Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Família Volkswagen Delivery evolui com transmissão automatizada



Caminhões leves mais vendidos do Brasil estão ainda melhores em produtividade


Luís Alberto Alves/Hourpress
A Fenatran será novamente palco para uma grande estreia no mercado de caminhões leves: a feira vai marcar o início da comercialização da linha Volkswagen Delivery com a nova transmissão automatizada V-Tronic. Líderes de vendas em suas categorias, os modelos 9.170 e 11.180 vão se diferenciar ainda mais da concorrência com níveis superiores de conforto, segurança e economia, além de representarem o maior peso bruto total de seus segmentos. Os benefícios serão traduzidos também no custo operacional dos veículos.
“Nossos caminhões conquistaram o mercado e já são os preferidos em seus segmentos. Agora ficam ainda melhores, com uma tecnologia desenvolvida especialmente para nossos veículos. O resultado é maior produtividade e conforto no dia a dia”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A transmissão automatizada V-Tronic para esses modelos é a Eaton EAO-6106, caixa sincronizada com seis marchas à frente — sendo a última overdrive para economia de combustível em entregas intermunicipais. Incorpora uma série de soluções e controles inteligentes para aprimorar a experiência de direção desses caminhões ao mesmo tempo em que facilita o trabalho do gestor da frota e confere mais segurança ao trânsito em geral.
Para se ter uma ideia das vantagens, em uma aplicação severa, a média é de mil trocas de marcha ao longo do dia. Com a transmissão V-Tronic, essa atividade passa a ser feita de forma automatizada e, com isso, eleva de forma significativa o conforto do motorista, com melhor ergonomia, menos desgaste físico no trânsito e mais facilidade para manobras.
Outra vantagem é que o acionamento das funções da caixa V-Tronic por meio de uma chave seletora amplia o espaço livre na cabine, que já é o maior da categoria, para favorecer a circulação em seu interior. Os modelos agregam também um sistema para evitar eventuais trancos que podem ocorrer quando a operação é feita manualmente.
“A cabine Delivery é a mais moderna do mercado e, desde sua concepção, foi desenvolvida para oferecer a melhor dirigibilidade. A transmissão V-Tronic potencializa essa sensação, com efeitos que vão além do profissional a bordo. Impacta na produtividade e também na atração e retenção de motoristas por propiciar um dia a dia ainda mais confortável”, explica Ricardo Alouche.
Em outra frente, a segurança se destaca. A troca de marcha automática permite que as mãos fiquem 100% do tempo no volante e o condutor concentra sua atenção no ambiente externo para antecipar qualquer situação de risco e reagir mais rapidamente. Entre suas tecnologias, inclui o EasyStart para auxiliar a partida em rampa, mantendo o freio de serviço acionado por até três segundos após a liberação do pedal de freio e evitando assim qualquer deslocamento indesejado do veículo em aclives ou declives.
A todos esses ganhos operacionais ainda se soma a economia: tanto por aumentar a vida útil do conjunto da embreagem como na manutenção. Sua configuração também prevê uma proteção extra dos componentes. Aliada a isso, a inteligência da transmissão V-Tronic programa o trem de força para que esteja sempre na melhor faixa de rotação. Ao padronizar o desempenho na condução de uma frota de caminhões e minimizar erros na operação, o câmbio automatizado permite ainda uma economia significativa de combustível.
A solução responde ainda aos novos desafios do mercado de trabalho de motoristas profissionais. “É cada vez mais frequente a adoção de motoristas multifuncionais que precisam entender de todo o negócio e, em paralelo, também cresce a dificuldade de encontrar especialistas. A transmissão automatizada se confirma como um caminho: facilita a condução, requer menos experiência e diminui o custo de treinamentos”, avalia o vice-presidente.
A partir do know-how da VWCO e da Eaton, essa tecnologia vem com artifícios automáticos para incrementar o resultado. Sistema de ajuste da rotação para aclives ou redução de marcha numa aceleração para manter o giro são algumas das programações adotadas para realizar a mudança de marchas da forma mais correta e econômica, além de possibilitar a troca manual quando necessária.
“Somos pioneiros nessa tecnologia ainda com a antiga linha Delivery. Desde o lançamento da nova família, apresentamos nossos modelos automatizados e agora eles estão disponíveis para conquistar de vez o mercado. Em menos de dois anos, lideramos as vendas nos dois maiores segmentos entre os leves e a transmissão V-Tronic chega para complementar nossa oferta”, ressalta.  
A EVOLUÇÃO DOS LÍDERES
Confira os atributos dos caminhões Delivery 9.170 e 11.180, mais vendidos em suas categorias de janeiro a julho de 2019.
Delivery 9.170 – Cada componente do novo Delivery 9.170 foi desenvolvido para proporcionar mais economia de combustível e maior capacidade de carga. Seu motor é o Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR, com robustez ideal para cada aplicação, torque máximo de 600 Nm e 165 cv de potência.
Delivery 11.180 - Indicado para entregas urbanas com agilidade, rapidez nos serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, o novo Delivery 11.180 combina confiabilidade, robustez e o melhor desempenho da categoria. É equipado com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo a 600 Nm e 175 cv de potência.

GM: Onix Joy passa por "banho" de fábrica




  • Modelo de entrada da Chevrolet ganha refinamento e novos itens de série
  • Opção de acabamento Black é outra novidade; estreia acontece neste mês
Luís Alberto Alves/Hourpress

 O modelo de entrada da Chevrolet aprimora ainda mais a sua relação custo-benefício. Além de virtudes reconhecidas pelo mercado -como amplo espaço interno, diversos itens de conveniência, confiabilidade mecânica e baixo custo de manutenção -, o Onix Joy agrega refinamento em sua primeira atualização visual.
Por fora, as mudanças se concentram basicamente na parte frontal e traseira do veículo. Mudam capô, grade, faróis, lanternas e para-choques. Outra novidade é a opção de acabamento Black, que agrega luz de posição diurna em LED, rodas aro 15 com calotas escurecidas, maçanetas pintadas na mesma cor da carroceria, logo Chevrolet com fundo preto e moldura da grade e retrovisor em preto brilhante.

Por dentro, as diferenças ficam por conta do acabamento exclusivo do painel central e dos bancos com revestimento híbrido. Ar-condicionado, direção com assistência elétrica, transmissão com seis marchas e comando elétrico das travas e vidros são equipamentos de série em todas configurações. Já o sistema multimídia e o ajuste eletrônico dos retrovisores externos, por exemplo, são ofertados como acessórios.
“O Onix Joy possui uma relevância muito grande para o brasileiro por ser o modelo de entrada mais atrativo do mercado. Além disso, é um produto estratégico para a marca Chevrolet” diz Kleusner Lopes, diretor nacional de Vendas da GM.
O Onix Joy chega às concessionárias Chevrolet a partir deste mês em seis opções de cores: Branco Summit, Prata Switchblade, Vermelho Chili, Cinza Graphite, Preto Ouro Negro e a nova cor Azul Blue Eyes. As demais novidades da linha serão divulgadas em momento oportuno.

GM: Novo Onix, muito mais pelo mesmo preço



  • Modelo mais vendido do país traz para a categoria tecnologias inéditas para o segmento sem cobrar mais por isso
  • Maior e mais refinado, modelo oferece Wi-Fi e conexão à internet de alta velocidade que possibilita atualização remota de sistemas do veículo igual smartphone, enquanto novo app permite comandar funções via smart watch
  • Motor turbo, sensor de ponto cego, chave presencial, assistente de estacionamento e novo MyLink são novidade; seis airbags, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa chegam como itens de série
Luís Alberto Alves/Hourpress

Na era digital, nenhum outro carro encanta tanto quanto o Onix. O compacto da Chevrolet logo se transformou no mais vendido por tornar acessíveis tecnologias antes restritas, entre elas sistemas avançados de conectividade e a transmissão automática de seis marchas. Agora é a vez do Novo Onix, que chega ainda mais tecnológico e com o melhor conjunto do segmento - sem cobrar mais por isso.
Maior e mais refinado, o Novo Onix traz para a categoria tecnologias capazes de se antecipar às necessidades do usuário. A começar pelo Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável. Sua conexão à internet de alta velocidade permite ainda atualizar sistemas do veículo de forma remota, igual já acontece com smartphones. Um novo aplicativo permite ao motorista consultar desde informações do computador de bordo até iniciar a climatização da cabine à distância.
Motor turbo, assistente de estacionamento semiautônomo, acionamento da ignição por botão, sensor de ponto cego e nova geração do multimídia MyLink são outras novidades disponíveis para o Novo Onix e para o Novo Onix Plus, como passa a ser chamado o sedã.
Já airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e limitador de velocidade passam a complementar a lista de itens de série. Estreiam junto dois motores de nova geração da família Ecotec, incluindo uma inédita opção turbo - a mais econômica da categoria.
“Mais uma vez, o Onix vai subir a barra do seu segmento. Tecnologias até então impensáveis para a categoria, como Wi-Fi, assistente de estacionamento e seis airbags, agora estão disponíveis no Novo Onix. E o melhor: pelo mesmo preço”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
O Novo Onix Plus chega a partir de setembro, enquanto as entregadas do hatch se iniciam em novembro. Ambos contam com as opções de acabamento Onix, LT, LTZ e a inédita Premier, sinônimo de máxima sofisticação na gama Chevrolet. Seu caráter aspiracional agrega valor à marca atraindo um perfil de consumidor complementar.
Na pista, o Novo Onix caracteriza-se pelo o melhor balanço entre economia de combustível, performance e prazer ao dirigir numa proporção jamais alcançada em sua categoria. Isso se traduz em melhor comportamento dinâmico, conforto e segurança.
A concepção do Novo Onix envolveu um time global multidisciplinar de especialistas que agregou inteligência ao projeto e contou com as mais avançadas ferramentas de desenvolvimento da General Motors no Brasil e no mundo.
Pesquisas e clínicas com clientes tiveram papel fundamental para aperfeiçoar o projeto. O resultado foi um veículo inovador em sua plenitude - do conceito ao processo fabril. Isso permitiu que a Chevrolet criasse um veículo que antecipasse tendências, fosse superior nos aspectos mais relevantes para o consumidor e ainda continuasse mais acessível que concorrentes.
Visual esportivo e sofisticado
O Novo Onix traz design completamente inédito e alinhado com a nova linguagem estética dos veículos globais da Chevrolet. É caracterizado por proporções marcantes e linhas atléticas que criam um visual contemporâneo, refinado e ao mesmo tempo dinâmico para a carroceria.
Tanto o hatch quanto o sedã carregam consigo o DNA que permeou o design do Novo Onix, marcado pelo caráter esportivo e dinâmico ao mesmo tempo. Mas da coluna central para trás, cada um ganha personalidade própria, inclusive com dimensões distintas.
É perceptível que as medidas do Novo Onix estão maiores, principalmente na largura, distância entre-eixos e comprimento. No caso do sedã, esse incremento foi de 41 mm, 72 mm e 194 mm, respectivamente. Mas a impressão é que o modelo ficou bem mais comprido que seus 4.476 mm e mais largo que seus 1.746 mm.
Na frente, aliás, destaca-se a nova grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet, com a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.
Na versão Premier os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium do novo modelo topo de linha. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O LED cria um belo efeito e ajuda a proporcionar uma aparência mais tecnológica.
O para-choque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. Os vincos também foram pensados para dar rigidez extra às chapas de metal.
Já o ângulo de inclinação do capô do Novo Onix garante maior proteção a pedestres em caso de impacto e contribui para reduz a resistência e o ruído do vento em altas velocidades.
Na lateral, as linhas que integram todo o veículo destacam o aspecto de horizontalidade, enquanto as esculturas da carroceria realçam o dinamismo do carro até mesmo quando está parado. O friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo.
Em relação a parte traseira, o Onix Plus diferencia-se pelas lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta malas. “As lentes contam com detalhes 3D que dão um toque de primazia. Notem que um traço luminoso em LED cria um efeito especial que chamamos na Chevrolet de assinatura luminosa”, explica Dagoberto Tribia, chefe de design do Novo Onix.
O novo formato da carroceria trouxe avanços adicionais, entre eles o melhor aproveitamento do compartimento de bagagem. As dobradiças foram deslocadas para as extremidades da tampa, permitindo a acomodação de objetos mais largos.
O hatch conta propositalmente com uma silhueta mais dinâmica. A porta traseira tem contorno exclusivo, a coluna “C” é mais larga, e o aerofólio, integrado. Atrás, as lanternas têm formato único e a assinatura luminosa em LED traz outro tema.
O para-choque caracteriza-se pelo desenho integrado com refletores verticalizados nas laterais. Outro elemento marcante é a moldura escura na parte inferior, onde fica a placa do veículo. Ela agrega harmonização ao conjunto.
Pensado em cada detalhe
O novo Onix chega oferecendo mais conforto para todos os ocupantes. Nota-se um cuidado na execução de cada elemento. Desde as texturas do painel de instrumentos, passando pela bela cobertura tipo 3D dos alto-falantes até a moldura estilizada do console central.
O volante tem desenho inédito, melhor empunhadura, regulagem de altura e de profundidade e tecla para limitar eletrônicamente a velocidade – útil para evitar multas.
Logo atrás do volante está o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura. Ressaltam as molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED. Ao centro fica o computador de bordo com tela de TFT.
Outro destaque é o sistema multimídia MyLink de nova geração. Do tipo flutuante, ele otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier.
Os bancos dianteiros com encosto inteiriço reforçam o ar tecnológico da cabine e estão disponíveis para todas versões. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo.
Os passageiros traseiros ganham igualmente atenção especial. As dimensões foram ampliadas, e o banco, redesenhado para melhor acomodação da cabeça, quadril e ombros. Só para os joelhos são mais 36 mm de espaço. Foi possível até instalar duas tomadas USB no dorso do console central e ampliar os porta-objetos.
O Novo Onix chega com um conceito inovador de acessórios originais. Todos foram desenvolvidos juntos com o veículo para que fossem realmente uma extensão do produto. Neste conceito, os acessórios podem ser adquiridos individualmente ou em pacotes que complementam a estratégia de versões.
Entre outros pacotes têm o Kit Elegance, com peças cromadas que deixam o carro com uma aparência ainda mais sofisticada; o Kit Sport, com spoilers dianteiros, traseiros e laterais, além de aerofólio e rodas escurecidas; além do Kit Adventure, com itens como protetores de para-choque, rack de teto e rodas diferenciadas.
Conceito de carro inteligente
Cada vez mais aparelhos eletrônicos são capazes de se conectarem entre si e com seus usuários para compartilhar informações, facilitando o dia a dia das pessoas. O Novo Onix foi totalmente projetado dentro do conceito de carro inteligente.
O Novo Onix é capaz de identificar seu motorista pela presença da chave eletrônica e permitir o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo. Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação é feita remotamente via internet.
Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate. Precisa de ajuda para estacionar? Basta apertar um botão para iniciar o auxílio, que usará os sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução (sem fio) é outra tecnologia ofertada para o Novo Onix.
Até então, este conjunto era exclusividade de veículos de preço muito superior.
“Tecnologias inteligentes se incorporaram à vida das pessoas de tal maneira que já se transformaram num hábito. O consumidor espera este mesmo nível de comodidade nos automóveis, independentemente de sua categoria. O Novo Onix dá um passo além no sentido de facilitar a vida do usuário, pois foi projetado dentro do conceito de carro inteligente”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM.
Conectividade nível 4
O Onix sempre foi pioneiro em relação a conectividade em seu segmento. Foi o primeiro a ter multimídia (MyLink), popularizou os sistemas de projeção Android Auto e Apple Carplay, e até hoje é o único a oferecer sistema de telemática avançada (OnStar), que permite, entre outras funções, comandar funções do veículo pelo app.
A partir de então, o Onix passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer Wi-Fi embarcado a bordo. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.
No caso Onix, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones.
Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética proporcionado por um sistema genuinamente integrado ao veículo.
“Numa época em que as pessoas necessitam estar cada vez mais conectadas, o Wi-Fi muda completamente a experiência do usuário com o automóvel”, diz Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM.
Enquanto a concorrência atinge o nível dois de conectividade, o Novo Onix inaugura, com o Wi-Fi, o nível 4 - o mais avançado disponível no mercado.
O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.
Outra novidade que estreia com o Novo Onix é o myChevrolet App. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro e a pressão individualizada dos pneus. Dá para consultar até se há informações de recall.
Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês quanto a forma de condução para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o Novo Onix equipado com o sistema OnStar.
Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim queira. Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como:
  • auxílio para resgate em caso de acidente
  • assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque do Road Service
  • auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto
  • serviços de emergências
  • comandos remotos
Em relação a nova geração do multimídia MyLink, vale destacar que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novas telas, entre elas a que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo.
Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens, como o Whatsapp. Para evitar distrações, há comando por voz.
Além do que os olhos veem
Mais do que forma e conteúdo, o Novo Onix evolui em aspectos que não estão aparentes aos olhos do consumidor, mas são importantes. Por isso, desde as versões de entrada, o carro vem equipado com um abrangente pacote de segurança.
Airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos incrementam a lista de itens de série.
A estrutura do novo Onix também foi reforçada e agora usa 17% mais de aços de alta resistência. Vários componentes estruturais foram otimizados para entregar melhor eficiência. Um dos focos foi a eliminação de peso. Com a nova suspensão, foram eliminados 6kg; do novo sistema de propulsão, mais 15kg. Já o novo eixo traseiro ficou 4 vezes mais rígido - esta peça reflete também em melhor dirigibilidade.
Melhorias paralelas que chegam com esta geração do Chevrolet são os discos de freios dianteiros redimensionados, os rolamentos de rodas de terceira geração semelhantes aos do Cruze e os reforços no conjunto de isolamento acústico.
O motor turbo mais econômico do país
Design atrativo com amplo espaço interno, tecnologias inovadoras de conectividade, comodidade e segurança além de motor econômico são os quesitos mais valorizados pelos clientes de carros compactos.
Para elevar o patamar tecnológico do Onix sem mexer na relação custo-benefício foi estabelecido um programa de escala para diluir os custos de engenharia, manufatura e desenvolvimento de fornecedores. Isso foi viabilizado graças ao desenvolvido global. As especificações do produto, no entanto, foram customizadas para cada mercado.
Tanto que o Novo Onix no Brasil possui características mecânicas exclusivas para oferecer a melhor relação entre performance, eficiência energética e baixo custo de manutenção para o nosso tipo de combustível.
A segunda geração do Onix chega como um motor inteiramente novo, de três cilindros, da família Ecotec. Chega em duas configurações: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm).
O motor Ecotec 1.0 Flex Turbo da Chevrolet conta com as mais modernas tecnologias disponíveis, como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores ou até mesmo inéditos na categoria.
  • O volante do motor possui um sistema de dupla massa suspensa que absorve de forma mais eficiente as vibrações provenientes do motor para a transmissão;
  • Correia dentada imersa em óleo de funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes usado pela concorrência e igualmente livre de manutenção até 240 mil km;
  • Optimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.
Outro dos segredos da performance deste propulsor está no sistema avançado de gerenciamento eletrônico, que potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática, ambas de seis marchas.
O Novo Onix Plus 1.0 Turbo Flex acelera de 0 a 100 km/h em até 9,7 segundos – número melhores aos que do Cobalt 1.8, por exemplo.
“Com o avanço principalmente da eletrônica, não dá para comparar carros mais modernos apenas pela ficha técnica, assim como não é possível comparar duas orquestras só pelos instrumentos. Para ambos é a afinação dos equipamentos e a harmonização do conjunto que importam”, compara Dalício Guiguer, diretor de Programas da GM.
Várias destas tecnologias também contribuem para o menor consumo de combustível e posicionam o novo Onix Plus como o modelo turbo mais econômico do mercado, de acordo com dados do Inmetro.
Com gasolina no tanque, o Novo Onix Plus com transmissão manual roda, em média, 17 km/l na estrada e 13,7 km/l na cidade. Os números com etanol são 12,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. O modelo automático também é referência em economia.
Este novo conjunto mecânico foi projetado para ter maior durabilidade. Para isso, foram desenvolvidas diferentes soluções, como um tipo de injeção eletrônica com bicos aquecidos menos vulnerável a oscilações de qualidade do combustível.
A maior durabilidade reflete no menor custos das revisões fixas. Até 60 mil quilômetros, por exemplo, o valor está 8% menor em comparação com o modelo antecessor, enquanto que o tempo necessário para mão de obra caiu na ordem dos 16%. Além disso, o intervalo das revisões subiu de 5 mil para 10 mil quilômetros.
Refinamento dinâmico
O trabalho de dinâmica veicular do Novo Onix começou na fase de definição da arquitetura do veículo, caracterizada pela maior rigidez de carroceria, possibilitando uma maior versatilidade de calibração da suspensão com maior foco em conforto e mantendo o melhor compromisso entre dirigibilidade, estabilidade e prazer ao dirigir.
“O novo Onix alcança aqui um patamar de refinamento dinâmico que extrapola os níveis até então conhecidos na categoria. Ao todo foram percorridos na região mais de 860 mil quilômetros em testes, o equivalente a uma viagem de ida e volta à Lua”,  contabiliza Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM.
O desenvolvimento da calibração do Novo Onix foi realizado no Campo de Provas da GM em Indaiatuba (SP).

"Transportation Matters"– Daimler lança o primeiro podcast de CEOs da indústria de veículos comerciais



  • Martin Daum, chefe mundial da Daimler Trucks & Buses, conversa com líderes internacionais das mais variadas esferas sociais
  • Podcast envolverá ampla gama de discussões, cobrindo desafios globais, de negócios e liderança, temas sociais e o futuro tecnológico 
  • O podcast de CEOs "Transportation Matters" será lançado em 4 de setembro de 2019 em diversos canais em inglês e alemão 
  • Novos episódios serão liberados na primeira quarta feira de cada mês
  • Você poderá ouvir o episódio teaser em todas as plataformas populares de streaming e em  www.daimler.com/transportation-matters/en
Luis Alberto Alves/Hourpress

A Daimler Trucks & Buses está lançando o "Transportation Matters", o primeiro podcast de CEOs da indústria de veículos comerciais. Martin Daum, chefe mundial da Daimler Trucks & Buses, receberá, mensalmente, convidados internacionais dos mais variados setores da sociedade. Os temas englobam os desafios atuais dos negócios de caminhões e ônibus, o que envolve um leque de assuntos muito grande, desde mudanças climáticas, digitalização, condução por propulsão elétrica e autônoma, o futuro do mundo do trabalho, tópicos sobre liderança internacional e muito mais. Com convidados das áreas de negócios, política e esportes, o CEO da Daimler discutirá esses temas para aprender, entender diferentes pontos de vista, criar conexões, encontrar sinergias e, assim, trabalhar em conjunto para impulsionar transformações positivas em nossa sociedade. 
O podcast se chama "Transportation Matters", pois o transporte é um tema de interesse a todos – mesmo que muitos não estejam ligados diretamente a esse setor. No primeiro episódio, Daum explica o propósito para o "Transportation Matters": "Nosso negócio de veículos comerciais é muito diverso e os temas também vão acompanhar esse amplo leque de abordagem. Alguns episódios serão mais curtos. Outros, mais longos com temas discutidos em profundidade. Para esse mergulho mais profundo, um podcast é, a nosso ver, o formato ideal. O programa poderá oferecer muita informação, históricos e diferentes pontos de vista."
"Com sua experiência de três décadas, Martin Daum é uma voz influente no setor de transportes – e sua perspectiva vai muito além das fronteiras de sua própria linha de negócios. O formato de áudio de grande sucesso dos podcasts se enquadra com perfeição para essa finalidade. Trata-se de um discurso aberto e crítico sobre importantes questões relativas à economia, transporte e sociedade. Portanto, Martin Daum terá um convidado especial diferente para cada episódio e está assumindo um papel fora do comum para um membro do conselho, como moderador e entrevistador. Em nosso podcast estamos apresentando nossa empresa e CEO em um formato atual e inovador ", conta Florian Martens, chefe de Comunicações Globais da  Daimler Trucks & Buses.
A primeira temporada do "Transportation Matters" começa em 4 de setembro e terá cinco episódios que serão transmitidos em Inglês e Alemão na primeira quarta feira de cada mês. Há um episódio teaser já disponível nas plataformas de  podcast Apple PodcastsSpotify e YouTube, bem como em  www.daimler.com/transportation-matters/en.
No primeiro episódio, Martin Daum receberá como convidado Michael Fleming, CEO da TORC Robotics. Eles conversarão sobre os desafios e oportunidades da condução autônoma para os negócios transporte de carga. A TORC Robotics é uma empresa líder na área de veículos autônomos com muitos anos de experiência.
O tópico que permeia os episódios subsequentes será, entre outros, a importância da sustentabilidade dos transportes, em discussões com, por exemplo, Joschka Fischer (antigo ministro das relações Exteriores da Alemanha e vice-chanceler. Hoje, o Sr. Fischer atua como sócio executivo de Consultoria estratégica da Joschka Fischer and Company, empresa que ele fundou em 2009). Outros convidados do podcast serão Terry Stotts, Instrutor Chefe da equipe da NBA Portland Trail Blazers, e Brad White da BrightHouse sobre o tema Propósito.
Confira os canais para acompanhar o podcast “Transportation Matters”:
Website corporativo da Daimler: www.daimler.com/transportation-matters/en
Apple Podcasts: d.ai/apple-md
Spotify: d.ai/spotify-md 
YouTube: d.ai/youtube-md

Mercedes-Benz CLS une design e tecnologia em nova motorização


  • CLS 450 4MATIC chega em duas versões com nova linguagem de design 
  • Modelo oferece 367 cv de potência 
  • Tecnologia EQ Boost conta com funções híbridas, impulso extra de até 22 cv, melhor autonomia e economia de combustível
Luís Alberto Alves/Hourpress

O Mercedes-Benz CLS 450 4MATIC chega ao Brasil com nova motorização e incorpora a tecnologia EQ Boost. A chegada do modelo é uma continuação da nova linguagem da marca para a família CLS, já apresentada no país. As versões CLS 450 4MATIC e CLS 450 4MATIC Sport estão à venda na Rede de Concessionários, ambas com motor de seis cilindros em linha, de 367 cv e 500 Nm de torque, e ainda mais desempenho da tecnologia EQ Boost, que soma até 22 cv em momentos de arrancadas, retomadas e ultrapassagens. Além disso, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.
"O CLS 450 4MATIC, nosso coupé de quatro portas, está na sua terceira geração, e é um dos ícones da Mercedes-Benz. As duas versões que oferecemos no Brasil continuam a se destacar por sua elegância e é a escolha ideal para clientes que desejam um automóvel com o máximo de conforto sem abrir mão do design”. Afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe. 
Ao seguir a nova linguagem de design da marca, o modelo conta com linhas sutis, superfícies com menos vincos, luzes traseiras de duas seções,  localização da placa de registro no para-choque e a estrela Mercedes-Benz na tampa do porta-malas. 
Iluminação inteligente: Faróis MULTIBEAM LED
Os faróis MULTIBEAM LED contam com farol alto ULTRA RANGE, função que permite o ajuste eletrônico extremamente preciso e rápido para adaptação às condições do tráfego, maximizando a iluminação sem ofuscar os motoristas que trafegam em sentido contrário ou à frente do veículo. 
Exclusividade em todos os detalhes
Um dos destaques das novas versões do Mercedes-Benz CLS 53 4MATIC é o sistema de som Burmester, que entrega 590W de potência. Além disso, os veículos contam, também, com o cockpit widescreen, que reúne duas telas integradas de 12,3 polegadas em um display panorâmico com uma única cobertura de vidro.
A versão CLS 450 4MATIC Sport traz acabamento AMG no seu exterior e interior. Os detalhes em evidência ficam por conta do para-choque dianteiro esportivo e rodas de liga leve AMG de 19 polegadas com design de cinco raios duplos. 
O interior do modelo contempla materiais e acabamento exclusivos, além de design que segue o conceito de luxo moderno. O visual esportivo e dinâmico oferece uma experiência inovadora, ao mesmo tempo que proporciona o máximo de conforto aos ocupantes. A climatização dos bancos dianteiros e os revestimentos internos do teto em tecido bege Macchiato são outros diferenciais da versão. 
Alta eficiência com tecnologia EQ Boost
A força do motor biturbo de três litros é administrada pelo câmbio automático 9G-TRONIC e distribuída entre os eixos pelo sistema de tração permanente 4MATIC, que adequa a força que chega às rodas traseiras e dianteiras de acordo com as condições e necessidades no momento da condução. Ambas as versões oferecem o ronco do motor esportivo, o que completa a experiência ao volante.
A tecnologia EQ Boost é responsável pelas funções híbridas e funciona como alternador, permitindo maior economia de combustível que anteriormente era restrita apenas a modalidades híbridas de alta voltagem. Além do impulso extra de até 22 cv, estão a recuperação de energia e a religação do motor de forma imperceptível, com a função start/stop. Desta forma, em ambas as versões, o novo Mercedes-Benz CLS 450 4MATIC aumenta sua autonomia e eficiência energética. Este conjunto é integrado a transmissão automática de 9 marchas e uma bateria de íon-lítio de 48 volts.
Assistência à condução 
O CLS 450 4MATIC apresenta os equipamentos de assistência à condução e segurança. Entre eles o assistente ativo de distância DISTRONIC, que auxilia no controle de velocidade de cruzeiro, e o assistente ativo de direção, chamado de Active Steering Assist. Ambos proporcionam um auxílio ainda maior ao condutor, mantendo uma distância segura de outros veículos. Dessa forma, a velocidade é ajustada automaticamente antes de curvas fechadas ou cruzamentos. 
Entre os sistemas de assistência também estão o Active Speed Limit Assist, assistência ativa de limite de velocidade, e o Active Braking Assist, que oferece assistência ativa de frenagem com função Cross-Traffic de monitoramento do trânsito, e o Evasive Steering Assist, que fornece um suporte de direção evasiva. Além disso, o Active Blind Spot Assist funciona como auxílio de ponto cego e o Active Lane Keeping Assist possibilita a manutenção de faixa de rodagem. 
Enquanto o PRESAFE® PLUS é capaz de iniciar medidas preventivas para proteger os ocupantes contra um impacto traseiro iminente, com o veículo parado, o PRESAFE® Sound é uma proteção que inibe a transmissão de altos volumes entre os nossos tímpanos e a parte interna do ouvido, que podem danificar o sistema auditivo. Nesse cenário, o equipamento gera um ruído por meio dos alto-falantes, chamado ruído rosa, que tem volume suficiente para ativar este sistema natural de defesa. Ao identificar uma possível colisão, o som é disparado e, desta forma, ativa o reflexo de proteção e a audição é desconectada rapidamente, estando protegida dos ruídos extremos.
O CLS 450 4MATIC Sport conta ainda com o PRESAFE® Impulse Side, que amplia o conceito de proteção passiva. O item de segurança é capaz de preparar o condutor e passageiro para uma colisão lateral. Sensores ampliados reconhecem colisões laterais iminentes, ao mesmo tempo que os passageiros são posicionados de forma a reduzir riscos de lesões por meio de elementos ativos do banco.
O modelo também conta com nove airbags no total, considerando os dianteiros para condutor e passageiro, os laterais para condutor e passageiros dianteiro e traseiros, os de cortina e o que está presente na altura dos joelhos do motorista.
Dados técnicos:
CLS 450 4MATIC | CLS 450 4MATC Sport
Cilindros
6 em linha
Cilindrada (cm³)
2.999
Potência máxima (cv/rpm)
367/5.500-6.100
Torque (Nm/rpm)
500/1.600 - 4.000
Câmbio
9G-TRONIC
Aceleração 0 - 100 km/h (s)
4,8
Velocidade máxima (km/h)
250
Peso (kg)
1.940
Pneus
diant. 245/40 R19, tras. 275/35 R 19
Capacidade do porta malas (L)
490
Tanque de combustível/reserva (L)
66/7,0
DIMENSÕES (mm)
Comprimento
4.988
Largura
2.069
Altura
1.435
 
Assim como o Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+, as versões CLS 450 4MATIC e CLS 450 4MATIC Sport estão disponíveis em todos os concessionários da marca no País, pelo preço público sugerido de R$ 466.900,00 e R$ 499.900,00, respectivamente. 
 

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Toyota apresenta o Novo Corolla 2020



Luís Alberto Alves/Hourpress


  • O veículo mais vendido do mundo chega completamente renovado e oferece, pela primeira vez, sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex

u
  • Modelo chega também com novo motor flex a combustão 2.0L Dynamic Force, 15% mais potente e 9% mais eficiente do que a geração anterior
  • Montado sobre a nova plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA, o Novo Corolla possui centro de gravidade 10mm mais baixo e tem seu chassi 60% mais rígido
  • Equipado com o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense, o Novo Corolla se torna o sedã médio com mais equipamentos de segurança do Brasil
  • O modelo é fruto de investimento de R$ 1 bilhão na planta de Indaiatuba, que a deixou mais moderna para o futuro, onde os consumidores procurarão por veículos cada vez mais inteligentes e conectados

Chega ao Brasil o Novo Corolla 2020. A 12ª geração do veículo mais vendido do mundo estreia no País como um divisor de águas na indústria automotiva brasileira. Pela primeira vez na história, um veículo híbrido com motor flex é produzido no Brasil, o que certamente contribuirá para o desenvolvimento e modernidade da cadeia produtiva nacional.
A cada geração, nesses mais de 50 anos de existência, o Corolla sempre se manteve fiel à sua filosofia original e foi o símbolo da Toyota do autêntico QDR da marca de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.
Produzido em 15 locais diferentes e vendido em mais de 150 países, o Corolla já vendeu mais de 45 milhões de unidades desde 1966, ano de sua estreia. No Brasil, o modelo é líder de seu segmento há cinco anos consecutivos e se manteve por muito tempo no ranking dos 10 veículos mais vendidos do País.
Disponível exclusivamente na versão sedã, o Novo Corolla conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, e o inédito sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão flexfuel, que faz dele o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil.
A Nova Geração do Corolla ainda conta com novo design, mais robusto e esportivo, mais itens de tecnologia e conforto, além do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que faz dele o sedã médio com mais itens de segurança do Brasil.

Para esse lançamento, a Toyota do Brasil investiu R$ 1 bilhão em sua unidade fabril de Indaiatuba, que já produziu mais de 1 milhão de Corollas desde que foi inaugurada em 1998. A partir de agora, a fábrica está apta a produzir o modelo que chega em uma nova plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA. Além disso, a unidade fabril de motores de Porto Feliz também passa a produzir o novo motor flex 2.0L Dynamic Force, a partir de um investimento de R$ 600 milhões.
O Novo Corolla 2020 chega às concessionárias no dia 12 de setembro com preços a partir de R$ 99.990,00.
VERSÕES
A nova geração do Corolla chega ao mercado brasileiro disponível em três versões diferentes e duas motorizações.
O Corolla com motor 2.0L Dynamic Force estará disponível nas versões GLi, XEi e Altis, enquanto a exclusiva versão com sistema híbrido estará disponível apenas na versão topo de linha Altis.

DESIGN EXTERNO
O Novo Corolla 2020 chega com um desenho externo completamente renovado, trazendo um aspecto mais elegante, robusto, dinâmico e esportivo ao modelo.
Com sua nova plataforma GA-C, o Corolla passa a ter um centro de gravidade mais baixo (-10mm), o que contribuiu para uma silhueta mais aerodinâmica e maior fluidez em suas linhas.
Os designers buscaram refletir uma forte presença com uma postura firme e uma sensação de amplitude nas linhas do Novo Corolla. Agora, as laterais dos para-choques dianteiro e traseiro sobressaem-se, dando ao veículo maior robustez.
Na frente, destaca-se a forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade frontal inferior. A grade dianteira superior é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que, por sua vez, alongam-se até as laterais do veículo, dando-lhe um caráter mais dinâmico.

Complementam o design uma grande grade na cor preta e os faróis de neblina de LED disponíveis nas versões XEi e Altis. A versão Altis híbrida conta com logomarca Toyota com acabamento na cor azul, enquanto o pacote Premium para essa versão oferece grade na cor black piano.
Na traseira, o desenho das lanternas está em harmonia com o porta-malas, enquanto o para-choque pronunciado de design moderno possui vincos marcantes que expressa uma postura ampla e robusta e transmite sensação imponente. O design trapezoidal reverso do porta-malas e a queda acentuada nos cantos do para-choque procuram obter uma impressão unificada entre o design dianteiro e traseiro, criando assim uma aparência harmoniosa em todo o veículo.
Os novos faróis dianteiros com regulagem de altura e sistema automático de iluminação são de halogênio nas versões GLi e XEi em formato de três “J”, complementados pelas luzes diurnas DRL em LED colocadas abaixo da linha cromada que percorre toda a frente do veículo. Para a versão Altis, os faróis Bi-LED possuem desenho em formato de dois “J” com DRL que acompanha o mesmo design. A versão híbrida ainda possui acabamento na cor azul.
Com relação às lanternas traseiras, o design da lente e o acabamento cromado alternam sua direção para expressar uma aparência sofisticada com um senso de precisão. Enquanto a versão Altis (híbrida e 2.0L Dynamic Force) possui lanternas inteiras em LED, o conjunto nas versões GLi e XEi é de halogênio, com luz de freio, de ré e de neblina em LED.
Todas as versões do Novo Corolla possuem rodas de liga leve, sendo que na GLi é de 16” com acabamento na cor prata com pneus 205/55 R16, enquanto a XEi e Altis híbrida são de 17” com acabamento na cor prata. A versão Altis 2.0L Dynamic Force conta com acabamento na cor preto brilhante com pneus 225/45 R17 (opcional para a versão Altis híbrida no pacote Premium).
Uma das novidades do Novo Corolla 2020 é o teto solar elétrico com função antiesmagamento, melhorando a sensação de espaço e iluminação dentro da cabine, disponível de série para a versão Altis 2.0L Dynamic Force ou como opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida.
Com relação às dimensões gerais, o modelo possui 4.630 mm de comprimento (+10 mm em relação à geração anterior), 1.780 mm de largura (+5 mm) e 1.455 mm de altura (-20 mm), enquanto a distância entre eixos se manteve a mesma, ou seja, 2.700 mm, e o volume do porta-malas também, de 470 litros. Já o tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.
Além disso, algumas mudanças contribuíram muito na melhoria aerodinâmica do carro e no campo de visão dos passageiros, como a parte detrás do capô do motor que teve sua altura reduzida em 35 mm, enquanto a superfície do porta-malas abaixou em 20 mm.
DESIGN INTERNO
O interior do Novo Corolla 2020 foi completamente renovado. As características fundamentais do veículo foram aperfeiçoadas como padrão global e expressas de forma simples, mas elegante.
O design do painel de instrumentos visa uma sensação de amplitude e abertura que, combinada com o console central, oferece uma distribuição ideal do espaço com um caráter minimalista.
O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro e possui aletas para troca de marcha (paddle shift) nas versões XEi e Altis com motor 2.0L Dynamic Force.
O painel de instrumentos nas versões com motor 2.0L Dynamic Force conta com três mostradores, um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde o motorista exibe o conta-giros e o termômetro do motor, e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc.
Já a versão Altis híbrida possui uma tela TFT de 7” digital e colorida, no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.
O acabamento interno primoroso, marca registrada do Corolla, segue sendo um ponto de destaque nessa nova geração com três tipos de acabamento dos bancos. A versão GLi conta com partes revestidas de tecido e de couro, ambos na cor preta. Já as versões XEi e Altis híbrida contam exclusivamente com partes revestidas de couro preto, enquanto a versão Altis 2.0L Dynamic Force e Altis híbrida com pacote Premium contam com partes revestidas em couro bege e marrom.
Além disso, os ocupantes do banco traseiro contam com apoio de braços com porta-copos central, oferecendo conforto e comodidade.
Uma das grandes novidades do Corolla é o teto solar elétrico disponível, de série, na versão Altis 2.0L Dynamic Force e opcional no pacote Premium para a versão híbrida, garantindo aos ocupantes maior prazer ao dirigir e sensação de esportividade. Com movimentos de basculamento e retrátil, ele tem acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento.
NÍVEL DE EQUIPAMENTOS
A Toyota recheou o Novo Corolla 2020 com ampla lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança, fazendo dele um dos modelos mais completos de sua categoria.
Desde a versão de entrada GLi o modelo conta com ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, banco do motorista com regulagem para seis ajustes - altura, distância e inclinação – (também disponível na versão Altis híbrida), banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto, Apple CarPlay e SDL.
No que se refere a equipamentos de segurança, o Novo Corolla é o sedã médio com mais itens, com sete airbags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC), dentre outros.
A versão XEi adiciona os seguintes itens: ar-condicionado automático, controle de velocidade de cruzeiro, modo de seleção de condução Sport, paddle shift, sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Já a versão Altis 2.0L Dynamic Force adota faróis dianteiros em LED e o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que inclui Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante)
Além disso, tem como item de série o pacote premium composto por: ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação ou altura com distância), espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, teto solar elétrico, limpador do pára-brisa com sensor de chuva e faróis e lanternas traseiras em LED.
Na versão híbrida, o Altis conta com painel de instrumentos com tela TFT de 7” digital e colorida com computador de bordo e como opcional o pacote Premium descrito acima. O Corolla híbrido não conta com o paddle shift no volante.
NOVA ARQUITETURA GLOBAL TNGA
TNGA é a sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar drasticamente o desempenho do carro e destacar as características únicas de cada modelo, melhorando significativamente os componentes essenciais que fazem parte do veículo e têm um impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança.
A nova geração do Corolla é construída sob a plataforma chamada GA-C e seu objetivo é criar veículos melhores por meio de cinco principais fundamentos:
  1. Conforto ao dirigir: Melhora a estabilidade, agilidade e resposta devido a um centro de gravidade mais baixo, maior rigidez na estrutura, melhor distribuição de peso e estabilidade aerodinâmica, resultando em um veículo com uma sensação de condução superior.
  2. Habitabilidade: Melhora a posição de condução e a área do motorista é mais espaçosa e confortável. Além disso, aumenta a visibilidade e melhora a insonorização do veículo, resultando em uma experiência recompensadora para todos os sentidos para todos os ocupantes.
  3. Praticidade de uso: Uma nova abordagem projetada para o usuário cujo resultado final é um veículo prático, funcional e intuitivo para a condução diária.
  4. Compromisso com o meio ambiente: Com a implementação de novas tecnologias para seus motores a combustão e híbrido, a Toyota conseguiu um incremento significativo no desempenho e no consumo de combustível do Novo Corolla. O que se tem é um veículo que inspira o proprietário a se orgulhar de contribuir com o meio ambiente.
  5. Segurança: Ao introduzir as mais recentes tecnologias em segurança ativa e passiva, o Novo Corolla 2020 visa proporcionar a máxima tranquilidade e confiança aos seus proprietários em qualquer situação de condução, sendo o sedã médio com mais itens de segurança do Brasil.
Os novos padrões propostos pela TNGA se expressam em veículos mais atraentes, seguros e agradáveis de dirigir.
DIRIGIBILIDADE
A nova filosofia de fabricação TNGA aprimorou significativamente componentes essenciais do veículo, aproveitando ao máximo a nova plataforma na qual o Novo Corolla foi projetado. Muitas destas melhorias têm um impacto direto no prazer ao dirigir, conseguindo uma sensação de condução superior.
Maior estabilidade com um centro de gravidade mais baixo
O motor e a transmissão foram colocados em uma posição mais baixa em virtude de sua estrutura compacta e materiais leves. O capô foi rebaixado, usando peças e componentes menores. Na versão híbrida, a bateria foi colocada sob o assento do banco traseiro. Todas essas melhorias que diminuíram o centro de gravidade do carro em 10mm contribuíram para reduzir o efeito de rolagem da carroceria e, consequentemente, aprimorar a estabilidade do sedã.
Suspensão traseira independente e estrutura mais rígida:
A maior rigidez e menor peso dos materiais utilizados contribuíram consideravelmente com a rigidez torcional do veículo e todo o sistema de suspensão, especialmente quando está sob pressão intensa. O chassi do Novo Corolla é 60% mais rígido do que a geração anterior.
A nova suspensão traseira de duplo braço triangular independente proporciona um conforto de condução agradável, melhorando a absorção de choques, mesmo ao enfrentar terrenos irregulares.
Maior visibilidade com a redução de pontos cegos e um melhor campo de visão
A coluna A foi refinada e reposicionada, melhorando a visibilidade lateral frontal. Os espelhos retrovisores externos foram reposicionados, conseguindo uma visibilidade frontal diagonal superior. Finalmente, o painel central foi colocado em uma posição mais baixa, criando um claro efeito de visão ampla e uma sensação de espaço para os ocupantes dos bancos dianteiros.
Excelente insonorização e isolamento acústico
Novos isolamentos acústicos e materiais de absorção sonora foram colocados em vários pontos-chave na estrutura do veículo, na cabine e no teto. Além disso, uma estrutura integrada que funciona como um silenciador foi integrada à parte inferior do veículo.
PERFORMANCE
Uma das grandes novidades na linha Corolla 2020 são seus novos propulsores. A Toyota fez questão de oferecer duas opções modernas e eficientes aos consumidores brasileiros.
O novo motor a combustão 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas conta com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico, modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ele ainda vem com um novo sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível.
Com alta taxa de compressão (13:1) e curso longo, novos pistões de baixa fricção, o novo motor 2.0L Dynamic Force é 15% mais potente e 9% mais eficiente do que o motor da geração anterior. Fabricado na planta de motores da marca, em Porto Feliz (SP), esse é o motor mais potente que já equipou um Corolla.
Sendo assim, temos:
- 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC de ciclo Atkinson Flex, que rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm.
O Novo Corolla 2020 com motor 2.0L Dynamic Force também tem uma inédita transmissão Direct Shift de 10 marchas, que proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta. Para isso, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração do veículo em 1ª marcha. O resultado é uma transmissão altamente eficiente em qualquer faixa de velocidade.
Inédito sistema híbrido flex
O inédito sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle é a maior novidade da Toyota, afinal, este é o primeiro híbrido flex do mundo.
O sistema híbrido da Toyota, nesta nova geração do Corolla, combina um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.
A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.
A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.
O Novo Corolla possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.
Sobre esse tema, segundo o INMETRO, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Além disso, ele é o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil com 1,38 MJ/km.
No que se refere à suspensão, todas as versões do Novo Corolla 2020 incorporam uma suspensão dianteira independente tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora. A posição da suspensão foi otimizada para obter uma resposta linear da direção ao dirigir em velocidades médias ou altas.
A nova suspensão traseira é independente, double-wishbone, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Desenvolvida para oferecer excelente estabilidade e maior conforto de condução.
SEGURANÇA
Um dos principais pilares da Toyota recebeu grande atenção na nova geração do Corolla. Seguindo a tradição da marca de manter máxima atenção com a segurança de seus clientes, o Novo Corolla chega como o sedã médio com mais itens de segurança do Brasil.
Isso quer dizer que desde a versão de entrada GLi, o modelo já vem dotado de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e com ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e mais.
No entanto, a maior estrela da Toyota nesse quesito é o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões Altis a combustão e híbrida. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.
As tecnologias incluídas nesse pacote são:
Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)*
O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.
Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)*
Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System - LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.
Faróis altos automáticos (AHB)*
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)*
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao "cruise control" que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois este sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada devido a fatores externos, não sendo a Toyota responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.
CINCO ANOS DE GARANTIA
O Novo Corolla marca uma nova fase da Toyota no Brasil. Nesse sentido, o modelo será lançado com garantia exclusiva de cinco anos, tanto para a versão 2.0L Dynamic Force, quanto para a versão híbrida flex. Nesse sentido, a Toyota reitera a confiança em seu icônico produto e garante uma compra ainda mais tranquila a seus clientes.
Além disso, assim como já ocorre com seus outros modelos híbridos à venda no Brasil, a versão híbrida do Novo Corolla também contará com garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido, que é composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.
ACESSÓRIOS
A extensa linha de acessórios genuínos para o Novo Toyota Corolla 2020, composta por mais de 30 itens, já poderá ser instalada no novo carro. Eles atendem aos mais diferentes gostos e necessidades dos clientes que buscam design, conveniência, tecnologia e segurança.
A grande novidade neste tema é o aumento de garantia de um para três anos, assim como já ocorre com o Yaris, quando os acessórios forem vendidos e instalados na rede de concessionárias Toyota, oferecendo ainda mais segurança e comodidade aos clientes.
Todos os acessórios genuínos são desenvolvidos pela engenharia global da Toyota exclusivos para o Corolla, seguindo as rígidas regras da marca e garantindo o alto nível de qualidade, durabilidade e confiabilidade Toyota.
CORES
As cores disponíveis para o Novo Corolla são Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, além das cores metálicas: Preto Eclipse, Prata Supernova, Vermelho Granada, Marrom Urban e a nova e exclusiva cor Cinza Celestial.
PREÇOS
ModeloVersãoPreço público sugerido
Toyota Corolla 2020GLi 2.0L Dynamic Force FlexR$ 99.990,00
Toyota Corolla 2020XEi 2.0L Dynamic Force FlexR$ 110.990,00
Toyota Corolla 2020Altis 2.0L Dynamic Force FlexR$ 124.990,00
Toyota Corolla 2020Altis Híbrido Flex*R$ 124.990,00
*Pacote Premium: + R$ 6.000,00
Anexos