Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Jeep® Renegade retoma liderança em SUVs em novembro

 


SUV compacto da Jeep® atingiu 6.544 unidades vendidas no mês

Luís Alberto Alves/Hourpress

Com um histórico de liderança incontestável, o Jeep® Renegade retomou a primeira posição no ranking mensal de SUVs do Brasil em novembro. Foram 6.544 unidades vendidas no décimo primeiro mês do ano. No acumulado de 2020 são 48.989 carros comercializados. Graças ao seu desempenho e ao do irmão Jeep Compass, a marca Jeep passou das 95 mil unidades no ano e se mantém na oitava posição do ranking brasileiro de vendas, garantindo a liderança isolada no segmento de utilitários esportivos.

Campeão em 2019 entre os SUVs no Brasil, segmento que mais cresce no mercado nacional, o Jeep Renegade foi desenvolvido para reinventar o segmento dos utilitários-esportivos compactos. Lançado mundialmente na Europa em 2014, se tornou o queridinho dos consumidores brasileiros que são apaixonados por SUVs no ano seguinte, quando chegou por aqui. O Renegade, que mantém a capacidade 4x4 e o estilo de vida aventureiro pelos quais a Jeep é conhecida, comemorou em março de 2020 cinco anos de lançamento no País e recentemente atingiu a marca de 350 mil unidades produzidas no Polo Automotivo Jeep de Goiana (PE), que conta com a mais moderna planta da FCA no mundo.

Desde que nasceu no Brasil em 2015, o primeiro modelo produzido pela Jeep em Pernambuco já se destaca. Em setembro do mesmo ano, já entrou para o Top 10 do ranking de automóveis. Em dezembro, bateu o recorde de vendas mensais de um SUV no Brasil. Em janeiro de 2016, ficou entre os 5 mais vendidos no País, posição inédita para um SUV, e levou, pela primeira vez, a Jeep para a liderança geral da categoria utilitários esportivos, conquistada em 2016 e mantida até hoje. A marca fechou 2019 com cerca de 130 mil veículos vendidos, um recorde que faz do Brasil o segundo maior mercado da Jeep no mundo. Vale dizer ainda que em nenhum outro país as vendas da marca alcançam os 22% do segmento de SUVs como aqui no Brasil.

Em 2020, a principal novidade do modelo foi o lançamento da nova versão Moab com o melhor motor turbo diesel do segmento, com 2.0L que oferecem 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque que chegou às concessionárias em setembro para completar a família. O Jeep Renegade Moab traz itens únicos no segmento, como câmbio automático de 9 marchas, tração 4x4, seletor de terrenos e HDC (Hill Descend Control - controle de descida). Oferece ainda central multimídia Uconnect 7", ar-condicionado dual zone, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, pneus de uso misto, ganchos em preto na dianteira e traseira e visual escurecido nas rodas de liga leve de 17” e na grade frontal.

A linha atual do Jeep Renegade conta com as seguintes versões: STD 1.8 AT6 Flex, Sport 1.8 AT6 Flex, Longitude 1.8 AT6 Flex, Limited 1.8 AT6 Flex, Moab 2.0 Diesel AT9, Longitude 2.0 AT9 Diesel 4x4 e Trailhawk 2.0 AT9 Diesel 4x4.

VW Sign&Drive é ampliado para novas versões e modelos

 

Atualmente, o VW Sign&Drive está disponível no estado de São Paulo

Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

 O VW Sign&Drive, serviço de assinatura com contratação on-line criado para atender a maneira contemporânea de se consumir carros, já é um sucesso. As primeiras unidades do T?Cross 200 TSI esgotaram-se nos dias seguintes ao lançamento do programa. Agora, a Volkswagen do Brasil, em parceria com a Volkswagen Financial Services e Assobrav, expande a oferta para as versões Comfortline e Highline do SUV, bem como inclui o modelo Virtus Highline e mantém o SUV Tiguan Comfortline no programa. Atualmente, o VW Sign&Drive está disponível no estado de São Paulo.

 “Estamos contentes com a aceitação pelos clientes do novo serviço que combina mobilidade e conveniência para o cliente de forma simples e digital. Prova disso é que todas as unidades disponibilizadas do T?Cross 200 TSI esgotaram. Devido a esta grande procura pelo modelo SUV, decidimos ampliar a oferta para as demais versões dele, continuar com o SUV Tiguan e acrescentar o Virtus na gama de opções”, destaca Ricardo Casagrande, diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil.

 O programa VW Sign&Drive permite que o cliente assine de forma digital, no website da VW, o serviço por um período de um ou dois anos (a depender do modelo escolhido) e possa usufruir um veículo Volkswagen. Estão inclusos na assinatura: documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento), seguro, manutenção preventiva e franquia de 1.800 km para rodar por mês.

 O programa é desenvolvido em parceria com a Assobrav e com a Fleet Solutions Brasil, empresa da Volkswagen Financial Services que atua na terceirização e gestão de frotas. Esta fase piloto do programa tem duração até o fim dos estoques.

 “Acompanhamos muito satisfeitos as unidades disponíveis do T?Cross serem esgotadas já nos primeiros dias. Este fato só nos confirma a existência de um público com necessidades de consumo diferentes, que priorizam a conveniência no momento da escolha por serviços de mobilidade. O sucesso do programa só tem a crescer, e por isso seguiremos ampliando a oferta de modelos”, afirma Rodrigo Capuruço, Managing Director da Volkswagen Financial Services Brasil.

 Conheça os modelos que fazem parte do Programa:

 

 

 
 
 

Como funciona o VW Sign&Drive

É possível contratar o serviço de duas formas: on-line ou presencialmente na concessionária. De forma simples, rápida e digital, em seis passos o cliente pode assinar seu VW no www.vw.com.br/signanddrive, basta 1) selecionar o modelo, 2) customizar o plano, 3) se cadastrar, 4) fazer o upload dos documentos, 5) confirmar os dados e escolher a concessionária de retirada e, por último, 6) assinar digitalmente. Após a contratação, a retirada do veículo é feita na loja selecionada no final do pedido.

 

O cliente também pode dirigir-se até uma concessionária Volkswagen do estado de São Paulo. Ele contará com a ajuda do vendedor para indicar os modelos disponíveis e auxiliá-lo a registrar seu pedido na plataforma VW Sign&Drive. Depois disso, o cliente aguarda até sete dias úteis o veículo para retirada na loja. As revisões periódicas poderão ser realizadas em qualquer concessionária da rede Volkswagen. Ao final dos 12 ou 24 meses, o concessionário pode oferecer um novo contrato de assinatura.

Mercedes-Benz é premiada pelo projeto inovador do Novo Actros

 

Primeiro caminhão digital do mercado, o Novo Actros inova com soluções como o MirrorCam e inéditas tecnologias de segurança


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação
  • Novo Actros também foi reconhecido por criar um novo patamar de serviços e conectividade em caminhões no Brasil
  • Empresa conquista terceira premiação de inovação em menos de um mês

O DNA de inovação da Mercedes-Benz foi novamente reconhecido no País. A marca conquistou o prêmio “Projeto Inovador do Ano 2020”, anunciado no dia 30 de novembro e conferido pela revista MundoPM-Project Management. Os organizadores do evento deram vitória à Empresa devido ao gerenciamento de projeto do Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do Brasil. Esta publicação especializada é dirigida a profissionais, professores e estudantes da ára de Gerenciamento de Projetos.

Juntamente com as inovações tecnológicas trazidas pela Mercedes-Benz aos clientes com o Novo Actros, a premiação também destaca o novo patamar de serviços e conectividade para o mercado brasileiro.

“Novembro foi um mês muito especial para nós, com triplo reconhecimento à inovação que faz parte do dia a dia da Empresa. Além da concorrida disputa da MundoPM, conquistamos, semanas antes, os prêmios Whow! e AutoData nesta categoria. Mais uma vez, estamos muito orgulhoso, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. O mérito dessas vitórias é um grande reconhecimento e motivação para todos os nossos colaboradores, mas também para os fornecedores, startups parceiras, nossos concessionários e, claro, para os nossos clientes, para quem sempre buscamos oferecer inovações e soluções eficientes e rentáveis, para hoje e para o futuro”.

Um prêmio que valoriza o trabalho em equipe

O título de “Projeto Inovador do Ano 2020” foi conferido pela MundoPM-Project Management a Denis Almeida, gerente de Projetos da Mercedes-Benz do Brasil, responsável pela inscrição e pela apresentação virtual do case em dois momentos, entre os primeiros classificados e depois entre os finalistas.

“Com o projeto do Novo Actros, a Mercedes-Benz do Brasil não só inovou em produto e serviços, como também no processo de gerenciamento, aumentando a lucratividade da Empresa, bem como a economia e conforto para os clientes, além de trazer benefícios para a sociedade em termos de segurança nas estradas e compatibilidade ambiental”, diz Denis Almeida. “Fico muito envaidecido de ver meu nome na premiação, mas gostaria de compartilhar os louros com toda a Empresa, não só com quem esteve na equipe do projeto, como também os colegas de outras áreas que deram total apoio em todos os momentos. Ao longo dos últimos anos, o trabalho de todo o time Mercedes-Benz foi o diferencial para conseguirmos alcançar o mais alto grau de inovação, que ganha esse importante reconhecimento”.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus, ressalta que o projeto do Novo Actros no Brasil seguiu diretrizes de um processo global de gerenciamento, integrando-se a outras plantas da Daimler Trucks. Isso possibilitou o lançamento quase paralelo das inovações de produto, com sinergia de testes e desenvolvimento e benchmarking das melhores práticas globais.

Por outro lado, pela primeira vez, o projeto da cabina do Novo Actros no Brasil, criado pela equipe brasileira, será a base de uma inédita cabina que será produzida na Alemanha para o “Novo Actros F”, versão de entrada, que será comercializado em 24 países da Europa e de outros continentes, a partir de janeiro de 2021.

“A utilização do projeto brasileiro pela Daimler Trucks para a produção de uma cabina global demonstra a competência e experiência da nossa equipe em gerar soluções para todas as demandas do transporte de cargas”, afirma Roberto Leoncini. “Com a cabina do Novo Actros, já atendemos nossos clientes do Brasil. Agora, chegaremos a outros países e continentes. Esta é a primeira vez que a Empresa exporta um projeto desse porte para nossa matriz, o que traz muito orgulho e satisfação para todos nós”.

Novo Actros é o primeiro caminhão digital do mercado

Primeiro caminhão digital do mercado, o Novo Actros inova com soluções como o MirrorCam e inéditas tecnologias de segurança ativa. O MirrorCam é um sistema que substitui os retrovisores convencionais por câmeras digitais, fazendo desse Mercedes-Benz o primeiro caminhão sem retrovisor externo do País. 

Esse extrapesado rodoviário trouxe para o mercado inéditas tecnologias de segurança ativa que são de série, evitam acidentes e protegem vidas, como os Assistentes Ativo de Frenagem (ABA 5 – único do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), de Ponto Cego, de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. Além disso, oferece os conhecidos Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o Novo Actros leva a Mercedes-Benz a um novo patamar de serviços e conectividade. Entre as soluções que chegaram ao mercado juntamente com esse caminhão destacam-se inovações exclusivas para o segmento de caminhões, como, por exemplo, o Mercedes-Benz Uptime e aplicativos que ajudam o motorista no dia a dia.

Sobre o prêmio e a revista

Em sua 13ª edição, o prêmio Projeto do Ano e PMO do Ano é uma premiação nacional que valoriza empresas e profissionais que visam resultados em negócio por meio de práticas de gestão de projetos, programas, portfólio de projetos e design de soluções para esta área. Essa iniciativa conta com apoio de instituições como Fundação Dom Cabral, FIA – Fundação Instituto de Administração, FGV – Fundação Getúlio Vargas, Fundação Vanzolini – USP, Poli-UFRJ, Senac-SP, IPMA-Brasil, IPA Institute, APMG-Internacional e PMI-SP.

Categorias da premiação: “Projeto Inovador” (promove a inovação em produtos e serviços ou em práticas de gestão), “Projeto do Ano” (melhores resultados em projetos corporativos), “Projeto Acadêmico” (trabalhos de pesquisa e estudos que apresentam uma contribuição para área), “PMO do Ano” (melhores serviços de escritório de gerenciamento de projetos e práticas para estruturas organizacionais temporárias) e “Projeto Corporativo do Ano” (empresa que executou o melhor projeto de 2020).

A revista MundoPM-Project Management é uma publicação especializada que aborda temas sobre gestão de projetos, programas e portfólio de projetos. Publica artigos da produção acadêmica, contribuindo assim para o desenvolvimento desta área de conhecimento.

Camaro: 10 anos de sucesso no Brasil

 

Ao todo 6,5 mil unidades do Chevrolet foram emplacadas no Brasil desde 2010, mais que o dobro do segundo colocado

Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação
  • Apresentado recentemente, novo Camaro trouxe novidades em design e conectividade; metade do lote importado para um ano foi comercializado logo na estreia
  • Legado do modelo no país coincide com o período em que o cupê da Chevrolet resgatou o design e o espírito originais dos icônicos muscle cars norte-americanos

O Camaro completa no fim de novembro 10 anos de Brasil. É o “muscle car” de maior sucesso do mercado alcançando a marca de 6,5 mil unidades emplacadas, que o coloca também como o superesportivo mais vendido no período. Além do volume comercial, impressiona também o prestígio que a marca Camaro conquistou nacionalmente.  

“O Camaro é um ícone que vem evoluindo para acompanhar as transformações do mercado. Hoje ele é muito mais exclusivo e tecnológico, porém igualmente desejado. Tanto é que acabamos de lançar um novo modelo e praticamente metade do lote anual de 90 unidades foi arrematada logo na estreia”, conta Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

O novo modelo desembarcou no país em outubro, com atualizações no design da parte dianteira, além da adoção de tecnologias de conectividade nível 4, como Wi-Fi, OnStar e o aplicativo myChevrolet.

O Camaro é ofertado exclusivamente na configuração SS mais sofisticada, equipada com motor V8 6.2 de 461 cavalos de potência e 62,9 kgfm de torque, transmissão de dez marchas com a função “launch control”, freios da marca Brembo, além de diferentes modos de condução, incluindo uma apropriada para autódromos. Nela, diversos parâmetros de performance do carro são otimizados para que o motorista tenha realmente uma experiência única ao volante. Itens como head-up display, alertas de segurança e bancos dianteiros com sistema de aquecimento e refrigeração também fazem parte do pacote.

Outro diferencial competitivo do Camaro é o fato dele ser o único “muscle car” com opção de capota conversível. Aliás, esta é uma configuração rara mesmo considerando todo o universo de esportivos de alta performance. No caso do modelo da Chevrolet, esta versão responde atualmente por cerca de um quarto das vendas.

Uma verdadeiro lenda

A trajetória oficial do Camaro no Brasil começou em 2010, coincidindo com o período em que o cupê da Chevrolet resgatava o design e do espírito dos icônicos “muscle cars” norte-americanos. Este modelo, o de quinta geração, foi tão significativo do ponto de vista conceitual que recebeu o prêmio de melhor design do mundo naquele ano.

Em 2014, chegava por aqui um Camaro mais atualizado em relação a estilo, conteúdo e mecânica. Estreava ainda a versão conversível. A grade frontal ficou maior para favorecer o fluxo de ar do motor V8 de 406 cv, a direção passou a ser elétrica e o painel adicionava o sistema Chevrolet MyLink, por exemplo.

Outro momento histórico foi em 2016, com o lançamento da sexta geração do Camaro. A nova arquitetura e o V8 de 461 cv colocaram o superesportivo em outro patamar dinâmico. Ao mesmo tempo acontecia a comemoração do 50º aniversário do modelo nos Estados Unidos e, para a celebração, foi produzido um lote especial da série Fifty. Apenas 100 unidades vieram para o nosso mercado e hoje são cultuadas por fãs e colecionadores.

Já em 2018 foi apresentado o modelo com um visual mais imponente e provocador. O superesportivo da Chevrolet trazia ainda um pacote inovador de tecnologias de segurança, conforto e performance, incluindo a inédita transmissão de dez marchas, os sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros.

As primeiras gerações

O Camaro foi apresentado em 1966, já como modelo 67 e começou a ser vendido nos Estados Unidos em setembro do mesmo ano. Tinha oito diferentes opções de motor. Duas delas eram seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3.8 litros e chegavam até 7.0 litros. O modelo era comercializado em três diferentes versões: RS, SS e Z28. Em seu primeiro ano de vida, o Camaro vendeu mais de 100 mil unidades. Esta geração foi vendida até 1969, totalizando quase 270 mil esportivos comercializados em apenas três anos. Um verdadeiro sucesso.

A segunda geração chegou em fevereiro de 1970 e foi produzida até o 1981. Ela chegava com um novo visual, ainda mais marcante para a época, que ainda receberia alterações estéticas nos modelos 1974 e 1978. Em relação a primeira geração, o Camaro foi fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo. O esportivo ainda era vendido nas três diferentes versões. Mas a Z28 foi descontinuada com o ápice da crise do petróleo, no final de 1974, mas voltou com força total, em 1977.

Em janeiro de 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro. Mais uma vez o carro foi totalmente remodelado, porém trazia linhas mais quadradas e futuristas, inaugurando também a era dos motores com injeção eletrônica de combustível. Além de mais moderno, o Camaro também passou por um bom regime: ficava 227 kg mais leve que o modelo anterior.

O ano de 1992 foi o último da terceira geração do Camaro. E também marcava o aniversário de 25 anos de modelo. Com isso, a Chevrolet produziu a 25th Anniversary Heritage Edition, com detalhes de aparência exclusivos. Além disso, todos os modelos produzidos naquele ano receberam o emblema alusivo à comemoração no painel de instrumentos.

A quarta geração começou a ser vendida em 1993. Mantinha a mesma filosofia do Camaro de primeira geração, lançada em 1967: um cupê com 4 lugares, motor dianteiro e tração traseira. A novidade, além da adoção de linhas mais arredondadas, foi o lançamento da versão conversível, em 1994. O Camaro esteve em produção até 2002, marcando 35 anos de produção contínua.

Em 2006, a Chevrolet apresentou no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, um aclamado conceito, batizado de Camaro. Seu sucesso mundo a fora foi tão grande que a marca anunciaria, meses depois, o início de sua produção, prevista para meados de 2008. Dois anos mais tarde, era apresentada a versão de produção do superesportivo, que passou a ser exportada para diversos mercado, incluindo o Brasil.

sábado, 5 de dezembro de 2020

Desafios Ford: Que tipo de motorista você é no trânsito?



Luís Alberto Alves/Hourpress

  • O objetivo do teste é identificar o perfil de cada motorista retratado nos desenhos e refletir sobre o comportamento no trânsito
  • De um lado estão os “motoristas que amamos” e, do outro, aqueles que são considerados maus exemplos
  • A série é criada pelo ilustrador cearense Abner Dangelo

A série Desafios Ford traz um novo teste que ajuda a refletir sobre bons e maus comportamentos no trânsito. O objetivo é identificar, no desenho, o perfil dos motoristas ilustrados. Sem querer dar “spoiler”, de um lado estão os “motoristas que amamos”, gentis, responsáveis e seguros. Na outra ponta, estão aqueles que ninguém gosta de encontrar pela frente: impulsivos, desatentos e competitivos.

A série é criada pelo ilustrador cearense Abner Dangelo, que se tornou conhecido durante a quarentena com suas ilustrações e quebra-cabeças. O traço principal do autor é o bom humor, usado também para passar mensagens educativas de convivência no trânsito.

Este é o sexto desenho da série e para conferir as soluções basta acessar este link, onde também é possível conhecer os demais desafios.

Toyota apresenta a Nova SW4 2021

 


  • SUV líder de sua categoria chega com novo design e melhorias em conectividade, conforto, desempenho e segurança
  • Versão SRX conta com pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense
  • Motor 2.8L diesel ganha mais potência e passa a render 204 cv

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Toyota apresenta a Nova SW4 2021 com importantes aprimoramentos nas mais diversas características. O SUV líder em seu segmento produzido na fábrica que a marca japonesa possui em Zárate, na província de Buenos Aires, e exportado para mercados de toda América Latina e do Caribe, conta agora com um novo design mais sofisticado e moderno e melhorias em sua conectividade, conforto, desempenho e segurança. 

Esta Nova SW4 apresenta mudanças e melhorias importantes. Quanto ao design exterior, são novos faróis, grade e para-choques. Quanto ao design interior, o modelo possui uma nova combinação de cores no estofamento e nas portas, juntamente com os mostradores do velocímetro e taquímetro. Por sua vez, todas as versões do novo SW4 agregam agora mais conectividade ao equipamento de áudio com touchscreen de 8” com a adição do Android Auto® e Apple CarPlay® mantendo a função Bluetooth®.

Em relação ao conforto, a versão SRX agrega um sistema de ventilação nos bancos dianteiros. Além disso, todas as versões diesel e flex passam a contar também com sensores de estacionamento dianteiros (2), além dos traseiros (4) que já existiam. Já as versões flex SR e SRV incorporam farol alto e baixo em LED com nivelamento automático, enquanto a SRV ainda ganhou farol de neblina dianteiro em LED. 

No que diz respeito à segurança, a grande novidade, assim como na Hilux, foi a adição do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense na versão topo de linha SRX com os seguintes itens: sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

A Nova SW4 2021 também ganhou 15% mais potência no motor 2.8L diesel, que passa a render 204 cv. 

Todas essas características são adicionadas aos já conhecidos benefícios do modelo, que se destaca pela Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade características de um veículo Toyota. A Nova SW4 chega a rede de concessionárias de todo o Brasil no dia 26 de novembro.

DESIGN EXTERNO

A Nova SW4 apresenta um design frontal renovado, mais sofisticado, moderno e harmônico, com mudanças nos faróis, grade e para-choques.

Incorpora-se um novo conjunto óptico no qual as luzes LED de posição e de direção na versão SRX ficam localizadas na parte inferior do para-choque, conferindo uma marca visual e tecnológica mais pronunciada. Por sua vez, as versões flex SR e SRV também incorporam o novo desenho, no entanto, as luzes de posição e de direção são halógenas. Outra novidade da versão SRV flex são os faróis de neblina dianteiros também em LED.

Esta atual geração da SW4 passou a ter identidade própria de um SUV, de acordo com sua história e reputação. Ao descolar sua imagem derivada de uma picape (Hilux), o utilitário esportivo uniu inovação a um toque delicado de refinamento, que fundiu elegância e sofisticação ao DNA Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.

Na dianteira, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis, com sistema “Follow me Home”, proporcionando ao veículo uma aparência moderna.

As superfícies esculpidas dos para-choques dianteiro e traseiro são destacadas por um eixo que se conecta a toda lateral do SUV. As soleiras, os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, assim como a luz interna e de ignição visam facilitar o acesso ao veículo.

Na lateral da versão SRX, destaca-se as novas rodas de liga leve, que fornecem uma imagem de dinamismo. Os pneus mantêm suas dimensões 265/60R18, 18”. Essa é a mesma dimensão agora da versão flex SRV, enquanto a SR de cinco lugares segue sendo oferecida com pneus 265/65R17, 17”.

No ângulo traseiro, os faróis traçam uma linha contínua pelo bagageiro, complementando-se com a moldura cromada. Os faróis de neblina são incorporados ao para-choque, reforçando a segurança, com um toque estético refinado.

spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão, concedem ao carro um senso de esportividade apurado, ao proporcionar melhor performance aerodinâmica.

DESIGN INTERNO

No interior, a SW4 apresenta uma nova combinação de cores, onde o preto predomina no estofamento e nos painéis das portas, com detalhes em cinza no painel de instrumentos e no console central.

Na versão SRX, duas das caixas acústicas JBL® se destacam no topo do painel de instrumentos, realçando a percepção de luxo e vanguarda.

O novo design e combinação de cores dos mostradores do velocímetro e do taquímetro, onde o azul agora é predominante, ajudam a renovar a atmosfera interior do novo SUV.

ÁUDIO E CONECTIVIDADE

Todas as versões da Nova SW4 possuem agora mais conectividade. O sistema multimídia com tela de 8” sensível ao toque, que já contava com navegação GPS integrado, TV digital, rádio MP3, câmera de ré, entrada USB, conexão Bluetooth®, passa a contar também com conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay®.

Por sua vez, a versão SRX possui um sistema de áudio JBL® premium com oito alto-falantes, um subwoofer e dois tweeters.

CONFORTO

A linha 2021 da família SW4 ganhou mais equipamentos para superar as expectativas de seus clientes. Começando com a versão topo de linha SRX, os bancos dianteiros contam agora com sistema de ventilação, o que contribui muito para o conforto em locais de clima quente.

Além disso, a versão flex SR ganhou ar condicionado integrado frio e quente com display digital e computador de bordo com tela de 4,2” de TFT com funções como autonomia, aviso das portas abertas, consumo médio e instantâneo, velocidade média do veículo etc., equipamentos que já faziam parte das outras versões.

A versão SRV flex incorporou o ajuste elétrico de distância, inclinação e altura do banco dianteiro do passageiro, enquanto a versão SRX diesel ganhou modo de seleção de condução Eco, Power e Sport.

DESEMPENHO

Os modelos da linha 2021 da SW4 seguem equipados com motores diesel e flex. No entanto, a grande novidade, assim como na Hilux, é o aumento de 15% de potência do propulsor 2.8L 16V diesel, que passa agora a gerar 204 cv. Além disso, o torque também cresceu 11%, gerando agora 50,9 kgfm a 2.800 rpm.

Esse novo patamar de desempenho foi possível com a incorporação de um turbo maior, no qual as pás da turbina estão 25% maiores. Outra melhoria de desempenho foi a incorporação de uma válvula solenoide na direção, que contribui para um andar mais suave em baixa velocidade e que vai enrijecendo conforme aumenta-se a velocidade.

Os engenheiros da Toyota ainda aprimoraram a eficiência térmica e o nível de resfriamento do propulsor 2.8L com redução no atrito entre os materiais, contribuindo para um menor consumo de combustível.

A Nova SW4 agora possui diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (LSD). Quando este sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com a menor aderência – sem limitar o rendimento de potência do motor – transferindo a força de tração para a roda com a maior aderência.

As versões flex trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente projetado para o mercado brasileiro. O grande diferencial é a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente. As versões flex do SUV apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. 

São duas versões dotadas de transmissão automática de seis velocidades sequencial: SR de cinco lugares e SRV de sete lugares, ambas 4×2.

SEGURANÇA

Um dos principais pilares da Toyota segue como destaque na Nova SW4 2021. Seguindo a tradição da marca de manter máxima atenção com a segurança de seus clientes, o modelo, que recebeu nota máxima nos testes realizados pela Latin NCAP, chega ainda mais equipado.

Todas as versões de cinco e sete assentos listam uma série de sistemas com a finalidade de levar ao motorista e ocupantes, total tranquilidade em quaisquer terrenos.

Fazem parte dos itens de série ligados à segurança da SW4: freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), sete airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais, dois de cortina e um para joelho (motorista), sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, oito alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, luz de frenagem emergencial automática, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira na versão de sete assentos). A versão diesel SRX ainda conta com assistente de descida (DAC).

Uma novidade na versão flex SR é a adição do sistema de alarme perimétrico + volumétrico, como já ocorre nas outras versões.

No entanto, a maior estrela da Toyota nesse quesito é o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível na versão a diesel SRX. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

As tecnologias incluídas nesse pacote são:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)*

O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)*

Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. 

Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista. No caso da Hilux, o sistema ainda ajuda na correção de rota aplicando os freios nas rodas do lado em que se deseja regressar para retomar a rota correta de condução.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)*

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois este sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada devido a fatores externos, não sendo a Toyota responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.

ACESSÓRIOS

Desde a renovação da SW4, também foi definida uma nova e completa linha de acessórios que leva em consideração as preferências e condições de uso de cada perfil de cliente. O novo portfólio de acessórios permite a customização das unidades, contendo também acessórios funcionais que se adaptam às necessidades de cada cliente. 

Na fase de desenvolvimento de cada um dos acessórios, foram realizados diferentes processos de design e rigorosos estudos de resistência e durabilidade, que, em seu conjunto, resultaram em produtos de alta qualidade.

Todos os acessórios genuínos são desenvolvidos pela engenharia global da Toyota exclusivos para a SW4, de acordo com as rígidas regras da marca que garantem o alto nível de qualidade, durabilidade e confiabilidade Toyota.

Entre os principais acessórios desenvolvidos para este novo SUV, destacam-se soleira, engate (750 kg) e bandeja do porta-malas (versões de 7 lugares).

CORES

As cores disponíveis para a Nova SW4 são: Marrom Metálico, Preto Mica, Prata Metálico, Cinza Metálico, Super Branco e Branco Perolizado (exclusivo para a versão SRX).

PREÇOS

Os preços sugeridos para a Nova SW4 2021 são os seguintes:


Polo Jeep alcança a marca de 350 mil Renegade produzidos

 


Além de ser vendido no Brasil, o modelo também é exportado para outros 12 países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile

Luís Alberto Alves/Hourpress

Um símbolo da presença da Jeep no Brasil, o Renegade alcançou a marca de 350 mil unidades produzidas no País. Além de ser vendido no mercado nacional, ele também é exportado para outros 12 países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile. O verdadeiro SUV foi o primeiro modelo a ser fabricado no Polo Automotivo Jeep, em Pernambuco, inaugurado em 2015.

“O Renegade é um carro que tem uma simbologia especial. Ele chegou com a herança legítima do autêntico Willys, com o design icônico que apresentou a marca Jeep há quase 80 anos, e é o modelo que ajudou a consolidar de forma determinante a Jeep no Brasil”, destaca Tânia Silvestri, diretora do Brand e Operações Comerciais no Brasil.

Sucesso desde o seu lançamento, o Renegade se consolidou na liderança entre os SUV no País. Esse ano, ganhou destaque com a linha Moab, com o melhor motor turbo diesel do segmento. O nome faz referência ao deserto de Moab, no estado norte-americano de Utah, onde acontece anualmente na época da Páscoa um evento criado por entusiastas de veículos off-road e que se tornou para a Jeep um autêntico laboratório ao ar livre para o desempenho fora de estrada.

Polo Automotivo Jeep

Localizado em Goiana, Pernambuco, o Polo Automotivo Jeep é a mais moderna unidade fabril da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no mundo e um verdadeiro modelo global em termos de produtividade, inovação e padrões de qualidade.

Com capacidade para produzir 280 mil veículos por ano, o Polo Automotivo Jeep possui área total de 11 milhões m² e 260 mil m² de área construída. Abriga também o Parque de Fornecedores com 16 empresas, ocupando uma área de 270 mil m². Opera em três turnos para produção do Jeep Renegade, Jeep Compass e Fiat Toro, consolidando-se também como um importante polo exportador para a América Latina. 

Até 2025, os recursos direcionados ao Polo Automotivo Jeep somarão R$ 7,5 bilhões. No plano de investimentos, destaca-se a ampliação do Parque de Fornecedores para atrair novas empresas para a região, resultando em mais oportunidades de emprego e novos negócios, além do investimento em P&D com foco em inovação. 

Nova Fiat Strada é a Picape do Ano no Brasil

 


Segunda geração do comercial leve da marca coleciona prêmios entre os jornalistas especializados, um reconhecimento à altura da força do líder de seu segmento há 20 anos

- Destaque também para Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, escolhido Executivo do Ano, até o momento, em três premiações por sua liderança no período mais desafiador da indústria automotiva nacional

Luís Alberto Alves/Hourpress

A enorme evolução apresentada pela Nova Fiat Strada se mostrou também nas vendas, que desde o seu lançamento cresceram ao ponto de torná-la o veículo mais vendido do país em setembro, com 11.873 unidades, e se refletiu em prêmios que destacam o reconhecimento da imprensa especializada.

Na noite desta terça-feira (1/12), o modelo venceu a categoria Picape da 54ª edição do Carro do Ano, uma das mais importantes e tradicionais premiações do setor automotivo, promovida pela revista AutoEsporte.

A celebração da Fiat, entretanto, já havia começado antes, pois na segunda-feira (30/11) a segunda geração do veículo também foi eleita a Melhor Picape do Ano pelo júri formado por 34 jornalistas de todas as reuniões do Brasil no Top Car TV. A mesma premiação elevou a condição do modelo compacto da marca ao consagrá-la Veículo do Ano, primeiro lugar entre todos os lançamentos do país.

A caçamba da Nova Strada já vinha cheia com outros troféus. Anteriormente, o veículo ficou com o título de Melhor Picape da América Latina no Prêmio Americar, que reúne 57 jornalistas de 12 países da região. Por meio do voto dos mais de oito mil leitores da Agência AutoData e da revista AutoData, além de participantes do Congresso AutoData Perspectivas 2021, a Nova Strada levou o Prêmio AutoData na categoria Comercial Leve. Finalmente, o modelo mais vendido da Fiat venceu também em Pick Up no Prêmio Líderes Automotivos do Brasil.

A incrível trajetória da Nova Strada vem sendo acompanhada de perto pelo presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa. No ano mais desafiador da indústria automotiva nacional, o executivo liderou a força de trabalho da empresa em prol da sociedade no combate ao novo coronavírus (produção e distribuição de máscaras e face shield, reparo de respiradores, doação de alimentos, além da implantação de hospitais de campanha), conduziu a retomada segura da produção nas unidades industriais de Betim (MG) e Goiana (PE), consolidou a Jeep como a maior vendedora de SUVs do Brasil e coordenou a chegada da Nova Strada, o lançamento recente mais importante da Fiat, que colocou a marca como a mais vendida do país nos últimos três meses.

Por sua atuação, Antonio Filosa foi escolhido Executivo do Ano pela revista AutoEsporte, Liderança Empresarial entre as montadoras no Prêmio AutoData e Liderança de Montadora do Prêmio Rei (Reconhecimento à Excelência e Inovação), organizado pela equipe editorial de Automotive Business.

Foton lança no Brasil nova geração de caminhões urbanos

 


Os caminhões da Família Aumark S trazem atributos premium de conforto, desempenho e segurança e atenderão no Brasil os segmentos de leves e médios

Luís Alberto Alves/Hourpress

  • Batizados de Citytruck, os modelos de 6.5 e 11 toneladas já começam a ser comercializados em toda a rede de concessionárias. O modelo 09 toneladas será comercializado a partir de 2021.

  • Nova cabine oferece mais eficiência aerodinâmica e o design arrojado aponta um novo estilo global para veículos urbanos nesta década

  • A marca também fortalece sua rede de concessionárias e conta com nova Associação Nacional de Revendedores Foton - Abrafoton


Foton apresenta ao mercado brasileiro sua nova geração de caminhões leves e médios. Trata-se da nova Família Aumark S, veículos que trazem, de série, os mais elevados conceitos de segurança, desempenho e conforto. Os novos caminhões, recentemente lançados na China, chegam ao País em três versões, sendo o Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16.

“Esses veículos serão um novo marco na história da logística urbana brasileira. São caminhões que trazem, de série, itens de conforto e segurança que até então só eram encontrados como opcionais”, comenta Márcio Vita, CEO da Foton no Brasil. 

Os novos modelos da família Aumark S serão importados inicialmente. Para Márcio Vita, “há uma boa expectativa em relação ao desempenho em vendas, uma vez que os veículos trazem atributos de qualidade superiores aos concorrentes e preços mais competitivos”. Na China, esses caminhões foram lançados em 2018 e já apresentam resultados de vendas positivos, em torno de 280 mil unidades vendidas. 

Atributos Técnicos 

O trem-de-força dos novos caminhões segue com a harmoniosa dobradinha motorização Cummins e transmissão ZF, que asseguram otimização do consumo, reduzidos níveis de emissões e atende as normas Proconve P7, além de oferecer durabilidade e resistência reconhecidas. 

A versão Citytruck 6.5-15 vem equipada com o motor Cummins ISF 2.8 L com potência de 150 cavalos e torque de 360 Nm, e é acoplado à transmissão ZF 5S 368, sincronizada com overdrive.  Já a versão Citytruck 11-16 traz o motor Cummins ISF 3.8 L com potência de 156 cavalos e torque de 500 Nm em conjunto com a transmissão ZF 6S 500, sincronizada e com Overdrive. Ambas possuem janela para tomada de força (PTO).

A versão Citytruck 9-16 vem equipada com o mesmo trem-de-força, portanto com mesma potência e torque. A diferença está no entre eixos menor, de 3,8 metros, tanque de combustível e pneus menores. Seu PBT é de 8.500 quilos, enquanto o modelo de 11 toneladas é de 10.116 quilos legal e 11 mil quilos na capacidade técnica. 

Os veículos contam com sistemas de injeção common rail e tratamento dos gases de escape com tecnologia SCR, tecnologia eficaz e confiável na redução de emissões. As novas versões da família Aumark S também são as únicas da categoria com tanques de ar e de combustível em alumínio e com maior capacidade. O tanque do Citytruck 6.5-15 comporta 120 litros de diesel, o 9-16 possui capacidade para 160 litros, enquanto o Citytruck 11-16 comporta 200 litros de diesel.

Os três novos caminhões da Foton Caminhões contam com freio a ar, da WABCO, reconhecido por sua alta eficiência e disponibilidade de componentes, garantindo mais segurança e conforto durante a operação. E a versão Citytruck 6.5-15 é o único da categoria que vem equipado com freio a ar, tanto no freio dianteiro como no traseiro.

Os novos modelos de caminhões da Família Aumark S contam com freio motor e possuem uma tecla de ajuste de condução, para favorecer a redução no consumo de combustível. Além disso, possuem sistemas de segurança ativa da WABCO como freios ABS e EBD – Eletronic Brake Force Distribution no Citytruck 6.5-15, ABS nos 9-16 e 11-16, bem como DRL - Daytime Running Light - em LED, fornecendo mais segurança na condução do motorista, mas também aos pedestres e outros condutores. 

Os novos veículos também apresentam sistema de segurança passiva que atendem aos mais severos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29), para casos de colisões em geral. 

O arrojado design das novas cabines foi inspirado em estudos da Foton sobre os caminhões urbanos do futuro, valorizando conceitos como aerodinâmica, leveza, fluidez e elegância. O design também aproxima os novos veículos comerciais urbanos a automóveis de passeio, oferecendo aos motoristas experiência e sensação semelhantes de conforto ao dirigir. 

São duas opções de cabine, ambas com defletores de série, uma exclusividade da Foton Caminhões. Estes equipamentos aprimoram a aerodinâmica, principalmente quando o veículo vem implementado com baú. 

Com vistas ao aumento da produtividade logística, os designers da Foton se preocuparam em ampliar o espaço interno das cabines da nova geração dos caminhões Aumark S. O Citytruck 6.5-15 tem largura interna de 1.690 mm e os Citytruck  9-16 e 11-16 tem largura interna de 1.880 mm.

De porta a porta, a largura da cabine é de 1.880 mm para a versão 6.5 toneladas e de 2.060 mm no caso dos 9 e 11 toneladas, atendendo a cada necessidade.  A altura interna do piso ao teto é de 1.400 mm para todas as versões. Da parede traseira ao para-brisa na região central  das cabines a medida é de 1.480 mm. 

Produzidas em aço de alta resistência, com novos processos de pintura que garantem maior aderência e resistência a intempéries, elas possuem revestimento interno em cores creme claro e escuro e contam com materiais de alta qualidade, resistência e fácil limpeza. 

O volante dos novos caminhões da família Aumark S conta com regulagem de altura e profundidade. Teclas multifunções no volante do modelo Citytruck 11-16 ampliam o conforto e comodidade do motorista, que também possui uma multimídia MP5 que oferece possibilidade de inclusão de câmera de ré e pareamento do telefone celular.

O painel inteligente dos modelos Aumark S auxilia e alerta o motorista sobre quilometragem, consumo de combustível, marcha engatada da transmissão, código de mal funcionamento, ajuste da luz da tela, informações de manutenção, alarme do cinto de segurança e alarme de travamento da cabine durante a condução. Acompanhando o moderno design da cabine, o para-brisa oferece ampla visão, o que aprimora consideravelmente a dirigibilidade.

Pensando no conforto do motorista e passageiro, a Foton traz aos modelos da nova família Aumark S bancos com excelente ergonomia e regulagens longitudinal e de inclinação, sendo a cabina constituída de um prolongamento na parede traseira para ajudar nesses ajustes dos bancos.

Outra grande vantagem para o cliente que adquire os novos Foton é a garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, de para-choque a para-choque, valendo o que ocorrer primeiro, com mão de obra grátis nas duas primeiras revisões.

Os novos Foton estão disponíveis nas cores branca, azul, vermelha, prata e preta.

A nova família de veículos Aumark S apresentam elevada robustez e durabilidade. O Foton Aumark S Citytruck 6.5-15 tem peso bruto total (PBT Técnico) de 6.660 quilos, enquanto o Foton Aumark S Citytruck 9-16 é de 8.850 quilos. O Foton Aumark S Citytruck 11-16 tem peso bruto total (PBT Técnico) de 11 mil quilos, ou seja, estão projetados para desafios inesperados.