Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Volkswagen Tiguan Allspace 2020 traz mais equipamentos de série


Modelo passa a oferecer mais itens de entretenimento, como sistema de som Dynaudio

Luís Alberto Alves/Hourpress
A Volkswagen começou a entregar à sua rede de concessionárias a linha 2020 do Tiguan Allspace, um dos SUVs de maior sucesso no mercado brasileiro. O modelo é oferecido no País em três versões: 250 TSI, Comfortline 250 TSI e R-Line 350 TSI.
Na versão de topo de linha, R-Line 350 TSI, a novidade é a incorporação como equipamento de série do sistema de som premium “Dynaudio”, especialmente configurado. Ele inclui oito alto-falantes cuidadosamente distribuídos no interior do veículo e um potente amplificador com 400 watts de saída e 16 canais. A distribuição dos tweeters, baixo-falantes médios e woofers, além do alto-falante central e um subwoofer garante um som de extrema fidelidade, apto a reproduzir músicas de todos os gêneros com potência e qualidade inigualáveis.
A linha 2020 do Tiguan Allspace 250 TSI passa a contar, de série, com volante revestido em couro sintético. O mesmo item também é original de fábrica no Allspace Comfortline 250 TSI, que agora traz de série também o sistema “Kessy” de abertura, fechamento e partida do motor sem necessidade da chave e o avançado “Active Info Display”, painel digital programável (Active Info Display).

Três versões, cinco ou sete lugares
O Tiguan Allspace é construído sobre a Estratégia Modular MQB. O modelo é oferecido em três versões de acabamento, com opção de cinco ou sete lugares. Há duas motorizações TSI disponíveis: o 1,4-litro TSI Total Flex, fabricado no Brasil, com 150 cv; e o 2-litros TSI a gasolina de 220 cv.
O motor de 2 litros equipa o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI, que conta com transmissão DSG (automática de dupla embreagem) com sete velocidades e tração integral permanente 4MOTION. O conjunto mecânico possibilita um desempenho digno de um carro esporte: o R-Line vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 223 km/h. As versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI têm câmbio automático de seis velocidades e tração dianteira.
O Tiguan Allspace 250 TSI traz rack de teto e moldura das janelas pretos e rodas de 17” estilo Tulsa, com pneus 215/65 R17. Internamente, o modelo conta com aplicações decorativas em prata titânio, revestimento dos bancos em tecido embossado preto e volante multifuncional revestido de couro. A ampla lista de itens de série inclui ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento (duas na dianteira e uma atrás do apoia-braço central, voltada para os bancos traseiros), freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media, sensores de aproximação na dianteira e na traseira e sensor de chuva e câmera traseira de auxílio ao estacionamento. O Tiguan Allspace 250 TSI traz também de série a segunda geração do sistema Start/Stop.
Já a versão intermediária, o Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI, que tem sete assentos de série, conta também com vários outros equipamentos de tecnologia. O modelo traz aplicações decorativas acinzentadas e revestimento dos bancos de couro (os dianteiros são aquecíveis). No exterior, há vários elementos cromados, como a parte superior do farol, barra de teto, a grade frontal, frisos laterais, contorno das janelas e as molduras das saídas de escapamento. Os faróis são em LED e têm luzes diurnas de condução (DLR) também em LED. As rodas são de liga leve estilo “Kingston” de 18 polegadas (pneus 235/55 R18).
Os retrovisores externos e banco do motorista contam com ajustes elétricos e três memórias de posição. O painel digital é programável e a região dos pés dos passageiros dianteiros recebe iluminação. Destaque para as mesas dobráveis (do tipo avião) com porta-copos posicionadas atrás dos bancos dianteiros.

A versão topo de linha do Tiguan Allspace traz, além de um conjunto motor/câmbio diferenciados e do sistema de tração integral permanente 4MOTION, a grife R-Line, com acabamento esportivo exclusivo. O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI se destaca pelo para-choque dianteiro exclusivo e os faróis em LED com DLA (assistente dinâmico de farol). Nas laterais, o modelo exibe molduras pretas nas caixas de roda, barras de teto prata e rodas de liga leve estilo “Sebring” 19” (pneus 255/45 R19). O para-choque traseiro também tem design diferenciado.
O acabamento interior do Tiguan Allspace R-Line 350 TSI é predominantemente preto. O volante multifuncional tem design exclusivo (com a base reta, revestimento em couro perfurado e logo R-Line). Os bancos têm cobertura em couro Vienna preto e logotipos alusivos à versão.
Entre outros equipamentos, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz de série o painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist e City Emergency Braking com Detector de Pedestre.

Máxima segurança
O Tiguan Allspace recebeu a nota máxima de cinco estrelas para a proteção de adultos e crianças nos testes realizados pelo Latin NCAP, entidade que avalia os carros novos vendidos na América Latina e países do Caribe. Juntamente, o SUV da Volkswagen recebeu também o Advanced Award, pela tecnologia de frenagem autônoma, que utiliza sensores colocados na parte dianteira do veículo para evitar possíveis colisões.
O sistema de frenagem autônoma do Tiguan Allspace também é capaz de identificar pedestres cruzando à frente do carro: quando é detectado risco de acidente com um pedestre, o sistema alerta o motorista e, caso necessário, inicia a frenagem automaticamente para evitar ou minimizar uma colisão.
Os testes do Latin NCAP são extremamente rigorosos e seus critérios superam, em muitos pontos, as exigências legais estabelecidas em vários países. Eles incluem análise de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%), impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó que colide contra o veículo a 50km/h) e impacto lateral contra poste - o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste posicionado na altura da janela dianteira.

A classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as "cadeirinhas de criança") nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.

Já em sua versão mais básica,  o 250 TSI, o Tiguan Allspace traz de série seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), além de sistemas de segurança avançados como o controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering light e sistema ISOFIX com top tether para fácil fixação de cadeirinhas de criança.
Além do Tiguan Allspace, outros cinco veículos da Volkswagen atingiram a marca de cinco estrelas pelo Latin NCAP: o Jetta, T‑Cross, Polo, Virtus e Golf.

Mercedes-Benz apresenta carro-conceito inspirado no filme AVATAR em parceria inédita


Luís Alberto Alves/Hourpress

  • Mercedes-Benz VISION AVTR foi inspirado em obra cinematográfica
  • Avant Première do modelo contou com a presença do diretor James Cameron
  • Modelo reafirma o compromisso da marca com um futuro sustentável
A Mercedes-Benz está presente, mais uma vez, na maior feira de tecnologia do mundo. Acontecendo em Las Vegas, nos Estados Unidos, desde a última segunda feira, dia 6, a Consumer Electronics Show (CES) apresenta as mais diversas inovações que as marcas projetam para o futuro.
Mantendo seu foco e estratégia global, a Mercedes-Benz apresentou o seu mais novo carro-conceito inspirado no filme AVATAR, o Mercedes-Benz VISION AVTR. O diretor do filme, James Cameron, esteve presente na avant première do modelo ao lado do Presidente do Conselho de Administração Daimler AG e Mercedes-Benz AG, Ola Källenius.
O Mercedes-Benz VISION AVTR remolda o conceito de luxo moderno da marca e carrega no seu nome o propósito da sua criação. O nome do inovador veículo conceito representa não apenas a estreita colaboração no desenvolvimento do veículo com a equipe AVATAR mas, também, a Transformação Avançada de Veículos, presente nos iniciais em Inglês de Advanved Vehicle Transformation.

A inspiração no filme AVATAR é resultado de uma parceria global inédita entre uma das marcas mais inovadoras da indústria do entretenimento e a oitava marca mais valiosa do mundo, a Mercedes-Benz, e mostra uma interação perfeita entre homem, máquina e natureza.
O Design UX - Interação Intuitiva
Os designers de UX (User Experience) da Mercedes-Benz moldam a relação entre homem e máquina e vice-versa. O foco está em oferecer operações mais simples e intuitiva aos usuários, como exibir as informações corretas no momento certo - e apenas enquanto for realmente necessário.
  • Controle intuitivo
O Mercedes-Benz VISION AVTR já responde à abordagem dos passageiros visualizando o fluxo de energia e informação do ambiente com neurônios digitais que fluem através da grade a partir das rodas para a área traseira. A primeira interação entre o homem e o veículo ocorre de maneira totalmente intuitiva por meio da unidade de controle: ao colocar a mão no console central, o interior ganha vida e o veículo reconhece o motorista pela respiração. Isso fica visível no painel de instrumentos e na mão do usuário. Assim, o VISION AVTR estabelece uma conexão biométrica com o condutor e aumenta sua conscientização sobre o meio ambiente.

  • O veículo como um espaço de experiência imersivo
A conexão visual entre passageiros e o mundo exterior é criada pelo módulo de exibição curvo, que substitui um painel convencional. O mundo exterior ao redor do veículo e a área circundante são mostrados em gráficos 3D em tempo real e, ao mesmo tempo, mostram o que está acontecendo na estrada diante do veículo. Combinadas com linhas de energia, essas imagens detalhadas em tempo real dão vida ao interior e permitem que os passageiros descubram e interajam com o meio ambiente de maneira natural, com diferentes vistas do mundo exterior.
  • Família como foco principal
O VISION AVTR detecta automaticamente quando uma família está a bordo e se adapta de acordo com suas funções. Por exemplo, os bancos dianteiros são conectados ao banco traseiro por meio da função Child Connect. Os monitores podem ser usados para monitorar o bem-estar das crianças na parte traseira pelos pais, na frente. Como uma conexão adicional entre os bancos frontais e a traseira, o pulso dos passageiros da frente na parte de trás dos bancos é visualizado pela luz. Isso dá aos passageiross mais jovens, em particular, uma sensação de conexão e segurança nos bancos traseiros.
O exterior - linguagem formal biônica
Quando as fronteiras entre homem e máquina são consideradas, a Mercedes-Benz combina luxo e sustentabilidade com o objetivo de tornar os veículos o mais econômico possível. Com o VISION AVTR, a marca agora mostra como um veículo pode se misturar harmoniosamente com o ambiente e se comunicar com ele. No ecossistema do futuro, o luxo definitivo é a fusão do homem e da natureza com a ajuda da tecnologia. O modelo é, portanto, um exemplo de luxo sustentável no campo do design. Assim que você entra, o veículo se torna uma extensão do seu próprio corpo e uma ferramenta para descobrir o ambiente, assim como no filme, os humanos podem usar avatares para ampliar e expandir suas habilidades.
Uma linguagem formal biônica inspirada na natureza caracteriza a aparência do VISION AVTR. Esse apelo sensual e inovador, com a linguagem de design "sem costura" típica do EQ, transforma o modelo em uma escultura de dentro para fora através de uma grande abertura oval em que o movimento espiral conecta o interior inseparavelmente ao exterior.
  • Fusão holística do exterior e do interior
As conchas das portas transparentes dão a impressão de leveza e eficiência da carroceria do veículo com aparência biônica. Ao mesmo tempo, eles abrem a visão do interior e, assim, sublinham a abordagem holística do design: a fusão do exterior, interior e UX. Todas as superfícies transparentes são enquadradas com a mais alta precisão por uma serigrafia decorativa. A espetacular abertura e fechamento das portas é inspirada nas asas de um banshee ou ikran, os montes voadores dos Na'vi da AVATAR.

O VISION AVTR impressiona com uma superfície prateada, além dos detalhes luminosos azulados, como na máscara frontal típica do EQ. Por outro lado, há o ouro rosa quente dos braços expressivos do aro, que também é característico da linguagem de design da marca de produtos e tecnologia EQ.
  • Comunicação e interação com o meio ambiente
O veículo se torna uma parte ativa de seu ambiente: 33 elementos de superfícies móveis multidirecionais na parte traseira do veículo permitem uma interação completamente nova do VISION AVTR com seus arredores. Esses "retalhos biônicos" lembram vários animais pandoranos e se comunicam por meio de movimentos naturais em gestos sutis. Tanto os "retalhos biônicos" quanto as linhas de luz neurais reagem à abordagem de fora e também refletem - conectando-se ao motorista - às emoções e atividades dos ocupantes. A energia natural flui visivelmente através do veículo. As "abas biônicas" mudam de orientação em sintonia, a fim de apoiar de maneira ideal o veículo durante as manobras e expressar a conexão entre o homem e o veículo também no exterior. Além disso, eles podem ser usados como painéis solares.
  • Naturalmente dinâmico: Rodas inspiradas nas sementes da árvore sagrada
Os designers da Mercedes-Benz usaram os woodprites, as sementes da Árvore das Almas da AVATAR, como inspiração para o design das rodas, que incorporam a inteligência da natureza. Os degraus e os braços iluminados do aro se fundem em uma escultura de roda completamente nova que parece ter crescido organicamente. Os seis segmentos de aparência orgânica do aro são intercalados com guias de luz azul. Devido à sua forma quase esférica, as rodas permitem ao VISION AVTR experimentar novos movimentos de direção, bem como um pequeno círculo de giro e minimizar a superfície de contato dos pneus com o substrato. Todas as quatro rodas do veículo podem mudar de direção. Em combinação com a disposição dos eixos do VISION AVTR, é possível mover o veículo não apenas para frente e para trás, mas também na diagonal. Como resultado, o modelo alcança uma agilidade extremamente alta e o chamado "movimento do caranguejo" confere ao veículo-conceito uma aparência de animal, mesmo em seu movimento.
O interior - inspirado na natureza
Apesar de suas abordagens revolucionárias, o VISION AVTR segue a linguagem de design da marca de produtos e tecnologia EQ: A beleza, combinada com elementos digitais, cria tensão, as tecnologias do futuro distante sublinham a linguagem de design progressivo e luxuoso.
  • Mesclagem interior e exterior
Pela primeira vez, a Mercedes-Benz trabalhou com uma abordagem de design completamente nova no design do VISION AVTR. O conceito holístico combina as disciplinas de design interior, exterior e UX desde o primeiro esboço. A percepção humana é o ponto de partida de um processo de design de dentro para fora. O processo de design começa com a experiência dos passageiros e concentra-se conscientemente na percepção e nas necessidades de cada um deles. O objetivo foi criar um veículo que prolongasse a percepção de seus ocupantes. Era também uma questão de criar um espaço de experiência imersivo no qual os passageiros se conectassem com o veículo e o seu redor de uma maneira única.
A estrutura distinta de dentro para fora do VISION AVTR combina o interior e o exterior para criar um todo emocional. A abertura lateral da linha externa percorre o interior e cria uma estrutura de loop muito generosa, inspirada na conexão entre os Na'vi no filme AVATAR e seu ambiente natural em Pandora.
  • Inspirado pela Mãe Natureza
A natureza serve como a principal fonte de inspiração para o interior do VISION AVTR: toda a estrutura é projetada a partir de uma linha e assume formas orgânicas. Elementos florais e tecidos suaves do interior contrastam com contornos dinâmicos. As faixas de luz nos assentos encontram sua extensão óptica em projeções no console central. O interior é animado com linhas de energia e gráficos em tempo real. A experiência do usuário como elemento central do VISION AVTR é comparável a um organismo simbiótico. Assim que os passageiros embarcam e se sentam, eles se fundem com o veículo e podem literalmente sentir o mundo ao seu redor e experimentá-lo ainda mais conscientemente. Elementos técnicos e funcionais podem ser operados intuitivamente. Este veículo não possui botões ou interruptores visíveis, as funções são projetadas no corpo ou na mão do condutor ou do passageiro - um novo nível de fusão homem-máquina. A tecnologia só é visível quando o motorista realmente precisa e deseja uitlizá-lo. O design do painel destaca essa experiência natural com uma aparência atmosférica e luminosa.
  • Materiais sustentáveis para um ambiente luxuoso e sustentável no interior do VISION AVTR
Grandes áreas, como a concha traseira do banco e o céu, são decoradas com um tecido que muda de cor, inspirado no mundo das cores do mar. Dependendo da luz, o tecido muda de cor de azul escuro para um sutil azul claro. Estes assentos são refinados pelo couro vegan DINAMICA®. DINAMICA® é a primeira e única microfibra que garante a sustentabilidade ambiental ao longo de todo o ciclo de produção. Trata-se de um material reciclado feito a partir de roupas velhas, bandeiras e garrafas de plástico PET. Durante a produção é dada atenção às baixas emissões de poluentes e ao baixo consumo de energia. Graças à sua versatilidade, desempenho máximo e alta qualidade, o DINAMICA® é adequado para uso em interiores de automóveis de luxo. Também garante resistência ao deslizamento para os passageiros nos assentos. A suavidade do material dá aos ocupantes uma sensação de "bem-vindo em casa".
No branco cristalino, DINAMICA® é impresso um gráfico abstrato com um gradiente sutil que visualmente fortalece a conexão com a natureza mais uma vez. O piso é decorado com uma madeira inovadora chamada Karuun®. O material fornece calor interior e irradia naturalidade. A combinação de materiais técnicos e naturais cria um clima interno agradável.
“Para mim, a inspiração no filme traz uma perspectiva muito ampla para um futuro sustentável. O mundo do AVATAR é um cosmos cheio de novas formas e cores, e essas inspirações são indiscutivelmente inspiradoras para os designers. Basta pensar em todos os ambientes extraordinários, formas de vida e também na cultura dos habitantes indígenas Na'vi. O mundo da Pandora está intimamente relacionado à nossa filosofia de design de sensual purity e à versatilidade das nossas marcas. Os Na'vi, como seres vivos altamente inteligentes, desenvolveram formas de transporte fascinantes e até aventureiras. AVATAR também é um filme em que a mobilidade e as dimensões desempenham um papel central e a conexão dos seres humanos com a natureza foi, obviamente, uma grande inspiração para nós”, conclui Gorden Wagener, Chief Design Officer do Grupo Daimler.
Para baixar os vídeos da CES 2020, acesse o link abaixo:

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Saiba como descobrir o valor do IPVA/20



Luís Alberto Alves/Hourpress


Você sabe qual o valor do IPVA/2020  (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) do seu carro? Percebeu que o governo não envia mais o boleto para sua casa, descrevendo o quanto o proprietário do veículo deve desembolsar para não ter o automóvel apreendido numa blitz, numa infração de trânsito gravíssima?

Como milhões de brasileiros, na teoria, vivem plugados na internet; o governo paulista (o IPVA é um imposto estadual) pressupõe que todos têm acesso à internet e conhece os mecanismos para fazer o cálculo do valor à vista do IPVA. Infelizmente não é esta a realidade. 

Existem diferenças para veículos à gasolina, híbridos, etanol, gás natural veicular. Mas como descobrir o valor do IPVA? Caminho das pedras que o governo não ensina é o seguinte: entre no site https://veiculos.fipe.org.br/ , informe a marca do veículo, seguido do modelo e ano na ordem que desejar como aparece no quadro abaixo no formulário da pesquisa:
Mês de referência:
janeiro de 2020
Código Fipe:
001480-0
Marca:
Fiat
Modelo:
MOBI DRIVE 1.0 Flex 6V 5p
Ano Modelo:
Zero KM a Gasolina
Autenticação
vq620j82msp
Data da consulta
quinta-feira, 9 de janeiro de 2020 10:40
Preço Médio
R$ 43.403,00

Após descobrir o valor do veículo, você vai multiplicar este montante pelos seguintes percentuais (se for flex, multiplique o valor x 0,03; caso seja à gasolina, como no exemplo acima, faça a seguinte conta:  43.403,00 x 0,04 = 1.302,09. Este será o valor do IPVA/20, que poderá pagar à vista ou parcelado em três vezes, de acordo com final da sua placa.

Cuidado com as fake news a respeito do DPVAT, que o governo Bolsonaro tentou acabar, por meio de Medida Provisória. O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve o pagamento, que será de R$ 5,21 em todo o Brasil. Ou seja, o DPVAT continua valendo.

Em São Paulo, o IPVA é regido pela lei nº 13.296, de 23 de dezembro de 2008. O artigo 5º da lei determina que o responsável pelo pagamento do imposto é o proprietário do veículo. Seja pessoa física, jurídica, loja ou leiloeiro, se o veículo estiver em posse de uma dessas empresas.

Carro apreendido não escapa do IPVA

Secretaria da Fazenda de São Paulo faz um alerta importante. Segundo informações do órgão, a apreensão do veículo por infração de trânsito não dispensa o contribuinte do pagamento do IPVA.

Toyota apresenta protótipo de cidade do futuro




O espaço será um ecossistema totalmente conectado que funcionará à base de hidrogênio


Luís Alberto Alves/Hourpress
 A Toyota anunciou nesta segunda-feira, 6 de janeiro, que construirá uma cidade inteligente em um terreno de 175 acres na base do Monte Fuji, no Japão. A informação foi dada por Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, durante a CES 2020, em Las Vegas Valley, Nevada (EUA), principal exposição de tecnologia e inovação do mundo.

Chamada de Woven City (“cidade entrelaçada”), o espaço será um ecossistema totalmente conectado que funcionará à base de hidrogênio.
A população de Woven City, projetado como um “laboratório vivo”, será composta de residentes e pesquisadores e vai testar e desenvolver tecnologias como: autônoma, robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial, em um ambiente único e em tempo real. A ideia é começar com 2 mil pessoas e aumentar a população conforme o andamento do projeto, cuja inauguração está prevista para o início de 2021.

“Construir uma cidade completa, mesmo em escala menor como essa, é uma oportunidade única de desenvolver tecnologias para o futuro, incluindo um sistema operacional focado na infraestrutura urbana. Com pessoas, construções e veículos, todos conectados e se comunicando entre si por meio de dados e sensores, seremos capazes de testar a inteligência artificial nos domínios físico e virtual, maximizando seu potencial”, afirmou Akio Toyoda.
A Toyota fará um convite aberto e colaborativo para parceiros comerciais e acadêmicos e chamará pesquisadores e cientistas de todo o mundo, para que esses profissionais possam trabalhar em seus projetos nessa incubadora do mundo real.

“Serão bem-vindos todos aqueles que se sintam motivados a melhorar a maneira que vivemos, aproveitando esse ecossistema de pesquisa único, e nos acompanhar em nossa jornada para criar uma vida melhor para todos”, declarou o executivo.
Para o design da Woven City, a Toyota chamou o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, CEO do Bjarke Ingels Group (BIG). A equipe dele foi responsável pelo design de vários projetos de alto padrão, incluindo o 2 World Trade Center (Nova York), a Casa da Lego em Billund (Dinamarca), o campus do Google em Mountain View, Califórnia (EUA) e a sede do Google em Londres.
“Uma infinidade de tecnologias está mudando radicalmente como vivemos e nos locomovemos nas cidades. Soluções de mobilidade conectadas, autônomas, sem emissão de carbono e compartilhadas abrirão um leque de novas formas de vida urbana. Com a quantidade de tecnologias e indústrias da Toyota com as quais tivemos acesso e pudemos colaborar, acreditamos que temos uma chance única de explorar novas formas de urbanidade com a Woven City, que poderá abrir caminhos para projetos similares”, declarou Ingels.

Design da cidade
A planta da cidade inclui divisões de vias em três tipos: só para veículos rápidos; para veículos mais lentos, mobilidade pessoal e pedestres; e uma pista arborizada apenas para pedestres. Esses três tipos de via se entrelaçam para formar uma planta octogonal orgânica, que vai acelerar os testes de autonomia a ser realizados no ambiente.
A cidade foi planejada para ser totalmente sustentável, com edificações feitas principalmente de madeira tradicional japonesa, para reduzir a pegada de carbono do ecossistema, e construções típicas do país, combinadas com métodos de produção robotizados. Os telhados serão cobertos de painéis fotovoltaicos, para gerar energia solar e complementar a energia produzida por células de hidrogênio. A Toyota vai incluir ambientes a céu aberto em diversas partes da cidade, com vegetação nativa e hidroponia.
Os residentes terão acesso a tecnologias de ponta, como robótica in-home, para ajudá-los no dia a dia. As casas usarão IA baseada em sensores, para verificar a saúde dos moradores, tomar conta de suas necessidades básicas e melhorar sua vida, criando uma oportunidade para utilizar tecnologias conectadas com integridade e confiança.
Para o deslocamento dos moradores pela cidade, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono serão permitidos nas vias principais. Os Toyota e-Palletes serão utilizados para transporte e entregas, incluindo o varejo móvel.
Os parques, central e locais, e o centro comercial foram desenhados para unir a comunidade que ali viverá. A Toyota acredita que encorajar conexões humanas é um aspecto igualmente importante nessa experiência. A empresa quer que seus colaboradores e familiares, casais aposentados, comerciantes, pesquisadores e parceiros venham morar na Woven City, com visão privilegiada do Monte Fuji.
Está interessado em apoiar a Toyota no desenvolvimento da Woven City? Visite: https://www.woven-city.global/.

GM: Novo Cruze LT chega com Wi-Fi e seis Airbags



Versão de entrada completa a linha 2020 do sedã e do hatch médio da Chevrolet

Luís Alberto Alves/Hourpress

O Cruze Premier foi apresentado recentemente como o primeiro integrante da linha 2020 do modelo, que ganhou atualização visual, mais sofisticação, além de novos conteúdos de segurança e de conectividade. A nova configuração foi destaque por ser o primeiro carro com Wi-Fi nativo do país. A partir deste mês, as concessionárias Chevrolet passam a ofertar a versão LT, que chega também com novidades interessantes para quem busca um modelo médio altamente tecnológico, porém numa faixa mais acessível de preço.

O novo Cruze LT traz grade, para-choque e faróis auxiliares redesenhados, seguindo a atual linguagem estética dos carros globais da marca. Já as rodas aro 17 contam com acabamento exclusivo que reforça a esportividade do conjunto, evidente desde o refinado acerto do motor turbo, que, como na versão Premier, passa a contar com botão para desativação do sistema Stop/Start.
Se a lista de equipamentos do Cruze LT sempre foi um diferencial competitivo - a exemplo dos bancos com revestimento premium, do ar-condicionado digital e do sistema de telemática avançada OnStar -, o novo modelo soma à extensa lista o Wi-Fi nativo, que permite conexão com até sete aparelhos e sinal até 12 vezes mais estável.
O motorista ainda pode comandar remotamente funções do veículo e realizar diagnósticos pelo novo myChevrolet app. Ainda sobre conectividade, vale mencionar a nova geração do sistema multimídia MyLink, que adicionou recursos e está muito mais responsiva.

Outra novidade relevante está relacionada à segurança. O Cruze LT passa a vir equipado, além das tradicionais bolsas frontais e laterais, com airbags de cortina também, que garantiram ao modelo nota máxima em teste de colisão. O carro ganha ainda ajuste eletrônico para limitar a velocidade, útil para evitar multas de trânsito.
O novo Cruze LT está disponível nas carrocerias sedã e hatch Sport6, sempre com motor 1.4 Turbo e transmissão automática de seis marchas, que lhe garantem o melhor balanço entre tecnologia, performance e eficiência energética entre os principais concorrentes em sua faixa de preço.
Confira os principais itens de série do novo Cruze LT:
Segurança: Seis airbags, alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro, controle eletrônico de tração e de estabilidade com a função de assistente de partida em rampa, luz de condução diurna, sensor de estacionamento com câmera traseira, freios ABS com assistente de frenagem de urgência, ajuste eletrônico para limitar a velocidade.
Conforto e conectividade: Ar-condicionado digital, acabamento dos bancos e painéis com revestimento premium preto, travas e vidros elétricos acionados também pela chave, sistema de telemática avançada OnStar, conexão com o myChevrolet app, sistema multimídia MyLink de nova geração com Android Auto, Apple Car Play e Wi-Fi.
Assim como o Cruze Premier, o Cruze LT estreia duas novas opções de cores para a carroceria: Marrom Capuccino e Azul Eclipse, ambas metálicas.