Postagem em destaque

IBOR vai utilizar Biodiesel de origem 100% reciclada em caminhões Volvo FH B100 Flex

Divulgação Radiografia da Noticia *  Além de reduzir as emissões de CO2 com o uso do biocombustível, esse modelo de economia circular, com ...

domingo, 26 de janeiro de 2025

GM comemora 100 anos de Chevrolet no Brasil e anuncia cinco lançamentos em 2025

                            Divulgação


Radiografia da Notícia

A GM marca seu centenário no país anunciando planos ousados para o futuro: confirmando mais investimentos, novos negócios e o lançamento de 10 modelos eletrificados

* Quase 20 milhões de veículos Chevrolet foram produzidos localmente durante esse período, e um em cada cinco automóveis registrados no País são da marca

Luís Alberto Alves/Hourpress

A General Motors celebra seu centenário no Brasil em 26 de janeiro de 2025, consolidando seu legado sólido e inabalável de inovação e traçando planos ambiciosos para expandir ainda mais sua presença no país.

A GM é a fabricante de automóveis com maior tempo de operação contínua no país, enquanto a Chevrolet é a marca de veículos mais querida pelos brasileiros.

Em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (23 de janeiro), a GM revelou que vai expandir ainda mais seus investimentos no Brasil até 2028, diversificar suas áreas de negócios e lançar 10 modelos eletrificados nos próximos anos. Além disso, a empresa apresentará ao mercado cinco novos produtos ainda este ano, incluindo modelos inéditos com diferentes tecnologias. Mais detalhes sobre essas ações serão compartilhados oportunamente.

Autoridades

O evento contou com a presença de clientes, funcionários, concessionários, fornecedores, jornalistas e líderes globais da GM, incluindo Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International. Autoridades também estiveram presentes, entre elas o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin; os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A cobertura completa do evento está disponível no canal oficial do Instagram da GM: @gmsouthamerica.

“A paixão pela nossa marca Chevrolet no Brasil é incomparável. Ela faz parte da história do país – e temos planos empolgantes para o futuro. O Brasil é o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo e continua sendo prioridade para a GM globalmente. Estamos ansiosos para continuar construindo nosso profundo legado no Brasil, trazendo novos veículos e tecnologias para nossos clientes”, declarou Shilpan Amin.

O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou: “O centenário da GM no Brasil marca um dos momentos mais significativos de transformação em nossa história. Continuaremos a inovar, sempre focados em oferecer soluções que conectam as pessoas ao que realmente importa, de maneira mais personalizada e ágil, para atender às novas demandas dos consumidores.”

Legado e Inovação

Desde sua chegada em 1925, quando o Brasil ainda vivia um período de recursos limitados e transporte escasso, a GM ajudou a modernizar a vida dos brasileiros. Da primeira fábrica estabelecida em São Paulo, a GM fez do automóvel um símbolo de liberdade e progresso.

Nos últimos 100 anos, a GM sempre foi líder em inovação. Pioneira em conforto e segurança, foi a primeira a introduzir carros com tetos de aço, vidro laminado e suspensão mais confortável. Na década de 1960, abriu o primeiro centro de experimentação local para o desenvolvimento computacional de veículos, um marco tecnológico que ainda influencia a indústria local.

A GM continua liderando com uma agenda contínua de inovação: investindo em veículos mais conectados, sustentáveis e eficientes. A empresa está desenvolvendo carros cada vez mais inteligentes, com sistemas de propulsão customizados ao Brasil – incluindo híbridos flex-fuel inéditos e elétricos –, recursos autônomos, conectividade avançada com o OnStar e veículos definidos por software, transformando a experiência do consumidor.

Legado impactante

Em seus 100 anos de atuação no Brasil, a GM produziu quase 20 milhões de veículos, com a Chevrolet se destacando como a marca de maior sucesso, representando um em cada cinco carros registrados no país. A Chevrolet lançou, em média, um novo produto ou geração de veículos a cada seis meses – um ritmo que nenhuma outra marca do setor conseguiu alcançar.

Essa trajetória de sucesso inclui modelos icônicos com mais de um milhão de unidades, como o Opala, Chevette, Corsa, Celta, S10 e Onix, que ajudaram o Brasil a se tornar o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo. Desde o primeiro veículo da GM, um furgão com carroceria de madeira que já trazia inovações como a partida elétrica, a empresa sempre esteve à frente, oferecendo carros com sofisticação, conforto e dirigibilidade de ponta.

Hoje, a GM continua inovando, a exemplo da sua linha de SUVs zero-emissão com o Equinox EV e o Blazer EV, que atingem quase 500 km de autonomia, um feito impressionante para a categoria e mais um exemplo do compromisso da GM com o futuro da mobilidade.

Sustentabilidade

A GM sempre adotou práticas sustentáveis em suas operações industriais, focando na redução das emissões de carbono, no uso de energia renovável, no reaproveitamento de água e na produção de veículos elétricos mais eficientes. Essas ações visam minimizar o impacto ambiental de suas fábricas e apoiar a transição para um futuro mais sustentável.

Além disso, a GM também se destaca pelo apoio à preservação ambiental, com destaque para a proteção de 430 mil hectares de áreas naturais, incluindo biomas como o Pantanal, a Amazônia e a Mata Atlântica. Esses esforços fazem parte do compromisso da empresa em preservar ecossistemas vitais para o equilíbrio ambiental.

Adicionalmente, o Instituto General Motors, que celebrou seus 30 anos em 2024, desempenha um papel crucial no apoio a iniciativas socioambientais. No ano passado, o IGM lançou um novo reposicionamento institucional, com foco em pilares como Educação STEAM, Proteção Climática e Voluntariado. Essas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e reforçam o compromisso da GM com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Instalações

A GM iniciou suas operações de fabricação no Brasil em 1925, em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Nesse ano, 2.778 veículos foram montados, utilizando componentes, em sua maioria, importados dos Estados Unidos.

Hoje, a empresa conta com uma estrutura verdadeiramente global, incluindo a exportação de desenvolvimento de veículos para outros mercados, incubação de negócios e qualificação profissional para futuras tecnologias, tudo com os mais altos padrões de eficiência, qualidade e sustentabilidade.

O Futuro

No ano passado, a GM anunciou a primeira fase de seu novo ciclo de investimentos para suas operações no Brasil. O valor total, que soma R$ 7 bilhões, será investido entre 2024 e 2028, com foco na mobilidade sustentável. Esse investimento inclui uma renovação completa do portfólio de veículos, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras adaptadas ao mercado local e a criação de novas oportunidades de negócios. As fábricas também passarão por melhorias que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis.

Em 2025, a GM planeja lançar cinco novos modelos em diversos segmentos. Além disso, a empresa está trabalhando no desenvolvimento de 10 modelos inéditos eletrificados nos próximos anos para o Brasil, com o objetivo de fortalecer seu portfólio e oferecer opções diversificadas para os consumidores que buscam soluções de mobilidade mais sustentáveis e eficientes.

A empresa também conta com uma das maiores redes de concessionárias do país, com quase 600 concessionárias autorizadas da Chevrolet. Além disso, a GM apoia milhares de fornecedores locais, muitos dos quais foram criados ou relocados do exterior, incentivados pelo programa de industrialização da GM, que continua a fomentar negócios e criar empregos qualificados no Brasil.


Transporte urbano de São Paulo recebe 60 novos ônibus 100% elétricos da BYD

    Divulgação


Radiografia da Notícia

Veículos são fabricados integralmente no estado de SP, onde a BYD possui uma das maiores unidades de produção de ônibus elétricos do Brasil

Produzidos na fábrica da empresa em Campinas (SP), os veículos unem sustentabilidade, segurança, conforto e comodidade

Com 12,98 metros de comprimento, os ônibus, do modelo BYD D9W, promovem uma economia significativa para operadores de transporte público

Luís Alberto Alves/Hourpress

Na semana de celebração do aniversário da cidade de São Paulo, a BYD Brasil marca um novo capítulo na mobilidade sustentável com a entrega de 60 ônibus 100% elétricos para a frota de transporte urbano da capital paulista. Produzidos na fábrica da empresa em Campinas (SP), os veículos unem sustentabilidade, segurança, conforto e comodidade, com vantagens como acesso USB para os usuários e menos barulho durante as viagens. A entrega oficial ocorreu nesta quinta-feira (23), no Sambódromo do Anhembi.

 

“Essa iniciativa reforça nosso compromisso com o Brasil e com a promoção de um transporte público de emissão zero. Estamos orgulhosos de produzir no estado de São Paulo e contribuir para a economia local, enquanto trabalhamos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa,” destaca Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus da BYD Brasil. “Nosso objetivo é apoiar o transporte urbano com soluções sustentáveis e de alta eficiência.”

 

Com 12,98 metros de comprimento, os ônibus, do modelo BYD D9W, promovem uma economia significativa para operadores de transporte público. Com tempo médio de recarga de 2 a 3 horas, os veículos têm um consumo de energia eficiente, resultando em custos operacionais até 70% menores em comparação aos modelos a diesel. Projetado para atender longas jornadas diárias, o BYD D9W oferece uma autonomia de até 250 quilômetros e capacidade para 80 passageiros sentados.


Maior

 

Outro diferencial é o sistema de freios regenerativos, que converte a energia de frenagem em eletricidade para recarregar as baterias, reduzindo ainda mais o consumo geral. O design Low Entry elimina degraus, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, enquanto a suspensão pneumática ajustável garante maior conforto e segurança tanto para passageiros quanto para os motoristas.

 

“Esses ônibus elétricos, além de melhorar a qualidade do ar, porque não são poluentes, também vão melhorar muito a qualidade dos motoristas, dos trocadores e dos passageiros. Não tem barulho, é muito mais confortável, todos com ar condicionado, com usb, com tudo aquilo que merece os nossos passageiros e os nossos profissionais do transporte. Mais qualidade, cuidando do meio ambiente e cuidando da saúde das pessoas.” afirmou o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, durante a cerimônia de entrega.

 

Com essa frota, a cidade de São Paulo terá, ao todo, 152 ônibus elétricos somente da BYD. No Brasil, o número chega a 313 unidades de diversos modelos. Globalmente, já foram comercializados mais de 100 mil ônibus elétricos, consolidando a liderança da empresa no setor em mercados como China, Estados Unidos e Europa.

Compromisso ambiental


Cada chassi de ônibus produzido pela BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos de ônibus a diesel.

 

Há mais de 10 anos no Brasil, a BYD vem expandindo sua atuação com investimentos estratégicos na produção de ônibus e baterias. Em Campinas (SP), a empresa opera uma unidade para montagem de chassis, enquanto em Manaus (AM) possui uma fábrica dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio, atendendo à crescente demanda do mercado nacional.

 

Como greentech signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo, a BYD se compromete com metas voluntárias de redução de emissões de gases de efeito estufa. Entre suas missões está a de contribuir para a redução de 1°C na temperatura do planeta por meio de soluções sustentáveis.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Aplicativo simplifica o pagamento de IPVA e licenciamento e traz alertas personalizados

     Pixabay


Radiografia da Notícia

* Zul+, novo app da Estapar, ajuda a simplificar pagamentos, evitando transtornos e garantindo organização na gestão dos débitos dos veículos e cumprimento dos prazos

Ter um veículo próprio, no entanto, traz uma série de obrigações que demandam tempo e dinheiro

A tecnologia para auxiliar motoristas e motociclistas a simplificar a gestão de seus veículos também avançou muito

Luís Alberto Alves/Hourpress

O sonho de ter um carro ou moto é uma realidade no Brasil. Hoje, o país tem uma relação de um veículo para cada 1,7 habitante. Para dar uma dimensão desse crescimento, em 2014 essa relação era de um veículo para cara 4,4 habitantes. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, em dezembro do ano passado, eram mais de 63 milhões de carros e mais de 28 milhões de motos registradas.

Ter um veículo próprio, no entanto, traz uma série de obrigações que demandam tempo e dinheiro. A tarefa fica ainda mais difícil diante de tantos compromissos da vida moderna. Entre essas obrigações estão as taxas e impostos, como o IPVA, o licenciamento e o CRLV.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é, de longe, o mais caro e complicado. Primeiro, porque é calculado com base no valor de mercado dos carros, motos e caminhões. E, segundo, porque cada estado define as próprias regras, como alíquota, calendário, descontos, parcelamento e isenções.

Novo

A tecnologia para auxiliar motoristas e motociclistas a simplificar a gestão de seus veículos também avançou muito na última década. A maior parte dos estados hoje não envia mais boletos para a casa dos contribuintes. O pagamento também não precisa ser feito em agências bancárias. Tudo já está disponível no mundo digital, mas ainda de forma dispersa e um tanto confusa.

É justamente para isso que o Zul+, o novo aplicativo da Estapar, foi criado. Com ele, você consulta de forma simples, e gratuita, todos os débitos de IPVA, licenciamento e multas do seu veículo. E ainda pode pagar tudo isso à vista com Pix, cartões de débito ou de crédito, e até Apple Pay e Google Pay. Se preferir, pode parcelar esses gastos em até 12 vezes no cartão de crédito.O risco de esquecer os prazos para pagar essas obrigações também é uma dor que o Zul+ resolve. Os donos de carros e motos cadastrados no app recebem alertas por notificação no celular e por e-mail sempre que o vencimento do IPVA ou do licenciamento chegar. Assim, os veículos ficam sempre com a documentação em dia e ninguém precisa gastar mais com juros e multas.

André Brunetta, diretor de Digital e Inovação da Estapar, explica que o Zul+ evolui para ter tudo o que o motorista precisa na palma da mão. “Hoje temos cerca de 20 ferramentas dentro do app. Além da gestão das taxas, impostos, multas e documentos, também oferecemos o serviço de Zona Azul em 19 cidades, como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza. Também temos o Estapar Reserva, que permite a contratação antecipada, até com descontos, de vagas de estacionamento em aeroportos, arenas e eventos. Pelo app é possível ainda pagar o tíquete de estacionamento, encontrar estacionamentos e pontos de recarga para carros elétricos e contratar um seguro com as melhores seguradoras do País.”

Como evitar danos ao veículo parado por longos períodos


Divulgação

 

Radiografia da Notícia

* Entenda como preservar seu carro e evitar surpresas indesejadas ao retornar ao volante

Para quem opta por viajar e deixar o carro em casa, é importante adotar medidas preventivas

Carros que ficam inativos enfrentam diversos problemas, como a descarga da bateria, deformação dos pneus e até corrosão no sistema de arrefecimento.

Luís Alberto Alves/Hourpress

O período de férias é marcado por viagens e momentos de lazer. Muitos optam por deixar seus carros na garagem, utilizando outros meios de transporte ou alugando veículos no destino. Contudo, a inatividade prolongada pode ser prejudicial ao automóvel, afetando desde o motor até componentes como pneus e bateria.

“Quando um veículo permanece parado por muito tempo, diversos sistemas podem sofrer danos devido à falta de movimentação, como o óleo lubrificante, que pode perder propriedades essenciais para proteção  do motor”, explica Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil.

Para quem opta por viajar e deixar o carro em casa, é importante adotar medidas preventivas. Além disso, usar o veículo sem verificar alguns componentes após um período parado também pode causar problemas.

Os riscos da inatividade prolongada

Carros que ficam inativos enfrentam diversos problemas, como a descarga da bateria, deformação dos pneus e até corrosão no sistema de arrefecimento. De acordo com Denilson Barbosa, “Por mais que o óleo seja uma mistura, pode ocorrer danos se o mesmo ficar muito tempo parado. A falta de circulação dos fluídos impede a lubrificação adequada de peças cruciais do motor, comprometendo sua durabilidade e desempenho.” 

Além disso, o lubrificante também deve ser trocado com base no tempo de uso, mesmo que o veículo fique parado por longos períodos. Com o passar do tempo, as propriedades do lubrificante, como o TBN (Total Basic Number, em inglês), começam a se deteriorar. O TBN é responsável por neutralizar gases ácidos e combater a oxidação. Quando essa propriedade se reduz, a limpeza do sistema pode ser comprometida, afetando o desempenho do motor.

O especialista também alerta que não é suficiente apenas dar partida no carro para evitar problemas. É necessário que o veículo se movimente para minimizar o desgaste. “Se possível, peça para alguém dar uma volta com o carro ou, pelo menos, ligá-lo regularmente.”, orienta Barbosa.

Outros componentes também sofrem 

Além do motor, outros componentes do veículo também são afetados pela inatividade. A bateria, por exemplo, pode descarregar com o tempo, dificultando a partida do motor. Os pneus também podem sofrer deformações, comprometendo a aderência e a segurança. 

Sendo assim, durante a inatividade do seu veículo deixe estacionado em local coberto, protegido das constantes mudanças climáticas, revise os níveis de óleo lubrificantes  após o período parado. Barbosa ainda reforça: “Manter a manutenção em dia e utilizar produtos que atendam às especificações do veículo são passos importantes para evitar contratempos.”

 

Em 2024, FIAT confirma a liderança em seus 4 mercados de atuação, em 3 continentes

 Radiografia da Notícia



* Em 2024, a FIAT liderou o mercado de automóveis do Brasil com uma participação de 20,9%, mais de 521 mil vendas e modelos de destaque como a Fiat Strada, consolidando seu domínio na América do Sul

* FIAT também liderou o mercado italiano com mais de 190 mil vendas e uma participação de 10,8%, impulsionada pelos modelos Panda e Ducato

* Em 2024, a FIAT dominou os mercados turco e argelino, alcançando participações recordes de 11,2% e 62%, respectivamente. Os principais impulsionadores foram o Fiat Egea na Turquia e o Doblò na Argélia, com forte desempenho no segmento de veículos comerciais leves (LCV)

Luís Alberto Alves/Hourpress

2024 foi um ano significativo para a FIAT. Entre as comemorações de seu 125º aniversário, a marca consolidou a posição como a número um global da Stellantis, liderando em 4 mercados (Brasil, Itália, Turquia, Argélia) em 3 continentes, com um modelo diferente em cada país: Strada, Panda, Egea e Doblò. Na Europa, a liderança da marca foi reforçada no segmento A geral, com o Fiat Panda, entre os veículos elétricos do segmento A, com o Fiat 500e, e também entre os veículos comerciais leves (LCV), graças ao desempenho dos modelos Doblò, Fiorino e Ducato, a van grande mais vendida da Stellantis.

Olivier Francois, CEO da FIAT e CMO global da Stellantis, comentou: “Em 2024, a FIAT completou 125 anos, um marco significativo que poucas marcas podem afirmar, fechando o ano com um desempenho positivo globalmente. De fato, confirmamos nossa posição como a marca número um da Stellantis, com mais de 1,2 milhão de veículos vendidos globalmente, conseguindo equilibrar a fase de transição que estamos vivendo no mercado europeu e registrando um excelente desempenho na América do Sul. Este é o verdadeiro benefício de ser uma marca verdadeiramente global. 

Na América do Sul, a FIAT é a líder de mercado, e no Brasil, a marca alcançou um novo ano recorde, capturando mais de 20% de participação de mercado. Isso significa que um em cada cinco carros vendidos no Brasil é da FIAT. Ao mesmo tempo, na Europa, a FIAT confirmou sua liderança no segmento A de veículos elétricos com o 500e e no segmento A geral com o Panda. Além disso, entre os veículos comerciais, o Ducato foi confirmado como a van grande mais vendida da Stellantis. Agora, estamos focados em 2025, que será um ano crucial para a FIAT na Europa, começando com o lançamento do novo Grande Panda, nas versões elétrica e híbrida, e o novo 500 Hybrid chegando no final do ano. Enfrentamos o futuro com grande otimismo.”

Brasil
A FIAT foi a líder absoluta do mercado de automóveis brasileiro em 2024, registrando números históricos mais uma vez. Durante os últimos doze meses, a FIAT obteve uma participação de mercado impactante de 20,9%, encerrando o ano com mais de 521 mil unidades vendidas, ou seja, 118 mil carros a mais que a segunda marca colocada e 45 mil unidades a mais que em 2023. A líder absoluta do mercado foi a Fiat Strada, com 144 mil unidades vendidas no ano, aumentando sua participação de mercado para 5,8% e consolidando sua posição como o veículo mais vendido do Brasil pelo quarto ano consecutivo.

A liderança da FIAT também é evidenciada pela primeira posição nos segmentos de picapes, hatches e vans. Além disso, a marca italiana colocou três modelos entre os dez mais vendidos do país, incluindo Strada, Argo e Mobi. O Fiorino, por sua vez, manteve sua liderança pelo 11º ano consecutivo no mercado de vans no Brasil, sendo a Fiat líder do segmento desde 2010, com 26 mil emplacamentos nos últimos 365 dias e uma participação de mercado de 36,7%, enquanto o Scudo foi o mais vendido pelo segundo ano consecutivo. No final de 2024, a Fiat lançou os novos Pulse e Fastback híbridos, dois carros revolucionários que serão protagonistas no mercado brasileiro nos próximos anos.

Em 2024, a FIAT estreou no mercado de picapes grandes com o lançamento da Nova Titano, que se destaca pelo preço mais competitivo da categoria, um dos maiores volumes de caçamba, câmera 360° exclusiva, além de muita tecnologia e robustez. Esses atributos fazem da Titano um modelo com alta capacidade off-Road, pronta para atuar no agro e em terrenos desafiadores. Com este lançamento, a marca passa cobrir praticamente todo o segmento de picapes, em que lidera com a Strada, Toro e Titano.

Itália
A FIAT confirma sua posição de liderança, novamente se tornando a marca mais vendida no mercado italiano em 2024 com mais de 190 mil veículos vendidos, o que corresponde a uma participação de 10,8%, considerando tanto o mercado de veículos de passeio quanto o de veículos comerciais. O carro mais vendido continua sendo o icônico Panda, produzido na planta de Pomigliano, com mais de 102 mil emplacamentos. No segmento de veículos comerciais, o mercado de 2024 foi dominado pelo Fiat Ducato, com quase 20 mil unidades vendidas, contribuindo para uma participação de 23,6% do FIAT Professional no setor de veículos comerciais, com um total de 46 mil unidades, números impressionantes que garantiram à marca o primeiro lugar no ano. Além disso, o FIAT Professional se destaca como a marca líder no setor de veículos comerciais 100% elétricos, com uma participação de mercado de 16,6%. Esse sucesso é impulsionado pela sua linha recentemente renovada de modelos elétricos, projetados para atender às demandas de todos os segmentos e clientes profissionais. O Fiat 600 vendeu 6 mil unidades e o 500e mais de 2 mil unidades.

Turquia
Um dos principais mercados da FIAT é, sem dúvida, a Turquia. A fabricante italiana provou ser a líder de mercado pelo 6º ano consecutivo, com uma participação de 11,2%, um recorde para o país. Em 2024, o mercado foi dominado pelo Fiat Egea, com mais de 84 mil unidades registradas, o carro mais vendido do ano e o modelo preferido do mercado turco desde 2016, com 650 mil unidades vendidas desde então. O top 10 dos veículos mais vendidos também inclui o Fiorino, com mais de 25 mil registros. Além disso, a FIAT confirmou sua posição de liderança no segmento de comerciais leves (LCV), com uma participação de mercado de 20% e uma posição no Top 3 em todos os segmentos mais relevantes. Esse desempenho se deve principalmente ao Doblò, que liderou as vendas totais de carros e veículos comerciais leves pelo 6º ano consecutivo.

Argélia
Em 2024, a Argélia representou um mercado lucrativo e frutífero para a marca italiana, tornando o país um dos principais polos estratégicos para as operações da FIAT na África. De fato, com mais de 64 mil unidades vendidas, a FIAT registrou uma impressionante participação de mercado de 62%. Esse resultado impressionante foi obtido principalmente graças ao desempenho do Doblò, o carro mais popular na Argélia, com 27 mil unidades vendidas. Além disso, a planta de Oran desempenhou um papel importante no desenvolvimento da FIAT no continente.