Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

terça-feira, 26 de julho de 2022

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ apresenta o futuro elétrico com alto desempenho

 

  • Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ é o primeiro modelo da marca de alta performance 100% elétrico à venda no Brasil
  • Versão escolhida para o mercado brasileiro tem potência de 658 cv e autonomia de até 580 km com uma carga de bateria
  • Inovador MBUX Hyperscreen revoluciona o design interior e amplia a interatividade a bordo
  •     Divulgação
  • O grande destaque é o novo MBUX Hyperscreen, com três telas integradas que revolucionam o conceito de design


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança no mercado brasileiro o novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, primeiro modelo de produção AMG totalmente elétrico e que complementa a estratégia elétrica da marca. O sedã de luxo foi refinado em Affalterbach em todas as áreas relacionadas a alta performance.

Além de alto desempenho e design único, o grande destaque é o novo MBUX Hyperscreen, com três telas integradas que revolucionam o conceito de design interior e alta capacidade técnica de processamento de informações superior elevam o padrão de interatividade.

 “O primeiro Mercedes-AMG 100% elétrico chega ao mercado nacional no momento que a marca comemora 55 anos. É a confirmação que o Brasil faz parte do futuro eletrificado e é o foco global da nossa marca para os próximos anos” diz Carlos Garcia, CEO & Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Design exterior com características AMG

Com suas linhas únicas de design, o AMG EQS 53 4MATIC+ é claramente distinguível de veículos com motores de combustão à primeira vista. A filosofia de design é refletida em superfícies amplas e linhas dinâmicas e precisas. O design exterior também retoma os recursos característicos da AMG e os transfere para a era totalmente elétrica. Os resultados incluem uma aparência inconfundível, típica da marca, combinada com a máxima eficiência aerodinâmica. A vista frontal com faróis DIGITAL LIGHT é caracterizada pela grade frontal preta específica AMG com barras verticais cromadas, a estrela Mercedes integrada e inscrição "AMG". A linguagem de design distinta continua no para-choques dianteiro, pintado na cor do veículo. Isso é contrastado pelo para-choque dianteiro com o design típico AMG A-Wing, pintado em preto brilhante e com acabamento cromado.

Máxima eficiência aerodinâmica com um valor de Cd de 0,23

O EQS 53 4MATIC+ atinge um valor de resistência ao vento de 0,23. Para atingir isso, os especialistas aerodinâmicos da AMG realizaram um grande número de testes de fluxo e túnel de vento e otimizaram tanto a forma básica quanto alguns recursos de design como difusores, aletas e um spoiler traseiro maior, além rodas de AMG de 21 polegadas em design otimizado aerodinamicamente

Design interior com um toque particularmente esportivo

O EQS 53 4MATIC+ oferece um ambiente esportivo, graças aos bancos AMG com grafismos individuais e com estofamento dos bancos em couro napa.

Além disso, existem inúmeras outras características que sublinham o estilo distinto do interior:

  • Painel de instrumentos e linhas de cintura em couro ARTICO
  • Painéis centrais das portas e também console central para o painel em microfibra MICROCUT preta com pesponto vermelho
  • Volante AMG Performance em couro napa, com parte inferior achatada, perfurado na área do punho com “borboletas” em alumínio para ajuste dos níveis de recuperação, além das teclas tradicionais do volante AMG
  • Pedais esportivos AMG
  • Tapetes e frisos das soleiras das portas com a inscrição "AMG"

MBUX Hyperscreen com funções e displays específicos AMG

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está equipado com o inovador MBUX Hyperscreen, sistema multimídia inteligente e intuitivo. Esta unidade de tela grande e curva se estende por todo o painel. Três telas ficam sob uma superfície de vidro, se fundindo em uma peça única. Com software adaptativo, o MBUX adapta-se completamente ao seu usuário e oferece sugestões personalizadas para inúmeras funções de infoentretenimento, conforto e do veículo. Com a chamada camada zero, os aplicativos mais importantes são sempre exibidos no nível superior do campo de visão. O conteúdo dinâmico também é permitido na tela do passageiro durante a condução, proporcionando uma viagem mais agradável e divertida, permitindo também a criação de até sete diferentes perfis de usuários.

Comparado com seus modelos da Mercedes-EQ, como o EQC 400 4MATIC, o MBUX no EQS 53 4MATIC+ oferece uma gama de funções adicionais que enfatizam o caráter de alto desempenho do modelo esportivo. Isto é particularmente verdadeiro para os displays distintos no painel de instrumentos, bem como o display multimídia e o head-up display. O acesso rápido aos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT é fornecido pela tecla de entrada direta correspondente no console central.

AMG SOUND EXPERIENCE: experiência de som única

O AMG SOUND EXPERIENCE é a trilha sonora que aprimora emocionalmente a experiência de condução elétrica. Assim como os modos de condução, a composição acústica tem uma ampla largura de banda: na versão "Authentic", o cliente pode regular o som potente e sonoro e sua intensidade dependendo do estado de condução e do modo de condução selecionado. Os sons de condução típicos da AMG são gerados com a ajuda de hardware adicional. Isso inclui alto-falantes especiais, um atuador de graves e um gerador de som.

O AMG SOUND EXPERIENCE é a trilha sonora que aprimora emocionalmente a experiência de condução elétrica


Outra opção para ainda mais individualidade: usando as teclas do volante AMG ou o display central, o motorista pode selecionar as características de som "Balanced", "Sport" e "Powerful" em qualquer modo de condução. Durante o RACE START, o veículo produz um som único para combinar com a aceleração dinâmica.

Motores elétricos específicos AMG para um desempenho superior

No coração do novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, o trem de força elétrico com um motor em cada eixo utiliza a tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável, que transmite de forma ideal a potência de tração ao asfalto em todas as condições. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (mínimo de 30% de carga da bateria). Sua velocidade máxima é limitada a 220 km.

Os motores elétricos específicos da AMG nos eixos dianteiro e traseiro são motores sincronizados permanentemente (PSM). A ênfase no desempenho é evidente nos números de potência e torque. Além disso, os motores elétricos da Mercedes-AMG são caracterizados por um equilíbrio ideal entre potência, eficiência e conforto sonoro. Entre outras coisas, isso é garantido por novos rolamentos, correntes mais fortes e nova atuação por meio de inversores com software especialmente desenvolvido, permitindo velocidades de rotação mais altas e, portanto, mais potência, estabelecendo padrões especialmente em aceleração e velocidade máxima.

Recuperação inteligente mais eficiente

O novo EQS 53 4MATIC+ estabelece padrões não apenas com a entrega de potência ao acelerar, mas também com a recuperação eficiente de energia ao frear. A saída de recuperação é de até 300 kW. O motorista pode ajustar o nível de recuperação em três estágios por meio de teclas no volante e receber suporte relacionado ao modo ECO Assistant. A frenagem combinada pode ocorrer até a parada total.

Nova geração de baterias com capacidade de 107,8 kWh

O modelo está equipado com uma bateria de 400 volts fabricada com a mais recente tecnologia de íons de lítio. Um grande avanço em sustentabilidade foi alcançado na química celular: o teor de cobalto é reduzido a 10%.  O material ativo otimizado consiste em níquel, cobalto e manganês na proporção de 8:1:1.

A bateria de alta tensão tem um conteúdo de energia utilizável de 107,8 kWh. Uma característica técnica especial é a fiação específica da AMG, que é adaptada à capacidade de alto desempenho. O sistema de gerenciamento de bateria também é configurado especificamente pela Mercedes-AMG. Nos modos de condução Sport e Sport+ o foco está no desempenho e no modo Comfort a faixa de operação. A nova geração de baterias é caracterizada por uma densidade de energia significativamente maior em comparação com desenvolvimentos anteriores, possuindo também uma capacidade de carregamento maior. Outra novidade é a possibilidade de instalar atualizações para o sistema de gerenciamento de bateria a distância (OTA).

Tempos de carregamento mais curtos graças ao gerenciamento térmico inteligente

Outra vantagem da nova geração de baterias é o tempo de carregamento significativamente mais curto. A bateria pode ser carregada com até 200 kW em estações de carregamento rápido com corrente contínua (DC). Nesse caso, a energia para até mais 300 quilômetros (WLTP) pode ser "recarregada" após pouco mais de 19 minutos. Graças ao carregador integrado, ele pode ser carregado comodamente em casa ou em estações de carregamento públicas com até 11 kW de corrente alternada (AC).

O gerenciamento térmico eficiente também desempenha um papel na redução dos tempos de carregamento. A faixa de temperatura desejada da bateria é alcançada com a ajuda do circuito de resfriamento e um aquecedor de reforço PTC (Coeficiente de Temperatura Positivo).

O design da bateria visa garantir a temperatura ideal de operação em todas as condições. As extrusões de alumínio da estrutura da bateria têm cavidades definidas através das quais o refrigerante flui. Em resumo, o gerenciamento inteligente de temperatura e carregamento garante que altas correntes de carregamento possam ser mantidas por mais tempo.

A bateria também se destaca pela durabilidade. A função ECO Charging contribui significativamente para isso: o controle inteligente reduz a carga da bateria durante o carregamento e, assim, retarda o processo natural de envelhecimento da bateria. A bateria de alta tensão tem garantia válida por dez anos ou até 250.000 quilômetros.

Tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável

A potência dos motores movidos a bateria é trazida para a estrada pelo sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ de série. O sistema distribui continuamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, dependendo da situação de condução: em comparação com um sistema de tração integral mecânica, o sistema eletro-específico garante uma resposta significativamente mais rápida. O torque é verificado 160 vezes por segundo e ajustado se necessário. A distribuição de torque depende do modo de condução selecionado: no modo "Comfort" o foco está na eficiência máxima, enquanto em "Sport" e "Sport+" o torque é mais direcionado para eixo traseiro em prol de uma maior dinâmica de condução.

Pneus desenvolvidos especificamente para um nível de desempenho superior

O EQS 53 4MATIC+ utiliza pneus desenvolvidos em conjunto com a MICHELIN. Para isso, as equipes de desenvolvedores da Mercedes-AMG e o fabricante francês de pneus adaptaram o MICHELIN Pilot Sport EV especialmente projetado para carros esportivos elétricos. O perfil e a mistura de borracha são voltados para o alto torque e as poderosas forças de aceleração e garantem uma longa vida útil. O conforto também foi pensado: uma espuma de poliuretano integrada nos pneus reduz consideravelmente o ruído de condução.

Suspensão AMG RIDE CONTROL+ com ajuste adaptativo

A suspensão do novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ apresenta um eixo four-link na dianteira e um eixo multi-link na traseira. Os engenheiros da AMG melhoraram especificamente os componentes e os configuraram para atender aos requisitos especiais dos clientes AMG. Isto se aplica ao conforto e a dinâmica de condução. A suspensão AMG RIDE CONTROL+ é um sistema de suspensão a ar combinado com amortecimento ajustável adaptativo controlado eletronicamente, juntamente com o eixo traseiro direcionável.

Como em outros modelos AMG, a suspensão pneumática do EQS 53 4MATIC+ usa duas válvulas de alívio de pressão. Estas válvulas de controle continuamente variáveis localizadas fora do amortecedor permitem que a força de amortecimento seja ajustada de forma ainda mais precisa para diferentes condições e modos de condução. Uma válvula controla o amortecimento de retorno, ou seja, a força gerada quando a roda recua, e a outra controla o amortecimento da compressão quando a roda comprime. Os estágios de recuperação e compressão são controlados independentemente um do outro. Esta tecnologia permite aumentar o conforto e também tornar a dinâmica de condução ainda mais esportiva. A unidade de controle da suspensão analisa os dados, incluindo dados dos sensores de aceleração e trajetória da roda, para ajustar a força de amortecimento de cada roda em alguns milissegundos para se adequar à situação.

Eixo traseiro direcionável

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está equipado com um eixo traseiro direcional. O ângulo de até dez graus aumenta consideravelmente o a dinâmica em curvas ou em manobras de estacionamento. O raio de viragem é de 11,5 metros – este é o nível de veículos compactos.

A interação entre a direção do eixo dianteiro e do eixo traseiro foi projetada para obter respostas ágeis com pouco esforço ao dirigir na cidade ou em estradas. Em velocidades abaixo de 60 km/h, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, tornando o veículo altamente manobrável, leve e ágil. O efeito é particularmente positivo tanto ao mudar de direção rapidamente ou manobrar lentamente.

A partir de uma velocidade superior a 60 km/h, as rodas traseiras giram na mesma direção das rodas dianteiras. A distância entre eixos virtualmente estendida oferece maior estabilidade e segurança de condução em altas velocidades e durante mudanças rápidas de pista ou manobras evasivas repentinas.

Modos de condução AMG DYNAMIC SELECT

As características de condução do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ podem ser alteradas pelo condutor graças aos cinco modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual". Parâmetros importantes como características de condução e desempenho, configurações de suspensão, direção, AMG Dynamics e AMG SOUND EXPERIENCE (opcional) são modificados para se adequar ao modo de condução selecionado. A potência máxima de tração pode ser acessada no modo de condução Sport+ (ou com kick-down).

O condutor também pode pré-selecionar a configuração básica da suspensão através dos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: o comportamento de condução varia da dinâmica máxima no modo "Sport+" ao suave na configuração "Comfort", por exemplo. Além disso, a afinação pode ser ajustada em três etapas, independentemente dos modos de condução, por meio de uma tecla dedicada.

Sistema de freio de alto desempenho AMG

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ possui um sistema de freio de alto desempenho AMG com pinças de seis pistões e discos medindo 415x33 mm na frente e pinças de pistão único e discos medindo 378x22 mm na traseira. Outro recurso de alta tecnologia é a função adicional i-Booster. Isso garante que o sistema de frenagem combine a recuperação elétrica com o freio hidráulico de maneira altamente eficiente.

A bateria é protegida contra colisões para máxima segurança

A bateria fica em uma área protegida contra colisões na parte inferior da carroceria, embutida na estrutura da carroceria, incluindo um perfil de alumínio extrudado na lateral. Durante a extrusão, um bloco de metal aquecido é empurrado por meio das matrizes e se transforma em uma seção sem fim, que é então cortada especificamente. Isso possibilita seções altamente complexas que são precisamente adaptadas às necessidades. A estruturas de absorção de energia na parte frontal e lateral, bem como uma placa de base rígida de parede dupla, fornecem proteção adicional para os módulos.

Extensos testes de colisão e componentes fazem parte do procedimento padrão na Mercedes-Benz. Os critérios de teste das baterias incluem, entre outros itens, o comportamento da bateria sob carga de choque e em caso de penetração de objetos estranhos. Superaquecimento e sobrecarga também são partes importantes dos testes.

Além disso, existe um sistema de segurança multinível separado para a operação diária. Isso inclui, por exemplo, monitoramento de temperatura, tensão ou isolamento como um sistema de segurança de monitoramento contínuo. Se ocorrer uma falha, a bateria desliga. O monitoramento de falhas quando parado (durante o carregamento DC) também é padrão.

Sustentabilidade na produção e nos materiais

O telhado da Fábrica 56 em Stuttgart, local de produção do Mercedes-AMG EQS, está equipado com 12.000 módulos fotovoltaicos. Estes têm uma potência máxima de cerca de 5000 kWp e podem assim cobrir cerca de 30% das necessidades energéticas da fábrica numa média anual. No geral, a necessidade de energia necessária é reduzida em 25% em comparação com outras áreas de montagem. A Fábrica 56 é uma área neutra em CO2.

Hoje, 40% da área do telhado da Fábrica 56 tem vegetação e concreto reciclado foi usado pela primeira vez no edifício principal. A produção das baterias de íons de lítio na fábrica de Hedelfingen será neutra em CO2 a partir de 2022. Outros componentes pesam mais de 80 quilos e são feitos de materiais que economizam recursos (matérias-primas recicladas e renováveis). Um novo fio feito de nylon recuperado é costurado nos revestimentos de piso do modelo. Uma tonelada deste fio economiza mais de 6,5 toneladas de CO2 em comparação com o novo material. O aço processado para o EQS nas fábricas de estampagem da Mercedes-Benz consiste em 80% de aço secundário, a maioria obtida a partir de sucata de aço reciclada.

“A chegada do EQS 53 eleva a percepção do mercado de como deve ser um modelo 100% elétrico.  Ele entrega tudo que se espera para o segmento de luxo e apresenta alta performance, tecnologia e sustentabilidade sem precedentes em nossos 136 anos de história” complementa Evandro Bastos, Head de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Principais dados técnicos

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+

Sistema de propulsão

Potencia máxima (cv)

Torque (Nm)

Bateria

Capacidade energética

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Autonomia (km)

Peso (kg)

Pneus

Capacidade do porta malas (L)

Capacidade da bateria (Ah)

 

DIMENSÕES (mm)

Comprimento

Largura

Altura

2 motores elétricos

658

950

Íons de lítio

107,8 kWh

3,8

220 (limitada eletronicamente)

526-580 (WLTP)

2.655

265/40 R21

580

70

 

 

5.216

2.125

1.512

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ tem preço sugerido de R$ 1.350.900,00 e as primeiras unidades serão entregues a partir de julho nos 13 concessionários da Mercedes-EQ nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória do ES, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Download de Vídeos: https://drive.google.com/drive/folders/1XBqL3R-W-2Aedt2Ta3gOfkcQ5B2bW_I9?usp=sharing

PEUGEOT revela trechos marcantes de sua história em série de vídeos de um minuto

 Uma marca que nasceu em 1810 como fabricante de ferramentas e utensílios domésticos e que se destaca pela primeira produção em série de um veículo no mundo. Parece até impossível contar uma história tão rica em detalhes em tão pouco tempo, mas a PEUGEOT conseguiu esse feito

                              Divulgação



Luís Alberto Alves/Hourpress

Nesta semana, estreia o MINUTO PEUGEOT, uma série de vídeos, com duração de 60 segundos cada, que narra toda a trajetória da Marca do Leão, desde quando surgiu com o nome de “sociedade Peugeot-Frères e Jacques Maillard-Salins” e fabricava serras, moinhos de café e até barbatanas para espartilhos.

 

Em ordem cronológica, a PEUGEOT aborda na série curiosidades como por exemplo a evolução do logotipo do leão desde sua criação, imagens raras do Type 3, primeiro veículo a ser produzido em série no mundo e do Type 15, primeiro automóvel a rodar no Brasil, e até mesmo o motivo pelo qual o Leão foi o animal escolhido para simbolizar essa Marca centenária. Tudo isso resumido em apenas um minuto.

No primeiro vídeo, conheceremos em alguns detalhes o pioneirismo da PEUGEOT. Por exemplo, em 1882, com o incentivo de Armand Peugeot, teve início a produção de velocípedes (bicicletas, triciclos, quadriciclos). Quatro anos depois, a marca passou a fabricar em série as bicicletas PEUGEOT com transmissão por corrente.

Em 1896, Armand Peugeot decidiu separar-se da sociedade Peugeot-Frères para construir a Sociedade dos Automóveis Peugeot e então começou a motorizar triciclos. Já em 1898, chegava ao Brasil o Peugeot Phaéton Type 15, primeiro carro da Marca no país, trazido por um brasileiro com sólidas ligações com a França: Alberto Santos Dumont.

Ao longo da série, os entusiastas da PEUGEOT terão acesso a um conteúdo repleto de passagens marcantes, aprendizado e, claro, de muitas novidades, em um momento em que a marca celebra a chegada da renovação do 2008 e das novas versões com motorização 1.0L para o hatch 208.

Os vídeos da série MINUTO PEUGEOT serão divulgados quinzenalmente através do site de imprensa https://www.media.stellantis.com/br-pt/. Acompanhe e compartilhe essa incrível jornada!


Ram brilha novamente em estudo da J.D. Power nos EUA

 A Ram ficou em segundo lugar pelo terceiro ano consecutivo invertendo a ordem de 2019, quando ficou em primeiro, logo à frente da Dodge, campeã deste ano

A Ram 1500 conquistou as principais honras pelo terceiro ano seguido entre as picapes grandes de uso leve

                   Divulgação

A Dodge repetiu o resultado de 2021 e 2020 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Na esteira de conquistas semelhantes nos dois últimos anos, a Ram obteve o segundo lugar entre marcas de volume no estudo de Performance, Execução e Layout Automotivos (APEAL, na sigla inglesa) de 2022, realizado pela J.D. Power nos Estados Unidos. O ótimo desempenho foi ancorado pela terceira vitória consecutiva da Ram 1500 como melhor picape grande de uso leve.

Por sua vez, a Dodge repetiu o resultado de 2021 e 2020 também se torna a primeira marca norte-americana a conquistar o número 1 do ranking por três anos seguidos.

Incluindo o primeiro lugar da Ram à frente da Dodge em 2019, esses últimos resultados marcam o quarto ano consecutivo em que as marcas ocupam os dois primeiros lugares nos rankings de mercado de massa do Estudo APEAL.

“Nós não apenas desenhamos, projetamos, construímos e vendemos funcionalidades”, diz Jeff Kommor, diretor de Vendas da Stellantis nos EUA. “Colocamos em nossos veículos um caráter que enriquece a vida dos clientes todos os dias. Então, é imensamente satisfatório ver nossos produtos ressoarem com tanta consistência.”

O levantamento APEAL avalia o vínculo emocional dos clientes. Isso é determinado a partir do feedback do cliente sobre uma série de atributos do veículo, desde a entrada e saída da cabine até o conforto de condução, durante os primeiros três meses de propriedade.

As respostas são então agregadas em um índice geral APEAL, que pode chegar a 1.000 pontos. A Dodge e a Ram foram classificadas com 882 e 863 pontos, respectivamente.


Novo Renault Austral inaugura terceira geração do sistema 4Control Advanced


A Renault continua inovando e oferecendo o melhor da tecnologia a um público a cada dia maior, com a terceira geração do sistema “4CONTROL Advanced”

Sistema é capaz de oferecer conforto em termos de desempenho dinâmico


Luís Alberto Alves/Hourpress

· Apresentado e comercializado em 2007, o sistema de tração nas 4 rodas da Renault evoluiu, voltando com toda força em uma terceira geração ainda melhor

· Este sistema – inédito no segmento C-SUV – é capaz de oferecer um conforto sem igual, agilidade excepcional e performances incomparáveis em termos de performance dinâmica


  O Novo Austral está inaugurando a terceira geração do sistema “4CONTROL Advanced” de tração nas quatro rodas. Sem concorrentes neste segmento de mercado, esta tecnologia oferece um conforto inédito, agilidade excepcional e performances dinâmicas incomparáveis.

“A Renault está introduzindo a tecnologia de tração nas 4 rodas na nova plataforma CMF-CD. Graças ao controle eletrônico da tração das rodas traseiras, agora é possível modificar a suspensão traseira para oferecer as melhores performances em qualquer circunstância, seja para dirigir na cidade, ter mais agilidade em estradas vicinais e trechos de serra ou ainda estabilidade e segurança em via expressa”, explica Filippo Mantovani, Head de Dinâmica Veicular na Renault.

MELHOR ESTABILIDADE CONTRIBUI PARA O PRAZER DE DIRIGIR

Além do chassi com tração nas 4 rodas, o Novo Austral conta com uma suspensão traseira multilink, que proporciona maior aderência à pista, melhor conforto e uma estabilidade sem igual, em qualquer circunstância. Nas estradas em mau estado, os movimentos das rodas traseiras contam com melhor tração e absorção das trepidações do calçamento. As vantagens são imediatamente percebidas, como melhor aderência à pista, além de otimização do conforto e da acústica.

Ao conduzir em alta velocidade ou ao fazer curvas acima de 50 km/h, as rodas traseiras giram até 1 grau na mesma direção que as rodas dianteiras. Este ganho é possível graças à presença de um atuador de direção localizado no eixo traseiro, que controla as informações provenientes da direção assistida, do motor e do controle eletrônico de estabilidade (ESP).

DIRIGIBILIDADE DE UM COMPACTO URBANO

Bastante ágil e fácil de manobrar nos centros urbanos, o Austral oferece atributos de dirigibilidade excepcionais para um veículo do segmento C-SUV. Seu diâmetro de giro é de 10,1 m entre passeios, ou seja, ainda menor que alguns modelos compactos. O atuador de direção localizado no eixo traseiro faz com que as rodas traseiras do Austral girem até 5 graus em oposição às rodas dianteiras (3,5° na geração anterior do sistema de tração nas 4 rodas), o que constitui um verdadeiro avanço em termos técnicos.

SISTEMA MULTI-SENSE PERMITE A PERSONALIZAÇÃO DAS REGULAGENS

Graças à tecnologia MULTI-SENSE de última geração embarcada no Austral, agora o condutor pode potencializar sua experiência dinâmica ao volante. Conforme o modo de condução pré-selecionado – Eco, Comfort ou Sport –, é possível personalizar cada um dos 3 modos entre 13 níveis diferentes. Estas regulagens permitem atuar no comportamento do chassi e aprimorar as sensações de condução, como esforço para esterçar, reatividade do chassi e do motor, controle da tração e controle eletrônico de estabilidade. Esta funcionalidade pode ser acessada por meio da tela OpenR e por um novo botão dedicado, localizado no volante de direção.

SOBRE A RENAULT

Marca histórica da mobilidade e pioneira em carros elétricos na Europa, a Renault sempre desenvolveu veículos inovadores. Com o plano estratégico “Renaulution”, a marca deu início a uma transformação ambiciosa e geradora de valor. Com isso, a Renault está evoluindo para oferecer uma gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. A marca quer ser a expressão da modernidade e inovação em serviços tecnológicos, de energia e mobilidade, que vão além da indústria automotiva.

terça-feira, 19 de julho de 2022

GM revela Blazer EV nos Estados Unidos

 Luís Alberto Alves/Hourpress

SUV elétrico premium da marcar se destaca pelo visual esportivo e tecnologias inovadoras de bateria e propulsão; modelo está confirmado para mercado sul- brasileiro e estreia em meados do próximo ano nos EUA

Interior da Blazer EV que chega em 2023 nos Estados Unidos


A Chevrolet apresenta para o mundo o Blazer EV. O modelo representa mais um importante passo rumo à estratégia de ampliação da oferta de veículos zero emissão da marca, que, ao mesmo tempo, ingressa em um dos segmentos de maior crescimento global: o dos SUVs elétricos premium.

O Blazer EV tem estreia prevista para meados do próximo ano nos Estados Unidos. Logo depois, será lançado em outros mercados importantes, entre eles o brasileiro. O mais novo SUV elétrico da Chevrolet se destaca pelo visual esportivo e tecnologias inovadoras de bateria e propulsão.

O carro vai ser ofertado em múltiplas configurações de acabamento e desempenho, incluindo uma com mais 530 quilômetros de autonomia estimada com carga máxima. Terá variáveis com tração dianteira, traseira ou integral (AWD) – o que permitirá ao consumidor encontrar a melhor opção para uma experiência incrível a bordo de um veículo 100% elétrico.

   Fotos: Divulgação

O Blazer EV cria uma nova variante para SUVs elétricos
Entre as versões disponíveis, estarão as mais emblemáticas da Chevrolet, como a RS, focada em design, e a SS, que agrega mais performance. Será a primeira vez que a marca terá um veículo elétrico com esse diferencial.

“O Blazer EV cria uma nova variante para SUVs elétricos, com opções e tecnologias intuitivas que ajudam a posicionar a Chevrolet na ponta de um dos segmentos que mais crescem entre os veículos zero emissão”, disse Scott Bell, vice-presidente da Chevrolet na América do Norte.

O Blazer EV fará parte de uma nova geração de veículos elétricos que inclui o SUV Equinox EV e a picape Silverado EV, cada qual atualmente em um estágio diferente de desenvolvimento. Atualmente, a Chevrolet comercializa globalmente modelos como o Bolt EV e o Bolt EUV. 

“Estamos dando grandes passos para oferecer mais opções de modelos zero emissão, que facilitem mais do que nunca a migração para um EV”, completa o executivo.

O Blazer EV é composto por um conjunto poderoso: a avançada plataforma Ultium da GM como base, linhas atléticas que garantem uma identidade marcante à carroceria e uma performance inspirada em ícones como o Camaro e o Corvette.

Foi projetado para entregar mais de 560 cv de potência e superar os 90 kgfm de força
Tanto é que o Blazer SS (AWD) foi projetado para entregar mais de 560 cv de potência e superar os 90 kgfm de força. Isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h inferior a 4 segundos, de acordo com estimativas da GM.

“A Blazer EV SS tem a alma de um verdadeiro superesportivo” define Bell. “E mesmo que esta versão represente o suprassumo em relação a performance dentro do nosso portfólio de EVs, todos os demais modelos oferecem recursos que vão surpreender e encantar até mesmo entusiastas de carros de alto rendimento.”

Confira outros destaques do Blazer EV:

  • Autonomia estimada superior a 530 quilômetro com carga máxima, dependendo da configuração;
  • Taxa de recarga de 11,5 kW (AC) a 190 kW (DC), que permitirá até 130 km de autonomia extra em apenas 10 minutos, de acordo com estimativas da GM;
  • Multimídia com tela de 17,7 polegadas e quadro de instrumentos digital de 11 polegas também personalizável;
  • Sistema de iluminação externa toda em LED com efeito animado para saudações e despedidas;
  • Cabine elegante, espaçosa e decorada com materiais sustentáveis e suaves ao toque;
  • Tecnologias de segurança avançada, como o sistema de frenagem automática de emergencia para marcha à ré;
  • Bancos dianteiros com recursos de “ventilação” e “aquecimento”;
  • Abertura elétrica da tampa de acesso para recarga da bateria.

O Blazer EV será produzido na fábrica da GM em Ramos Arizpe, no Mexico.

Os PEUGEOT presidenciais através da história

 

Representação, comunicação, proteção... o veículo do Presidente da República é muito mais do que um carro! A Peugeot é uma das fornecedoras da Elysée há meio século, desde o PEUGEOT 604 de Valéry Giscard d'Estaing até o PEUGEOT 5008 de Emmanuel Macron. Um pequeno passeio pela história da Quinta República...

Ele manteve este carro durante seus primeiros cinco anos no cargo 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Primeiro temos a história mais recente e Emmanuel Macron, o recém-eleito presidente, chegou à sua cerimônia em 14 de julho de 2017 em um PEUGEOT 5008. Ele manteve este carro durante seus primeiros cinco anos no cargo e isso provavelmente faz dele o carro mais filmado e fotografado dos últimos cinco anos. Isso não significa necessariamente que é o mais conhecido. Por razões óbvias de segurança, a Presidência da República impôs sigilo sobre as especificidades do carro. O que sabemos é que este PEUGEOT 5008 foi produzido, como todos os PEUGEOT 5008, pela fábrica da Rennes e depois confiado à Centigon, uma empresa especializada em Breton que realizou o blindagem do veículo. Para o resto, as únicas informações fornecidas dizem respeito ao layout dos bancos traseiros (2 assentos em vez de 3, com um console central específico), o encaixe dos pisca-piscas dianteiros na grade do radiador e o emblema da Presidência da República foi afixado na carroceria. Todo o resto é ultrassecreto!

 

O pioneiro: Peugeot 156 de Alexandre Millerand

A "pré-história" da Peugeot e da República Francesa começou na década de 1920. Eleito Presidente da República em 23 de setembro de 1920, Alexandre Millerand dirigiu um Peugeot Type 156 a partir de 1921. O Type 156 foi o primeiro carro a ser fabricado em Sochaux e foi o topo de gama da marca na época, com um impressionante motor de 6 cilindros em linha de 5.954 cm3 ... 25 cavalos de potência.

 

Peugeot 604 de Valéry Giscard d'Estaing

Mais de meio século depois, foi um entusiasta de condução, carro e PEUGEOT que foi eleito pelos franceses como seu presidente. Valéry Giscard d'Estaing trouxe a Peugeot para o Palácio Elysée em 1975, ano em que o novo carro-chefe da marca, o PEUGEOT 604, foi lançado. Outra inovação solicitada por um chefe de Estado decididamente moderno: os carros do presidente não eram mais pretos, mas "verde musgo".

Quatro PEUGEOT 604 foram encomendados pelo Palácio Elysée durante o mandato de sete anos. Três deles eram modelos de produção, versões SL topo de gama alimentadas pelo V6 de 2,6 litros e 136 cavalos, que o presidente às vezes gostava de dirigir sozinho. Ao lado deles, uma LIMUSINE PRESIDENCIAL PEUGEOT 604 é reservada para ocasiões cerimoniais. Feito em colaboração com o construtor de ônibus Heuliez, ele tem uma distância entre-eixos alongada em 62 centímetros, beneficiando os bancos traseiros luxuosamente equipados, e um teto coberto com imitação preta.

 

O Peugeot 605 limusine blindada sob François Mitterrand

Em 1991, o Palácio Elysée adquiriu um PEUGEOT 605 que havia sido alongado e blindado pela empresa Breton Labbé (que mais tarde se tornou Centigon, a empresa que preparou o PEUGEOT 5008 presidencial). Este modelo foi equipado com um motor V6 de 170 cv, e foi equipado com blindagem de aço de alta resistência e janelas feitas de vidro à prova de balas e composto de policarbonato. Em números: 2.500 kg, que é 1.000 kg a mais que o padrão 605 V6! Esta limusine foi usada principalmente por chefes de Estado hospedados na França, como Mikhail Gorbachev, Hosni Mubarak e o Papa João Paulo II.

 

Os modelos Chirac Peugeot

Durante sua passagem de doze anos no Palácio Elysée, Jacques Chirac usava regularmente o PEUGEOT 607 que se juntou à Presidência da República na frota de carros. Mas o PEUGEOT que, sem dúvida, fez a maior impressão sobre os franceses naquela época foi o PEUGEOT 205 SR vermelho, 1984, que a esposa do presidente dirigiu nas estradas de Corrèze...

 

Peugeot 607 Paladine de Nicolas Sarkozy

O PEUGEOT 607 Paladine foi provavelmente o carro presidencial mais espetacular e de curta duração da Quinta República. Em 2007, a equipe de Nicolas Sarkozy estava procurando um veículo que simbolizasse a renovação e a modernidade quando o novo presidente dirigiu até a Champs Elysées no dia de sua posse. Alguém pensou no PEUGEOT 607 Paladine concept car apresentado no Salão de Genebra de 2000. Produzido para a PEUGEOT pelo construtor de ônibus Heuliez, este espetacular 607 é uma limusine medindo mais de 5 metros transformada em um landaulet com um teto de vidro retrátil cobrindo os bancos traseiros. O interior é luxuosamente equipado pelo estofador Hermès com magnífico couro azul e creme, uma barra, duas poltronas eletricamente ajustáveis para os passageiros ilustres e um assento dobrável com as costas para a estrada para um companheiro.

A pedido da equipe de Nicolas Sarkozy, o PEUGEOT 607 Paladine foi levado do Museu Peugeot e, em 16 de maio de 2007, a França e o mundo ficaram surpresos ao vê-lo na Champs-Elysées. Apesar das muitas mudanças que sofreu, o carro ainda é tão elegante quanto o PEUGEOT 607 padrão. Por outro lado, a instalação do mecanismo de teto retrátil significava que o tanque de combustível tinha que ser menor: sua capacidade agora é de apenas 6 litros. O que não era um problema para um carro conceito rapidamente se tornou um desafio ao usá-lo regularmente, dado o peso do carro e a “sede”de seu motor V6. Por isso, decidiu-se não usar mais o PEUGEOT 607 Paladine.

 Perguntas presidenciais

Uma ou duas bandeiras?  O protocolo define precisamente a "decoração" do carro presidencial. Quando o Presidente da República está no carro em uma ocasião oficial, o carro 

é decorado com uma bandeira francesa presa à frente direita do veículo no lado onde o Chefe de Estado entra e sai. Quando um segundo Chefe de Estado ou governo está com o presidente francês, a bandeira de seu país é fixada para o lado esquerdo dianteiro, do lado onde ele entra e sai do veículo.

Qual placa?  Até a década de 1970, o Palácio Elysée tinha o uso reservado de placas numéricas 1PR75 a 5PR75 para o carro do presidente. Vários veículos foram registrados no 1PR75. Essa tradição chegou ao fim, e os carros presidenciais agora carregam placas de número normais atribuídas cronologicamente, como para todos os veículos, pelo Serviço de Registro de Veículos.

O que acontece com os carros depois que o presidente sai?  Não há nenhuma regra. Alguns são mantidos na piscina de carros Elysée, outros são vendidos ou entregues a museus. Por exemplo, a limusine Peugeot 156 da Millerand, a limusine PEUGEOT 604 da Giscard d'Estaing, a limusine PEUGEOT 605 da Mitterrand e a PEUGEOT 607 Paladine são mantidas pelo Musée de l'Aventure Peugeot.

Toro e Pulse estreiam Sound Design na gama Fiat

    Divulgação

O Fiat Pulse foi lançado em outubro de 2021


Gradualmente, outros modelos receberão a nova identidade sonora da marca que torna a jornada auditiva dentro do carro ainda mais agradável

- Pulse, que acaba de alcançar a marca de 50 mil unidades produzidas em Betim, traz novas rodas e calotas

- Ainda mais completa e com novas cores, picape terá pacote S Design nas versões Freedom Turbo Flex e Diesel

Luís Alberto Alves/Hourpress

Toro e Pulse, embora façam parte de segmentos diferentes, trazem em comum o grande sucesso que fazem no mercado desde que foram lançados, além de prêmios por seu design arrojado e atraente. Agora os modelos também compartilham uma grande novidade da Fiat: o novo Sound Design da marca aplicado aos veículos, uma nova experiência sonora para o usuário que oferece ainda mais prazer ao dirigir.

Em 2021, como parte do amplo processo de reposicionamento da marca, a Fiat buscou ressignificar o papel da voz e da música para criar momentos de maior conexão com o público e apresentou seu novo DNA sonoro e Sound Logo. Agora, essa experiência fica ainda mais completa aplicada à Toro e ao Pulse, primeiros veículos da marca a terem um Sound Design UX. Isso significa que o usuário terá uma nova jornada auditiva mais amigável, que começa ao entrar no veículo, passa pelas diversas etapas enquanto está dirigindo e vai até sair do carro. Importante informar que posteriormente outros modelos da marca também passarão a contar gradativamente com o novo Sound Design da Fiat.

Nova experiência sonora

Projetada para fazer parte da jornada do cliente dentro do carro, a nova identidade sonora dos veículos Fiat foi desenvolvida pela marca em parceria com a empresa brasileira Soundthinkers. Todo o processo de criação e desenvolvimento da iniciativa foi pensado e testado juntamente com usuários

A marca apostou em sons mais agradáveis e modernos para marcar cada aviso de ação da picape. Atividades como ajustar as configurações da central multimídia, receber notificações da central, confirmar configuração do painel de instrumentos e resgatar informações pré-definidas ganharam melodias mais suaves. 

Já os avisos sobre dirigir com o freio de mão engatado ou sem o cinto de segurança, condução com a porta aberta, pular uma marcha, estacionar o veículo de ré, desligar o carro e abrir a porta sem tirar a chave da ignição trazem áudios de alerta mais fortes e repetitivos justamente para chamar a atenção do condutor, mas sem deixarem de ser agradáveis. Todos os sons agora estão mais alinhados, seguem a mesma identidade e foram pensados de forma a melhorar a experiência do cliente dentro do carro em todos os momentos.

Para completar, quando o cliente liga o veículo, entra a nova animação exclusiva de boas-vindas com o Sound Design e Sound Logo na central multimídia. O welcome movement é resultado da mistura entre o som e a sonic flag usada como gatilho sonoro, servindo de base para a melodia (Sonic Script da marca) que é representada pela sequência de quatro notas. 

Toro MY 2023 ainda mais completa 

Responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP), a Toro não para de evoluir. Na nova linha 2023 não seria diferente. Além das mudanças sonoras, a Fiat Toro MY23 traz atualizações em todas as versões, a começar pelo volante, que está com o visual mais sofisticado. Ela passa a contar também com uma atualização do iTPMS, indicação individual do pneu com baixa pressão, que mostra exatamente qual dos pneus está com pressão abaixo do que deveria. Outra novidade é a adição da Fiat Flag como etiqueta nos bancos da Toro, dando sequência também ao novo brand design da marca que aparece até em pequenos detalhes, assim como faz o Sound Design. Para completar, a versão Endurance passa a sair de fábrica com calotas escurecidas.

Conhecido pelo visual único e sofisticação, o pacote opcional S Design está de volta na picape. Disponível na versão Freedom Turbo Flex e Diesel, oferece acabamento premium, como detalhes na cor bronze no interior escurecido e costura no mesmo tom nos bancos e acabamentos em couro. Além disso, o logo da Fiat na grade dianteira também traz o requinte do tom bronze. Não poderiam faltar os badges S Design, que aparecem no painel e nas portas dianteiras. A configuração também passa a oferecer ainda mais conteúdos, como santo antônio, estribo lateral black, Keyless enter’n’go, Wireless charger e o Kit high tech, que conta com sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor eletrocrômico.

Também foram adicionadas novas opções de cores para algumas versões. A Volcano e Ranch agora também podem ser configuradas com a cor Cinza Sting. Já a Ultra passa a incluir em seu portfólio o Cinza Sting, além do Branco Polar.  

Pulse chega às 50 mil unidades produzidas e também tem novidades

O Fiat Pulse foi lançado em outubro de 2021 com o propósito de ser uma nova referência no segmento e tem se consolidado no mercado, já tendo alcançado mais de 10% da disputada e crescente categoria de SUVs. Assim, o modelo acaba de atingir a marca de 50 mil unidades produzidas na planta de Betim (MG) e pode comemorar com a chegada da linha 2023 com algumas novidades. 

Além da nova identidade sonora, o SUV da Fiat conta agora com novos itens de série que deixam o visual premiado do modelo ainda mais moderno e arrojado. As versões Drive MT e AT passam a sair de fábrica com novas rodas de aço de 16” e calotas. Já a Audace T200 traz uma nova roda de 16” com pintura escurecida e acabamento diamantado.

Produção de carros elétricos traz oportunidades no mercado do aço

 Mudanças no setor automobilístico vão privilegiar utilização do aço 

   Canva

A indústria automobilística vem se adaptando às novas demandas 


Luís Alberto Alves/Hourpress

 Carros elétricos já são uma realidade em diversos países. E além de provocarem mudanças no mercado de combustíveis, esse setor automobilístico promete mexer também com a indústria do aço; em 2018 a ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração) previa que até 2030 a maioria das montadoras terão alguma plataforma de veículos elétricos em seus portfólios – a sueca Volvo, por exemplo, se auto impôs produzir somente carros elétricos a partir desse ano.

Parte desse movimento europeu deve-se a uma proposta de lei que proíbe a venda de carros com motor a combustão a partir de 2035. Engana-se, porém quem acredita que essa ação não irá reverberar globalmente: já se especula que a popularização dos carros elétricos vai aumentar a demanda pela liga de aço elétrico e o aço de alta resistência, além do aço inoxidável utilizado para proteger as baterias que equipam os carros híbridos.

De acordo com o gerente de marketing da Açovisa, Giovanni Marques da Costa, a indústria automobilística vem se adaptando às novas demandas de baixa emissão e um melhor custo-benefício para os clientes, que estão cada vez mais exigentes. Isso impacta no mercado siderúrgico em geral. “Um grande exemplo é a migração de preferência do consumidor para carros hatch dos anos 2000 para cá. Hoje os hacht são maioria, mas nem por isso o setor siderúrgico perdeu.”

Carros

Ainda que a estrutura do carro elétrico seja quase idêntica à do “convencional”, a maior alteração se deve aos motores elétricos e sistema de baterias, pois ambos utilizam uma cadeia de aços novos ligados ou não e ferrosos ou não. E sobre a quantidade de aço utilizado na montagem de carros elétricos, ela é menor em peso final, visto que não há presença de sistema de transmissão, tanque de combustível e outros elementos e sistemas presentes nos carros a combustão, porém a quantidade de aço com alto valor agregado é bem maior, tornando o custo de fabricação do carro elétrico em média maior.

Logo, o peso em quilos final do veículo elétrico em média fica ligeiramente abaixo do carro a combustão, pois o completo e grande sistema de baterias compensam a falta de elementos presentes no carro a combustão.

Costa lembra ainda que além da utilização de aço na montagem dos carros, outros elementos ligados ao setor de carros elétricos podem compensar este peso, como exemplo a construção de milhares de estações de carregamento em todo Brasil, todas sendo compostas em sua grande parte por aço.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Mobilize Charge Pass chega ao Brasil

 Solução desenvolvida pela unidade de negócios do Renault Group

A solução também incorpora o processo de pagamento da recarga


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Mobilizeunidade de negócios do Renault Group que oferece soluções inteligentes de mobilidade, energia limpa e dados, lança no país o aplicativo Mobilize Charge Pass. A solução, já utilizada na Europa por clientes da Mobilize, incorpora um completo sistema de busca e reserva de pontos de recarga de veículos elétricos, trazendo mais comodidade para os usuários. Pelo Mobilize Charge Pass, o cliente pode buscar os carregadores em sua região, definir a rota mais rápida até ele e reservar a vaga para a recarga da bateria. A solução também incorpora o processo de pagamento da recarga, quando necessário, permitindo acesso também aos eletropostos que cobram pelo abastecimento.

 A tecnologia adotada no país foi desenvolvida em parceria com a startup de eletromobilidade Tupinambá e permite que qualquer empresa que queira disponibilizar seus carregadores smart no Mobilize Charge Pass possam cadastrar o seu ponto de recarga para que os usuários de carros elétricos possam recarregar a bateria do veículo ao longo de sua rota. Pelo sistema, o cliente pode acessar mais de 1.000 pontos de recarga conectados em 22 estados e no Distrito Federal. 

“Com o Mobilize Charge Pass, facilitamos a vida do cliente na busca de carregadores para seu veículo, agregando todas as etapas do processo, da localização do ponto de abastecimento ao pagamento da recarga quando necessário”, explica Ricardo Mendes, head da Mobilize no Brasil.

Para acesso ao sistema, basta fazer o download do aplicativo Mobilize Charge Pass – disponível para as plataformas iOS ou Android – cadastrar seus dados e iniciar a utilização. Quando necessário, o pagamento das recargas é feito utilizando um cartão de crédito.

Projetos de mobilidade Renault

Mobilize é uma das quatro unidades de negócio do Renault Group, com foco nos clientes que desejam adotar formas inovadoras de mobilidade. Além do Mobilize Charge Pass, ela também oferece o Mobilize Share serviço de carsharing e locação de curta duração.

O sistema Mobilize Share teve início no Complexo Industrial Ayrton Senna para os colaboradores da Renault do Brasil. O agendamento é realizado por meio do aplicativo Mobilize Share, que permite visualizar a disponibilidade dos veículos e fazer a reserva, na modalidade de carsharing, com até 23 horas de uso, ou locação de curta duração, com cobrança por dia, em períodos de dias ou semanas, para uso em suas atividades profissionais ou particulares. 

O Mobilize Share também é utilizado nas parcerias de carsharing e locação de curta duração instaladas na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Lactec, Casa LIDE, concessionária Globo, Copel em Curitiba, e sede da Estapar, em São Paulo.

Renault também possui outras iniciativas de mobilidade, como o VEM DF e VEM PR, que disponibilizam veículos elétricos da Renault para o uso compartilhado por servidores em órgãos públicos. Estes projetos foram desenvolvidos pela ABDI, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial em parceria com os governos locais e o Parque Tecnológico de Itaipu.

Em Fernando de Noronha 46 veículos elétricos Renault já circulam pela ilha, como parte do Programa Noronha Carbono Zero. Neste projeto, em parceria Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo, foi implementado um posto de carregamento solar que fornece energia limpa e renovável para todos os veículos elétricos que rodam na ilha, e o excedente é disponibilizado para uso da população local. Na terceira etapa do projeto, em parceria com a Neoenergia Pernambuco, foram instaladas duas usinas de geração de energia limpa por meio de placas solares, construídas pela Neoenergia, além de 12 carregadores que serão instalados na ilha, nos próximos 24 meses. 

As empresas que têm interesse em implementar o sistema de carsharing e locação de curta duração e por meio do aplicativo Mobilize Share no formato B2B e B2B2C podem entrar em contato com a equipe Renault pelo e-mail: mobility.brasil@renault.com.

 Sobre a Tupinambá

Com menos de cinco anos de mercado, a Tupinambá Energia é a responsável por criar o primeiro aplicativo brasileiro de interligação de pontos de eletroabastecimento do país. A proposta primária da empresa é elevar o patamar de infraestrutura do segmento de carros elétricos para níveis compatíveis com os mercados mais maduros como Noruega, Estados Unidos e China criando uma nova camada de serviços e possibilidades relacionadas a eletrificação veicular.

Sobre a Mobilize

A Mobilize gerencia serviços de mobilidade, energia e dados. Ela faz parte do Renault Group. Criada em torno de ecossistemas abertos, a Mobilize fornece soluções de mobilidade flexíveis, promovendo uma transição energética sustentável, de acordo com o objetivo do Renault Group de atingir a neutralidade de carbono e sua ambição de desenvolver o valor da economia circular.