Postagem em destaque

Onstar vai trazer tecnologia 5G para carros Chevrolet

Divulgação   Radiografia da Notícia * Com velocidade de internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superi...

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Toyota: Investimento na fábrica em São Bernardo do Campo




Luís Alberto AlvesA Toyota celebrou nesta segunda-feira, 22 de agosto, cerimônia que marcou a conclusão de mais uma etapa do projeto de revitalização de sua planta localizada no município de São Bernardo do Campo (SP), a primeira fábrica da companhia construída fora do Japão, com operações iniciadas em 1962. O evento também foi o ponto de largada da etapa latino-americana do projeto global “5 Continents Drive”, promovido pela Toyota Motor Corporation. Ambas as iniciativas fazem parte de uma das principais premissas da marca: fazer carros cada vez melhores.
A cerimônia contou com a presença do Chairman da Toyota Motor Corporation, Takeshi Uchiyamada, do CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Steve St. Angelo, do presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, e outros executivos da empresa. Participaram também o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, a diretora do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Margarete Gandini, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, além do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, entre outras autoridades.
O projeto, que recebeu o nome de São Bernardo ReBorn, registra um novo marco na história da fabricante com a inauguração do primeiro Centro de Pesquisa Aplicada da marca na América Latina, concebido para integrar atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e fornecedores. Ali, foram alocados os departamentos de Engenharia, Compras, Regulamentação Veicular e Qualidade Assegurada, permitindo maior interação e sinergia entre as áreas para constituição de futuros projetos, bem como para um alinhamento ainda mais ágil e preciso na tomada de decisões. Nas novas instalações foi construído, ainda, um centro dedesign de produto da marca.
“O nosso Centro de Pesquisa Aplicada será a base para o desenvolvimento de produtos aqui no Brasil. As atividades no local incluem desde a concepção de melhorias nos modelos locais, teste de emissões, análise de matérias-primas até no desenvolvimento de acessórios, entre outras atribuições. De agora em diante, a Toyota do Brasil será capaz de contribuir de maneira ainda mais contundente no desenvolvimento dos próximos projetos para o mercado brasileiro, seguindo sempre a premissa global da companhia de produzir carros cada vez melhores”, disse Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil.
A Toyota investiu R$ 46 milhões para instalação da nova estrutura dentro do complexo industrial de sua planta em São Bernardo do Campo. A unidade do ABC Paulista é responsável por produzir peças para os modelos Corolla e Etios comercializados no Brasil, além de deterexpertise, por meio de sua forjaria, na fabricação de bielas e virabrequins que equipam os motores de Camry e Corolla produzidos nos EUA. Atualmente, a planta da Toyota no Grande ABC emprega 1.400 colaboradores, divididos em três turnos de trabalho.
Em março de 2015, a Toyota do Brasil havia anunciado a conclusão da fase inicial do projeto São Bernardo ReBorn. Esta, que foi a primeira etapa de uma série de iniciativas no plano de revitalização da fábrica da Toyota no município de São Bernardo do Campo, consistiu na transferência da sede administrativa e comercial da empresa de São Paulo para o ABC Paulista, abertura do terceiro turno na forjaria e incorporação do conceito “Ecofactory” (reuso de água de chuva, instalação de painéis solares, entre outras iniciativas ambientais). Na ocasião, executivos e colaboradores celebraram a assinatura de um compromisso, firmado com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde as partes se comprometeram a unir esforços, a fim de aprimorar os processos produtivos da empresa e aumentar a competitividade da Toyota perante a indústria automotiva nacional e global.
Projeto “5 Continents Drive” no Brasil
O Projeto “5 Continents Drive” da Toyota irá cobrir um trecho de 20.000 quilômetros no território latino-americano nos próximos três meses e meio, sendo promovido pela Toyota GAZOO Racing, empresa do grupo Toyota focada nas ações relacionadas aos esporte de performance automobilística.
O projeto teve início em 2014, sendo parte fundamental do compromisso global da fabricante em produzir carros cada vez melhores. O objetivo do “5 Continents Drive” é permitir que engenheiros e colaboradores da matriz da Toyota conheçam na prática as mais diversas condições de rodovias e pavimentações ao redor do mundo. Baseado na experiência adquirida após a rodagem, eles iniciam uma série de estudos técnicos para delinear os desafios em prol de uma melhoria substancial em cada veículo fabricado nos cinco continentes do planeta.
O projeto “5 Continents Drive” já passou por Austrália e América do Norte, em 2014 e 2015, respectivamente. Na América Latina, o projeto terá como ponto de largada o Brasil, saindo da região Sudeste e partindo, a partir dali, para as regiões Centro-Oeste e Nordeste, abrangendo testes reais nos grandes centros urbanos, como São Paulo, e em lugares altos e áreas onde a necessidade de usar a tração 4x4 é levada ao extremo.
O objetivo da etapa brasileira do projeto global da Toyota é cobrir cerca de 5.000 quilômetros. Mais de 30 engenheiros e técnicos da marca do Brasil e Japão estarão envolvidos na ação.
Além do Brasil, a caravana latino-americana do “5 Continents Drive” irá viajar por outros seis países da região: Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai. Todo o portfolio produzido pela Toyota no continente – Corolla, Etios, Hilux e SW4 –, além de alguns modelos importados, tal como o híbridos Prius, serão submetidos aos mais rigorosos testes de durabilidade e confiabilidade até o final do ano.
A divisão da Toyota na América Latina e Caribe foi criada em 2013, com a nomeação de Steve St. Angelo como CEO. Desde então, o Market share da marca na região saltou de 5,3% para aproximadamente 10%.
“O anúncio de hoje reforça o compromisso da Toyota com o Brasil e toda a América Latina. O projeto ‘5 Continents Drive’ nos permitirá compreender de maneira mais profunda a verdadeira condição de direção na região. O Centro de Pesquisa Aplicada nos permitirá realizar mudanças mais rápidas em direção à nossa missão de desenvolver carros cada vez melhores”, declarou Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Volvo: Conheça o VM 32 Ton



 Luís Alberto Alves


A Volvo leva para a Concrete Show 2016 o VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, lançamento da marca para trabalhos de terraplenagem, mineração leve e construção. O novo modelo possui 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior.  “Estamos continuamente investindo para sempre termos a melhor solução para o transporte comercial”, declara o diretor de caminhões da Volvo no Brasil, Bernardo Fedalto.

O novo caminhão chega proporcionando a maior capacidade de carga útil de sua classe. “O VM com PBT de 32 toneladas vem para suprir a demanda do mercado para veículos com excelente relação custo-benefício no segmento off-road”, afirmou o gerente de caminhões Volvo, Francisco Mendonça.

O novo modelo recebeu uma série de inovações que aumentaram em 20% sua capacidade de carga. Destinado ao setor off road, teve seu PBT técnico elevado de 26,7 toneladas para 32 toneladas, recebeu, por exemplo, alterações e reforços nas suspensões e eixo dianteiro de viga reta, o que aumenta o ângulo de entrada não danificando componentes do motor. A grande novidade são os eixos traseiros com redução nos cubos, que proporciona excelente tração mesmo em pisos escorregadios e grande disponibilidade, já que os eixos são extremamente reforçados.

“É um setor que precisa de caminhões com capacidade de carga intermediária e adequada a aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem veículos de maior potência”, explicou o gerente de engenharia de vendas da Volvo América Latina, Álvaro Menoncin.

O eixo dianteiro, que na versão anterior, suportava 6,7 toneladas, agora está preparado para 8 toneladas, e tem molas parabólicas de alta capacidade, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora.  Os eixos traseiros, que antes eram projetados para 20 toneladas, no veículo novo suportam 24 toneladas. Os eixos traseiros têm também redução nos cubos e vêm de fábrica com bloqueio de diferencial entre rodas e entre eixos. Esta condição confere ao transportador um conjunto mais robusto e com maior durabilidade.

“No total, são 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga, e um conjunto de características tradicionais dos veículos da marca de alto conforto e segurança para o motorista nas aplicações em vias não pavimentadas”, observou o engenheiro de vendas da Volvo, Ricardo Tomasi.

Equipado com o tradicional motor de 330cv e uma configuração de eixos 6x4, é também o caminhão mais leve em sua categoria, com uma tara que garante maior capacidade de carga útil e, assim, maior rentabilidade para o transportador. Além disso, é bem mais leve que seus concorrentes: de 275 quilos a 1050 quilos.

                                                                              Componentes do FMX

O VM 330cv 6x4 com PBT 32 toneladas off-road compartilha alguns de seus principais componentes com a consagrada linha FMX da Volvo, voltada para o transporte pesado em condições severas. Possui os mesmos eixos trativos com redução nos cubos, bem como o eixo dianteiro de viga reta, e a mesma caixa de câmbio I-Shift do FMX, reconhecido como o melhor caminhão vocacional do País.

Da linha VM, o novo caminhão mantém alta disponibilidade, o baixo consumo de combustível, baixa manutenção e uma cabine de fácil acesso, e que proporciona grande conforto para o motorista, atributos já reconhecidos no mercado.  “Não temos dúvida que o novo VM fora de estrada contribuirá decisivamente para aumentar a rentabilidade do transportador, que hoje experimenta uma conjuntura econômica de grande competitividade”, destaca Menoncin.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Ford: Está nas ruas o Focus 2017 com luz diurn de LED e completo sistema de conectividade


Luís Alberto Alves

  • A Ford apresentou no dia 19/8 em São Paulo a linha 2017 do Focus, trazendo luzes diurnas de LED, muito úteis para atender a nova legislação de uso nas estradas, e alarme volumétrico, além de opcionais como seis airbags, teto solar, câmera de ré e console de teto 
  • O Focus Hatch e o Focus Fastback também são os primeiros no Brasil a oferecer o avançado sistema de conectividade SYNC 3, o mais completo da indústria, com multifunções de telefone, navegador, áudio, aplicativos e acesso ao Apple Car Play e Android Auto para facilitar a vida a bordo
A Ford apresentou hoje em São Paulo a linha 2017 do Focus, trazendo luzes diurnas de LED, muito úteis para atender a nova legislação de uso nas estradas, e alarme volumétrico, além de opcionais como seis airbags, teto solar, câmera de ré e console de teto. O Focus Hatch e o Focus Fastback também são os primeiros no Brasil a oferecer o avançado sistema de conectividade SYNC 3, o mais completo da indústria, com multifunções de telefone, navegador, áudio, aplicativos e acesso ao Apple Car Play e Android Auto para facilitar a vida a bordo.
A linha é equipada com motor 2.0 Direct Flex de 178 cv com transmissão sequencial de seis velocidades e Paddle Shift, além da opção do motor 1.6 Sigma Flex de 135 cv e transmissão manual de cinco velocidades no modelo hatch.
Todos vêm de série com rodas de liga leve 17”, controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus, SYNC 1 com AppLink, Assistência de Emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável My Key.
O pacote de opcionais Plus adiciona o SYNC 3, câmera de ré e seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além de: rodas de liga leve 17” exclusivas, ar- condicionado automático e digital dual zone, bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e limitador de velocidade.
A versão Titanium, disponível somente com motor 2.0 e transmissão automática, acrescenta teto solar, acabamento e rodas de liga leve 17” exclusivos, acesso inteligente e partida sem chave Ford Power e som Sony Premium com cinco alto-falantes e quatro tweeters.
O seu pacote de opcionais Plus inclui assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xênon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições.
Novo SYNC 3
O SYNC 3 traz grafismo diferenciado, menus simplificados, tela capacitiva de 8 polegadas similar à dos smartphones, processador ultrarrápido e acesso intuitivo de funções com apenas dois toques ou comandos de voz em português. Além disso, permite fácil atualização de software.
Como os smartphones de última geração, ele opera por comandos de voz ou toques na tela, com processador dez vezes mais rápido que a geração anterior do SYNC e muitos competidores atuais no mercado. Os recursos incluem telefone, áudio, navegação e acesso a aplicativos com uma tecnologia criada para oferecer um uso simples e intuitivo, sem complicações.
O projeto do SYNC 3 valoriza a simplicidade, com menos itens para tornar o controle mais fácil e reduzir a necessidade de o motorista olhar para a tela. A tecnologia de reconhecimento de voz foi aprimorada para aceitar variações vocais na forma de comando e sotaques regionais, além de se conectar com dispositivos de qualquer marca e modelo.
Aplicativos
O SYNC 3 permite o acesso a aplicativos de smartphones por comandos de voz ou toques na tela, através da interface conhecida como AppLink. A lista de apps inclui Spotify, Glympse, Alpeo!, Banco 24 Horas, Filho Sem Fila e Mix FM, além de outros como UOL Notícias, Sem Parar, Palco MP3 e Touch Pizza, que já estavam disponíveis na plataforma anterior e estão sendo atualizados para operar com o novo sistema.
Outra grande novidade do SYNC 3 é a compatibilidade com os sistemas CarPlay, plataforma da Apple para interação com o iPhone, e Android Auto, plataforma do Google que possibilita o uso do Google Maps, aplicativos, informações do tempo e de trânsito, entre outros. 

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Lexus: Mais de 1 milhão de veículos híbridos vendidos em todo o mundo


Luís Alberto Alves

A Lexus atingiu a marca de um milhão de veículos híbridos vendidos no mundo desde abril de 2005, quando a companhia negociou o seu primeiro modelo movido por meio desta tecnologia de propulsão, o RX 400h.


A fim de celebrar mais esta histórica etapa de sua performance no mundo, a Lexus realizou uma cerimônia especial para entrega da milionésima unidade híbrida, adquirida por um cliente da cidade de Milão, na Itália, sede da Lexus na Europa. O modelo negociado foi o NX 300h, primeiro SUV compacto híbrido da marca. 

"O sistema híbrido continua a ser nossa principal tecnologia em prol da redução das emissões de CO2, ao passo que também proporciona uma experiência de condução agradável. Nós estabelecemos metas ambientais ambiciosas para 2050 e contamos com a popularidade que os modelos híbridos já alcançaram em todo o mundo como meio para conquistarmos esses objetivos. Atualmente, a Lexus fabrica 10 modelos híbridos e teremos mais a apresentar em breve. Estou satisfeito com esta marca, pois ela representa que um milhão de clientes em todo o mundo têm colocado sua fé em nossa linha híbrida", disse Tokuo Fukuichi, Presidente da Lexus Internacional.

Modelos híbridos da Lexus

Após a estreia do RX 400h, a marca expandiu gradualmente sua linha de veículos híbridos, ao lançar o GS 450h, primeiro sedã de luxo equipado com a tecnologia. No ano seguinte, foi a vez do LS 600h ganhar uma versão com esta propulsão. Em 2011, a Lexus inseriu no mercado o primeiro compacto híbrido de luxo, o CT 200h. Já o ES 300h foi lançado em 2012. No ano de 2014, a linha do crossover compacto NX também ganhou sua versão, com o 300h. No final de 2015, foi a vez cupê esportivo RC 300h. Atualmente, a Lexus vende 10 modelos híbridos, tornando-se a marca de luxo com a mais ampla linha de modelos com esta tecnologia.

No final do ano passado, a Lexus estreou seu mais recente modelo da gama de seus veículos híbridos, o LC 500h, que apresenta uma tecnologia ainda mais avançada em termos de desempenho, o Multi Stage Hybrid System (MSHS). O MSHS aumenta as vantagens do sistema, entregando mais potência, maior aceleração e tração com total eficiência. As vendas do LC 500h terão início no segundo trimestre de 2017 no continente europeu.

Mercado brasileiro


No Brasil, a Lexus comercializa, desde outubro de 2012, o hatchback premium Lexus CT 200h. Atualmente, o modelo é vendido em duas versões, com preços de R$ 141.090 e R$ 162.185.

O Lexus CT 200h proporciona conforto típico dos veículos da marca, com acabamentos confeccionados em materiais suaves ao toque, como couro e veludo, que reforçam a qualidade superior da cabine. Seu interior é inspecionado rigorosamente por mestres artesãos chamados de “Takumi”, que verificam se cada veículo cumpre os premiados padrões da Lexus. Para ser um artesão Takumi, é necessário conhecimento técnico aperfeiçoado por décadas de experiência.

A linha CT conta com a tecnologia Lexus Hybrid Drive ao utilizar dois motores: um a gasolina e outro elétrico, gerando potência combinada de 136 cv. A energia sobressalente do motor a combustão e o sistema de freios regenerativos acumulam energia a cada frenagem do veículo e ajudam a carregar o motor elétrico. Outros destaques do propulsor elétrico, acionado por Start Button, são o silêncio e a baixa manutenção.

O veículo oferece quatro modos de condução: normal; Eco, que privilegia o motor elétrico; Sport, com ênfase no motor a combustão para uma performance mais agressiva e EV, que utiliza exclusivamente o motor elétrico e gera emissão zero de carbono.

Vendas de veículos híbridos da Lexus no mundo:
Região
Vendas desde 2005
Vendas em 2015
América do Norte
345.500
38.540
Europa
237.500
40.629
Japão
225.000
31.420
China/Hong Kong
97.000
21.120
Leste da Ásia
62.000
11.151
Oceania
19.500
3.535
Ásia
8.500
1.294
Outros
5.000
1.343
Total
1.000.000
149.032
 

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Ford: Conheça o novo Fiesta TR de 385 cv


Luís Alberto Alves

  • A Ford divulgou as primeiras imagens do novo Fiesta RS 2017 que está sendo especialmente desenvolvido para a próxima temporada do Campeonato Mundial de Rali (WRC) 
  • A nova geração do modelo, focada inteiramente no mundial, tem muitas inovações, incluindo um motor EcoBoost de 385 cv, nova carroceria e aprimoramentos nos sistemas de transmissão e tração, tornando-se um dos modelos mais rápidos e estáveis da história do Fiesta RS
A Ford divulgou as primeiras imagens do novo Fiesta RS 2017 que está sendo especialmente desenvolvido para a próxima temporada do Campeonato Mundial de Rali (WRC). A nova geração do modelo, focada inteiramente no mundial, tem muitas inovações, incluindo um motor EcoBoost de 385 cv, nova carroceria e aprimoramentos nos sistemas de transmissão e tração, tornando-se um dos modelos mais rápidos e estáveis da história do Fiesta RS.
Testado no campo de provas da preparadora M-Sport, parceira do projeto, na região de Cumbria, no noroeste da Inglaterra, o protótipo apresentado na configuração hatchback entra agora numa nova fase de desenvolvimento, com um programa intenso de rodagem em condições reais em várias estradas da Europa.
“Depois dos testes iniciais nas pistas, vamos para as estradas em clima de empolgação. Já provamos a nossa vocação vencedora de engenharia e os primeiros resultados mostram que com esse modelo não será diferente”, diz o diretor administrativo da M-Sport, Malcom Wilson. “É apenas o primeiro protótipo, mas a sua velocidade é realmente incrível.”
O Fiesta RS WRC 2017 foi totalmente reestilizado a partir do zero. Ele conta com um restritor de 36 mm para limitar a potência em 385 cv, ou seja, 60 cv a mais que os carros atuais. Tem também um diferencial central para aprimorar a dirigibilidade. Todos os componentes mecânicos do Ford Fiesta RS WRC 2017 já foram testados no primeiro protótipo e o trabalho agora é voltado para os ajustes aerodinâmicos.
Novas regras
O novo modelo do Fiesta estará adequado às novas regras que passam a vigorar em 2017 no Campeonato Mundial de Rali da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), muito mais competitivo. Desde que o Fiesta RS WRC foi lançado, em 2011, a competição nunca passou por uma revolução tão grande em termos técnicos e de homologação.
A regulamentação inaugura uma nova era na categoria. Os novos carros serão 55 mm mais largos que os atuais, 10 kg mais leves e terão mais liberdade aerodinâmica, lembrando os famosos compactos da década de 1980.
A parceria da M-Sport com a Ford Performance já produziu o Ford Focus RS RX, que em apenas seis corridas conquistou três pódios e duas vitórias para a equipe Hoonigan Racing Division. Essa parceria continua com novos investimentos, agora totalmente centrados no Fiesta 2017. 

GM: Prisma Joy é o novo modelo da marca


Luís Alberto Alves

 A Chevrolet lança a versão 1.0 da linha 2017 do Prisma. Batizada de Joy, ela chega para ser a configuração de entrada do sedã da Chevrolet no país. Mesmo assim, adota mudanças mecânicas e inovações tecnológicas implementadas nas versões mais sofisticadas do modelo.

Entres elas está a direção elétrica progressiva e a suspensão recalibrada. O conjunto ajudou a melhorar a dirigibilidade e o conforto a bordo, tanto em perímetro urbano como no rodoviário.
O Prisma Joy também se destaca em desempenho e eficiência energética. É o Chevrolet mais econômico do mercado, de acordo com dados do Inmetro e do Conpet.
Contribui para esse feito o perfeito casamento entre a excelente aerodinâmica, o motor de nova geração (SPE/4 ECO) e a transmissão manual, agora com seis marchas. Pneus verdes e freios de baixo atrito fazem parte deste pacote de inovações.
Outra novidade é o exclusivo sistema OnStar da Chevrolet. Para o Prisma Joy estão disponíveis serviços como o de recuperação veicular em caso de roubou ou furto, além do diagnóstico de itens do veículo por meio de um aplicativo específico para smartphones - recursos inéditos em carros dessa categoria.
O modelo ganha ainda mudanças na ampla cabine. O acabamento do painel em dois tons (preto e cinza) dão um toque de requinte e amplitude ao ambiente, enquanto o novo quadro de instrumentos digital reforça a personalidade jovial da versão.
Já os bancos trazem novo revestimento, e o volante recebe detalhes preto fosco.
Junto com o Prisma Joy, a empresa desenvolveu uma série de acessórios originais, como o multimídia com sistema de projeção para smartphone e rodas de liga leve aro 14 com design exclusivo. São diversos itens para que o consumidor possa customizar o veículo da forma que preferir. 
“Tudo isso, somado ao design consagrado do modelo, ao porta-malas de 500 litros e a seu baixo custo de manutenção, faz do Prisma Joy a escolha mais inteligente entre os sedãs em sua faixa de preço”, argumenta Marcos Munhoz, vice-presidente da GM.
Para marcar o lançamento da versão, a Chevrolet está criando uma série limitada de 500 unidades pintadas na cor Cinza Satin Steel, disponível até então apenas para o Novo Cruze.
Melhor dirigibilidade com o requinte da direção elétrica
Dentro da estratégia de oferecer produtos com o mais alto patamar de dirigibilidade, tecnologia e conectividade em seus respectivos segmentos, a Chevrolet implementa no Prisma Joy o mesmo pacote de inovações técnicas adotado nas versões mais sofisticadas da gama.
Essas evoluções trazem melhorias que contribuem à dirigibilidade e ao comportamento dinâmico do automóvel. Uma das novidades é a direção elétrica progressiva, comum apenas em veículos de categoria superior.
Mais moderna que sistemas hidráulicos, a introdução da assistência elétrica na direção do Joy abre um leque de opções de ajustes e calibração para diferentes condições de uso, como baixo esforço em manobras, melhora da dirigibilidade em velocidades maiores, além de não “roubar” potência do motor e ser capaz de reduzir trepidações transmitidas ao volante em consequência de imperfeições do asfalto.
O Joy vem de série com pneus verdes, que oferecem menor resistência ao rolamento, nas medidas 185/70 R14.
Outra novidade do sedã da Chevrolet está na recalibração da suspensão, que proporciona o máximo de segurança aos ocupantes e maior compromisso com o conforto.
“Os ajustes feitos no Prisma Joy deixaram o veículo 10 mm mais baixo, transmitindo ao condutor maior sensação de estabilidade e segurança ao dirigir”, diz Fabiola Rogano, vice-presidente de Engenharia da General Motors.
Para tornar as frenagens mais seguras, o Prisma Joy oferece sistema antitravamento ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), que exerce automaticamente maior ou menor pressão dos freios em cada roda, aumentando a eficiência do conjunto e mantendo a trajetória do veículo em frenagens em situações adversas.
Com motor 1.0 ECO, Joy é destaque em consumo
O Prisma é reconhecido no mercado pelo amplo espaço interno, pela robustez e pelo alto valor de revenda. Com a chegada da linha 2017, o modelo passa a adotar um conjunto de melhorias mecânicas que o posicionam também como o Chevrolet de maior eficiência energética do país.
O Joy incorpora o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, performance, emissões e eficiência energética.
As mudanças englobam motor, transmissão, suspensão, freio e até o uso de materiais nobres para redução de peso.
O Prisma Joy estreia com motor Chevrolet de nova geração, o 1.0 SPE/4 ECO. Ele diferencia-se pelos pistões, bielas e anéis redesenhados e mais leves. O tipo de óleo também foi alterado para otimizar o processo de lubrificação.
O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas compõe o pacote.
Já o novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além da adoção de um alternador de alto rendimento.
O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silencioso, leve e eficaz.
O veículo passa a adotar transmissão manual de seis marchas. “Essa marcha adicional contribui para reduzir o consumo de combustível e melhorar o conforto acústico em altas velocidades”, explica Mathias Reinartz, diretor de Global Propulsion Systems da GM.
Para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica, o carro traz alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento. Um ícone indica o momento ideal para as trocas. 
A carroceria reforçada com materiais mais resistentes e leves, os freios mais eficientes energeticamente e os pneus verdes também contribuíram para que o Prisma Joy estreasse com nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e conquistasse o selo verde do Conpet.

Com gasolina, o Prisma Joy 1.0 ECO roda 15,6 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade. Com etanol, os números são 11,1 km/l e 9,0 km/l, respectivamente. Desempenho melhor até que o de automóveis de menor porte.
O tanque com 54 litros de capacidade é um dos maiores da categoria e proporciona ao carro extensa autonomia.
Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve, quando abastecido com etanol (E100), 80 cv de potência a 6.400 rpm e 9,8 kgfm de torque a 5.200 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 78 cv de potência a 6.400 rpm e 9,5 kgfm de torque a 5.200 rpm.
O Joy atinge 172 km/h de máxima. O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13,3s.
OnStar com diagnóstico e recuperação veicular
Outro importante diferencial competitivo do Prisma Joy é o sistema OnStar. Para o modelo estão disponíveis os serviços de diagnóstico, de segurança e o App/Web. O acesso é feito exclusivamente pelo smartphone do usuário.
O serviço de diagnóstico estreia com a linha 2017 do Prisma. Por meio do aplicativo OnStar, o usuário pode conferir alguns parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo inovador em um automóvel desta categoria.
A ferramenta é bastante útil, pois a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo e a vida útil da banda de rodagem.
Outra vantagem que o OnStar traz para o consumidor é o serviço de segurança, que possibilita o auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo -a tecnologia permite que carro seja monitorado e tenha o motor bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia.
“O auxílio na recuperação veicular é um item de grande valia para o consumidor porque nem sempre o dono opta por segurar o veículo. Além disso, as seguradoras costumam oferecer descontos para carros equipados com OnStar”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.
O usuário do Prisma Joy ainda pode acessar o aplicativo e a página web do OnStar para, por exemplo, acionar os alertas de movimento, de valet e de velocidade e as funções localize-me e siga-me.
No caso do modelo de entrada, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano.

Bem equipado de série, mas pensado para ser customizado
O Prisma Joy estreia com mudanças no habitáculo. Os painéis agora são pretos com acabamento em cinza, ampliando a sensação de espaço e conforto.
O quadro de instrumentos em LED que mescla mostradores analógicos e digitais tem novidades: a iluminação nos tons branco e laranja, o alerta de baixa pressão dos pneus e o indicador de mudança de marcha.
O volante esportivo de três raios traz detalhes preto fosco, enquanto os revestimentos dos bancos envolventes ganham nova padronagem.
Em relação a lista de equipamentos, o Prisma Joy é um dos modelos mais completos em sua faixa de preço. Sai de fábrica com:
•        Direção elétrica progressiva inteligente
•        OnStar
•        Ar-condicionado
•        Câmbio de seis marchas
•        Sistema Eco de eficiência energética
•        Vidros dianteiros elétricos
•        Painel com velocímetro digital
•        Alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus
•        Faróis com máscara negra com as funções “Siga-me” “Leve-me”
•        Cinto de segurança do motorista com regulagem de altura
•        Limpador e desembaçador traseiro
•        Espelho na sombreira direita
•        Sistema antifurto
•        Aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança
•        Luz de leitura
•        Rodas aro 14 com calotas
•        Freios ABS com EBD
•        Airbag duplo
Ainda assim o cliente tem um leque de opções de acessórios de personalização disponíveis nas concessionárias. Tudo original e com a garantia Chevrolet.
A lista conta controle remoto para travas e vidros elétricos, alarme perimétrico, sensor de estacionamento, sistema multimídia (com TV, DVD, entrada USB, Bluetooth e projeção para smartphones), CD Player (com entrada USB e Bluetooth), antena esportiva, alto-falantes, tapete de PVC com travas para fixação, revestimento premium para os bancos, porta-óculos no teto, friso de proteção lateral, soleira de portas personalizada, adesivo para coluna B, rodas de liga aro 14 nas cores prata ou grafite, aeropartes, faróis de neblina e rack de teto, por exemplo.
Externamente, o Prisma Joy pode ser adquirido nos acabamentos Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Preto Ouro Negro e Vermelho Pull Me Over, exclusiva do Joy. Já o Cinza Satin Steel marca o lançamento da versão e será limitado a 500 unidades.
O modelo chega às concessionárias Chevrolet a partir de agosto. A garantia do produto é de três anos, como o Novo Prisma.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Fiat: Doblò é campeão na categoria furgoneta



Luís Alberto Alves

O Fiat Doblò Cargo é campeão da categoria furgoneta de carga na segunda edição do Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais. O utilitário registrou um índice de depreciação de apenas 22,3% em três anos segundo estudo feito pela agência Autoinforme, em parceria com a Editora Frota. Este é o menor índice de depreciação entre os modelos da categoria.
O Doblò Cargo é reconhecido por seu amplo espaço interno, conforto, versatilidade, robustez e pela ótima posição de dirigir. Na linha 2016, as versões 1.4 e 1.8 ganharam de série faróis de máscara negra, deixando a versão voltada para negócios com um visual mais moderno.
“Além de ter um amplo espaço interno, mecânica de qualidade e bom conteúdo, o proprietário do Fiat Doblò Cargo tem à sua disposição uma ampla rede de concessionárias em todo o território nacional, com um grande estoque de peças e eficiente serviço de pós-vendas para que o carro fique parado o menor tempo possível nos períodos de manutenção. Este é um fator muito valorizado por clientes que utilizam seus automóveis comercialmente e que, sem dúvida, contribui para um melhor valor de revenda”, afirma Fábio Meira, diretor nacional de Vendas Diretas da FCA – Fiat Chrysler Automobiles.
Para chegar aos campeões nas 11 categorias do Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais, a Agência Autoinforme utiliza as cotações de mercado da Molicar. Considerando que o prazo de renovação de frota é de cerca de três anos, a publicação considera o valor médio do modelo zero quilômetro há três anos e compara com o valor médio de venda deste ano.  O levantamento avaliou o comportamento dos 100 veículos comerciais mais vendidos no mercado brasileiro.
O índice de depreciação é um indicador importante, principalmente para o mercado de veículos comerciais, pois indica quanto do investimento inicial feito será preservado no momento da renovação da frota.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Peugeot: Modelo Partner é para quem dirige a própria vida




Luís Alberto Alves

·         Mais do que um veículo de carga, modelo é capaz de se adaptar ao uso de qualquer tipo de empreendedor;
·         Furgão oferece amplo espaço para carga e se destaca pela capacidade de comportar um pallet direto da empilhadeira;
·         Itens de série como ar-condicionado e direção hidráulica fazem da Partner o veículo de carga com melhor custo x benefício do mercado;
·         Cliente Peugeot que deseja trocar sua Partner terá bônus de R$ 2 mil na troca por modelo zero km do utilitário;
·         Com entrada de 65%, clientes terão 12 meses para pagar o furgão com taxa zero.

Mantendo a tradição de ir além do óbvio com produtos de qualidade, maior valor agregado e design diferenciado, a Peugeot oferece um dos melhores veículos para o mercado de utilitários: a Partner furgão.
Além de ser o modelo mais completo do segmento, Partner inova com sua capacidade única de transportar ideias inovadoras e produtos revolucionários, tipos de “carga” que sempre estarão relacionadas aos empreendedores de maior sucesso do País.

Condições exclusivas
Os novos planos de venda da Partner surgiram para atender clientes que realmente procuram um veículo comercial que atenda a todas as suas necessidades, oferecendo vasta lista de equipamentos a valores competitivos. Assim, aqueles que optarem por pagar 50% do valor do veículo poderão distribuir as parcelas em 24 meses com taxa de 0,99% ao mês. Ao pagar 65% do valor, a taxa cai para zero por cento ao mês, em 12 vezes.
Além disso, há uma grande vantagem para quem é cliente Peugeot e possui uma Partner usada: na troca por um furgão novo, ele receberá bônus de R$ 2.000 (válido até o final de setembro), reforçando a premissa da Marca em sempre oferecer o melhor produto com condições especiais e que atendam a todos.

Interior completo
Há uma série de diferenciais na Partner capazes de fazer dela o melhor veículo de carga do Brasil, como o ar-condicionado que torna o habitáculo mais confortável não importando a temperatura externa e a porta lateral corrediça com dispositivo de bloqueio quando aberta, item que facilita o manuseio de objetos pesados aumentando a segurança e o conforto do usuário. Ambos acompanham a Partner desde a fábrica, junto ao comando de regulagem de altura do facho dos faróis, reforçando seu bom nível de equipamentos de série.
Seu interior é diferenciado e forma um ponto de ruptura entre o furgão da Peugeot e seus concorrentes. Aqui há espaço e conforto para todos devido ao design diferenciado dos bancos que primam pela ergonomia acertada, capaz de atender pessoas de diferentes tamanhos, da dona da floricultura ao chefe de obras. Fora isso, o habitáculo é amplo, oferece bom número de porta-objetos e, junto ao ar-condicionado já citado, recebe direção hidráulica com ajuste de altura.
Essas características são pensadas para, principalmente, tornar qualquer tipo de viagem ou entregas mais longas em momentos de lazer, intensificando a ideia de que a Partner não é apenas um veículo de trabalho, mas também uma companhia agradável para qualquer trajeto e a companheira certa para quem quer ver seu próprio negócio expandir e evoluir.

Espaço de sobra
Em paralelo a cabine de acabamento exemplar e repleta de itens de conforto está o bom espaço do compartimento de carga, desenhado estrategicamente para comportar uma infinidade de materiais e sempre pronto para suportar o uso feito por todos os tipos de empreendedores que surgem a cada dia no Brasil como lojas para animais, lavanderias, surf shops, oficinas de bicicletas e muito mais.
Com capacidade volumétrica de 3.000 litros (e o melhor aproveitamento de espaço do mercado), o modelo transporta 800 kg de carga útil em seu baú – ou 80 sacos de 10 kg de terra adubada, pensando, por exemplo, no uso da Partner em lojas de jardinagem e paisagismo –, que mede 1,25 m de altura, 1,16 m de largura e 1,7 m de comprimento.
Outro aspecto específico e exclusivo no veículo da Peugeot é o desenho das portas traseiras que oferecem limitadores de abertura de 90° e 180°. Graças a isso mais a inexistência de obstáculos internos como caixas de rodas e torres de amortecimento, a Partner é capaz de comportar facilmente um pallet em sua posição original direto da empilhadeira.
Há ainda ganchos internos de amarração instalados em pontos estratégicos que provam a eficiência do projeto desenvolvido para atender todo tipo de usuário, seja qual for sua ideia de negócio. E para aumentar a segurança, a trava do estepe o protege contra furtos e tem localização de fácil acesso, mesmo com o veículo carregado.

Suspensão e motor imbatíveis
E para carregar tanta coisa com segurança, a Partner conta com a ajuda de um eficiente sistema de amortecimento e suspensão e protetor de cárter de série. Com isso, mesmo em dias de carga máxima, o furgão mantém estabilidade única em sua carroceria e dinâmica exemplar em curvas e frenagens.
Ambos os eixos recebem componentes de alta qualidade como suspensão independente do tipo McPherson, com braços inferiores triangulares, barra estabilizadora, molas helicoidais com nova calibração e amortecedores hidráulicos telescópicos com lei específica nos eixos dianteiro e traseiro. Em resumo: um conjunto necessário para atender a qualquer tipo de mercado.
A Partner será vendida em versão única com motor 1.6 Flex (1.587 cm³) de 16V, com seus 113 CV de potência com Etanol a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 mkgf a 4.000 rpm quando abastecida com o mesmo combustível.
Para veículos de carga, quanto maior a potência do motor, menor deverá seu consumo. Isso acontece por que, normalmente, a Partner andará sempre carregada e, com um motor mais potente, o motorista precisará exigir menos do conjunto, fazendo com que economize combustível. Acoplada ao motor está a caixa de câmbio de cinco marchas à frente e uma à ré, com engates precisos que também ajudam a criar uma condução mais confortável. 

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Mercedes-Benz: Conheça a nova linha Sprinter no Brasil e inova em design, tecnologia e conforto


Luís Alberto Alves

  • Exclusivo Crosswind Assist – “Assistente de Vento Lateral” – amplia ainda mais o elevado padrão de tecnologia da linha Sprinter
  • Farol de neblina com assistente direcional integrado e luzes de circulação diurna incrementam a segurança do veículo
  • Design inovador reforça a atratividade e modernidade da Sprinter, agregando valor à imagem dos negócios dos clientes
  • Bancos reclináveis, maiores e mais macios, proporcionam um altíssimo nível de conforto para as vans de passageiros equipadas com essa versão
  • Linha Sprinter é referência em tecnologia, segurança, conforto, agilidade e custo operacional de sua categoria
A nova linha Sprinter da Mercedes-Benz chega ao mercado brasileiro neste mês ainda mais sofisticada e com design inovador. Os novos modelos de vans, furgões e chassis com cabina já começam a ser oferecidos pela Rede de Concessionários em todo o País e incorporam mais recursos tecnológicos e itens de conforto.
As novidades reforçam a posição do produto Sprinter como referência em tecnologia, segurança e conforto no transporte de passageiros, distribuição de mercadorias e prestação de serviços.
De acordo com Carlos Garcia, gerente sênior de Vans da Mercedes-Benz do Brasil, a Sprinter é o carro-chefe não somente para a divisão, mas também para todo o mercado de veículos comerciais leves, sendo a criadora do segmento de vans grandes ou “Large Vans” no Brasil. “Desde que a Sprinter foi lançada no País, há quase 20 anos, sempre garantiu aos nossos clientes padrões elevados de versatilidade e disponibilidade. A cada renovação, a Mercedes-Benz agrega mais valor ao veículo, atendendo às novas demandas dos clientes e diferenciando-se no mercado pela segurança exemplar, fascinante conceito de produto, design atrativo e alto nível de conforto”, afirma Garcia.
Na avaliação do executivo, devido à evolução contínua do produto ao longo dos anos, a Sprinter sempre manteve posição de destaque no mercado. “Com a nova linha, queremos entregar um produto ainda melhor, conquistando mais clientes. Isso reforça a imagem da Sprinter como o veículo mais desejado da categoria, com ótimo valor e rapidez de revenda. Além disso, a linha agrega  uma imagem de qualidade superior ao serviço prestado pelo cliente, o que o diferencia em seu ramo de atividade”.
Crosswind Assist ou Assistente de Vento Lateral – novidade na nova linha Sprinter que redefine padrões de segurança
Entre as inovações de segurança da nova linha Sprinter destaca-se o avançado Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral. Esta função ameniza os efeitos indesejáveis de ventos laterais durante a condução, fazendo com que o veículo permaneça em sua trajetória, sem a intervenção do motorista.
O assistente é ativado a partir da velocidade de 80 km/h, por meio de sensores do Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i®. As correções de trajetória são realizadas automaticamente por meio do acionamento unilateral dos freios, evitando assim que as rajadas de vento possam produzir um deslocamento lateral repentino do veículo. Dessa forma, essa tecnologia amplia a segurança de condução e, consequentemente, do motorista e dos ocupantes, como também do próprio trânsito.
Faróis com novas funções proporcionam comodidade ao motorista e reforçam o pacote de segurança do veículo
Um novo recurso especial disponível para a nova Sprinter são os faróis de neblina com assistente direcional. De forma automática, eles são acionados unilateralmente, direcionando a luminosidade em curvas, proporcionando assim ampla iluminação no campo próximo ao veículo e mais segurança para o condutor e os pedestres. Dessa forma, as luzes de neblina atuam também como assistente direcional para o motorista.
Parte fundamental do conceito de design exterior, o farol, além de contribuir para a modernidade do veículo, tem um interessante recurso de segurança: luzes de circulação diurna, que são acionadas automaticamente assim que o motor entra em funcionamento. Com estas luzes ligadas, o veículo será mais facilmente visto por outros usuários da via e da estrada.
Novos bancos reclináveis para as vans Sprinter de 15, 17 e 20 assentos de passageiros
A nova linha Sprinter se caracteriza pela otimização dos bancos reclináveis das vans de 15, 17 e 20 passageiros. Os assentos estão ainda mais confortáveis, graças à espuma mais macia. São também mais largos e ganharam aumento na altura do encosto. Além disso, o encosto de cabeça recebeu a complementação de apoio lateral. Como resultado, há um aumento substancial no conforto e na acomodação de todos os passageiros, o que é potencializado pelo novo tecido dos bancos.
Novo design acentua a modernidade da Sprinter
A nova Sprinter chega ao mercado com um design ainda mais atrativo e moderno. Isso ganha evidência em elementos, como faróis, grade frontal, capô do motor, para-lama e faróis de neblina integrados ao também novo para-choque. A estrela da Mercedes-Benz em destaque entre as lâminas da grade frontal mantém a identidade da família Mercedes-Benz Vans.
Na traseira, as novidades ficam por conta da tipologia para o nome Sprinter e para o modelo do veículo, como também para o renovado esquema das luzes traseiras. Além de um efeito visual agradável, as novas luzes de freio facilitam sua visualização, o que aumenta o alerta e a segurança para os motoristas que vêm atrás.  
Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i® – exclusividade daMercedes-Benz para a segurança do motorista e passageiros
Sistema exclusivo da Mercedes-Benz, o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i® da Sprinter integra os sistemas ABS, ASR, BAS e EBV.
O ABS (Anti-Lock Braking System), ou sistema anti-travamento de frenagem, evita o bloqueio das rodas, mesmo em frenagens bruscas, enquanto o ASR (Anti Slip Regulation), ou sistema de controle de tração, evita que as rodas patinem em piso de baixa aderência. Já o BAS (Brake Assist System), ou sistema de assistência de frenagem, reconhece a velocidade de acionamento do freio e, em caso de emergência, reduz a distância de frenagem, independentemente da ação do motorista sobre o pedal de freio. O EBV (Eletronic Brake-Power Distribution), ou distribuição eletrônica da força de frenagem, reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto veículo e carga, ajustando a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.
Com essas funções, o ESP Adaptativo 9i® garante o controle de frenagem, reduz o risco de tombamento lateral e realiza intervenção durante movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via, fazendo a Sprinter ser o veículo comercial leve mais seguro da categoria.
Conceito de absorção de impacto aumenta a proteção a bordo
A Sprinter oferece muito mais proteção a bordo para os ocupantes. Isso se deve ao conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, que transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo, reduzindo a deformação no habitáculo e aumentando a segurança do motorista, acompanhantes e passageiros.
Amplo portfólio para o transporte de carga e passageiros
A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (PBT de 3,50 t), 415 CDI (PBT de 3,88 t) e 515 CDI (PBT de 5 t). São três opções de entre-eixos: 3.250 mm (curto), 3.665 mm (longo) e 4.325 mm (extra-longo). Os clientes contam com cerca de 60 versões de configuração da Sprinter, de acordo com o modelo, entre-eixos, altura interna e outros itens.
Como novidade decorrente da atualização da linha, a nomenclatura da nova versão Street passa a ser 313 CDI, substituindo a atual 311 CDI.
A oferta de furgões Sprinter abrange diversas opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. A maior porta lateral corrediça da categoria, com até 182 cm de altura e 130 cm de largura, permite o fácil carregamento de um palete pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a operação logística.
A abertura de 270 graus da porta traseira e a exclusiva versão com portas corrediças nas duas laterais do veículo flexibilizam as operações, ampliando as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso, como em supermercados, centrais de distribuição e comércio varejista. Com duas opções de alturas internas (1,65 e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.945 / 7.345 mm), a linha de furgões assegura múltiplas escolhas e maior produtividade aos transportadores.
Robusto e resistente, o chassi Sprinter está apto para receber vários tipos de carroçarias e equipamentos. Para o caso de baús, a capacidade volumétrica de carga até 22 m³ é vantajosa ao cliente, que pode aproveitar 100% deste espaço.
O furgão e o chassi Sprinter 313 CDI Street podem circular livremente nas grandes cidades, respeitando apenas o rodízio de placas, e ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação da categoria ‘B’. Além disso, a oferta da marca inclui versões VUC dos furgões e chassis 415 CDI e 515 CDI para maiores capacidades de carga, podendo também circular em zonas de restrição, ampliando assim as opções de escolha para os clientes que trabalham no dia a dia do transporte urbano de passageiros e cargas.
Van de passageiros Sprinter propicia elevado conforto e praticidade
A Mercedes-Benz também oferece ao mercado uma ampla linha de vans de passageiros, com os modelos Sprinter 9+1 (9 assentos para os passageiros mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1. Um leque abrangente de soluções para a escolha dos clientes que atuam no transporte urbano, fretamento, turismo, VIP, executivo e escolar.
A van Sprinter para 9 passageiros, destaca-se desde 2014 pelos bancos premium. Além de modernos, propiciam excelente acomodação, com conforto superior no transporte de passageiros.
O sistema de ar condicionado, exclusivamente desenvolvido para as condições climáticas da América Latina, é um diferencial da Sprinter. Com um aviso de temperatura exterior, o motorista pode selecionar de maneira precisa a temperatura do interior do veículo e mantê-la sempre em um nível ideal, independentemente da temperatura externa e da radiação solar.
Principais novidades e destaques da nova linha Sprinter
  • Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral
  • Faróis de neblina com assistente direcional integrado
  • Luzes de circulação diurna
  • Novos bancos, maiores e mais macios, estão disponíveis nas vans Sprinter com 15, 17 e 20 assentos reclináveis para passageiros
  • Design inovador na dianteira para grade frontal, faróis, capô do motor, para-choque, para-lama e faróis de neblina integrados ao para-choque
  • Novo design traseiro para o nome Sprinter e o modelo do veículo e esquema das luzes traseiras
Diferenciais já conhecidos da linha Sprinter
  • Exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i® daMercedes-Benz, com integração dos sistemas ABS, ASR, BAS e EBD
  • Freios a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados
  • Airbag para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou opcional, conforme o modelo)
  • Ar condicionado (série ou opcional, conforme o modelo)
  • Volante ajustável em altura e profundidade
  • Rádio CD/MP3 com conexão Bluetooth, SD Card e AUX-In
  • Fechamento central das portas por controle remoto
  • Vidros, travas e retrovisores elétricos
  • Faróis de neblina com assistente direcional
  • 4 versões de vans de passageiros: 9+1 / 15+1 / 17+1 e 20+1
  • Bancos premium exclusivos na van 9+1
  • Piso naval com ancoragem e revestimento lateral para o furgão
  • Portas com abertura de 270º para os furgões
Nova linha Sprinter
Modelo
Motor
PBT
(kg)
Entreeixos
(mm)
Chassi 313 CDI
Street
OM 651 LA
129 cv @ 3.800 rpm
31,1 kgf.m @ 1.200–2.400 rpm
3.500
3.665 / 4.325
Chassi 415 CDI
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm
3.880
3.665
Chassi 515 CDI
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm
5.000
3.665 / 4.325
Furgão 313 CDI Street
OM 651 LA
129 cv @ 3.800 rpm
31,1 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm
3.500
3.250 / 3.665 /
4.325
Furgão 415 CDI
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm
3.880
3.250 / 3.665 /
4.325
Furgão 515 CDI
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm
5.000
4.325, com opção de balanço traseiro prolongado
Van 415 CDI (9+1)
Teto Baixo
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm
3.880
3.665
Van 415 CDI (15+1)
Teto Baixo e
Teto Alto
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm
3.880
3.665
Van 515 CDI (17+1)
Teto Alto
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm
5.000
4.325
Van 515 CDI (20+1)
Teto Alto
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm
5.000
4.325, com balanço traseiro prolongado