Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

GM: Carro elétrico logo vai custar o mesmo que a combustão

 

Novas tecnologias e produção em maior escala já reduziram, nos últimos cinco anos, quase pela metade o preço das baterias dos EVs e expectativa é que a próxima geração de veículos tenha custo similar


Luís Alberto Alves/Hourpress

O segmento dos veículos elétricos é o que mais cresce atualmente no mundo. Apenas no primeiro semestre de 2022 houve um incremento de 75% no volume global de vendas, comparado com o mesmo período do ano passado. A maior oferta de modelos, grandes investimentos em infraestrutura de recarga e leis de emissões mais rígidas são alguns dos


fatores.

Outra razão importante é que a diferença de preço dos EVs em relação aos carros tradicionais a combustão também vem caindo, muito por conta da redução dos custos das baterias que alimentam os elétricos. Estudos de mercado apontam que o custo médio do kwh das baterias caiu quase pela metade nos últimos cinco anos e deve reduzir mais 30% até meados da década, com o desenvolvimento de novos compostos químicos e a produção em maior escala.

A GM projeta que a nova geração de baterias, com a tecnologia Ultium, tenha um custo 40% inferior a da linha de produtos concebidas anteriormente.

A empresa já trabalha numa composição ainda mais avançada, que permitirá que seus EVs tenham um custo total de propriedade compatível com automóveis a combustão, considerando porte e equipamentos semelhantes. A expectativa é que isso ocorra já a partir da segunda metade desta década, incluindo modelos compactos, pensados também para a América do Sul.

A longevidade das baterias e os planos extensos de garantia também estão trazendo tranquilidade para os consumidores e confiabilidade para o mercado de carros usados, que tem demostrado a mesma receptividade dos veículos mais sofisticados, assim como acontece com o segmento de financiamento e de seguros. 

Outra característica dessas baterias de nova geração é a maior densidade energética. Mais eficientes, elas são capazes de armazenar uma quantidade maior de energia sem que seja necessário ampliar seu tamanho.

Um exemplo pode ser visto nos futuros elétricos da Chevrolet anunciados para o mercado brasileiro, como o Blazer EV que já faz parte da geração de elétricos da GM equipada com a tecnologia Ultium.

O SUV premium tem autonomia estimada de 530 km com carga máxima, mais do que suficiente para viagens interestaduais, como de São Paulo ao Rio de Janeiro. No meio do caminho é possível fazer uma recarga ultra-rápida em eletropostos. Aí bastam 10 minutos para somar 130 km de autonomia. Tudo com performance de um verdadeiro esportivo, já que os 564 cv de potência do modelo são capazes de levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4 segundos.

Verdade ou mentira?

Além da viabilidade em relação ao custo e autonomia, ainda existem muitos mitos em relação aos carros elétricos, que estão sendo esclarecidos através de campanhas educativas e por uma quantidade crescente de depoimentos por parte dos consumidores de suas experiências com os EVs, os únicos realmente zero emissão.

“Uma dúvida que consumidores tem é se um carro elétrico pode dar choque quando passa por uma enchente, o que não acontece, já que esses automóveis contam com tecnologias de proteção e isolamento, capazes de cortar a energia caso detectem uma situação de risco”, lembra Luiz Gustavo Moraes, gerente de regulamentações da GM América do Sul.

O quinto episódio da websérie “Carro elétrico, sem dúvida” aborda este e outros mitos, incluindo o fato de que a ausência de ruido do motor dos EVs seria um ponto negativo para aqueles motoristas mais apaixonados por automóveis.

“Na verdade, os veículos elétricos chegam a ser 10 vezes mais silenciosos que um a combustão, que os tornam mais confortáveis para os condutores, pois podem apreciar melhor uma música e conversar sem precisar aumentar o tom da voz. São também melhor para todos ao redor, devido ao fato de contribuírem para a redução da poluição sonora nas cidades”, completou Moraes.


Jeep® Commander atinge a marca de 30 mil unidades produzidas no Brasil

 

  • Líder entre os D-SUVs no Brasil, Jeep Commander foi desenvolvido e é produzido no País
  •                   Divulgação
  • O SUV chega a marca de 30 mil unidades produzidas no Brasil 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Com pouco mais de um ano do seu lançamento no Brasil, o Jeep® Commander, que foi desenvolvido no Brasil e é produzido Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, chega a importante marca de 30 mil unidades produzidas no país.

Com uma proposta de reinventar o segmento de D-SUVs, o Jeep® Commander está cumprindo esse objetivo no Brasil e em outros países da América do Sul em que ele também é comercializado. O modelo, que se destaca por elevar o patamar de sofisticação da gama nacional da marca e por ser o primeiro Jeep projetado e desenvolvido no Brasil, atinge 30 mil unidades produzidas pouco tempo depois de completar um ano no mercado brasileiro.  

O lançamento do Commander, definitivamente, levou o segmento de D-SUVs para outro patamar. Sucesso comercial, o SUV já vendeu cerca de 16 mil unidades no acumulado do mercado brasileiro em 2022 e segue com uma alta demanda no mercado brasileiro mês após mês. No acumulado do ano, o Jeep Commander tem 33,5% do segmento D-SUV, um verdadeiro líder do segmento e que contribui também para a liderança da marca Jeep no segmento SUV no mercado brasileiro!

 

Premiações

Todo o sucesso do Commander no mercado também se refletiu na crítica especializada, pois, desde o início de sua produção, ele já conquistou premiações importantes. Entre elas, o mais antigo e tradicional prêmio da imprensa automotiva brasileira, o “Carro Premium do Ano” da revista Autoesporte, em dezembro de 2021 e a mais recente premiação, “Melhor Valor de Revenda”, na categoria SUV Grande da Agência AutoInforme.

O Jeep Commander foi orgulhosamente desenvolvido no Brasil e comemora 30 mil unidades produzidas na planta de Goiana, em Pernambuco. Além do sucesso no mercado brasileiro, o Jeep Commander também é exportado para outros países da América Latina.

Encontro de colecionadores apaixonados pelo Renault 5

São mais de 60 unidades do Renault 5 de todos os tipos

   Divulgação

O encontro de carros antigos da Marca ocorreu na França


Luís Alberto Alves/Hourpress

Utilizar seu Renault 5 de coleção no dia a dia, viajar pela montanha com ele, ou levá-lo para participar dos encontros de apaixonados pela Europa estão entre as aventuras vivenciadas pelos membros da Associação Internacional Renault 5 (AIR-5), que reúne os apaixonados pelo icônico modelo que sopra suas 50 velhinhas neste ano. É na região francesa de Orléans onde conhecemos uma coleção sem igual, que também serve de combustível para alimentar uma amizade que ultrapassa as fronteiras do automóvel. São mais de 60 unidades do Renault 5 de todos os tipos, mantidas em um galpão de 1.000 m2. E é neste lugar que as melhores lembranças de um grupo de seis amigos são guardadas e construídas. 

A oficina onde Matthieu, Benjamin, Virginie, Cédric, Nicolas e Eric mantêm sua coleção de mais de sessenta unidades do Renault 5, de todas as cores e versões, é um mergulho nos anos 80. Desde um dos primeiros R5 de 1972 (laranja, uma das preferidas) à mítica versão esportiva R5 Turbo, todas as declinações são bem-vindas no galpão que fica próximo da cidade de Orléans, e nenhum dos membros da associação se imagina vivendo sem o Renault 5. Com mais de 5,5 milhões de unidades vendidas, este compacto urbano lançado em 1972 era presença certa nas ruas e, atualmente, faz parte da rotina destes apaixonados que se tornaram amigos há aproximadamente dez anos. Vamos saber mais como surgiu esta paixão e como é o dia a dia destes colecionadores aficionados, que são membros da Associação Internacional Renault 5 (AIR-5). Fomos até lá para acompanhar a preparação para o evento Losange Passion International, o maior encontro de fãs da Renault na França. A edição 2022 aconteceu no sábado 1º de outubro, no autódromo UTAC Linas-Montlhéry (França).

Modelos Renault 5 da associação AIR estavam entre os protagonistas do encontro Losange Passion International, no autódromo UTAC Linas-Montlhéry

“É totalmente inútil, mas perfeitamente indispensável”

Para alguns, foi o primeiro modelo que dirigiram. Já para outros, era o carro emprestado pelos pais. Todo mundo tem uma história com o Renault 5. Campeão de vendas na França durante 10 anos, ele marcou e continua marcando a história de milhões de franceses. Prova disso é esta oficina, onde cada apaixonado pelo modelo possui entre 5 e 30 unidades do R5, que são “totalmente inúteis, mas perfeitamente indispensáveis”, conforme mencionou o presidente da associação, Matthieu. Incapaz de se separar de nenhum deles desde que ganhou o primeiro de presente, sua colação não para de aumentar.

“Quando eu fiz 18 anos, ganhei um R5 azul de presente do meu pai. No começo não gostei muito, mas depois não conseguia mais ficar sem ele. E é por causa do meu pai que eu gosto tanto dos Renault 5”.

Matthieu, Presidente da associação AIR-5 e colecionador de R5.

Une caixa de ferramentas no porta-malas e uma oficina decorada à altura

Para manter o vigor de seus carros e perenizar o mito do R5, cada membro da associação segue uma regra fundamental:  usar o Renault 5 no dia a dia, seja qual for a distância ou situação. No último fim de semana, o Amarelo Limão, o Grafite, o Laranja, o Pérola e muitos outros que ainda não foram batizados com um nome, viajaram para a cidade de Montlhéry (região de Paris), para a 6ª edição do encontro Losange Passion International (LPI). A viagem exigiu uma preparação minuciosa, desde a troca de lâmpadas e verificação do nível de óleo, até uma caixa de ferramentas no porta-malas, para enfrentar qualquer situação! “Eu tenho alternador, distribuidor e levamos até algumas  velas”, confessa Matthieu.

Preparação do Renault 5 antes de viajar para Montlhéry para a 6ª edição do evento Losange Passion International (LPI)     

Mas os eventos não são a única oportunidade para se encontrar. O grupo de amigos tem várias recordações de viagens em grupo, como as férias nos Alpes, Normandia, Biarritz, ou aquele bate-volta para buscar mais um R5, em algum canto da França.

De férias nos Alpes, com o Renault 5

A oficina se tornou um local de convivência exclusivo e emblemático. O espaço conta com uma ambientação que tem tudo a ver com os carros: terminal de videotexto, telefone de disco ou ainda, rádio toca-fitas duplo deck e vários pôsteres muito bem conservados. Mas a ambição do grupo em relação à oficina não para por aí. Os apaixonados têm o grande sonho de fazer reparos no local, como a instalação de máquinas e ferramentas para usinagem, fresagem, pintura, etc.

Os apaixonados têm o sonho de instalar na oficina máquinas e ferramentas para cuidar dos Renault 5

“Temos motivações diferentes aqui na oficina. Alguns querem praticar bricolagem. No meu caso, é pelo prazer de andar com o R5, mas aqui também é um lugar onde a gente se encontra à noite, entre amigos”. Virginie, secretária da Associação AIR-5 e colecionadora de R5

O R5 como filosofia de vida

Para o jovem paisagista Benjamin, o Renault 5 é mais que um carro, é uma forma de viver com simplicidade, curtindo cada momento.

“Nosso objetivo não é deixar nossos carros em uma vitrine, mas usá-los o tempo todo. Eu uso o meu R5 tanto para viajar de férias como para ir trabalhar. Ele é mais que um carro, é uma filosofia de vida”. Benjamin, vice-presidente da Associação AIR-5 e colecionador de R5

Não é para menos que o R5 faz parte do legado histórico da indústria automotiva francesa, pois, para muitos, este compacto urbano não é apenas simpático, simples e popular, mas atemporal e até mesmo eterno. E assim continuará sendo por muito tempo!

O tipo de borracha pode interferir na qualidade da reforma de um pneu?

 Compostos químicos e produtos de qualidade são fatores importante para o pneu reformado

   Divulgação

O pneu é um dos ítens fundamentais de qualquer veículo automotor


Luís Alberto Alves/Hourpress

Os pneus reformados estão distribuídos por toda a malha rodoviária brasileira, o produto é estratégia de economia e desempenho para muitas transportadoras e frotistas do país. De acordo com a ABR (Associação Brasileira de Reforma de Pneus), dois terços dos pneus de linha são reparados, isso representa cerca de 7 milhões de pneus de ônibus e caminhões do Brasil, e proporciona ao setor de transportes uma economia que gira em torno de R$ 5,6 bilhões por ano.

O pneu é um dos ítens fundamentais de qualquer veículo automotor. Ele é responsável por suportar toda a carroceria e estrutura de motorização, toda sua carga faz contato com o solo. Ele também transforma a força do motor em tração, além de ser responsável pela estabilidade do veículo e pela eficiência da frenagem.

Para a obtenção de um bom pneu reformado são necessários insumos e produtos de qualidade, que sintetizam um material final exitoso. A escolha da borracha, o principal material de um pneu, pode interferir bruscamente no desempenho da quilometragem rodada de um reformado. “O que determina e diferencia a qualidade do produto final é a durabilidade da banda de rodagem, os compostos e tecnologia aplicada”, comenta Giulio Claro, diretor da NSA Pneutec.

No processo da recapagem, todo o material da banda de rodagem (nervura central - sulcos - ombros) do pneu é alterado ou transformado para a conclusão da reforma.

Componentes presentes e reutilizados na borracha

Latex, Sílica, Nego de Fumo e Óleo aromatizante são alguns dos componentes usados para o desenvolvimento de banda de rodagem dos pneus reformados. No processo de reforma, há variação com relação a quantidade desses produtos, e o que determina essa necessidade é a medida do pneu, marca, escolha do desenho e a aplicação que o cliente necessita para sua operação.

A NSA Pneutec, empresa reformadora de pneus, realiza reformas no processo Pré Moldado ou Matriz Setorial (Hotcap), o que determina qual o processo ideal é a condição da carcaça oferecida. Cada reforma é única. Cada segmento necessita de medidas, modelos, aplicação de desenhos com profundidades e pesos diferentes. O pneu usado passa por diversos setores da fábrica para fazer a restauração e receber vida nova. A troca da banda é apenas uma etapa para se reformar o pneu. Uma das etapas  mais importantes é a de raspagem. Esse setor é responsável pela remoção do resíduo da borracha antiga para aplicação de uma banda nova.

“O resíduo de borracha que sobra é tratado pela NSA com muito cuidado, todo o material é aspirado e colocado em recipiente apropriado, depois é enviado para empresas especializadas e credenciadas pelo Cetesb e Ibama”, comenta Giulio.

Além da vantagem econômica, outro fator muito relevante para o crescimento de pneus reformados no Brasil é o alto índice de descarte de carcaças de pneus no meio ambiente, ocasionado pela baixa quilometragem rodada devido ao  desempenho do produto.

Sobre a NSA Pneutec

Fundada em 1951, a NSA Pneutec é uma empresa especializada em reforma de pneus, e revenda de pneus novos, sendo a mais antiga reformadora em operação no Brasil, com 70 anos de experiência.

Para assegurar a qualidade, padronização e o bom desempenho dos produtos e serviços do Grupo, a NSA Pneutec é registrada no INMETRO, que abrange selo de conformidade para pneus de carga, ônibus, automoveis, caminhonetas, caminhonetes e seus rebocados,. www.nsapneutec.com.br,


Inspeção das velas: como identificar 5 sinais de problemas no motor

 NGK lista os principais indicativos de mau funcionamento das velas de ignição 

    Divulgação

Estas falhas nem sempre são percebidas pelo usuário


Luís Alberto Alves/Hourpress

Um componente tão pequeno como uma vela de ignição é de fundamental importância para o funcionamento do motor do seu veículo.  A fim de ajudar a detectar eventuais problemas, a manutenção periódica e preventiva do automóvel é a melhor opção: além de evitar custos desnecessários com o veículo e economizar combustível e tempo do usuário, o procedimento evita pequenas falhas de funcionamento que podem elevar o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes, acarretando no aumento dos impactos ambientais. Estas falhas nem sempre são percebidas pelo usuário, porém geram grandes impactos.

Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK Brasil, multinacional japonesa especialista em sistemas de ignição, apresenta dicas para os motoristas ficarem atentos a possíveis problemas no motor de seu veículo, enfatizando as principais consequências que a falta de inspeção das velas pode causar em outros componentes do motor.

5 principais sinais que indicam mau funcionamento das velas de ignição:

  1. O tempo que o motor demora para pegar fica maior, ou seja, o tempo de partida. Além do incômodo gerado pelo fato de perdemos mais tempo para podermos sair com o veículo. O aumento no tempo de partida força os componentes como motor de arranque (peça que gira o motor na partida) e a bateria, reduzindo a vida útil destes componentes e aumentando o custo com a manutenção do veículo.
  2. Aumento considerável do consumo de combustível, parte do combustível que é injetado não é queimado no motor, sendo necessária a injeção de mais combustível para manter o mesmo rendimento.
  3. Marcha lenta irregular, devido às falhas de ignição.
  4. Falha no funcionamento do veículo, principalmente em condições de aceleração e retomadas de velocidade.
  5. Elevação dos níveis de emissões de poluentes ambientais - a medição é realizada por meio de uma análise dos gases de escape com equipamento específico. Estes limites são estipulados pelo Proconve (programa de controle de emissões veiculares).

6 principais consequências que a falta de inspeção das velas de ignição pode causar em outros componentes do veículo:

  1. Uso de combustível de má qualidade, que normalmente gera acúmulo de resíduos nas velas de ignição. Através da inspeção das velas podemos identificar estes resíduos.
  2. Infiltração de água na câmara de combustão, que ocasiona sinais de oxidação nas velas. Esse cenário pode causar problemas que afetam diretamente a eficiência do sistema de arrefecimento, podendo levar a falhas de superaquecimento do motor, que se agravam com o tempo.
  3. Encharcamento das velas de ignição, que é facilmente identificado pela coloração do isolador cerâmico (ponta de cerâmica) da vela caso o dono do veículo esteja utilizando como combustível a gasolina. Quando a preferência é pelo etanol, sua identificação é mais difícil. Neste caso, pode indicar um problema de falta de estanqueidade dos injetores de combustível.
  4. Resíduo ou encharcamento de óleo, que indica um problema de vazamento do óleo lubrificante para a câmara de combustão, gerando resíduos na câmara de combustão, que podem levar a falhas graves no motor como pré ignição. Normalmente são provocadas por excesso de desgaste e folgas fora do especificado.
  5. Acúmulo de carbono nas velas de ignição, que aponta uma mistura  muito rica de ar e combustível, levando ao consumo elevado de combustível ou óleo lubrificante.Normalmente indicam um problema no sistema de injeção de combustível.
  6. Falhas de ignição, que podem provocar danos ao catalisador do veículo - peça com custo elevado para troca que trabalha em temperaturas muito elevadas. Quando o combustível não é queimado no motor, ele sai pelo coletor de escapamento e encontra a peça aquecida, acima de 400°C de temperatura, que é sua temperatura normal de trabalho. Podendo queimar esse combustível em seu interior e levar a danos na peça.

“As velas de ignição são componentes de desgaste natural, o que significa que elas se desgastam com o uso do motor. As montadoras de veículos indicam em seus manuais o período de troca das velas de ignição. Caso o cliente não faça a manutenção recomendada, o desgaste das velas provoca o arredondamento dos eletrodos e aumento da folga, o que eleva a tensão para o centelhamento, podendo provocar danos em cabos de ignição e bobinas e, em alguns casos, danificar também o módulo de injeção (Centralina ou ECU),”afirmou Hiromori.

Nesses casos, um mecânico experiente pode identificar facilmente tanto um eventual problema nas velas de ignição - apenas com uma inspeção visual do item - quanto a condição de queima na câmara de combustão. Por isso, a NGK recomenda que o cliente leve o seu veículo ao mecânico e peça para ele examinar as velas de ignição uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros.

“As velas de ignição podem e devem ser inspecionadas constantemente por profissionais qualificados e de confiança. Caso o motorista necessite de um auxílio extra, em nosso SAC ele encontrará uma equipe técnica especializada para fornecer total apoio”, finalizou Mori.

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Novo Volvo FH Euro 6 concilia redução de emissões e alto desempenho

 Em evolução constante, a Volvo apresenta a sua nova linha de caminhões FH, FM e FMX com avanços que os diferenciam ainda mais em inovação. Os modelos 2023 chegam com mais desempenho, maior economia e significativa redução na emissão de gases poluentes, em linha com a nova regulamentação Euro 6/Proconve P8. Com as inovações, o consumo de combustível pode ser até 8% menor em relação à geração atual, numa grande contribuição para o aumento da rentabilidade do transportador

     Divulgação

Oferecido nas potências 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540 cv


Luís Alberto Alves/Hourpress

“Nossa nova linha de caminhões Euro 6 vai muito além do que a mudança de legislação exige. Apresentamos melhorias em tecnologia e segurança e uma redução do impacto ambiental. Isso reforça nosso compromisso com a produtividade e a sustentabilidade nos transportes”, assegura Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “É uma linha de caminhões excepcional, repleta de novidades e com excelente eficiência energética para todas as aplicações do transporte brasileiro”, disse o diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil, Alcides Cavalcanti.

Novo motor

Oferecido nas potências 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540 cv, o novo motor Volvo D13K Euro 6 é um dos protagonistas da nova linha e traz novidades importantes. “Completamente novo, é uma evolução do consagrado D13 que equipa a linha F. O D13K foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases”, afirma Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. Com componentes mais robustos, tem um novo sistema Common Rail, dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético, tudo com foco em economia de combustível e menos emissões.

Novo turbo

Outra evolução é o novo turbo compressor, mais eficiente, que permite gerar torque máximo em rotações ainda menores e é mais silencioso. Com as inovações agora introduzidas, é exatamente o mesmo motor que equipa os caminhões da marca na Europa e nos principais mercados globais, alinhando o Brasil com o que há de melhor em todo o mundo. “O novo motor é o estado da arte tecnológico para auxiliar os transportadores a obter melhores resultados, aumentar a produtividade e reduzir o custo operacional”, diz Valerio. “O projeto também priorizou o mercado brasileiro, para atender as exigentes condições locais de severidade”, complementa.

Um significativo aperfeiçoamento se deu nas áreas de segurança, performance e de manutenção. Agora o VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o consagrado e potente freio motor da Volvo, vem de série para todos os motores e modelos da linha F. Esta é mais uma contribuição da Volvo para aumentar a segurança nas operações de transporte.

Os novos caminhões Euro 6 mantêm todos os benefícios da geração anterior, incluindo as melhorias aerodinâmicas introduzidas recentemente no chamado Pacote Aero.

I-Shift de 7ª geração

Os novos caminhões Volvo Euro 6 estão equipados com uma nova caixa de câmbio I-Shift. Agora em sua 7ª geração, a renomada transmissão da marca recebeu muitos aprimoramentos que resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas, na comparação com a versão anterior. “A engenharia da Volvo desenvolveu uma transmissão ainda melhor, mais robusta, muito mais eficiente, garantindo mais benefícios na operação de transporte, seja no desempenho do veículo ou na redução do consumo do combustível”, declara Jeseniel Valerio.

Tecnologias consagradas

Mesmo com tanta evolução, a Volvo manteve ou otimizou algumas das características técnicas já amplamente consagradas entre os transportadores e motoristas. É o caso da Aceleração Inteligente Volvo, a tecnologia pioneira da marca que baixou o consumo de combustível, por meio de algoritmos desenvolvidos pela engenharia que identificam a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa. Outro dispositivo pioneiro mantido é o I-See pré-mapeado, uma das mais modernas tecnologias já desenvolvidas pela marca, tornando o veículo ainda mais inteligente e conectado. Desde o início da viagem o I-See pré-mapeado recebe as informações da estrada via conectividade e faz a gestão dos dados de topografia para gerenciar de forma mais eficiente o embalo, a aceleração, as trocas de marcha e o freio motor para economizar combustível.

Serviços Financeiros

Os novos caminhões Volvo Euro 6 contam também com todos os serviços da Volvo Financial Services. A divisão financeira da marca oferece financiamentos, seguros e consórcio, além do novo serviço da Locadora Volvo.


Renault Group e suas marcas estarão no Salão do Automóvel de Paris 2022

 

  • Serão quatro estandes imperdíveis, com mais de 3.000 m² de área de exposição no Pavilhão 6 e atrações durante toda a semana de 17 a 23 de outubro


Luís Alberto Alves/Hourpress

Renault estará presente na edição 2022 do Salão do Automóvel de Paris, que acontece de 17 a 23 de outubro no Parque de Exposições Porte de Versailles (Pavilhão 6). Em linha com o slogan do evento “Revolution is On”, as marcas Renault, Dacia, Alpine e Mobilize demonstrarão seus avanços em relação ao plano estratégico Renaulution. Cada uma delas vai apresentar com exclusividade pelo menos uma estreia mundial (carro-conceito ou show car) e os novos modelos que estão chegando, bem como as inovações e parcerias alinhadas à nova estratégia.

A HYVIA – uma joint venture entre o Renault Group e a Plug com foco na mobilidade a hidrogênio – também vai expor seus veículos movidos a hidrogênio, incluindo a versão de série do furgão Master Van H2-TECH, além de demonstrações de seu ecossistema único para a mobilidade a hidrogênio, no Pavilhão 3.

Para que todos possam ter experiências com o Renault Group e suas marcas durante o Salão do Automóvel de Paris, 16 programas serão transmitidos dos estandes em parceria com o canal de informações B SMART, dedicado aos temas ligados à economia e finanças. Além de protagonizar os principais programas do canal, o grupo vai produzir um programa exclusivo, criado especialmente para o evento, Le Grand Journal du Mondial, tendo como âncora o jornalista, produtor e apresentador de TV Michel Denisot. Estes programas serão transmitidos todas as noites pelo canal B SMART (pela TV e Internet) durante toda a semana do salão, das 20h às 21h45 (horário de Paris).

Já a experiência editorial imersiva de aumento de dados de áudio vai permitir o acesso a todos os press releases e press kits publicados durante o salão em formato de áudio. Os principais eventos da semana serão retransmitidos ao vivo, começando pela coletiva de imprensa da Renault no dia 17 de outubro às 9h (horário de Paris), estando também disponíveis em streaming na plataforma de eventos do grupo e das marcas:

https://events.renaultgroup.com/

https://events.renault.com/

https://events.dacia.com/

https://events.alpinecars.com/

https://events.mobilize.com/

QUATRO ESTANDES IMPERDÍVEIS

  • Renault: conceito de estande “Studiault” é adaptado ao renascimento de um ícone

Na edição 2022 do Salão do Automóvel de Paris, a Renault vai seguir seu conceito Renault Studiault” para estandes, que foi inaugurado em 2021 no Salão IAA de Munique. Colorido e iluminado, o estande conta com uma plataforma para receber músicos e DJs ao vivo, podendo ser adaptado segundo o formato das ativações previstas, como talk shows, conteúdos em vídeo projetados em telões móveis, exposição de veículos antigos e simuladores tecnológicos.

É neste estande que, no dia 17 de outubro (às 9h, horário de Paris) será realizada a coletiva de imprensa, onde Luca de Meo, CEO da marca Renault e do Renault Group, Fabrice Cambolive, COO da Renault e Gilles Vidal, Diretor Mundial de Design da Renault, vão revelar em pré-estreia mundial uma reinterpretação do icônico Renault 4. Também serão apresentados pela primeira vez ao público novíssimo Kangoo E-Tech elétrico, o furgão de pequeno porte feito para o uso em família, e os show cars Renault 5 TURBO 3E e Hippie Caviar Hotel, ao lado de modelos criados para a reconquista do segmento C, como Megane E-TECH Electric, Novo Austral E-TECH Full Hybrid, Arkana E-TECH Full Hybrid e o carro-conceito Scénic Vision. Por meio de um simulador imersivo de realidade virtual, será possível testar os dispositivos avançados de assistência ao motorista do Novo Austral E-TECH Full Hybrid. O público poderá ter um gostinho de como será o futuro parceiro digital que vai melhorar a experiência da mobilidade elétrica nas próximas gerações de modelos da Renault.

  • Dacia apresenta estande à altura dos valores da marca

Representada pelo logo Dacia Link presente em toda a gama, no inédito Duster Matte Edition, e no carro-conceito Manifesto exibido em estreia mundial, a nova identidade visual da Dacia será destaque no Salão do Automóvel de Paris, em um novíssimo estande que será uma vitrine do território e dos valores da marca.

Com uma pegada que remete às atividades ao ar livre com a predominância das cores verde e terracota, o estande oferecerá várias atividades outdoor: parede de escalada para ter uma perspectiva inédita de toda a gama, experiência sonora imersiva entre rochedos, ponte suspensa para ter uma visão única do evento, rede e telescópio à disposição dos visitantes, assim como totens semelhantes a árvores para a divulgação de conteúdos em vídeo. Essencial e descolado, este estande também é ecointeligente, com uma atenção especial dada à escolha dos materiais, principalmente de origem natural e têxteis reciclados.

  • Alpine destaca a esportividade

A Alpine destacará seu DNA ao Salão do Automóvel de Paris com um estande protagonizado pela esportividade – de hoje e do amanhã. A esportividade de hoje fica a cargo do A522 de Fórmula 1 e do novíssimo A110 R, exposto pela primeira vez na Europa. Já a esportividade do amanhã será representada pelo Alpenglow, que será revelado em pré-estreia digital no dia 13 de outubro (às 9h00, horário de Paris). Este carro-conceito será apresentado em estreia mundial no Salão de Paris, como o protagonista da visão da Alpine para sua estratégia de produto e esportiva na vanguarda da inovação tecnológica, em uma nova etapa na transformação da marca.

  • Mobilize: soluções que vão muito além do automóvel

Com workshops informativos, experiências digitais lúdicas e encontros instrutivos, a Mobilize vai oferecer um ponto de vista único sobre a mobilidade sustentável. No estande da marca, tudo será voltado ao uso e compartilhamento. As novas opções de mobilidade urbana (Mobilize Duo) serão expostas ao lado das soluções de mobilidade compartilhada (Zity by MobilizeMobilize Share) e da Mobilize Limo, para táxis e transporte por aplicativo. Em breve, a rede Mobilize Fast Charge oferecerá uma experiência única de recarga ultrarrápida em viagem. E amanhã, as soluções Solo Concept e o Ileo Concept serão essenciais nos cenários da mobilidade e da energia nas cidades. 

ATRAÇÕES E ATIVAÇÕES DURANTE TODOS OS DIAS DO SALÃO

  • Renault

Segunda-feira, 17 de outubro

  • Dia dedicado à imprensa
  • Coletiva de imprensa (9h-9h30 - horário de Paris)
  • DJ set: Eekoz ao vivo (20h30-21h30 - horário de Paris)

Terça-feira, 18 de outubro

  • Amazon Music e Radio Player, parceiros da Renault, estarão presentes no estande Renault Studiault by YouTube para um bate-papo sobre os conteúdos exclusivos disponibilizados aos clientes da Renault (12h-13h - horário de Paris)
  • DJ set: Anoraak ao vivo (19h-21h - horário de Paris)

Quarta-feira, 19 de outubro

  • Entrevista com o ex-jogador de rúgbi Raphaël Ibañez sobre as novidades da Seleção da França de Rúgbi Union (XV de France) pelo jornal L’Équipe e criação de um podcast disponível no aplicativo L’Équipe for Renault, disponível no sistema multimídia OpenR Link (15h-17h - horário de Paris)
  • DJ set: Kartell ao vivo (19h-20h - horário de Paris)

Quinta-feira 20 de outubro

  • DJ set: Feder ao vivo (19h-20h - horário de Paris)

Sexta-feira 21 de outubro

  • DJ set: Kazy Lambist ao vivo (19h-20h - horário de Paris)

Sábado 22 de outubro

  • DJ set: Nathalie Duchene ao vivo (18h-19h30 - horário de Paris)

Todos os dias, as redes sociais da marca divulgarão as novidades da Renault no Salão do Automóvel de Paris 2022, incluindo conteúdos exclusivos com o jornalista e apresentador de TV Grégory Galiffi sobre o Megane E-TECH Elétrico e o Novo Austral E-TECH Full Hybrid.

  • Dacia

Segunda-feira, 17 de outubro

  • Dia dedicado à imprensa 
  • Conhecendo o estande Dacia (Instagram + Twitter)

Terça-feira, 18 de outubro

  • Atividade na parede de escalada com monitores (11h-11h30 e 14h30-15h - horário de Paris).
  • Live com Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado da Dacia, sobre o conceito Manifesto (14h-14h15 - horário de Paris)

Quarta-feira, 19 de outubro

  • Master class sobre a motorização híbrida com Jamy, jornalista e apresentador especializado na popularização da ciência (15h-15h30 - horário de Paris)

Quinta-feira, 20 de outubro

  • Mesa-redonda: os ultramaratonistas Blandine L’Hirondel e Sylvain Court vão falar sobre sua paixão pelo “ultra trail” e a mítica corrida que conta com a parceria da Dacia, o UTMB – Ultra-Tail du Mont-Blanc (17h-17h30 - horário de Paris) 

Sexta-feira, 21 de outubro

  • Mesa-redonda: A Dacia recebe Johanne Defay, Campeã Europeia de Surfe, para falar sobre o surfe ecorresponsável com Yuyo, que fabrica pranchas a partir de resíduos plásticos (14h-14h30 - horário de Paris)

Sábado, 22 de outubro

  • Atividade na parede de escalada com monitores (11h30-12h e 15h30-16h - horário de Paris).
  • Live com Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado da Dacia, sobre o conceito Manifesto (11h-11h15 e 15h-15h15 - horário de Paris)

Domingo 23 de outubro 

  • Live com Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado da Dacia, sobre o conceito Manifesto (11h-11h15 e 13h-13h15 - horário de Paris)

Todos os dias, será organizada uma partida de “Hare and Hounds” (ou Jogo Militar Francês) no estande e on-line, valendo um fim de semana de aventura em família com um veículo da gama Dacia.

Nas redes sociais da marca serão divulgadas as atrações do estande da Dacia e o debriefing de cada dia de evento, dando destaque para um dos modelos da gama.

  • Alpine

Segunda-feira, 17 de outubro

  • Dia dedicado à imprensa 
  • Visita de Esteban Ocon, piloto da escuderia BWT Alpine F1 Team
  • eSport – Ativação ao vivo (sobre a F1) transmitida no canal AlpineTwitch: hotlap com o embaixador da Alpine eSport Thomb e o influenciador Depielo, que contarão com a presença de Esteban Ocon (17h30-18h - horário de Paris) 

Terça-feira, 18 de outubro

  • eSport – Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande) – tema GT4
  • eSport – Ativação ao vivo: hotlap com Thomb, embaixador da Alpine eSport, e Pierre Sancinéna, piloto da Alpine Racing (13h-14h - horário de Paris)

Quarta-feira, 19 de outubro

  • eSport – Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande) – tema WEC
  • eSport – Ativação ao vivo transmitida no canal AlpineTwitch: hotlap com Thomb, embaixador da Alpine eSport, e o piloto Tom Lartilleux da Le Mans Virtual Series, que contarão com a presença dos pilotos de endurance Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière, participantes do Campeonato FIA WEC (16h30-17h30 - horário de Paris)

Quinta-feira 20 de outubro

  • eSport – Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande). Neste dia, o Art Car A110 Sastruga será integrado ao videogame Assetto Corsa.
  • eSport ‒ Ativação ao vivo (sobre colaboração): hotlap e entrevista com a equipe Alpine eSport e o coletivo de artistas Obvious (17h00-19h00 - horário de Paris)

Sexta-feira 21 de outubro

  • eSport ‒ Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande)
  • eSport – Encerramento do concurso Art Car Virtual: inclusão do design ganhador ao videogame Assetto Corsa 

Sábado 22 de outubro

  • eSport ‒ Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande) – tema F1
  • eSport ‒ Ativação ao vivo transmitida no canal AlpineTwitch: hotlap com os influenciadores AnaOnAir e Idreau (10h30-11h30 - horário de Paris)
  • DJ set ‒ Vinz Olsen e Dançarinos de Breakdance (14h00-19h00 - horário de Paris)

Domingo 23 de outubro

  • eSport – Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande) – tema F1, Circuito das Américas

 

  • Mobilize

Segunda-feira, 17 de outubro 

  • Dia dedicado à imprensa, com um briefing às 11h30: Apresentação da solução Mobilize Powerbox, powered by Software République

Terça-feira, 18 de outubro

  • Mobilize Talk – Soluções Além do Automóvel (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (13h-13h15 e 18h-18h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (14h-14h30 - horário de Paris)

Quarta-feira, 19 de outubro

  • Mobilize Talk – Soluções Além do Automóvel (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (13h-13h15 e 18h30-18h45 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – A mobilidade em todas as suas formas com o sistema Mobilize Share (16h-16h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (16h30-17h - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – A mobilidade em todas as suas formas com o sistema Mobilize Share (16h-16h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk & Play – Um mergulho no universo digital da Mobilize: customize o seu Duo; tente ganhar o seu NFT (17h30-18h15 - horário de Paris)

Quinta-feira 20 de outubro

  • Mobilize Talk – A mobilidade em todas as suas formas com o sistema Mobilize Share (11h30-11h45 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Soluções Além do Automóvel (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (12h45-13h e 18h-18h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (14h-14h30 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk & Play – Conheça o Ludo, o parceiro digital da Mobilize, e viva uma experiência de realidade aumentada (16h-16h15 - horário de Paris).

Sexta-feira 21 de outubro

  • Mobilize Talk – A mobilidade em todas as suas formas com o sistema Mobilize Share (11h-11h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Soluções Além do Automóvel (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (13h-13h15 e 18h-18h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (14h-14h30 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Ileo Concept: imaginando o planejamento urbano para levar energia às nossas cidades – Encontro com Patrick Jouin, designer francês de renome internacional (15h30-15h45 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – A Mobilize te coloca a par do perfume – Encontro com Antoine Lie, figura emblemática da perfumaria contemporânea (16h30-16h45 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Quando a mobilidade encontra a moda – Encontro com os designers da ‘Petit Pli’ (linha de roupas expansíveis) e do ‘Studio Guberan’, cujas criações inovadoras são baseadas na experimentação de novos materiais (17h-17h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk & Play – Um mergulho no universo digital da Mobilize: personalize o seu Duo; tente ganhar o seu NFT (18h30-19h15 - horário de Paris)

Sábado 22 de outubro

  • Mobilize Talk – Quando a mobilidade encontra a moda – Encontro com os designers de ‘Petit Pli’ (linha de roupas expansíveis) e ‘Studio Guberan’, cujas criações inovadoras são baseadas na experimentação de novos materiais (10h45-11h - horário de Paris)
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (11h-11h30 e 14h-14h30 - horário de Paris)
  • Mobilize – Soluções Além do Automóvel (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (13h-13h15 e 17h-17h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk & Play – Um mergulho no universo digital da Mobilize: personalize o seu Duo; tente ganhar o seu NFT (17h30-18h15 - horário de Paris)

Domingo 23 de outubro

  • Mobilize Talk & Play – Conheça o Ludo, o parceiro digital da Mobilize, e viva uma experiência de realidade aumentada (16h45-17h - horário de Paris).
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (11h-11h30 e 14h-14h30 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Soluções Além do Automóvel com Mobilize, a marca do Renault Group dedicada às novas mobilidades (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (13h-13h15 e 16h-16h15 - horário de Paris)

Ram já supera 2021 e tem terceiro ano seguido de recorde no Brasil

                   Divulgação

A única marca de picapes premium no Brasil já tem 2.791 unidades emplacadas

Luís Alberto Alves/Hourpress

Com o fechamento de setembro, a Ram acaba de chegar ao terceiro ano consecutivo de venda recorde no país. Desde janeiro, a única marca de picapes premium no Brasil já tem 2.791 unidades emplacadas, de acordo com números da Fenabrave, ultrapassando as 2.760 de 2021 que, por sua vez, já havia superado em quase 90% o ano de 2020 (até aquele momento, o maior da história para a Ram).

E o crescimento vai continuar acelerado no último trimestre pois a partir deste mês começarão a ser contabilizados os emplacamentos da recém-lançada Ram Classic, o quarto modelo na linha, ao lado das Ram 1500, 2500 e 3500.

O maior destaque de setembro foi a Ram 3500, com 441 unidades. Topo da gama, a caminhonete ainda ficou no topo do ranking de veículos premium de setembro, lista na qual a Ram 1500 foi a sétima colocada (148[LM1] [NBB2] ). Incluindo os 89 exemplares da Ram 2500, foram 678 emplacamentos conquistados em setembro, o melhor mês deste ano para a marca, que ficou em terceiro lugar no mercado de prestígio.

Apresentada no final de março, a 3500 também se tornou a líder no line-up da Ram no acumulado de 202[LM3] [LM4] [NBB5] 2, com 1.182 registros. Em seguida aparecem a 2500 e a 1500, que tiveram 854 e 755 unidades emplacadas, respectivamente, demonstrando a excelente aceitação de todos os modelos da marca.

Com presença oficial no mercado nacional desde 2005, a Ram segue firme em uma rota de expansão que vai muito além das vendas. A rede de concessionárias atual tem 58 pontos e no final deste ano chegará a 75. Todos exibindo o novo padrão interno que começou a ser implementado no ano passado, valorizando a experiência e o relacionamento com a clientela.

Com o novo C3, Citroën registra crescimento de 66% nas vendas em setembro

 

  • Em seu primeiro mês de lançamento, Novo Citroën C3 emplacou mais de 1.600 unidades  

  •                   Divulgação

  • Desse volume total, 41% correspondem às vendas do Novo C3, com 1.604 unidades vendidas


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Citroën encerrou o mês de setembro celebrando importantes índices, impulsionados principalmente pelo lançamento do Novo C3. A marca segue em trajetória ascendente no volume de vendas e na participação de mercado no acumulado do ano e em comparação com agosto.  

Em setembro, enquanto a indústria no geral registrou uma queda de 7% no volume de veículos emplacados em comparação com o mês anterior (181.592 x 195.030), a Citroën emplacou o total de 3.953 veículos, um crescimento de 66% com relação ao mês anterior, com market share de 2,2%. Desse volume total, 41% correspondem às vendas do Novo C3, com 1.604 unidades vendidas. Mesmo com os primeiros emplacamentos ocorrendo somente na segunda quinzena do mês, o único hatch com atitude SUV do mercado já conquistou 4% do segmento. 

Ainda nas comparações entre setembro e agosto, o C4 Cactus também se destacou, com um crescimento de 7% no volume (2.118 x 1.983), fechando o mês com market share de 1,2%. No segmento de VULs (Veículos Utilitários Leves), a Citroën fechou setembro com 231 unidades emplacadas, mantendo-se em linha com o volume médio do terceiro trimestre. 

 

Comparativo 2022 x 2021 

Entre os acumulados dos anos de 2022 e 2021 até o momento, a Citroën também seguiu na contramão do mercado. No comparativo entre os períodos de janeiro a setembro do ano passado e os mesmos meses deste ano, a indústria sofreu uma queda de 5% no volume total, enquanto a marca francesa registrou um crescimento de 25% - vendeu 19.600 unidades ante 15.600 vendidas no ano passado. 

Mesmo com a estabilidade do segmento, o SUV C4 Cactus registrou excelentes índices: incremento de 21% nas vendas e participação na categoria de 4,7% (+0,9pp), o que o coloca entre os quatro SUVs compactos com maior crescimento quando comparado ao período entre janeiro e setembro de 2021. 

No segmento de vans, a Citroën Jumpy manteve um cenário de estabilidade, enquanto o mercado registrou uma queda de 17% no período. Foram emplacadas 2.300 unidades, incluindo nesse volume a versão elétrica ë-Jumpy. 

O Novo Citroën C3 já está à venda em todo o Brasil, com diferentes opções de cores, motores, câmbio e acabamento, a partir de R$ 68.990. Ele também está entre os modelos mais acessíveis da categoria para fazer manutenção, reparar e proteger. Clique aqui para saber mais. 

Mopar customiza o Fiat Fastback

 

Carro conceito recebeu acessórios originais e também itens de personalização exclusivos, reforçando a esportividade e sofisticação do novo modelo

                  Divulgação

O resultado foi uma customização que não apenas apresenta caminhos para o cliente 


Luis Alberto Alves/Hourpress


Assim como aconteceu com o Jeep Renegade e a Fiat Toro, para citar exemplos recentes, a Mopar preparou um show car único a partir do Fiat Fastback. O mais novo SUV coupé do mercado foi equipado com acessórios originais e itens exclusivos. O resultado foi uma customização que não apenas apresenta caminhos para o cliente que busca personalizar o carro como também reforça o design esportivo e sofisticado do Fastback.

O portifólio de acessórios Mopar para o mais novo lançamento da Fiat é formado por 35 itens, dos quais quatro foram escolhidos para esse conceito “moparizado”. São eles: tapete de borda elevada – uma bem-vinda proteção ao enorme porta-malas de 600 litros –, tapetes de borracha com carpete para o assoalho (esses tapetes têm elementos gráficos do interior do Fastback), protetores de soleira e película 3M nos vidros.

Como destaques na lista de acessórios originais Mopar disponíveis para o público também podemos citar rodas de liga leve escuras de 17 polegadas, frisos pintados, adesivos de capô, parafuso antifurto para as rodas, trava para estepe, película antivandalismo, entre outros. E a relação vai aumentar em breve para ainda mais opções para o cliente, como frisos pintados e engate reboque integrado.

Em pleno desenvolvimento, este último item é inédito em modelos da Fiat e foi instalado de forma experimental no Fastback da Mopar. Por ficar embutido no para-choque traseiro, exibe visual mais harmonioso e entrega muita segurança pois além de a lança ser removível, ela não prejudica o ângulo de saída do veículo, evitando raspadas em rampas, por exemplo.

show car nasceu a partir de uma versão Limited Edition Powered by Abarth na cor Preto Vulcano, que recebeu a pintura de uma faixa Azul Mopar na linha de cintura (incluindo o logotipo Mopar nos para-lamas dianteiros) e de cinza fosco na metade inferior da carroceria. As rodas foram trocadas por um jogo aro 19” e tala 8,5”, com pneus de perfil baixo, na medida 235/40 ZR19. A suspensão ganhou molas e amortecedores recalibrados. A pegada mais esportiva também se apresenta no difusor de escape, que permite escolher um ronco mais agressivo e o recurso Pedal Fast Delay, que torna mais rápida a resposta do acelerador.

Por dentro, salta aos olhos o revestimento bicolor com apliques em couro claro no painel, portas e volante. Os bancos combinam couro e Alcantara. Há ainda uma discreta iluminação no tom Azul Mopar no assoalho dianteiro e no painel. No porta-malas, além do prático e elegante tapete de borda elevada, há um subwoofer JBL que pode ser retirado e usado externamente como uma caixa de som Bluetooth.

 

Pacotes atraentes de revisões

Ainda dentro do escopo da Mopar, responsável por todo o pós-vendas da Fiat, o Fastback será um carro acessível para se manter. Com três anos de garantia, o novo SUV coupé tem a cesta de peças mais acessível entre os concorrentes (até 47% melhor nas versões com motor Turbo 200 e até 38% melhor na versão com o Turbo 270).

O Fiat Fastback ainda possui três opções de pacotes de manutenção com utilização de peças genuínas que podem ser adquiridos junto com o veículo, oferecendo mais conveniência ao cliente. O plano Tranquilidade é o inicial e inclui três revisões programadas. Já o Proteção traz, além das revisões, a cobertura de itens de desgaste, palhetas de para-brisa, oxissanitização, alinhamento e balanceamento. Por sua vez, o pacote Segurança inclui todos os itens do plano anterior mais um ano de garantia adicional.