Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

sexta-feira, 24 de junho de 2022

GM: conheça a diferença entre veículo elétrico e híbrido

    Divulgação


  • GM lança websérie para responder as principais dúvidas das pessoas sobre EVs; os diferentes níveis de eletrificação é o tema do episódio de abertura da série educativa
  • Carro elétrico foi o que apresentou maior índice de crescimento no mundo em 2021, motivado por políticas voltadas à redução de emissões e maior interesse do consumidor pela tecnologia

Luís Alberto Alves/Hourpress

Os carros estão passando pela maior evolução da história. Estão trocando o combustível fóssil pela eletricidade para se tornarem mais sustentáveis e eficientes. Todas as virtudes desta nova tecnologia têm despertado muita curiosidade – e questionamentos também.

Para responder as principais dúvidas das pessoas em relação aos EVs (sigla em inglês para veículos elétricos), a GM está lançando uma websérie educativa que irá abordar o assunto no contexto da América do Sul, considerando as características dos mercados locais, incluindo a matriz energética.

Pensada para a veiculação em mídias sociais, a websérie estreia com o episódio que explica a diferença básica entre o carro elétrico e o híbrido. “É importante esclarecer para o consumidor que existem diferentes níveis de eletrificação, que influenciam desde a emissão do veículo até a sua utilização”, diz Marcos Paiva, diretor de Estratégia de EVs da GM América do Sul.

São as características da bateria e sua capacidade em gerar energia para que o veículo rode no modo zero emissão que geralmente definem sua categoria.


Os puramente elétricos são considerados os mais avançados e eficientes, pois são os únicos que rodam o tempo todo no modo zero emissão – nem escapamento nem tanque de combustível eles têm. EVs de última geração já possuem conjunto de baterias com longa autonomia, em alguns casos superior à de muitos carros Flex, oferecendo ainda melhor desempenho e bem menor custo de manutenção.

Já os modelos híbridos possuem dois tipos de motores, um tradicional a combustão e um outro elétrico, para ajudar a poupar combustível, incrementar a performance e/ou gerar energia para o veículo. Costumam ser subdivididos em três categorias:

Híbrido leve – A tecnologia usa um motor-gerador ligado ao sistema elétrico do automóvel. É capaz de recuperar energia em frenagens, por exemplo, para armazená-la numa bateria extra. Este sistema, entretanto, não é capaz de fazer o veículo rodar apenas no modo elétrico, mas alivia o esforço do motor a combustão, melhorando ligeiramente a eficiência energética.

Híbrido pleno – O veículo possui dois tipos de motores, a combustão e a eletricidade, que podem trabalhar em conjunto ou individualmente. Esse gerenciamento é automático e pode variar bastante, como a disponibilidade de energia recuperada de desacelerações e frenagens armazenada numa pequena bateria, que é utilizada para alimentar temporariamente o motor elétrico. Nesta categoria, a bateria é recarregada através do motor a combustão.

Híbrido Plug-in – Possui uma arquitetura similar ao híbrido pleno, com dois tipos de motores, um movido a combustível e o outro a eletricidade. A diferença é que, nesta categoria, o veículo conta com mecanismos adicionais para permitir que ele possa ser carregado também numa tomada. Como possui uma bateria de porte intermediário, consegue rodar de pequenas até médias distancias no modo 100% elétrico.

Venda de EVs bate recorde no mundo

De acordo com a mais recente edição do anuário Global Electric Vehicle Outlook da IEA, a venda total de veículos 100% elétricos bateu recorde em 2021, com 4,9 milhões de unidades, mais do que o dobro do montante registrado no ano anterior. O maior mercado atual é o da China, onde 13% dos carros vendidos já rodam o tempo todo no modo zero emissão.

Outro levantamento, divulgado pela Nikkei Asia, aponta que 2021 foi o primeiro ano em que os carros elétricos ultrapassaram as vendas de híbridos no mundo.

Já estudo do BCG divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê que dois terços dos veículos vendidos no Brasil serão eletrificados até 2035, caso as empresas sigam por aqui tendências globais.

“Políticas voltadas à redução de emissões, maior conhecimento dos benefícios dos carros zero emissão e o aumento no preço dos combustíveis são fatores que contribuem para o maior interesse global pelos EVs, assim como a maior oferta de modelos e a redução da diferença de preço em relação aos demais tipos de automóveis”, explica Paiva.

A General Motors anunciou recentemente que tem o compromisso de liderar a eletrificação da mobilidade na América do Sul, com uma completa linha de veículos zero emissão.

A empresa revelou os futuros lançamentos da marca Chevrolet na região para o segmento. Entre as novidades estão o Bolt EUV, o Blazer EV e o Equinox EV. A ofensiva da empresa rumo a eletrificação foi iniciada em 2019, com a comercialização do Bolt EV exclusivamente no Brasil.

Com sua visão de um futuro com “Zero acidente, Zero emissão e Zero congestionamento”, a GM tem o compromisso de se tornar neutra em carbono até 2040. Como parte deste plano global, a empresa está investindo USD 35 bilhões no desenvolvimento de 30 veículos elétricos e autônomos até 2025.

Jeep® mostra todo o conforto e sofisticação

 Marca também apresentou em rede nacional a sua nova CFO, Chief Freedom Officer, Cris Marques

O modelo é o novo destaque da Marca


Luís Alberto Alves/Hourpress

O Jeep Commander e o Jeep Compass entraram em cena no reality ‘No Limite’ e provaram que aventuras também podem ter uma dose de conforto e sofisticação. Isso porque os modelos marcaram presença na “Prova do Privilégio” do programa, exibida ontem, 21 de junho. Além disso, a dinâmica também teve outra figura importante: Cris Marques, a nova CFO, Chief Freedom Officer, da Jeep. Ela ficou com a missão de mostrar o Commander para os participantes do programa.

Prova do privilégio

Nas provas anteriores da Jeep em ‘No Limite’, a marca trouxe adrenalina a bordo dos carros mais desejados do País e, ainda, contou com a natureza eletrizante dos participantes do programa. Ontem, a terceira ação da marca destacou que é possível viver qualquer aventura com o máximo de conforto e sofisticação.

No entanto, antes, os participantes precisavam encarar um desafio com mesas de equilíbrio, que tinham três bolas posicionadas em cima de cada uma delas. Com o participante localizado em uma das extremidades da mesa, a dificuldade estava em sustentá-la sem deixar que as bolas saíssem de suas posições e rolassem para fora da mesa.

Ipojucan foi o vencedor da prova e escolheu dois acompanhantes Victor e Charles, para um jantar especial oferecido pela Jeep. Os participantes testemunharam a entrada surpreendente da primeira CFO da marca, Cris Marques, que levou os três a bordo do Commander para o local do jantar.

 A ação foi desenvolvida pela Globo em parceria com a agência Fbiz.

Fiat apresenta Scudo, seu novo furgão com ótimos custos

     Divulgação


Disponível nas versões Cargo e Multi, o Fiat Scudo pode carregar até 1,5 tonelada

- Com 1,94m de altura, ele é perfeitamente adequado para acessos subterrâneos e garagens, garantindo a agilidade necessária no ambiente urbano 

- Habilitados com a CNH de categoria B também podem conduzir o utilitário

- Primeiro utilitário elétrico da Fiat, o e-Scudo possui a maior autonomia do segmento (330km)

Luís Alberto Alves/Hourpress

Quando o assunto são veículos comerciais leves a Fiat tem propriedade. E não é para menos, já que a marca mantém tradição e confiança no segmento em que é líder há mais de dez anos. Agora, a Fiat traz mais uma novidade para sua linha de utilitários: o novo Fiat Scudo, um furgão médio que atende às mais variadas necessidades com vocação tipicamente urbana. O novo modelo é prático e versátil, já que pessoas habilitadas com a CNH de categoria B também podem conduzir o veículo. Moderno, robusto, super confortável e com a dirigibilidade de um carro de passeio, o novo furgão chega também na versão e-Scudo.  

“Com amplo conhecimento do mercado de veículos comerciais leves para trabalho, a Fiat é parceira há algumas décadas já de frotistas e profissionais autônomos em seus negócios nos segmentos B e E, com a Nova Fiorino (lançada no fim de 2021) e Ducato, respectivamente. Nosso objetivo agora é atingir 100% de cobertura do mercado de furgões. Com o Scudo, atenderemos os clientes da categoria D que buscam agilidade, produtividade e rentabilidade em um utilitário. Além disso, damos mais um passo no caminho da eletrificação, oferecendo uma nova opção de mobilidade com o e-Scudo, a primeira van elétrica da Fiat no Brasil”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

O Fiat Scudo traz uma gama de versões e possibilidades de transformações capaz de satisfazer as exigências tanto dos trabalhadores independentes como dos gestores de frotas, com soluções eficientes e experiências que garantam a continuidade do negócio. 

Preparado para todos os tipos de uso

Montado no Uruguai (Nordex), o novo Fiat Scudo é uma solução para o empreendedor apoiada em três pilares fundamentais: Máxima Produtividade, Espaço Eficiente e Baixo Custo Operacional. Com um uso profissional diário de oito ou mais horas, o bem estar dentro do veículo é fundamental para quem o dirige. Assim, o Scudo traz um excelente nível de conforto e oferece uma experiência sem estresse no trabalho pelo uso de várias soluções, como piloto automático, posição de condução elevada, ajustes do banco, cinto e volante, assentos projetados para maior conforto, além de isolamento acústico. 

O modelo conta com bom espaço e ergonomia planejada a bordo, além de acabamento e materiais superiores que não são comuns em veículos de trabalho, sendo planejado para gerar o máximo de produtividade mantendo a qualidade de vida. Traz ainda um item fundamental para quem trabalha com o veículo: o alerta de fadiga. Um aviso no painel é dado caso o motorista esteja rodando há mais de duas horas de condução com velocidade de 65 quilômetros por hora e sem pausa. 

O painel do Fiat Scudo é moderno, com alavanca do câmbio incorporada a ele e controles bem posicionados para fácil alcance pelo motorista. O quadro de instrumentos digital de 3,5” conta com computador de bordo. Para completar, diversos porta-objetos são espalhados pela cabine em locais estratégicos, como abaixo do banco dos passageiros. Ao todo, são quase 42 litros de capacidade.

Além disso, o tamanho do Scudo foi pensado estrategicamente. O modelo possui 1,94 m de altura, perfeitamente adequado para todos os fins, garantindo a agilidade necessária no ambiente urbano e passagem sem problemas de altura mesmo em espaços mais apertados, indo a lugares em que veículos maiores não conseguem acessar. Combinado com um comprimento de 5,3 m e com volume de 6,1 m³, a capacidade de carga também impressiona, já que pode carregar até 1,5 tonelada e transportar itens de até 2,8 metros de comprimento. Para completar, a porta traseira bipartida possui abertura de 180 graus e a da lateral é deslizante, sendo adaptadas para o carregamento com empilhadeira, o que torna ainda mais fácil o momento de carga e descarga.

O Fiat Scudo também traz outras funcionalidades que simplificam o transporte, como piso de carga em posição ergonômica e o uso eficiente do espaço livre de carga, já que possui pouco volume das caixas de rodas neste local. Vale destacar ainda a segurança no transporte de cargas, pois a van conta com fechamento central das portas por controle remoto.

Versões

Disponível em duas versões com motor térmico (Cargo e Multi), o Fiat Scudo oferece diversas possibilidades para as diferentes necessidades de seus clientes. Ambas as versões estão disponíveis em duas cores: Prata Aluminiun e Branco Banchisa.

Cargo 

Assim como o próprio nome sugere, a versão é ideal para transportar cargas, já que oferece amplo espaço e não há compartimentos de vidros nas laterais, ou seja, os itens armazenados no compartimento não ficam visíveis. É uma excelente opção para serviços como last mile (transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final) e uso por transportadoras e microempresários. Com vocação tipicamente urbana, esta versão leva com desenvoltura os mais variados tipos de carga. É a melhor escolha para quem deseja utilizar o veículo como ambulância, pet shop móvel, hortifruti, oficina móvel, posto de serviço sobre rodas, loja e muito mais. 

Multi

A Multi é destinada às transformações e conta com disposição para fiação elétrica, dispensando cortes na lataria. Assim, além de ser um furgão envidraçado, tem vocação para ser transformado conforme as necessidades dos clientes. Ele sai de fábrica homologado como veículo de carga, mas pode ser adaptado também para o transporte de pessoas. 

A configuração family car, com 8 lugares, é ideal para quem tem família grande, pois conta com revestimento interno de alto padrão, bancos reclináveis, ar-condicionado para todos os ocupantes e 850 litros de porta-malas. A versão multi ainda pode ser adaptada para uso de acordo com as diferentes necessidades do cliente, podendo ser usada como ambulância, floricultura, pet móvel, escritório móvel, entre outras opções. Vale dizer ainda que a Fiat terá empresas homologadas para a realização destas transformações a partir de outubro. 

Alta Performance

O Fiat Scudo é construído sob a plataforma EMP2, a mais flexível da Stellantis. Ela é segura, modular e muito eficiente, perfeita para um veículo de carga, mas que também proporciona o conforto e a segurança de um carro de passeio. Com ótima dirigibilidade, o modelo vem equipado em suas versões térmicas com o motor 1.5l turbo diesel, que estreia em um Fiat. O propulsor tem 120 cv e torque de 300 NmAlém de ser um motor com intercooler, ou seja, com maior capacidade de resfriamento, ele também é um propulsor de alto desempenho, que apresenta mais tecnologia, mais performance e menos consumo. 

Com câmbio manual de seis velocidades, a capacidade do tanque é de 69 litros e o modelo tem autonomia média de 800 km. De acordo com a legislação vigente, conta com tanquinho para AdBlue® (mistura de água e uréia – equivalente ao Arla 32) para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.

O modelo conta ainda com a função start/stop que contribui para a redução do consumo do combustível e traz menos ruído. Para completar, o Fiat Scudo é equipado com suspensão independente nas quatro rodas, que filtra bem as imperfeições da pista, ponto importante tanto no transporte de pessoas quanto de cargas para mais segurança e conforto.

Um furgão completo e com baixos custos operacionais

O Fiat Scudo possui uma ampla lista de itens de série e traz o melhor TCO (Custo Total de Propriedade) da categoria. Com rodas de aço de 16" 215/65, é equipado de fábrica com ABS, três airbags (para motorista e passageiros), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), assistência em subidas, faróis de neblina dianteiros, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e faróis em halogênio com DRL. O modelo traz ainda ar-condicionado, fecho centralizado das portas, parede divisória separando cabine do vão de carga (em função da segurança), computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com one touch, ajustes de altura e profundidade do volante, ajuste de assento "ergonômico" para altura, apoio lombar e de braço, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e tomada 12v no compartimento de carga.

Outro ponto forte do Scudo é seu ótimo custo operacional. Dentro do segmento, possui o plano de revisões mais barato, com as três primeiras custando um total de R$2.700. Além disso, oferece também o menor valor de manutenção considerando a cesta de peças utilizada como padrão pela Anfavea. O custo de reposição chega a ser até 14% menor do que em outros modelos da categoria. O proprietário de um Fiat Scudo terá também mais um ponto que reforça seu baixo custo no dia a dia: o consumo de combustível do furgão é um dos mais baixos da categoria (ele possui nota A no selo do INMETRO): 12,4 km/l. 

Importante ressaltar que o plano de revisões também traz flexibilidade no pagamento, pode ser personalizado de acordo com o que for melhor para o cliente e conta com três opções. No plano Conforto, as três primeiras revisões saem por R$ 99 a mais na parcela do financiamento ou R$ 2.700 no total. Já no plano Proteção, além das três primeiras revisões, o consumidor já garante alguns itens de desgaste como o kit de pastilhas de freio dianteiro, jogo de palhetas de para-brisa, além de alinhamento e balanceamento, e custa R$ 183 a mais na parcela ou R$ 4.850 no total. Outra opção é o pacote Segurança, que traz todos os itens do plano Proteção e ainda um ano de garantia adicional, por R$ 220 adicionais na parcela do financiamento ou R$ 5.840 no total. 

e-Scudo

Seguindo o caminho da eletrificação, a Fiat traz mais um modelo elétrico para a sua gama. Desta vez, a novidade é o e-Scudo, seu primeiro utilitário 100% elétrico no Brasil. Com a maior autonomia da categoria (330km), o veículo é equipado com motor elétrico com 136 cv de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato.

Com propulsor totalmente elétrico, o e-Scudo não emite CO2, ruídos e vibrações, promovendo uma condução suave e sem choques com torque disponível instantaneamente. O e-Scudo foi desenvolvido sob a plataforma multienergy, com um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh, OBC de 11 kW trifásico e motor elétrico, que garantem a impressionante autonomia do utilitário. 

Outro destaque é o fácil carregamento com carga rápida de até 80% em 48 minutos. Também há outras funcionalidades que otimizam o consumo, como o break mode, função de frenagem regenerativa que atua como um freio motor, o que permite conservar ou mesmo recarregar parcialmente a bateria.

Importado da França (Sevel Nord), o e-Scudo ainda é equipado com um e-seletor de modo de condução, que oferece três opções: Normal (para o melhor compromisso entre autonomia e desempenho); Eco (para otimizar o consumo de energia) e Sport (para priorizar o desempenho com potência e torque máximos).

Além de ter todos os itens da versão térmica, o e-Scudo ainda conta com central multimídia de 7” (com Apple Carplay e Android Auto), câmera traseira 180 graus, cluster digital com informações sobre nível de bateria, consumo, modo de condução e marcha engatada. Também possui volante elétrico hidráulico, freio de estacionamento elétrico e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, além de sensores de chuva e luzes automáticas. O e-Scudo será comercializado na versão Cargo na Rede Fiat Elétrica, que conta com mais de 20 pontos nos principais mercados de veículos elétricos do Brasil. 

Disponível na exclusiva cor Cinza Artense ou Branco Banchisa, o Fiat Scudo possui garantia de três anos ou 100 mil km nas versões térmicas. Na versão elétrica, além dos 3 anos (ou 160 mil km) do veículo, a garantia da bateria é de 8 anos.

Pré-venda 

A pré-venda do novo Fiat Scudo começa hoje (23 de junho) na rede profissional da Fiat e o test-drive já estará disponível na próxima semana nas principais concessionárias da rede Fiat. No dia 1° de agosto terão início as vendas em mais de 200 pontos da marca em todo o Brasil. Confira abaixo os preços sugeridos de cada versão:

Fiat Scudo Cargo: R$ 187.490

Fiat Scudo Multi: R$ 192.490

Fiat e-Scudo Cargo: R$ 329.990

PEUGEOT expande ofensiva de eletrificação em novas cidades do Brasil

   Divulgação

Os modelos, podem ser adquiridos facilmente através do e-commerce da Marca

  • PEUGEOT anuncia ampliação da Rede de e-Centers para comercialização e manutenção de veículos elétricos;
  • Marca participa do Parque da Mobilidade Urbana, durante os dias 23, 24 e 25 de junho em São Paulo, com exposição e test drive do PEUGEOT e-208 GT e PEUGEOT e-EXPERT;
  • Ações fazem parte da ofensiva global "MOVE TO ELECTRIC" que envolve muitas outras novidades ainda para 2022. 

Luís Alberto Alves/Hourpress

A PEUGEOT anuncia abertura de oito novas lojas da Rede de Concessionárias, estruturadas especialmente para a comercialização e atendimento de pós-vendas para seus veículos elétricos, os “e-Centers”. A Marca disponibiliza atualmente para o mercado brasileiro, o hatch esportivo PEUGEOT e-208 GT e o veículo utilitário PEUGEOT e-EXPERT, ambos com motorização 100% elétrica e livres de emissões de CO².

Os modelos, podem ser adquiridos facilmente através do e-commerce da Marca ou em um dos e-Centers. E, a partir do mês de julho, a PEUGEOT amplia esse atendimento especializado para os elétricos em mais oito lojas em seis novas cidades, totalizando 10 e-Centers distribuídos pelo Brasil. Além dos dois pontos já existentes em São Paulo e no Rio De Janeiro, serão inaugurados mais três e-Centers no estado de SP, sendo um deles na cidade de Campinas e dois na capital paulista. Os outros pontos serão inaugurados nas seguintes cidades: Recife, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.

Assim como o atendimento, os equipamentos e o treinamento para a capacitação dos colaboradores realizarem a comercialização, revisão e reparos de veículos elétricos nos e-Centers, são diferenciados. A qualidade desse serviço é fundamental para que os consumidores PEUGEOT se sintam seguros e consigam aproveitar de forma completa a experiência única que os modelos proporcionam, tanto o veículo de passeio, quanto o utilitário com foco em uso profissional.

Além da Rede de e-Centers, os proprietários dos modelos elétricos da PEUGEOT, contam ainda com Call Center exclusivo, descarte de baterias com certificado verde em parceria com a Faarte através da Rede de Concessionárias e o PEUGEOT Assistance para todo território nacional, 24 horas, 7 dias por semana. Há também uma seleção de parceiros homologados para todas as soluções que o cliente do elétrico precisa, como carregadores wall-box (através da WEG) e vagas exclusivas com carregadores pela ESTAPAR (as Ecovagas).

O plano de expansão dos e-Centers é apenas uma parte da sólida estratégia da Ofensiva de Eletrificação da PEUGEOT no País, com o movimento nomeado MOVE TO ELECTRIC. “Para nós, estimular o crescimento de todo o ecossistema que suporta a oferta de veículos elétricos é tão importante quanto o próprio lançamento de novos produtos. Temos como objetivo aumentar nosso portfólio de elétricos, mas ir além dessa oferta e do atendimento especializado, também oferecer soluções inovadoras e alinhadas às necessidades atuais de mobilidade sustentável e melhoria nas cidades”, comenta Felipe Daemon, Head da Marca PEUGEOT na América do Sul.

A PEUGEOT participa ainda, da primeira edição do Parque da Mobilidade Urbana (PMU), realizado pelo Estadão e Connected Smart Cities. Durante os dias 23, 24 e 25 de junho, o público pode conhecer de perto e dirigir os elétricos PEUGEOT e-208 GT, PEUGEOT e-EXPERT e modelos elétricos de outras marcas. Com veículos em exposição, experiência de test drive, atividades interativas e muito mais, o evento que acontece no Memorial da América Latina em São Paulo (SP), conta com entrada gratuita mediante a inscrição pelo site. Para saber mais, basta acessar: https://parquedamobilidadeurbana.com.br/ . 

 

PEUGEOT e-208 GT

Rápido, magnético e divertido de pilotar, o modelo é um veículo de passeio com vocação esportiva. O PEUGEOT e-208 GT alia performance, força, tecnologia e eletrificação de alto valor agregado em um só veículo, que permite atender a todos os gostos e preferências dos consumidores. Por fora, linhas puras que formam uma silhueta arrojada e esportiva, com um sutil equilíbrio entre robustez e suavidade. A dianteira é imediatamente identificável com a iluminação de faróis full LED na parte inferior que remetem ao “olhar felino com os dentes de sabre”, assinatura da PEUGEOT.

Sob o capô um motor de 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), o PEUGEOT e-208 GT acelera de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos. Com 50 kWh de capacidade, o modelo é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP).

 

PEUGEOT e-EXPERT

O primeiro furgão elétrico da PEUGEOT conta com muita versatilidade e autonomia, ele eleva o conceito de conforto da categoria a um nível muito superior, desde o bem-estar a bordo até a tranquilidade em eficiência. O PEUGEOT e-EXPERT assegura essa dimensão ampliada de conforto, com a ausência de ruídos e vibrações e a uma condução suave. Um veículo prático, de fácil recarga com 6,1 m³ de volume útil e 1.000 kg de carga útil, aliado a um baixo custo de manutenção. Tudo isso somado a todas as qualidades herdadas do consagrado modelo a combustão, com ainda mais tecnologia e equipamentos embarcados.

O utilitário conta com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh capaz de garantir até 330 km de autonomia no ciclo WLTP. O motor elétrico do PEUGEOT e-EXPERT gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm).

 

Volvo inicia testes com protótipo de caminhão articulado a hidrogênio

 

O objetivo é atingir zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2040


A empresa começou a testar o Volvo HX04, protótipo de um caminhão articulado com células de combustível. Os resultados fornecerão informações sobre as possibilidades oferecidas por essa tecnologia à medida em que a Volvo CE dá continuidade à pesquisa para seus futuros programas de desenvolvimento de produto

 Luís Alberto Alves/Hourpress


Volvo CE tem acelerado seu trabalho em fontes de energia sustentáveis, atuando de acordo com o compromisso com Metas Baseadas em Ciência (SBTi). O objetivo é atingir zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2040, dentro de toda a cadeia, impulsionando a transformação do setor rumo à neutralidade em carbono.

Dentro dessa jornada, a empresa desenvolveu um protótipo de caminhão articulado, o Volvo HX04, com células de combustível de hidrogênio, livre de emissões. Além de já ofertar máquinas elétricas à bateria (a Volvo CE oferece o maior portfólio elétrico do setor), a empresa também direciona esforços para explorar o potencial de eletrificação através dessa outra tecnologia.

“Fomos os inventores do primeiro caminhão articulado do mundo há mais de 55 anos. Agora temos a satisfação de novamente impulsionar a mudança com este caminhão movido a células de combustível. Embora ainda seja um protótipo, esta inovação fornecerá informações valiosas sobre as oportunidades do hidrogênio na transformação energética, juntamente com as demais soluções de bateria elétrica. Acreditamos que, ao explorar múltiplas tecnologias, podemos criar um caminho melhor rumo à descarbonização do setor da construção”, diz Carolina Diez Ferrer, diretora dos programas de engenharia avançada na Volvo CE.

Impulsionando a mudança através de parcerias

Volvo HX04 é resultado de um projeto de pesquisa realizado entre 2018 e 2022. O protótipo conta com financiamento do FFI, uma colaboração nacional entre a Vinnova, Agência Sueca de Inovação; Swedish Energy Agency, Agência Sueca de Energia; e o Swedish Transport Administration, Departamento Sueco de Transporte. A ação consiste em um apoio à pesquisa, inovação e desenvolvimento estratégico em veículos sustentáveis. As parcerias incluem ainda o RISE, Institutos de Pesquisa da Suécia, além da PowerCell Sweden, uma incubadora de soluções de energia a hidrogênio baseada em células de combustível.

O desenvolvimento e construção do protótipo foi realizado, em grande parte, na unidade da Volvo CE em Braås, na Suécia. Nesta mesma fábrica nasceu, em 1966, o Gravel Charlie, primeiro caminhão articulado do mundo. Por isso, o Volvo HX04 recebeu o apelido de “Charlie Elétrico”. Os engenheiros no Centro de Tecnologia de Eskilstuna, também na Suécia, contribuíram com o software e conhecimento de seu laboratório de testes de células de combustível. Embora ainda não disponível comercialmente, esse veículo-conceito trará informações para a produção no futuro.

Estação de reabastecimento de hidrogênio

A infraestrutura para hidrogênio ainda está sendo desenvolvida. A Shell instalou uma estação de reabastecimento na pista de testes da Volvo CE em Braås. A Shell e o Grupo Volvo são membros fundadores da H2Accelerate, uma colaboração entre empresas para fomentar as condições para a introdução de caminhões a hidrogênio na Europa.

“Fornecer a infraestrutura de abastecimento para este projeto inovador deu à Shell a oportunidade de demonstrar nossa capacidade técnica em hidrogênio. Além disso, permitiu apoio a um de nossos principais parceiros, em mais um passo em sua jornada de descarbonização, o que também faz parte da nossa estratégia”, afirma Oliver Bishop, gerente da Shell para mobilidade a hidrogênio.

Como funciona

O processo de abastecimento do Volvo HX04 com 12 kg de hidrogênio leva cerca de 7,5 minutos, permitindo que o equipamento opere por aproximadamente quatro horas. As células de combustível funcionam por meio da combinação de hidrogênio e oxigênio. A reação química resultante produz a eletricidade que move a máquina. Neste processo, as células de combustível também produzem calor, que pode ser usado para o aquecimento da cabine. A única emissão é o de vapor d’água.

Em princípio, uma célula de combustível funciona de forma muito semelhante a uma bateria. Mas ao invés de ser carregada por meio de uma fonte externa, tem a capacidade de gerar sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo. Os equipamentos com trem de força elétricos a células de combustível têm um tempo de máquina disponível (uptime), autonomia e abastecimento semelhantes aos movidos por motor a combustão.


Veículos elétricos movidos a bateria e biocombustíveis já estão disponíveis comercialmente como alternativas mais sustentáveis ao diesel de origem fóssil. A comercialização de máquinas movidas a hidrogênio é esperada para a segunda metade desta década.

 

sábado, 11 de junho de 2022

Renault Duster recebe nova central multimídia Display Link wireless

Sistema permite a conectividade sem fio de smartphones por meio do Android Auto® e Apple CarPlay®

   Divulgação

A conexão USB também foi reposicionada para a parte inferior do painel


 Luís Alberto Alves/Hourpress

Renault do Brasil traz uma novidade para o SUV Duster, com a adoção do novo sistema multimídia Display Link de 8”. Com conectividade wireless, sem precisar de cabos, possibilita o espelhamento de smarphones por meio das tecnologias Android Auto® e Apple CarPlay®, trazendo mais praticidade no uso diário. A nova central está disponível de série nas versões Intense e Iconic e como opcional na versão Zen, com o Pacote Tech.

Intuitiva e tecnológica, a nova central multimídia traz tela capacitiva de 8” sensível ao toque, câmera de ré com guias dinâmicas e, na versão Iconic, sistema Multiview que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road. A conexão USB também foi reposicionada para a parte inferior do painel, em uma posição mais prática para seu uso. 

O sistema possui ainda layout personalizável, conexão via Bluetooth e informações como temperatura externa e horário direto na tela. Para auxiliar o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central mantém o Eco Scoring e Eco Monitoring.

Sobre o Duster

Em 2020, o Duster passou por sua mudança mais profunda, com a sua nova geração, para dar continuidade a uma história de sucesso. Por fora, o SUV trouxe um design completamente novo, com linhas mais musculosas, que transmitem imponência e robustez, com um desenho mais aerodinâmico, graças à redução do ângulo do para-brisa e aumento da sua linha de cintura. O interior, por sua vez passou por uma verdadeira revolução, com mais qualidade percebida e melhor ergonomia.

Neste ano, o Duster recebeu uma grande novidade: a ampliação da gama de versões com a adoção do novo motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, combinado ao eficiente câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas na versão Iconic. Com isso, o SUV mais vendido da marca no país se torna ainda mais dinâmico e ágil, graças à nova potência de 170 cv e ao maior torque do segmento de 27,5 kgfm. 

Mesmo com todas as mudanças, o SUV manteve as suas características-chave, com robustez, versatilidade e espaço interno, com o maior porta-malas da categoria com 475 litros de capacidade.

Jeep® segue líder entre os SUVs no mês de maio

 


  • A Marca conquistou 20,2% de participação no segmento SUV em maio
  • No acumulado do ano, seus veículos produzidos no Brasil estão entre os mais vendidos de suas categorias
  • Divulgação
  • Os modelos da Jeep produzidos no Brasil seguem com uma ótima performance


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em maio, mais uma vez a Jeep® manteve a liderança entre os SUVs no Brasil com 20,2% de participação no segmento e 12.827 unidades vendidas.

Considerando o acumulado de vendas nos cinco primeiros meses do ano, a Jeep já emplacou cerca de 54 mil veículos, conquistando 7,9% de participação do mercado total brasileiro em 2022 (+0,8 p.p. vs mesmo período de 2021).   

Os modelos da Jeep produzidos no Brasil seguem com uma ótima performance no acumulado do ano, com destaque para o Compass, que lidera o C-SUV com 41,7% do segmento, e o Commander, que também mantém a liderança entre os D-SUV, com 35% de participação nos cinco primeiros meses de 2022.

Maio foi também um mês de anunciar o aumento da gama Jeep oferecida no Brasil. A picape Gladiator, que chegará em breve ao mercado brasileiro, já mostrou um pouco de toda a sua capacidade off-road no reallity “No Limite”, da Rede Globo, e deixou os clientes ansiosos por toda a sua versatilidade, tecnologia e autenticidade Jeep.

“Os resultados alcançados em 2022 nos levam a um desempenho de destaque em um mercado tão desafiador. O trabalho conjunto com a nossa Rede de Concessionários tem feito a diferença para continuarmos sendo a marca número um no segmento SUV no mercado brasileiro”, afirma Everton Kurdejak, Vice-Presidente de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil. “Em maio, revelamos também a chegada, muito em breve, da picape mais capaz do mundo ao mercado brasileiro, a Gladiator. Com certeza essa picape vai redefinir o conceito de aventura e off-road no segmento das picapes no Brasil!”, completou Everton.

 

Ram 1500 TRX Sandblast Edition junta-se à linha da marca nos EUA

 A nova Sandblast Edition baseia-se na Ram 1500 TRX, oferecendo aos clientes ainda mais personalização direto da fábrica

                 Divulgação

A nova Ram 1500 TRX Sandblast Edition 2022 expande a linha de picapes de uso leve


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Ram anunciou recentemente que está expandindo nos Estados Unidos sua linha de modelos de uso leve (light duty) com a adição da nova e exclusiva Ram 1500 TRX Sandblast Edition 2022, oferecendo aos compradores de picapes superesportivas uma seleção ainda mais ampla de acabamentos e conteúdos externos e internos.

“Nossos clientes querem se destacar da multidão e a nova Ram 1500 TRX Sandblast Edition permite que eles façam exatamente isso, oferecendo a melhor combinação de desempenho, capacidade e tecnologia do segmento”, disse Mike Koval Jr., CEO da Ram. “Estamos constantemente expandindo e explorando novas ideias para atender às necessidades e alimentar a imaginação de nossos clientes apaixonados e este é o exemplo mais recente de como as picapes Ram oferecem recursos que continuarão a conquistar cada vez mais compradores”.

A nova Ram 1500 TRX Sandblast Edition 2022 expande a linha de picapes de uso leve que já apresenta os modelos mais rápidos, mais potentes e com a maior eficiência de combustível atualmente na América do Norte. A marca Ram avança com toda a força da capacidade moderna, fornecendo recursos que inspiram confiança e itens de segurança veicular exclusivos na categoria.

A Ram 1500 TRX Sandblast Edition aprimora o bem equipado TRX Level 2 Equipment Group e inclui itens exclusivos como grafismos, pintura externa na cor Mojave Sand e rodas exclusivas de 18 polegadas pretas preparadas para beadlocks, além de teto solar panorâmico de painel duplo, revestimento especial na caçamba, pontos de amarração de carga, luz elevada de freio de LED montada na cabine (itens de série na Ram 1500 Rebel vendida no Brasil) e pedal retrátil para acessar a caçamba.

Por dentro, a TRX Sandblast Edition inclui costuras Light Frost, logotipo TRX bordado nos encostos dos bancos, detalhes exclusivos em fibra de carbono, volante de base reta com toques de couro e fibra de carbono, emblema exclusivo no console central, Head-Up Display (disponível na 1500 Rebel aqui) e tela do quadro de instrumentos que mostra TRX em Mojave Sand. Os recursos de segurança incluem controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa e frenagem de emergência para pedestres – igualmente presentes em toda Ram 1500 Rebel no Brasil.

A Ram 1500 TRX Sandblast Edition 2022 oferece o comprovado e confiável motor HEMI® V8 de 6,2 litros com compressor, entregando níveis altíssimos de potência e torque para longas sessões de condução sem prejuízo no desempenho.

A nova Ram 1500 TRX Sandblast Edition 2022 estará à venda nos Estados Unidos a partir de julho.


Citroën dispara 143% nos emplacamentos de maio

 

SUV C4 Cactus registrou crescimento de 179% em comparação ao mês anterior

                  Divulgação

No total, foram 1.986 veículos comercializados


Luís Alberto Alves/Hourpress

Maio foi um mês excepcional para a Citroën. Isso fica evidente com o desempenho alcançado no período, já que a marca aponta excelente recuperação de mercado, em torno de quatro vezes mais do que a indústria como um todo. No total, foram 1.986 veículos comercializados, um aumento de 143% em comparação a abril.

Ainda seguindo este comparativo com o mês anterior, o grande destaque é o SUV C4 Cactus, com crescimento de 179%. Neste mês, foram vendidas 1.590 unidades do modelo. Já o Jumpy também fez bonito no segmento de VUL (Veículos Utilitários Leves), registrando um incremento superior a 60% nos emplacamentos. Tudo isso colaborou para que market share da marca crescesse 0,5 p.p. no período.

Quando o assunto é o acumulado do ano, a Citroën vive um cenário positivo. Enquanto o mercado caiu 18%, a marca cresceu 26% no número de veículos comercializados nos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro destaque da marca é no segmento de SUVs. Enquanto a categoria sofre queda, o C4 Cactus teve crescimento de 35% no volume do ano em relação a 2021. Isso elevou sua participação no segmento para 4,1%, um aumento de 1,5 p.p.

Essa performance sólida em breve será reforçada com a chegada do Novo Citroën C3, o primeiro hatch com atitude SUV do mercado. O principal lançamento do mercado em 2022 está sendo apresentado em uma websérie especial, cujo segundo episódio pode ser visto neste link: https://youtu.be/m9Een1fMPLs

 

Fastback é o nome do novo SUV Coupé da Fiat

 

Faz referência direta a uma categoria super seleta de carros 



Luís Alberto Alves/Hourpress

A Fiat prepara o lançamento do seu novo SUV que trará a melhor combinação de design e performance. Agora, neste primeiro teaser, além da marcante silhueta, seu nome é revelado: Fiat Fastback. É a mesma denominação do carro conceito apresentado no Salão do Automóvel de 2018, que serviu como inspiração e foi elogiado mundialmente por seu design que trazia a harmonização perfeita entre os desenhos de um SUV e um coupé. O nome Fastback faz referência direta a uma categoria super seleta de carros que têm em comum o desenho veloz e curvas dinâmicas da carroceria.  

O novo SUV da Fiat representa mais um marco importante na consolidação do reposicionamento da marca. Trará a essência do design italiano feito no Brasil, com linhas e formas que esbanjam esportividade e elegância. 100% projetado no Design Center South America, o veículo tem chegada prevista para o segundo semestre de 2022 e, aos poucos, mais detalhes sobre ele serão revelados.