço público sugerido de R$ 325.900,00.

Volvo contrata 400 funcionários

 

A empresa contratou novos funcionários para atender um aumento consistente na demanda por seus caminhões


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

“A América Latina é a maior região de negócios de caminhões da Volvo no mundo, mesmo diante do cenário econômico adverso criado pelo coronavírus”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. A empresa vê bons sinais de recuperação no Brasil, principal mercado do continente. Com a retomada de alguns segmentos da economia a partir do segundo semestre de 2020 e indicadores positivos para 2021, a Volvo estima que o mercado total de caminhões pesados e semipesados, segmentos em que atua, tenha um crescimento de até 40% este ano.

 Caminhões

 Em 2020, o modelo Volvo FH 540cv foi o caminhão mais vendido do Brasil em todos os segmentos, dos leves aos pesados, com 5.870 unidades emplacadas. Este mesmo feito já havia acontecido em 2019, mostrando a clara preferência dos transportadores pela tecnologia de ponta em segurança e conectividade, baixo custo operacional, baixo consumo de combustível e alta disponibilidade do modelo. Além disso, o Volvo FH 460cv foi o vice-lider da categoria de pesados, com 3.936 unidades emplacadas.

 A marca encerrou o ano com a entrega de 14.976 caminhões no Brasil, resultado 11,1% inferior ao registrado em 2019, mas abaixo da queda do mercado. Já a linha VM teve crescimento de 24%, com 3.530 emplacamentos em 2020, na soma das versões semipesadas e pesadas do modelo.

 Além do Brasil, os impactos da pandemia foram sentidos também nos diversos mercados Volvo na América Latina. Houve redução de entregas para a Argentina, que fechou com 816 caminhões (- 25%); Chile, 888 caminhões (- 14%) e Peru, 1.006 caminhões (-29%). A boa recuperação de volumes iniciada no Brasil no segundo semestre garantiu entregas totais de 17.812 unidades no continente, número 13% abaixo do período anterior. No balanço total, o Brasil representou 85% dos negócios de caminhões da marca, enquanto 15% foram distribuídos entre todos os demais países da América Latina.

 Ônibus

 Em 2020, a Volvo Buses Latin America reforçou mais uma vez sua posição como um dos principais players do setor de transportes comerciais na América Latina. Foram 444 chassis emplacados no Brasil e 711 em diversos outros países do continente. Além disso, houve exportações importantes de chassis para a África. Ao todo, a unidade brasileira da Volvo comercializou 1.402 chassis no ano passado, uma queda de 24% em relação ao período anterior. Um dos destaques foi um ótimo resultado no segmento de ônibus para fretamento no Brasil. As vendas do B270F, o chassi semipesado da Volvo, cresceram 34% em relação ao ano anterior, alcançando um volume de 216 unidades.

 Volvo Financial Services

 Divisão financeira do Grupo Volvo, a Volvo Financial Services (VFS) registrou muitos números positivos em 2020. Num ano marcado por muitas incertezas, a VFS ampliou e reforçou suas ações no mercado e encerrou o exercício com um recorde de R$ 2,89 bilhões em novos financiamentos, resultando num crescimento da carteira de financiamentos de 25,7%. A instituição manteve boa participação nos negócios de produtos da marca, alcançando 40% do total de caminhões, ônibus e equipamentos de construção Volvo vendidos no Brasil, somadas as entregas por meio do Banco Volvo e do Consórcio Volvo.

 O Consórcio Volvo também atingiu um recorde de vendas de cotas, que totalizaram no ano R$ 1,2 bilhão, uma expansão de 17% na comparação com o ano anterior, alcançando um nível histórico de carteira.

 100 concessionárias no Brasil

 Entre reformas, ampliações e aberturas de novas casas a Volvo manteve seu plano de expansão da rede, inaugurando a 100ª casa da marca no país em novembro. Naquele mês foram inauguradas novas unidades em Barro Alto (GO), Balsas (MA) e Três Lagoas (MS). Em dezembro, a Volvo celebrou ainda a abertura de sua maior casa no Brasil, a Lapônia Itu (SP), com quase 15 mil m² edificados.

 

Seguindo rigorosos protocolos de saúde e segurança, as casas Volvo se mantiveram em plena atividade. O serviço de atendimento emergencial VOAR e a logística de reposição de peças genuínas funcionaram em tempo integral para não deixar nenhum veículo sem atendimento nas oficinas da marca.

 

Renault 4L: 60 anos de um ícone do automobilismo

 

Modelo mítico teve mais de 8 milhões de unidades vendidasRenault


Luís Alberto Alves/Hourpress

Pinterest

O ano de 2021 marca o 60º aniversário do Renault 4L, um modelo que construiu uma verdadeira história de sucesso, com mais de 8 milhões de unidades vendidas em mais de 100 países, durante mais de 30 anos. Muito mais que um carro, o 4L é um verdadeiro ícone.
 
Apesar de um contexto sanitário incerto, as comemorações deste aniversário se estenderão durante o ano, utilizando principalmente as redes sociais.

Para este sexagenário, foi criada uma programação oficial com inúmeros encontros mensais nas redes sociais, sempre no dia 4 e no dia 14, com conteúdos exclusivos feitos pelos fãs e para os fãs, incluindo testemunhos de colecionadores e personalidades. Tudo isso com o objetivo de nos fazer mergulhar mais uma vez na história de um carro que fez muito mais que marcar sua época.
Símbolo da cultura pop francesa, este carro do passado também é do presente e, por que não, do futuro. Esta programação oficial poderá evoluir com a inclusão de novidades, sendo complementada por ações e testemunhos feitos por iniciativa de seus fãs.
 
FEVEREIRO - Para este aniversário, a Renault recorreu ao ilustrador e designer gráfico Greg, artista de referência na área de ilustração esportiva. Greg realizou mais de uma dezena de ilustrações exclusivas do 4L em cenários e universos gráficos que representaram diferentes épocas da história do veículo compacto da Renault. Estas ilustrações serão reveladas durante todo o ano. 
O aniversário será também uma oportunidade para declarar o seu amor e dedicação ao 4L, além de conhecer as várias e belas histórias passadas ao volante deste carro mítico (a partir de 8 de fevereiro nas redes sociais).
Em sua vitrine no emblemático Atelier Renault, localizado na Avenue des Champs-Elysées de Paris, a partir de 14 de fevereiro a marca recebe um 4L em sua versão Parisienne. Esta célebre versão exibe uma carroceria com padronagem trançada e absolutamente única.
 
MARÇO – Área responsável pela preservação do patrimônio da Renault, Renault Classic exibirá, 30 modelos do Renault 4 a partir de março, incluindo 12 versões icônicas, que serão dispostas em um cenário criado especialmente para a ocasião.

ABRIL -  E já que o 4L é decididamente atemporal, ele soube e saberá encantar os mais jovens… Influenciadores contarão sua própria versão do carro por meio de divertidas animações de curta-metragem, realizadas em Stop-Motion. Estes filmes utilização a coleção de miniaturas da Renault. 

MAIO - Uma coleção completa de objetos inspirados no 4L, minuciosamente selecionados e criados especialmente para os seus 60 anos, estará disponível na boutique do Atelier Renault, no n° 53 da Avenue des Champs-Elysées e em seu site de venda pela internet. 
Em maio, a Renault lançará uma série de vídeos que vai revelar os segredos do 4L por meio de diferentes modelos. Esta será também uma oportunidade para recolher os testemunhos de todos aqueles e aquelas que cresceram com o 4L, desde colecionadores até as personalidades que fizeram a história deste carro na Renault.
 
JULHO - Um verdadeiro ícone do cinema que se tornou célebre por suas várias aparições em tela grande, o 4L vai estar no tapete vermelho da 74ª edição do Festival de Cannes. 
A exposição “4L ícone pop” vai assumir ares de verão no Atelier Renault, na mais bela avenida do mundo, uma oportunidade para conhecer um 4L inédito e muitas outras surpresas.
 
SETEMBRO - O serviço de carsharing Zity receberá o 4L para um encontro elétrico inédito. 

NOVEMBRO - O 4L versão furgão que estava sempre pronto – fizesse chuva ou fizesse sol – reserva mais uma surpresa para você.

Outras novidades serão anunciadas no decorrer do ano.

GM começa expansão do portfólio global de veículos elétricos

 

No Brasil, a empresa iniciou sua oferta de veículos elétricos com o Bolt EV, e o crossover


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

A Chevrolet está ampliando seu portfólio global de veículos elétricos. A próxima novidade será o Bolt EUV, um utilitário esportivo compacto urbano. O modelo será revelado ao mundo no próximo dia 14 de fevereiro, nos Estados Unidos.

No Brasil, a empresa iniciou sua oferta de veículos elétricos com o Bolt EV, e o crossover da Chevrolet logo se transformou no carro 100% elétrico mais vendido de sua categoria e um dos mais emplacados do segmento pelo país.

"A GM tem o compromisso de liderar a eletrificação no Brasil e região. Desde que apresentamos o Bolt EV no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, temos observado um crescente interesse do consumidor pelos carros elétricos. O sucesso do Bolt EV nos encoraja a continuar investindo em novidades no segmento. Temos planos de crescer nossa oferta nos próximos anos", diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

Pushing Pistons Reveals 2022 Bolt EUV Signature Lighting


SUVs da Lexus chegam com mais tecnologia e segurança

 

A câmera de ré com linhas guias segue na versão Luxury enquanto a F-Sport tem câmera 360°


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

Lexus do Brasil anuncia a chegada da linha 2021 dos SUVs de luxo da marca, o RX 450h, um dos mais vendidos do mundo, e o NX 300h. Os veículos já estão disponíveis em toda a rede de concessionárias a partir de hoje, 22 de janeiro. 

A marca traz novidades em segurança e tecnologia para ambos os modelos, sendo comum o Lane Trace Assist (LTA), que auxilia o motorista caso o veículo avance sem seta para outra faixa, e o alerta sonoro e visual para uso dos cintos traseiros, itens estes que auxiliam na condução e na proteção do motorista e também dos demais ocupantes do veículo.

Já o RX 450h 2021 também contará com o sensor de pressão dos pneus, o que deixa o SUV ainda mais completo. E o NX 300h será equipado com o Assistente de Estacionamento Ativo da marca (ICS). 

RX 450h

Disponível em duas versões, Luxury com 7 lugares e F-Sport, o moderno RX 450h 2021 reforça os atributos da marca Lexus com um design refinado e estiloso, mais segurança para os ocupantes e uma experiência ao dirigir ainda mais prazerosa. O SUV reflete o compromisso, entusiasmo e paixão da empresa em criar produtos e soluções inovadoras, com luxo e requinte.

Configuração e desempenho 

O sistema Lexus Hybrid Drive combina, no RX 450h, um potente motor a gasolina de ciclo Atkinson com outros dois elétricos. A configuração utilizada é um motor seis cilindros em V, de 3.5L com potência de 262cv a 6.000 rpm e torque de 34,2 kgfm a 4.200 giros, e dois elétricos – um dianteiro de 167cv e torque de 33,5 kgfm, e outro traseiro de 68cv e 14,2 kgfm de torque –, que, combinados ao propulsor a combustão, rendem 313cv de potência total e oferecem economia de combustível, desempenho na medida e baixo nível de emissões para um veículo desse porte.  

Já a dirigibilidade do SUV conta com uma central de controle do sistema híbrido mais sofisticada, capaz de transmitir a sensação e a potência do motor a gasolina. A bateria de níquel-hidreto metálico está estrategicamente instalada embaixo do assento traseiro, o que garante mais espaço no porta-malas. 

Para aprimorar a experiência de condução, o RX 450h conta com transmissão Hybrid Transaxle. Esse tipo de transmissão proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível. 

O RX 450h ainda vem equipado do sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno. 

Por dentro do RX 450h

O interior dos veículos Lexus segue respeitando de forma fiel o compromisso da marca com os princípios da hospitalidade Omotenashi, tudo isso aliado à qualidade artesanal dos trabalhos dos Takumis, mestres artesãos da marca. 

Na parte interna do Lexus RX 450h na versão Luxury, os bancos do motorista e do passageiro dispõem de regulagem elétrica para 14 posições e memória para até três perfis. Já na versão F-Sport, ambos os bancos contam com 10 posições de ajustes e memória para também até três perfis apenas para o motorista. No computador de bordo, com tela TFT colorida de 4,2”, o motorista conta com informações de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, informações de áudio, entre outras.

Composto por sete alto-falantes, quatro tweeters e um subwoofer, o sistema multimídia da Lexus garante áudio com qualidade incomparável, compatível com CD, DVD player, Bluetooth, TV digital, espelhamento de celulares com Android Auto, Apple CarPlay, tudo isso reunido numa tela LCD sensível ao toque de 12,3” polegadas. 

No quesito segurança, o RX 450h conta com 10 airbags, controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampas. Completam o pacote os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema ISOFIX para fixação de assento infantil, dispositivo de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo, além de câmera de ré para o RX 450h versão F-Sport e câmera 360º para a versão Luxury.

NX 300h

Disponível nas versões Dynamic, Luxury e F-Sport, o NX 300h 2021 da Lexus chega ainda mais seguro e tecnológico, o que reforça os já conhecidos atributos da marca, como uma experiência de dirigir mais prazerosa e segurança para os ocupantes. O modelo agora conta com assistente de estacionamento ativo (ICS), Sistema de Saída de Faixa (LTA) e alertas sonoro e visual para o uso dos cintos traseiros. 

Além disso, o NX 300h combina dois motores – um a gasolina de 2.5L de quatro cilindros 16V e um elétrico síncrono de ímã permanente que propicia melhor relação peso/potência e maior eficiência. O motor a combustão tem potência de 155cv a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4.400 giros. O elétrico gera, isoladamente, 143cv de potência e torque de 27,53 kgfm. Juntos, os dois motores resultam em potência combinada de 200cv. 

Já a central de controle do sistema híbrido do NX 300h segue demais produtos da linha Lexus, mais sofisticada e capaz de transmitir a sensação e a potência do motor a gasolina padrão. O sistema Lexus Hybrid Drive combina o prazer de dirigir com um potente motor a gasolina com a economia proporcionada pelo motor elétrico, oferecendo uma experiência de condução extremamente confortável e silenciosa, combinando desempenho, eficiência de combustível e redução na emissão de gases poluentes. 

Para aprimorar ainda mais a experiência de condução, o NX 300h conta com a mesma transmissão Hybrid Transaxle que equipa os demais modelos da Lexus, reconhecida por contribuir para a eficiência de combustível.

Além disso, o utilitário ainda dispõe de sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.

Todas as versões contam também com os modos de condução Normal; Eco, para priorizar a economia de combustível; Sport, para uma condução mais esportiva e ágil; e EV, sem consumo de combustível e sem emissão de poluentes. Na versão F-Sport, o modelo acrescenta o modo SPORT+, com configuração que transmite maior sensação de dirigibilidade esportiva.  

Por dentro do NX 300h

Entre os principais itens e equipamentos que contribuem para elevar a percepção, o conforto e a conveniência a bordo do NX 300h, destacam-se a tela de LCD para o sistema multimídia exclusivo da Lexus, com 10,3’’ para as versões Luxury e F-Sport e 8’’ para a Dynamic. O sistema multimídia é compatível com TV digital (nas versões Luxury e F-Sport), rádio AM/FM, DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA, sistema Bluetooth® com microfone e amplificador, além de Android Auto e Apple CarPlay. A câmera de ré com linhas guias segue na versão Luxury enquanto a F-Sport tem câmera 360°. 

As três versões ainda contemplam sistema de ar-condicionado dual zone digital, Smart Entry System e acionamento do motor por meio do Start Button. Nas versões Luxury e F-Sport, o motorista conta ainda com a tecnologia hands free para abertura do porta-malas, que funciona por meio de sensores que detectam o movimento das mãos. 

Desde a versão Dynamic, o retrovisor interno é eletrocrômico e os espelhos externos contam com regulagem elétrica, rebatimento automático, sistema de aquecimento e indicadores de direção. As funções antiofuscante e tilt down estão disponíveis nas versões Luxury e F-Sport. 

Ainda com relação ao conforto e à comodidade, o banco do motorista dispõe de regulagem elétrica para 10 posições e oito para o passageiro da frente. Na segurança, o NX 300h conta com oito airbags, controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampas. Completam o pacote os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema ISOFIX para fixação de assento infantil, além de câmera de ré que pode variar de configuração conforme o modelo. 

Conectividade e segurança

Com o objetivo de aprimorar a experiência de conectividade dos clientes, a Lexus oferece os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, tanto no RX 450h como no NX 300h 2021. Com interface simples e intuitiva, é possível espelhar os principais aplicativos de um smartphone e utilizá-los no painel do veículo. Entre eles, estão Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music, WhatsApp, além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema.

LSS (Lexus Safety System) 

O RX 450h e o NX 300h possuem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores. São elas: 

  • Sistema de Saída de Faixa (LTA): novidade na linha 2021, o sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
  • Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
  • Farol Alto Automático (AHB): sistema composto por uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente, alternando entre alto e baixo para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária. 
  • Blind Spot Monitor: monitor de ponto cego que identifica veículos que estão fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.
  • Rear Cross Traffic Alert: dispositivo que emite aviso sonoro, informando o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo.
  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): utiliza laser, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h) de acordo com o tráfego.

Cores

As cores externas disponíveis para o RX 450h são: Cinza Titânio, Cinza Mercúrio, Preto Grafite, Vermelho Coral e Azul Royal. As cores exclusivas da versão F-Sport são: Branco Super Nova e Azul Olímpio, enquanto a Luxury tem as cores exclusivas Branco Sônico e Marrom Âmbar. Internamente, as opções de cores para a versão F-Sport são: Preto F-Sport; Preto com Branco F-Sport e Granada F-Sport. Para a versão Luxury: Preto, Caramelo e Bege.

Para o NX 300h as cores externas são: Branco Sônico, Preto Grafite, Cinza Mercúrio, Cinza Titânio, Prata Platinum, Vermelho Coral, Marrom Âmbar e Azul Meteoro. As cores Azul Olímpio e Laranja Lava são exclusivas para a versão F-Sport. 

Nas partes internas as cores são: preta (Dynamic), bege, preta e caramelo (Luxury) e branca com preto, preta ou granada com preto (na versão F-Sport). 


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Karin Rådström assume a direção da Mercedes-Benz Trucks

 

Executiva é a sucessora de Stefan Buchner, que se aposentou em outubro de 2020, depois de mais de 30 anos na Companhia


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

Karin Rådström assumiu hoje seu posto como membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks. Rådström ingressa na Daimler Trucks vinda da Scania, onde foi membro da Diretoria Executiva responsável pela área de Vendas e Marketing desde 2019.

"Estamos muito contentes por dar boas-vindas a Karin em nossa equipe de direção. Ela tem ampla experiência internacional na indústria de veículos comerciais e teve uma comprovada atuação em uma organização de vendas focada no cliente e na experiência com a marca", afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG.

Natural da Suécia, Rådström começou na Scania como trainee em 2004 depois de seu mestrado de Engenharia em Gestão Industrial no Royal Institute of Technology. Desde 2007, ocupou vários cargos gerenciais em Vendas e Serviços, tendo sido chefe da Operação de ônibus rodoviários e urbanos, bem como responsável pela organização do negócio de veículos conectados.

A executiva é a sucessora de Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks que se aposentou em outubro de 2020.

Peugeot Just Drive It: agora, com taxa zero!

 

Dinâmico e racional, o Peugeot Just Drive It permite a aquisição com parcelas inferiores


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

O PEUGEOT Just Drive It é um programa de financiamento inédito feito em parceria entre a PEUGEOT e o Banco PSA, especialmente desenvolvido para quem busca economia – de tempo e dinheiro. Com uma entrada acessível e parcelas planejadas para não impactarem o orçamento mensal, independentemente do modelo, o cliente tem a garantia da recompra do veículo adquirido por 100% da tabela Fipe.

Implantado em setembro de 2020, o PEUGEOT Just Drive It acaba de ficar ainda mais atraente. Com a chegada da taxa zero ao superprograma de financiamento, ficou mais fácil tornar realidade o sonho de andar pra sempre de carro novo. Ou seja, não há qualquer soma de juros em relação ao valor de venda varejo.

Isso significa que o cliente tem a tranquilidade de saber que, após o primeiro ciclo de parcelas, o carro será vendido por um valor suficiente para quitar o valor residual do primeiro financiamento e ainda pagar a entrada de seu próximo PEUGEOT
zero-quilômetro, dando início a um programa contínuo de renovação.

Há ainda a possibilidade de, encerradas as 24 parcelas do plano, o cliente seguir com o seu PEUGEOT seminovo pagando o valor residual em 6 vezes. Para garantir plena previsibilidade financeira, o PEUGEOT Just Drive It tem parcelas e residual pré-fixados: haja o que houver, o valor mensal não sofre qualquer tipo de alteração.

Dinâmico e racional, o PEUGEOT Just Drive It permite a aquisição com parcelas inferiores ao que seria gasto com um carro alugado ou compartilhado de categoria equivalente. Tudo no PEUGEOT Just Drive It foi feito para o cliente dar uma entrada e, mediante parcelas mensais de baixo valor, nunca mais se preocupar em achar um comprador para o seu usado - e que ainda paga 100% da tabela Fipe.

Mas o PEUGEOT Just Drive It vai além, sendo possível incluir outros produtos no plano de financiamento, aproveitando melhor o momento de juros baixos do mercado. No caso do Novo 208, o cliente pode contratar um pacote com as três primeiras revisões do plano de manutenção e também um seguro especial, com cobertura completa, preço fixo e sem análise de perfil. Tudo com o pagamento incluso no financiamento.

Toyota lança linha Corolla 2022

 

O Corolla conta com cinco anos de garantia de fábrica


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

A partir de 1º de fevereiro de 2021, a linha Corolla 2022 chega à rede de concessionárias Toyota de todo o País. Confira abaixo as principais mudanças para cada versão:

Todas as versões: retirada da cobertura traseira da central multimídia.
Versões XEi e Altis Hybrid: Maçanetas internas passam a ter acabamento na cor prata.
Versão ALTIS 2.0L Premium: Tela TFT com aumento de tamanho de 4,2” para 7”, como disponível atualmente nas versões híbridas, e inclusão de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Versão Altis Premium Hybrid: inclusão de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

O Corolla 2022 está disponível nas cores Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse, Branco Polare e nas novas opções Branco Lunar e Cinza Granito.

 

Relevância do Corolla no mercado nacional

Em um ano desafiador como foi 2020, o Toyota Corolla superou 40 mil unidades comercializadas, mantendo novamente a liderança no segmento de sedãs médios no País.

A configuração híbrida flex, que teve cerca de 9 mil unidades vendidas no ano passado, foi responsável por mais de 48% das vendas de todos os veículos eletrificados no Brasil neste período, o que torna o Corolla o carro-chefe no avanço da hibridização em território nacional e reforça a premissa da Toyota ao oferecer soluções de mobilidade cada vez mais sustentáveis e tecnológicas aos consumidores brasileiros.

 

Tecnologia a favor da segurança

Considerado o sedã médio com mais itens de segurança do Brasil, o Toyota Corolla é equipado desde a versão de entrada GLi com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e com ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e mais.

Já as versões Altis (com motorização convencional e híbrida) recebem o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), sistema que conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. Nesse pacote, estão incluídas as tecnologias:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)*
O Sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)*
Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. O sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e detecta que o veículo está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.

Faróis altos automáticos (AHB)*
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem ofuscar os outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos conforme a situação.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)*
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control“, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a imagem da câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Garantia
O Corolla conta com cinco anos de garantia de fábrica, tanto para a versão 2.0L Dynamic Force, quanto para a versão híbrida flex. Nesse sentido, a Toyota reitera a confiança em seu icônico produto e garante uma compra ainda mais tranquila a seus clientes.

Ainda sobre confiança em seu produto, a Toyota disponibiliza garantia estendida de oito anos para todo o sistema híbrido do Corolla, composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia. Vale ressaltar que a garantia estendida de oito anos é válida para todos os modelos da marca equipados com motorização híbrida.

Tabela de Preços Corolla 2022

Base de preços: Brasília. O preço público sugerido pode variar de acordo com a tributação e alíquotas específicas de cada Estado. Vigente a partir de 01.02.2021